Ilustríssima > Celebrar os 80 anos de Merquior é uma aposta contra o reacionarismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Felipe Araújo Braga

    O Liberalismo é - ao contrário do Bolsonarismo - uma força política necessária. Porém, muitos liberais brasileiros estão mais preocupados com acumular dinheiro e perpetuar privilégios do que com liberdades individuais e oportunidades iguais. O Liberalismo Brasileiro, tendo uma postura mais social e menos endeusadora do mercado (como se sempre fosse melhor: as universidades públicas estão aí para provar o contrário) poderá ser uma excelente força de transformação para nós!

    Responda
  2. Raimundo Carvalho

    Confesso que li com boa vontade o texto, mas de nada adiantou a minha boa vontade. Texto nulo, mal sustentado por um diz-que-me-disse sofrível. Mas, enfim, o Brasil tá cheio de gênios incompreendidos...

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Qual seu problema com o texto querido?

  3. João Antonio Telles

    Parabéns, Melchioooooor!!!

    Responda
  4. André Silva de Oliveira

    Sejamos esgrimistas liberais como foi o grande Merquior.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Acho que nunca leram Merquior. Ele era um liberal e como tal combatia o reacionarismo, também conhecido como "conservadorismo", brasileiro. Como os liberais americanos, que são de esquerda. O projeto liberal defende a ampliação equânime dos direitos liberais, não o aumento ou a perpetuação das desigualdades.

    2. João Antonio Telles

      Sim!!! Mosqueteiros do neo-liberalismo, contra os esquerdistas!!!

  5. Vilarino Escobar da Costa

    Este erudito liberal vai continuar no esquecimento , como todos os outros "grandes liberais" brasileiros ! Outra observação , ao contrário do que o colunista coloca , não existem liberais sem heranças e desvinculados de grupos oligopólios!

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Com certeza, Vilarino!

  6. Lidiane Soares Rodrigues

    Se ele era tudo isso mesmo, por que a matéria se estriba no que outras pessoas disseram a respeito dele, e não em uma obra, uma ideia, um feito, um conceitinho ao menos! Isso parece uma busca desesperada por uma remota gênese de uma direita ilustrada com a qual a esquerda "conseguia" conversar. Mas convenhamos... o livro mais lido desse senhor é um fichamento mal feito, que hoje se encontra numa wikipedia da vida, dos "principais" (segundo ele) livros da escola de Frankfurt... Sofrível.

    Responda
  7. Geraldo da Silva

    Eu me lembro muito bem dos embates entre Merquior e outras figuras acadêmicas. Nunca apreciei as suas teses, pois ele mostrava-se de extrema direita e era conhecido como o "intelectual" que lia as orelhas dos livros e entrava em discussões cujo assunto não lhe era familiar ou que desconhecia inteiramente. Numa época em que o Brasil tinha acabado de sair de uma ditadura infame, ele prestou um grande desserviço às forças que buscavam consolidar a democracia em nosso país.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Excelente e oportuno testemunho !

    2. Lidiane Soares Rodrigues

      Olá: você poderia me dar um depoimento por e-mail ou zoom? Estudo esquerda e direitas acadêmicas e há poucas pessoas dispostas a falar a real sobre ele. Grata. lsr@ufscar.br

  8. Daniel Vitorazzi

    Me parece pelo texto que os liberais brasileiros se contentam em querer contar com nossa compreensão, pela nobreza dos valores que dizem defender, mais do que com nossa adesão. Pois na prática sempre se atrapalham com nulidades como Jânio, Collor, Bolsonaro...aí vem o discursinho de que estes tipos não são liberais de verdade etc e não entregam nada, a não ser o tal "liberismo" mesmo. Entre liberalismo e socialismo, fico com a social-democracia.

    Responda
  9. João Antonio Telles

    Nossa! Que fantástico esse Merchior! Entende de tudo, de osicanálise até economia e assistência social. Não foi compreendido pelos "esquerdistas da USP" e foi esquecido? Judiação! Vamos comemorar seus 80 anos.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Por certo! Só quem conhece Esse Belchior que é grande. Fico com minha pequenez aqui! Parabéns!

    2. Miro Costa

      É claro que nunca tinhas ouvido falar de José Guilherme Merchior. O que só prova tua infinita pequenez.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.