Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EMANOEL TAVARES COSTA

    Lamentavelmente não há mais remédio. As cartas já estão na mesa. Às claras o bolsonarismo lançou as bases para o golpe em 2022, caso Bozo não seja eleito. Boa parte dos integrantes das FFAA, todas as PMs nos estados-membros da Federação, grande parte das polícias civís estaduais, a integralidade das Polícias Rodoviárias, as milícias e, agora, milhares de pessoas armadas na população insurgir-se-ão a qualquer resultado que não seja a releição bozófila! É tarde!

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    O regime democrátcio corre sérios riscos, onde a ideia de desobediência as leis democráticas estão cada dia mais efetivas e visíveis . Nossa realidade é cruel, com esta crise em saúde pública, econômica e política, mostra caminhado para a ruptura .

    Responda
  3. CESAR PAES

    Tudo indica que a derrota nas urnas vai gerar uma reação golpista como o insano psicótico já vem preparando. Estarão com ele oportunistas e apoiadores fanáticos. Mais provavelmente será um voo de galinha do que de condor, por lhe faltar equilíbrio, técnica e inteligência. Dirá tantas besteiras, mentiras, distorções e incoerências, que até apoiadores da primeira hora lhe virarão as costas. Forças locais ficarão divididas mas, na minha visão, as FFAA não vão aderir.

    Responda
  4. Antonio de Oliveira Angrisani Filho

    Desacreditar a mídia tradicional, o Judiciário, o Congresso, o OAB, os artistas etc e, em contra partida, enaltecer as forças armadas, polícias militares e dar crédito somente às mídias sociais, cria-se um terreno fértil para plantar a descrença na democracia e tentar se perpetuar no poder pelo uso da força. Fiquemos atentos.

    Responda
  5. Jose Carlos

    Jesus da goiabeira. O mão cabeluda ainda aqui? Para ele os objetivos no papel são do blogueiro e não do bozó! Informação. O blogueiro anotou os objetivos enquanto eram ditados pelo pavão de condomínio. Todos blogueiros receberam as instruções. E corremos risco sério de rompimento democrático sim. Bozó será humilhado na eleição e vai alegar fraude e insuflar nelore armado, milícias e milicos a reagirem.

    Responda
  6. Iago M Zulu

    Não vi, na lista do blogueiro, nada pior do que a folha tem regularmente escrito, desde desejar a morte do Presidente até artigo sugerindo um golpe militar contra ele, que foi democraticamente eleito.

    Responda
  7. rubens goncalves

    Prezado jornalista. Fica na tua área de economia porque de filosofia acha que não vai dar nada.

    Responda
  8. Reinaldo da Silva

    Joel desconhece a origem do fascismo no Brasil. Para ele o "bolsonarismo" é um fenômeno decorrente das novas tecnologias. Na década de 1930, existia no Brasil o integralismo tinha um líder chamado Plínio Salgado, com aproximadamente 10% de seguidores, bebendo nas fontes do fascismo italiano e do nazismo alemão. A História do Brasil virou um mero enfeite. O nosso fascismo, renovado pelo "bolsonarismo" é a escravidão e profundas desigualdades sociais esquecidas propositalmente.

    Responda
  9. Icaro Machado Prado

    Caro Joel, a imprensa possui um papel fundamental em tudo isso que o senhor citou. Se não estou enganado, meses atrás o senhor publicou uma coluna na qual afirmava que o "brilhante trabalho de Sérgio Moro não poderia ser perdido", a despeito de toda a corrupção orquestrada pela força tarefa, revelada pelas mensagens da Vaza Jato. Vocês ajudaram a criar a cobra quando deveriam tê-la matado. Agora é tarde para se lamentar.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Exatamente Icaro

  10. José Cardoso

    Os bolsonaristas são mais toscos, mas a ideia de usar as notícias como disfarce para propaganda sempre existiu. Basta selecionar e inflar a cobertura daquilo que reforça alguma narrativa, e silenciar ou diminuir o espaço para o que não interessa para a agenda do órgão de comunicação.

    Responda
  11. MARCOS BENASSI

    Caro Joel, gostaria de fazer um reparo: a hipótese de que a comunicação humana "não passe mais pelos canais tradicionais da imprensa ou da universidade", como origem da nossa encrenca, é benigna. A comunicação, passe por onde passe, está se dando por meio de zurros, bramidos, latidos e outras vocalizações quadrúpedes. Como a linguagem é a base do pensamento, a qualidade deste também foi pro brejo - modo de dizer, sem desrespeito aos habitantes do pântano. Estamos à mercê dos sapos.

    Responda
  12. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    O discurso do “golpe” é apenas delirium tremens, estágio final da Síndrome de Abstinência da Teta Perdida, de uma esquerda que perdeu a razão e se recusa a reencontrá-la.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      PelamordeLênin, Francy: nós perdemos foi o botão da descarga, passou da hora de dar um "flush" nesse estrume Bozofrênico miliquento, reacionário e miliciano. Teta perdida... Santa Melanie Klein que te ilumine.

  13. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    O discurso do golpe nada mais é que uma síndrome da teta perdida que contagia a esquerda nacional. A “moderna” esquerda brasileira não sabe ler, escrever nem contar. Logo não consegue mais analisar a realidade. Então parte para a fabricação de factóides como é o caso do discurso do “golpe” ou “górpi” segundo a governadora Fátima Bezerra.

    Responda
    1. samuel silva

      Será que é só a esquerda que tem Teta Francy? Exercite as suas faculdades mentais. Vou te dar uma dica. Pegue um papel em branco, faça uma tabela (espero que saiba fazer) Coluna o nome dos Bolsonaros e nas colunas da direita, Mandado 1, 2, 3 e por aí vai. Na interseção Nome vs Mandato escreva as realizações. simples assim

  14. Hercilio Silva

    A imprensa abandonou a objetividade por razões políticas. Queria derrubar quem não derrotou pelas urnas como no passado. Incentivou ilegalidades, arbitrariedade, e gestou a extrema direita no poder. O preço está aí, o que separa o delírio se tornar realidade, é ter ou não apoio armado suficiente, popular já não tem mais.

    Responda
  15. Barbara Maidel

    O maior temor que devemos ter é que por aqui, diferentemente do que ocorreu no Capitólio, a gangue armada que invadirá Brasília após a derrota do presidente será apoiada por forças policiais e militares.

    Responda
  16. Daniel Alvares

    O bolsonarismo é uma cópia tropicalizada do trumpismo. Com a diferença que Trump é um milionário corrupto é Bolsonaro é um rachador corrupto. Ambos cairão no esquecimento. Bolsonaro, diferente de Trump, será preso.

    Responda
    1. Douglas Finamore

      Deus o ouça! Queria muito compartilhar do seu otimismo, mas não vejo a nossa situação atual com tão bons olhos assim não.

  17. eli moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. Antonio Lima

    Pois é, caro Hélio. Lembro-me bem de uma coluna sua à época das eleições de 18, em que dizia que o receio de que o inominável provocasse destruição das instituições era infundado. Risco de golpe, gestão desastrosa da saúde, universidades e pesquisadores à míngua, desprezo à ciência e à cultura, aparelhamento da PF e de órgãos de controle ambiental, PGR inoperante, FA submissas, PMs politizadas, agressões à imprensa, isolamento internacional… o espaço é curto. E agora? Alguma sugestão?

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Antônio, lembro bem da análise estilo "jovem Pum" dele cravando que o PT (a respeito de todo comportamento democrático que teve durante décadas) era um risco maior para a democracia do que o Genocida. Até hj não vi nenhuma autocrítica da parte dele

    2. Antonio Lima

      Desculpe-me, caro Joel. Confundi os colunistas. Mas fica o recado, de qualquer forma.

  19. L Botelho Silva

    Vão cair no esquecimento assim como Trump. E alguns vão terminar presos.

    Responda
    1. Adolfo Dias

      Trump infelizmente não caiu no esquecimento, muito menos o seu movimento.

  20. Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho

    A terra bem que podia ser plana pra gente empurrar esse povo da borda. Rsrs

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara Ana, isso é justamente a evidência de que não existe borda alguma: se houvera, já teriam escorregado na Herda que eles mesmos deitam ao chão, a todo tempo..

  21. CLAUDIO L ROCHA

    Voces passaram ao censurar meus comentarios e so publicam quando ele entra na fila coloocando uns dez na frente..Isso em qualquer noticia que comento, vou aguardar até amanha e se este rastreamento a meus comentarios prosseguir vou assinar outro portal pois isso começou ocorrer ontem, vinha ocorrendo quando replicava comentarios, agora passou a ser nos comentarios que faço..Aguardo regularização

    Responda
  22. CLAUDIO L ROCHA

    Vamos sair da frente do computador e convidar parentes, vizinhos, amigos e até Uessoas que não gostamos e vamos a rua no dia 19, é urgente que fortifiquemos as instituições e mostremos que não aceitaremos o que bolsonaro da entender que pretende, ou seja, dar golpe e se perpetuar no governo, passando para seus filhos quando não mais puder mandar. é preciso que enchamos as ruas urgente enquanto ainda é tempo

    Responda