Ruy Castro > A volta do curió Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Brilhante Ruy. É melhor na gaiola do que expostas às aves de rapina e tucanos predadores que assolam a republiqueta cloroquiniana ivermectista.
Atentem ao paradoxo. A perda da liberdade fez um detento compor "O luar de Vila Sônia" sucesso dos anos 60. A ditadura militar fez Caetano, no exÃlio, compor London London e Gotham City. Gilberto Gil também em Londres, criou Back In Bahia e Aquele Abraço. Exilado na Itália Chico Buarque gravou Apesar de Você e Meu Caro Amigo entre outras. Foram julgados subversivos, presos e exilados somente por suas músicas. Não tinham militância polÃtica. Eis aà a ditadura que nos querem impingir de volta!
Muito bom!
O problema é a gaiola!
Mais uma das viagens do pseudojornalista? Ainda está em tempo de se resignar a sua insignificância. Esse tipo de jornalismo arcaico já encheu o saco do leitor. Cresça e busque novos rumos. Seu artigo é de uma chatice patética.
Siga seu dono e pare de ler jornais! Jamais uma boa leitura vai encher o saco de quem quer que seja!
Harry Rutzen, sua patroa está te avisando que vai começar o Programa do Ratinho.
Basta não ler. A vida é simples. Não a complique.
Ué, leu por quê? Atenha-se ao seu Whatsapp então...Além de jornalista, o Ruy é escritor, e dos bons. Mas, sabemos que leitura nunca foi, e nunca será, apreciada pelos bozolinos. Até o Tutu Weintraub falou que tinha que fazer resumos, para que o Bozo conseguisse ler...kkkkkk
Não, Harry, o cara é simplesmente um completo im*becil. Possivelmente, um im*becil bolsomÃnion, que não admite que alguém critique seu minto. De qualquer forma, é um pobre diabo despido de sensibilidade para entender o Ruy Castro.
Harry, você só pode ser ou estar doente...
olá. não aprecio de forma alguma pássaros engaiolados. se vc tiver na seu apartamento uma varanda, q tal experimentar. coloque uma bandeja com quereria e deixe-a pela manhã. vc poderá atrair pássaros q nem imagina q existam ai na sua vizinhança. se pesquisares no Google, verá q tipo de alimento é ideal para atrair o pássaro q deseja. interessante aqui em casa, moro no interior paulista, cidade industrial, 300 mil habitantes, 80km de São Paulo, aparecem sábias, bentivis, chopins, uma festa.
Vc é um artista com as palavras. Esse recurso de falar de polÃtica, a partir do cotidiano trivial, temperado por detalhes prosaicos e absolutamente intimistas, acaba deixando o texto com essa bossa de conto de fadas, permeado por um "q" de lenda urbana... genial.
Julio Alves, imagino que, tão preocupado com os passarinhos em gaiolas, você esteja também atento aos peixes que seu lÃder Bolsonaro pesca em áreas protegidas e à s populações indÃgenas devastadas por doenças e ocupações ilegais promovidas pelo seu governante, não?
De fato, o pássaro deve chorar espaço tão minúsculo, tendo infinito à vista. Deve dar "treco" juÃzo curió talentoso. Entretanto, analogia de Ruy é talento puro.
Que susto! por um momento, no inÃcio de sua crônica, me lembrei do Curió da Serra Pelada, do Golbery, do Andreazza, e os consortes, mas lembrei depois que, apesar da sua opinião pessoal do Governo a qual respeito, Pássaro feliz é fora de qualquer Gaiola, mesmo correndo o risco dos Predadores, os quais hoje sabemos quem são, pois sempre comeram Mortadela.
Esse pássaro da foto não é um curió, que é bicolor (vinho-terra). Talvez um bicudo.
Lamento profundamente a crônica, que não uma palavra contra os egoÃstas e insensÃveis gaioleiros; ave em gaiola não canta, chora. Ruy, quer ouvir o canto de curiós e outras aves, vá ao wikiaves.com.br Lá você achará fotos e sons de aves livres.
O canto triste do Júlio Alves deve ser entendido do seguinte modo: Mais afiado do que nunca, Ruy Castro incomoda muito os bolsonaristas, que, por esta razão, gostariam que ele se aposentasse e que a Folha colocasse um mentiroso qualquer no seu lugar. Afinal, a mentira é a verdadeira "pátria" do bolsonarismo!
Excelente! Acho que Ruy mergulhou no ocaso. Ultimamente, não consegue escrever uma crônica que preste. Sinto muito por ele. Deveria saber a hora de pendurar a chuteira. A dele
Em tempos difÃceis como estes, sitiados por duas pestes, a bolsonavirus e a Corona, só mesmo você, Ruy, para nos trazer um pouco da sua canora alegria passarinheira. Aqui em minha casa, em um condomÃnio de BrasÃlia, não sou bafejado pelo belo canto do curió (infelizmente), mas me alcançam outros cantos não menos singelos, como os dos bem-te-vis e pombas silvestres.
Passarinho em gaiola é tortura. Lembro do Luiz Gonzaga: "furaram os olhos do açum preto, pra ele assim cantar melhor."
Isso! Esse tempo já passou! Século XXI não combina com pássaros presos, animais de circo sendo torturados à morte para a diversão de crianças, criação de animais "de raça" nas fábricas de filhotes que exploram as fêmeas matrizes até não aguentarem mais viverem confinadas e prenhes. Ruy Castro deveria aproveitar o resto de talento, que porventura ainda tenha, para defender a vida livre! Lixo de crônica.
O passarinho cantou de dentro de uma gaiola seria melhor que fosse do lado de fora. Ivan Lins.
Só Ruy Castro não entendeu que passarinho preso e Século XXI não combinam
Beleza de crônica para dar inÃcio à semana, Ruy Castro!! Bravo!! Pena que no paÃs o festival de horrores seguirá seu curso, sem trégua.
Eu me lembro daquela coluna do começo do ano. O temor era de que uma tragédia houvesse calado o curió. Tudo foi elucidado e o curió continuava vivo. Agora, com a revelação de serem dois a cantar, tudo volta à normalidade. Só uma ponta de tristeza de saber da vida engaiolada deses pássaros. Mas, não somos nós, também, animais engaiolados? A diferença é que, diferentemente dos curiós, nosso canto é um lamento.
Pássaros livres , nada justifica estarem presos !
Jackson Ferro, não tenho lido você lamentar os milhões de pássaros que Ricardo Salles frita de uma vez com suas queimadas na floresta, autorizadas por Bolsonaro.
Nada justifica! Curiós livres já !
Nunca vi igual ; caro Ruy, interpretas bem o " firiu fiu fiu " . Kkkkkk abraço
Texto lindo ! Liberdade para todos os Ruy Castros.
Nada nem ninguém deve ter a liberdade cerceada. Curiós livres já.
Xiiiiiii, Ruy, carÃssimo, não vos angustieis, não, mesmo que fora da gaiola, não dá nada: é só ganhar um posto miliciano que ficam bem. Ou você acha que um Major Curió ficaria desprotegido no ambiente inteiro Bozofrênico que temos por aÃ? Pode ficar tranqs.
Simplesmente maravilhoso! Que texto delicioso e esperançoso! Obrigado Rui Castro! Você se superou! (Se isso é possivel) Marco Antonio Lorenzzo Barsotti Aposentado Santos Assinante
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A volta do curió Voltar
Comente este texto