Opinião > O erro chinês Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Atualmente somos 7,7 bilhões de pessoas na terra, só para ter uma ideia da dimensão, colocada esta população enfileirada, na base de duas por metro, resultariam em 20 fileiras daqui até a lua, ou se enfileiradas em volta da terra, resultariam em 176 voltas. Só no Brasil a população cresce 1,5 milhão por ano. Uma Goiânia nasce a cada ano. Crescimento populacional e preservação ambiental são incompatÃveis. E, como alimentar toda essa população e preservar o ambiente?
A situação braseira está caminhando rapidamente para o envelhecimento populaional e o Ãndice de natalidade retraindo já é explÃcito e vai causar futuramente com esta diminuição uma série de problemas como acontece em diversos paÃses europeus e alguns estados norte--americanos.
O texto faz uma leitura completamente equivocada da situação. O aumento de 1 para 2 filhos por famÃlia não causou absolutamente nenhuma mudança da expansão populacional e o mesmo vai acontecer com a mudança para 3 filhos. São dois os motivos. Com o aumento da renda das pessoas, a escolha por uma única criança é automática e voluntária. O outro motivo é que a criação de filhos encareceu tremendamente na China sendo normal que as pessoas reduzam o tamanho da famÃlia.
Voce leu mesmo o texto? A relaçao entre urbanizaçao e escolaridade feminina é exatamente o que vc chama "dos dois motivos". O texto é informativo, sequer faz juizo de valor.
Perfeito o comentário do Carlos. Chamar de "corrigir um erro" algo que é obviamente uma mudança planejada pode ser sinofobia (no estilo do anticomunismo delirante das elites brasileiras) ou ignorância deliberada (porque um veÃculo como a Folha não tem o direito de desinformar assim seus leitores)
O "erro" a que se refere a reportagem é erro, sim, Marcelo. A mudança planejada que redundou na polÃtica de apenas um filho por famÃlia décadas atrás revelou-se um erro por durar demais, uma geração inteira, erro potencializado pelo progresso tecnológico que passou a permitir escolha do sexo por meio de exames, que se desdobrou em outros erros. Erro, Marcelo, não é sinofobia nem desinformação. Mas, ok, opinião é opinião.
A China está certa porque planeja seu futuro. Privilegia o bem estar dos seus cidadãos. Nós erramos porque não fazemos isso. Nos desviamos do rumo correto e estamos trilhando o caminho da fome e da miséria, do atraso, da ignorância e do fanatismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O erro chinês Voltar
Comente este texto