Ian Bremmer > O grande confronto que vem por aí entre Bolsonaro e Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Henrique Oliveira

    Havendo estes dois em 2022, O Inkopetente-Mor vai conseguir o que eu achava ser impossível: eu votando em algum candidato do PT. Não há dúvidas que entre "o pior (Lula) e o mais pior (jair)", lamentavelmente terei de votar no pior!

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Será o confronto entre o roto e o rasgado. Não se sabe qual dos dois irá ganhar, mas o maior perdedor já está estabelecido: o Brasil. Mas é a sociedade Brasileira, que trata a política como se fosse time de futebol, a maior culpada por termos que fazer essa infeliz escolha. Na urna, a última coisa que passa na cabeça do eleitor é a responsabilidade cívica. O que motiva a escolha do candidato são as cores do partido e o insano prazer tribal de derrotar o outro lado.

    Responda
  3. Paulo Raimundo

    A imprensa quer enfiar goela abaixo esta polarização ridícula, imbecil e altamente nociva para a democracia como se os eleitores não tivessem discernimento suficiente para perceberem a armadilha lhes preparam. Lamentável.

    Responda
  4. JOÃ O MUCCI

    Vai ser a briga entre o pudim de cloroquina contra o pudim de cana, mas qualquer um dos dois que ganhar nada mudará, vamos continuar a ser uma República Bananeira, aquela que exporta matéria prima e importa produtos industrializados.

    Responda
    1. Izidoro carlos casagrande

      Concordo plenamente....Os preços elevados das comodites podem ser um ciclo, como na história já tivemos tantaos, e aí depois é que fica ruim, que até agora isso que segura o Brasil E a indústria que emprega milhões, não há temos mais. O sr. Fernando Henrique que a extinguiu em função do agrícola

  5. Klemens Laschefski

    Um texto como esse, tentando equiparar o Lula com Bolsonaro em tempos em que o congresso nos EUA investiga se a Lava Jato foi abusado por finalidades políticas para impedir a candidatura do Lula com interferência do FBI e do DoJ, indicando que Moro e Dallagnol foram orquestrados por forças de fora, é, no mínimo, rídiculo. O autor deve ser parte interessado neste jogo sujo.

    Responda
  6. Ricardo Melo

    Haveria alguma chance para o mito se ele governasse, como nada faz não haverá o que comparar. Esper que cirurgias e ou facadas não surjam para impedir de comparecer aos debates.

    Responda
  7. Jane Medeiros

    O embate entre Lula e Bolsonaro já está em curso e vai ser acirrado mais adiante. Talvez não haja mesmo um espaço para a terceira via. Porém, o clichê sobre a associação de Lula com corrupção, tem dó! Quando até o Ministério Público pede a absolvição de Lula por falta de provas em um dos Processos! É o Brasil visto de longe! Bom lembrar que a Lava Jato e Moro já eram. São apenas uma página infeliz da nossa história. O autor precisa dar uma atualizada nas suas informações.

    Responda
  8. Valdo Neto

    Texto pobre, escrito por um curioso sobre o Brasil. As ruas, as esquinas, as residências têm deixado claro que o bolsonaro não irá nem mesmo para o segundo turno, portanto, o embate Lula - bolsonaro não acontecerá. O Lula terá outro adversário no segundo turno. O colunista chama o embate Lula - bolsonaro de duelo de Titãs. Erra novamente, pois o bolsonaro não é titã e seu melancólico fim político está cada dia mais próximo

    Responda
  9. Lucia Coelho de Souza

    Parece que o autor se informou mal, ou pela metade. Há uns dois anos seriam enganos ou omissões legítimas, hoje são erros preguiçosos.

    Responda
  10. john de sá

    Lula incendiário de esquerda. Grande idiota, esse Bremmer.

    Responda
    1. Klemens Laschefski

      Davi, você se refere ao Bolonaro, não é?

    2. davi LORENZON

      incendiario e pouco, ladr ao, chefe de quadrilha, corru pto mor, professor de desvios (de dinheiro, de conduta, de mau exemplo, de conluios etc)

  11. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Para americano ler. Deve ter feito no Google para se informar. Quando a Eurasia publica a boiada ja passou.

    Responda
  12. Marcelo Moraes Victor

    Estás redondamente enganado.... a rejeição a ambos é enorme, o terceiro nome, quando surgir, e há tempo suficiente para isso, vai ao segundo turno e amassa qualquer um deles. O que ambos querem é ir ao segundo turno, mas são o atraso à direita e à esquerda .... são acima de tudo o ATRASO do país

    Responda
  13. Max Morel

    Infelizmente, hoje o Brasil está definitivamente dividido entre os dois extremos. Sinto que muita violência teremos até as eleições de 2022 e talvez até depois dela. A análise feita pelo Ian Bremmer é correta: dificilmente teremos um terceiro nome com chances reais de vencer as eleições, polarizadas que estão entre Bolsonaro e Lula. Sinto pelo país e como não votarei em nenhum dos dois só me restará votar em algum nanico.

    Responda
    1. Max Morel

      Klemens, Lula dividia o Brasil entre nós (que eram eles) e eles (que éramos nós). Ele não é da extrema esquerda mas tem a esquerda e a extrema esquerda com ele.

    2. Klemens Laschefski

      Lula nunca foi extremo, ele é centro-esquerda...

  14. isaque almeida

    meu caro colunista parbens............o sr esqueceu da queda acentuada do pib e a corrupçao generalizada no governo........cadeira eletrica para J...,..B

    Responda
  15. Dimas Floriani

    Esse votaria certamente no Bozo por um instinto de classe. Dispenso análise desse tipo

    Responda
  16. WILSON FILHO

    A Justiça contra o ladrão(condenado em três instâncias sérias)

    Responda
    1. Klemens Laschefski

      Condenado com base de convicções e não por provas, por juizes e promotores que abusaram o Lava Jato para fins políticos que atenderam os interesses externas de algumas forças nos EUA que queriam colocar o Brasil de volta numa relação colonial.

  17. Claudio Carvalho

    O cidadão passa anos numa faculdade de jornalismo para produzir uma redação colegial (com todo respeito aos colegiais).

    Responda
  18. Bruno Lima

    Artigo inacreditavelmente reducionista, cheio de clichês, falsas equivalência e omissões. Típico artigo para leitor abaixo do mediano. Uma acinte à inteligência do leitor, mas sabemos bem a quem e a que se destina.

    Responda
  19. Marcelo Bondioli

    Para o Brasil funcionar precisamos ser governados por um déspota esclarecido. Infelizmente, o povo brasileiro, em sua maioria, não tem condições intelectuais de escolher seu próprio governante. Melhor seria se ainda fossemos um imperio. O poder moderador nos faz falta. A República foi nossa ruína.

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Só para entender: não estás incluído nesse tal “povo brasileiro” a que te referes, certo? O povo “sem condições intelectuais”, esses que não sabem escolher o governante, são os outros, claro. Deves ser um dos pouquíssimos esclarecidos que, por acaso, vivem aqui entre nós, os brutos. Se fores também um déspota, taí, poderias ser nosso rei. Viva el roy!

    2. Marcelo Bondioli

      Ué, pensava que existisse liberdade de expressão nos reinos europeus e no Japão.

    3. josé lima

      Vc se manifesta nesse jornal pq a República lhe garante direitos, entre os quais se encontra a liberdade de imprensa e e expressão.

  20. Marcos Riera

    Lula representa os pobres e Bolsonaro, a classe média? Quem dera fosse simples assim. Não teria sido eleito nunca. Artigo fraco de quem não acompanha de perto o contexto brasileiro.

    Responda
  21. Valdeci Gomes

    A grande mídia ainda se esconde em arroubos retóricos, está claro o plano engendrado para tirar Lula das disputas, condenando sem provas e o prendendo ilegalmente.

    Responda
  22. Reinaldo da Silva

    Quem é Iam Bremmer? Ele pertence a uma consultoria que analisa riscos para o mercado financeiro, porque para ele separar riscos financeiros e política é impossível. A sua mensagem é clara: investidores e especuladores não façam nenhuma aposta no Brasil. Nem no presente e nem a partir de 2022. Um artigo com redução ideológica para esse interesse. O medo é uma tática bem conhecida, geralmente vem acompanhada de especulação futurista caótica, para obscurecer interesses não revelados.

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Sua última frase exemplifica bem o que foi as eleições de 2019. Não existe uma ligação que possa explicar que o Bolsonaro real e o Bolsonaro mito sejam a mesma pessoa. Seria como se Satanás, após derrotar com seu exército as hordas celestes, tomasse o trono de Deus e se tornasse um ser benevolente.

  23. Daniel Vitorazzi

    Sabe nada este rapaz. Bolsonaro não vai ao segundo turno.

    Responda
    1. isaque almeida

      lula leva no primeiro turno............no nordeste ele ja passou dos 100%

    2. Marcelo Bondioli

      Deus te ouça. A última coisa que gostaria é ter de votar no PT de novo.

  24. Luiz Andrade

    Muitos estrangeiros têm dificuldades enormes de entender os meandros daquilo que de fato ocorre no Brasil. E o Ian Bremmer, é um deles. Fazer um texto desses, e não mencionar ao leitor que a "Farsa-Jato" foi uma operação criminosa, coordenada e liderada por bandidos e malfeitores, é de uma "ingenuidade" colossal!!

    Responda
  25. Benedicto Ismael Dutra

    Eleição na Argentina, mistério, nos EUA, Trump alega existência de problemas. Eleição no México, violenta. Eleição no Peru, haverá volta da era Fujimore. Brasil 2022? Um político ressuscitado recebendo imprevistos apoios em ataques ao atual que tem se esforçado para travar ao dreno corrupto do dinheiro público. Esses fatos nos dizem que a América Latina sempre esteve assediada por especuladores que buscavam políticos colaboradores que mediante uma boa grana mantinham o país estagnado.

    Responda
    1. ROBERTO VARGAS

      " em ataques ao atual que tem se esforçado para travar ao dreno corrupto do dinheiro público."...é piada né Benê.

  26. Gustavo Carvalho

    Um bom exemplo de como supostos especialistas estrangeiros em política internacional não entendem nada de Brasil. Daí começamos a pensar se eles realmente entendem de algum país do mundo fora do eixo habitual (EUA-Reino Unido, eventualmente Alemanha e França).

    Responda
  27. Francisco Ribeiro

    O gringo ai pelo jeito é lava-jatista, comentário fraco de verdade. Ou melhor defende os interesses da revista onde trabalha.

    Responda
  28. Flávio Lofêgo Encarnação

    Lula não "se apresenta" como alguém que sofreu perseguição política. Desde Walter Delgatti Neto TODOS sabemos disso, inclusive o autor (que pelo jeito se enquadrou na cegueira seletiva da Folha sobre o assunto) e o STF, que anulou a totalidade dos procedimentos parciais desses agentes políticos disfarçados (como os jornais golpistas).

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      É o mesmo mínimo de sempre. Ainda fala em Lava Jato. Nos EUA 2p deputados cobram explicações da Justiça americana pela interferência nas eleições de 2018. Mas aqui não se admite que Lula é inocente e que sim houve perseguição política à Lula, e tentativa de cancelar o registro do PT. Isso reduziria a esquerda brasileira a pó. Se fosse o PDT o grande partido seria ele o alvo. É tão óbvio o que fez a Lava Jato. Ganhou no tapetão

    2. Valdeci Gomes

      É assim mesmo.

    3. Antonio Carlos Orselli

      Tô junto, Flávio! Nada a aduzir.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.