Celso Rocha de Barros > Nova alta de commodities pode servir apenas para pagar o custo de ter Bolsonaro como presidente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ana Ferraz

    O melhor dos governos Lula e Dilma foi o evidente respeito à constituição e as instituições democráticas. Nenhum deles ficou dia sim e o outro também ameaçando e armando um golpe ou usou a bolorenta Lei de Segurança Nacional para perseguir jornalistas e adversários. Além disso, saímos do mapa da fome. Com bostanaro, nos reencontramos com o quadro grotesco da destruição ambiental, da desnutrição e da fome. O sujeito nos asfixia, literal e metaforicamente.

    Responda
  2. Hernandez Piras Batista

    Logo, para o Lula III ser visto como farsa, a tragédia deveria ter sido Lula I e II, não Bolsonaro. Bem, ao menos para mim, Lula I e II foram decepcionantes. Tragédia? Nem tanto.

    Responda
  3. Hernandez Piras Batista

    Na obra de Marx, a tragédia é o golpe de 1799, através do qual Napoleão Bonaparte toma o poder. E a farsa é o golpe de 1851, que permite ao seu sobrinho, então Presidente, tornar-se ditador e, logo depois, imperador. Portanto, a farsa é reprodução menor da tragédia, feita pelo mesmo tipo de gente.

    Responda
  4. Hernandez Piras Batista

    Nem sempre Lula agiu de forma estritamente democrática. O "dedazo" da Sra Rousseff como candidata à Presidência pelo PT é uma amostra disso. Foi ato político caudilhesco e equivocado. Mas Lula fustigou e debilitou as instituições? Não. Isto deve ser lembrado.

    Responda
  5. Hernandez Piras Batista

    No 18 Brumário de Luís Bonaparte, Karl Marx deu luz ao conceito de bonapartismo. O líder bonapartista ganhano poder e legitimidade através de mecanismos democráticos, como a eleição e o plebiscito, mas faz uso destes mesmos poder e legitimidade para suprimir a democracia.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      "O líder bonapartista ganha", não "ganhano".

  6. Alberto A Neto

    "A história se repete duas vezes", dizia Hegel. A frase foi completada por Marx no 'clássico' 18 de Brumário de Luís Bonaparte: "A primeira como tragédia; a segunda como farsa". A lição histórica é válida e aplica-se à realidade nacional, sobretudo ao cenário dos antípodas messiânicos antecipado pelas pesquisas eleitorais. O Brasil não escapará, seja da tragédia ou da farsa, caso não identifique a melhor alternativa para pavimentar a larga avenida aberta e disponível à terceira via.

    Responda
  7. Alberto A Neto

    Dostoiévski envia mensagem; verdadeira, talvez definitiva! Diz o maior e melhor escritor de todos os tempos:“Doente, sonhou que o mundo todo parecia condenado ao sacrifício por uma peste terrível, desconhecida e nunca vista, que provinha das profundezas da Ãsia para a EuropaÂ…Apareceram criaturas microscópicas que se instalaram no corpo das pessoasÂ…A peste crescia e se alastrava cada vez mais”. CRIME E CASTIGO, página 595. Em 2022 aplica-se o 18 de Brumário: Jair é a tragédia e Lula é a farsa.

    Responda
    1. Hildebrando dos Anjos

      Ótima interpretação.

    2. CARLOS HENRIQUE moresche rodrigues

      Sr. Alberto Neto, você entendeu errado o 18 brumario. Napoleão III foi eleito presidente em eleição, depois deu um golpe e tornou-se imperador. Portanto o referido encaixa-se em Bolsonaro, Lula não tem nada a ver com farsa posto que se elegeu democraticamente e não deu golpe. A farsa e a tragedia são de Bolsonaro, só dele. Cuidado com as anss as análises enviesadas!

  8. Saulo Kutner

    Ao contrário do que fez o colunista,não é necessário elogiar Lula para criticar as ações e omissões irresponsáveis e homicidas do Bolsonaro.É irritante ver esta insistente tentativa de reescrever a História e beatificar o demagogo empreendida pelo articulista. Lula sucumbiu à sua vaidade e passou a guiar-se apenas pelos índices de popularidade,não tendo feito nem uma única reforma estrutural que de fato beneficiasse os pobres.Optou pela "solução simples" da demagogia.Reelegeu-se e elegeu o poste

    Responda
  9. Hugo carvalho de Oliveira

    O melhor comentário do ano, até agora..dívida externa paga, regime fiscal em dia, nenhum calote na dívida pública, 12 programas sociais, educacionais e ambientais bem-sucedidos (incluindo ProUni, PAA, UPAs, MCMV, Código Florestal, etc.) e respeito às instituições democráticas. E ainda espantam muitos desinformados os 47 milhões de votos em Haddad e a liderança de Lula em 2022 ! Sem honestidade intelectual como a deste artigo nunca teremos debate qualificado nesse país .

    Responda
    1. Hildebrando dos Anjos

      Com estes dados cirurgicamente comentados, dou parabéns aos responsaveis do partido por colocar pessoas como você falando como se fosse um cidadão, mas não passa de um empregado do PT.

  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Olhando pelo espelho retrovisor, com o amor incondicional pelo fantasmagórico vulto do passado. Os senhores teorizantes costumam ter um desapego estranho pela realidade dos fatos. Artificialidade política construída pela supressão dos acontecimentos desabonadores Chega de Lula, deixa entrar novas ideias, direção, códigos e experiências. .../Claudia F.

    Responda
  11. Anísio de Souza Chaves

    Parabéns, Celso! Artigo muito lúcido que mostra de forma clara como o genocida está destruindo o país.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Bolsonaro não foi eleito no paraíso, mas no Brasil de Lula e do PT (Identidade verdadeira PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros). Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  12. José Cardoso

    As despesas do governo federal aumentaram em média 6% ao ano entre 2003 e 2014, enquanto o PIB crescia em média bem abaixo disso. O resultado era um colapso fiscal contratado, que explodiu em 2015. É portanto uma notícia falsa dizer que o Lula fez o dever de casa. Mas de qualquer forma sou favorável à liberdade de imprensa, e não acho que o Alexandre careca deva mandar um policial recolher o colunista.

    Responda
    1. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.`` ( ´Não toquem nas reservas internacionais.` No blog de Mauro Sanatayana. Um prêmio à inteligência). Você viu o FMI no Brasil durante os Governos de Lula e de Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMO no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC.

    2. Hernandez Piras Batista

      Uma objeção honesta, bem diferente das tolices do Sr. Vidal, que atribui aos governos do PT até toda sorte de problemas estruturais do país.

    3. Hernandez Piras Batista

      Seu reparo procede, Cardoso. A despesa crescia a um ritmo insustentável, sem que fossem tomadas medidas aptas a dinamizar a economia, como reforma tributária, desburocratização dos negócios ou maior investimento infraestrutura.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Diga-se ainda que às nossas crianças,que não votam,foram dadas "escolas de lata" pelos rincões do país e aos jovens incautos,que votam,unidades universitárias sem professores; os hospitais do SUS careciam de médicos e equipamentos com humilhantes tabelas de remuneração, enquanto o país afundava na lama da corrupção em todos os setores da atividade estatal. A maior da historia de que se tem registro em números absolutos. Só na Petrobrás 06 bilhões de reais registrados em seu balanço. Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Perfeito! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  13. Nelson Vidal Gomes

    É vã a tentativa de se fazer aqui propaganda para Lula e o PT(Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros)eis que foi a descoberta de suas mentiras o que elegeu Bolsonaro, do que padecemos hoje junto a uma herança de 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo,pobre subsidiando rico com alta tributação do consumo,40 milhões de invisíveis-sem títulos de eleitor-descobertos pela CEF,100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de Saneamento e o país repleto de corrupção.Namastê!

    Responda
    1. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.``(´Não toquem nas reservas internacionais.` No blog de Mauro Sanatayana. Um prêmio à inteligência). ´´...eis que foi a descoberta de suas mentiras o que elegeu Bolsonaro...``Sempre achei que um twitter de um general que elegeu isso que está aí. Resultado: 6 x 5 contra o artigo Art 5º, LVII. "ninguém será considerado culpado até o trâns

  14. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    Stanislaw Ponte Preta chamaria de “relação causal do articulista doido”. O desemprego está alto porque a Dilma entregou o Brasil com finanças públicas arrombadas e sobreveio o Armagedon da Covid. 2020 seria o ano da virada, mas com déficit primário de 700 bilhões de reais isso se tornou impossível. Lula não tirou 30 milhões da miséria, apenas congelou as tabelas de renda criando a ilusão de enriquecimento.

    Responda
    1. José Antônio

      ''...entregou o Brasil com finanças públicas arrombadas...'' Como se ainda somos o 4º maior credor externo individual dos EUA? Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders -x-´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMIiiiiiii..., era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%`` (´Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Reservas: US$ 382 bilhões de ''arrombados''.

    2. José Antônio

      Lula e Dilma sempre corrigiram a tabela do imposto de renda de acordo com os índices inflacionários de seus períodos. Não os índices que estavam defasado antes de terem assumidos dos períodos de FHC, Collor, Sarney...

  15. Luís Cláudio Marchesi

    Perfeito o cenário traçado pelo professor Celso. No segundo semestre, vem um novo Bolsa"sei lá o quê". O nome será novo para dar uma "marca" ao desgoverno Bolsonaro. O cenário deverá ser benéfico ao não-presidente. O risco de termos mais quatro anos de desmandos, crimes e desemprego é grande. No horizonte sombrio, outro fantasma: o golpe militar desejado pelo não-presidente

    Responda
  16. Daverson Furlan

    Quem fez a lição de casa certinho foi o governo FHC. FH, Malan, Fraga e outros ralaram muito para entregar o pomar pronto pro próximo governo se esbaldar e ainda dizer que era de sua autoria. Nem o bolsa família é. Mas se apropriam de tudo sem dar o devido crédito. Na minha terra isso tem nome: ddesonnestidadde.

    Responda
  17. Antônio Carlos de Paula

    Veja os preços dos produtos nos supermercados. O povo pobre está passando fome. Bolsonaro representa o caos.

    Responda
  18. Guilherme da Rosa

    É isso, preciso como uma faca, não tinha pensado ainda no pior cenário, Deus nos acuda disso.

    Responda
  19. Ayer Campos

    Se o fanático Nemastê insistir hoje com seus delírios anti-Lula, vai expor suas teses indigentes a um confronto terminal.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Ah meus caros amigos. Aposto com certeza absoluta que ele aparecerá. Na sua vida solitária e triste, não vai conseguir se conter em chamar atenção, mesmo que seja repetindo a mesma ladainha

    2. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, Namastê e a matemáGica, com essa dupla ninguém pode!

  20. Joao Nash

    Rapaz, e eu achando que o principal legado Lula tinha sido o Bolsonaro...

    Responda
  21. FERNANDO SCAVONE

    E trocar nas cédulas de Reais, a inscrição Deus seja louvado, por Deus nos acuda.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, essa foi uma blague de primeira!

  22. MARCOS BENASSI

    Celso, caríssimo, no quadro do "pior cenário", acrescente o Jesus, aquele dos delírios da Damares, de cócoras no galho da Goiabeira, dando um cagote em cada um que passa por baixo. Para que a imagem tenha mais força, pode até botar um pratinho na mão de cada um dos pedestres: é a multiplicação da Herda que comeremos por alguns anos.

    Responda
  23. Rodrigo Andrade

    É uma pena que o Lula não tenha aproveitado a bonança e feito também reformas pra perpetuar o crescimento. O resultado foi o voo de galinha da economia, que culminou no desastre de 2014-2016 e consequente eleição do pior de todos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.