Luiz Felipe Pondé > Consciência da nossa irrelevância pode ser um traço de rara lucidez Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Depois desta leitura vou recolher minha insignificância e estudar psicanálise.
O estoicismo nunca criticou os fundamentos. Dizer que ele está na moda é se esquecer da ciência. Os estoicos supunham que as emoções podiam ser divididas entre as que podÃamos controlar e as que ficavam à cargo da providência divina. Jamais criticaram esse pressuposto. O método cientÃfico decidido pela comunidade cientÃfica leva à hipóteses que passam pelo crivo da experiência. Já os estoicos ficam com uma metafÃsica indefensável.
Estoicismo na minha vida é como se fosse um exercicio de me aterrar, de me pacificar internamente, confiar, aceitar coisas da vida, e tentar não sofrer demais por aquilo que eu não posso controlar. Vamos la.
Um pensamento que acredito estoico é supor que no futuro sentiremos saudades do momento atual, por pior que seja ele. Como atualmente podemos ter saudades da Aids, e na época em que a Aids matava muito, sentia-se saudades da gonorreia. Essa saudade antecipada ajuda a valorizar o momento presente.
Bem lembrado por Pondé: a filosofia antiga era motivada pela busca por viver melhor. Depois disso a filosofia foi se afastando cada vez mais dessa orientação, culminando com a virada linguÃstica de Wittgenstein e com o estruturalismo. Colocaram a filosofia numa caixa com paredes construÃdas pela sociologia e pela linguÃstica. Será que um dia os filósofos sairão dessa caixa e retomarão as grandes questões?
Somos mesmo irrelevante! Somos menos relevante do que um minhoca...
Puxa vida, Ponde, depois da "Enrascada" que você fez, ao avalizar o Lula e (Doria, só rindo ah.ah) , veja a falta de relevância você esta, (somente 1 comentário) desta coluna acima,o coisa CHATA. Ótima semana.
(...)Amanhã não tem feira (ê, José) Não tem mais construção (ê, Pondé) Não tem mais brincadeira (ê, José) Não tem mais confusão (ê, Pondé)
José, vai ser Aparecido lá em Nazareth e deixa o Pondezinho ser feliz!
José José José.....
O problema do conhecimento antigo, é que ele está baseado na crença equivocada do livre arbÃtrio. Ou seja, não controlamos os nossos órgãos internos como coração, pulmão ou intestino, mas por um passe de mágica alguém concluiu que temos controle sobre o nosso cérebro, logo ele. Determinismo é a a doutrina que afirma que todas as ações humanas são determinadas por causas externas á nossa vontade. E é assim que funciona o mundo. As causas externas são principalmente a nossa genética.
show de reflexão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Consciência da nossa irrelevância pode ser um traço de rara lucidez Voltar
Comente este texto