Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucas Dollo

    Mais rico? O PIB brasileiro foi de USD 1,88 trilhões em 2019, e caiu para USD 1,43 trilhões em 2020. E deve ser de USD 1,49 trilhões em 2021. Queda de 21% em 2 anos, em dólar...

    Responda
  2. Jonathan Brown

    Sim, o Brasil ficou mais rico durante a pandemia. Sim, a cada crise muitos ricos ficam mais ricos. Sim, eu não sou versado em Teorias Econômicas mas tenho uma leve percepção que a elite sempre se favorece de qualquer coisa que acontece de ruim no Brasil. O Brasil sempre fica mais rico, mas nós o povo, sempre ficamos mais pobres. A matemática é simples: muitos perdem o que vai para o bolso dos poucos que ganham muito. Tenho 65 anos de idade, e nunca vi nenhuma mudança nessa Teoria Econômica.

    Responda
  3. helio lobo

    Entendi perfeitamente o paradoxo, e creio que muitos não. É claro que é apenas um aspecto, uma faceta do caleidoscópio econômico. Apesar de odiar esse governo, desumano, vil, despreparado e tosco, é inegável que algumas medidas econômicas foram boas. O marco legal do saneamento, a manutenção do teto de gastos e a independência do BC, a reforma previdenciária, e um plano de privatizações são bons exemplos. Claro, tudo isso é insuficiente para aplaudir essa tragédia humanitária e social.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Também odeio esse governo, essas coisas que vc falou não foi o governo nem o ministério da economia que fez foi o congresso, e a previdência só diminuiu o déficit apenas isso não melhorou em nada, as privatizações são piores ainda vão vender muito barato e nós vamos pagar mais caro, e a única coisa que eles fizeram foi aumentar as mortes com a falta de recursos para testes e vacinas e sem ministério da saúde.

  4. Alberto A Neto

    Que ótimo, não! É só matar mais 500 mil, dobrando para UM MILHÃO, as vítimas da gripezinha provocada pelo resfriadinho, que as contas nacionais melhoram. Cecília parece não saber fazer contas. Desconhece que quaisquer cálculos ignorantes da máxi-desvalorização cambial e da paridade do poder real de compras da moeda implicam modificar o quadro econômico como se estivéssemos a analisar o líquido comparando o seus estado líquido com o gasoso. O Brasil teve uma queda de mais de 20% do PIB. Não 4,1%.

    Responda
  5. Luiz Alberto Franco

    "...vulneráveis —para o bem e para o mau (sic)". Dona Professora, por favor me explique: 1. Como é que algo pode tornar-se "vulnerável para o bem"? 2. O antônimo de "bem" era "mal"; mudou?

    Responda
  6. Carlos Sotomayor

    Segundo cálculos da consultoria LCA, de 2013 a 2020, a queda do PIB per capita foi de 11,3%. Em 1980, o Brasil ocupava a posição 50° no ranking mundial do PIB per capita. Caiu para a 85° posição em 2020. O desemprego aumentou. A subutilização da força de trabalho aumentou. A pobreza aumentou. A fome aumentou. O Brasil mais rico?

    Responda
  7. Wagner Nobuo Hanaoka

    Raciocínio de burocrata sem sentimentos. Mortos por Covid 19 são apenas estatística. Muitos dos mortos contribuiram para o crescimento do país na cultura, no esporte, na educação. Mas o conceito de riqueza parece bitolado nessa pessoa acéfala.

    Responda
  8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Como bem disse um antigo milico sanguinário que ocupava a PR em tempos sombrios, que já superamos em termos de morticínio: a economia vai bem mas o povo vai mal.

    Responda
  9. CESAR FELIPE BOLZANI

    "Ficamos" mais ricos, mas quem é que ficou não ficou bem claro. A fome aumentou, mas "ficamos" mais ricos. Quem ficou?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Agro e a Vale. Resta saber se houve PLR.

  10. Luciano Napoleão de Souza

    Como vaticinou o Mito: se não roubar, dá!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Olha o Napoleão aí, onde estava, já tomou cloroquina agora pode voltar

  11. Paolo Valerio Caporuscio

    Sim ,o brasil ficou mais rico em tudo que é péssimo no social,economia,corrupção e moléstias.

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Cara Cecília, interessante análise numérica! Vou lê-la de novo, uma só leitura não basta. Mas posso dizer, retoricamente, que a Bozofrenia não sorri, tendo ou não motivos para tanto; gargalha quando suas vítimas preferenciais perecem, mas não conta - nem tem proveito econômico.

    Responda
  13. José Augusto Bernabé

    E vai ficar muito mais rico ainda, e essa riqueza começa a ser distribuída com a aprovação das regras do Saneamento básico, da Aposentadoria e dos Transportes promovidas pelo Governo atual, apesar dos contras e o sistemático combate da Oposição e do Supremo para mudarem as Regras em 2022. A maioria de nosso Povo, principalmente os humildes somos Conservadores e progressistas, não "Ativistas Circenses".

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O seu minto falou que estava quebrado e não dava pra fazer nada, onde está a riqueza?, vcs são muito engraçados

    2. Bento Brito Teixeira

      Quanta humildade. Em plena catástrofe sanitária, social e ambiental, o que vocês negacionistas apoiadores de um aloprado inconsequente querem conservar?

    3. MARCOS BENASSI

      Puxa, que lindo.

  14. Alcione Malheiros dos Santos

    O país ficou mais rico e a população mais pobre? Que estranha matemática econômica! A riqueza de um país só é riqueza quando beneficia sua população. Com miséria e desemprego histórico dizer que o país enriqueceu é no minimo falta de noção.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Né não, Alcione, é ciência econômica: não tem que ver com a vida ou as pessoas, ao menos não em seu "mainstream".

  15. josé SOARES

    “ A economia vai bem”, com a redução do consumo familiar, com o alto desemprego e trabalho informal mal remunerado . Que opinião cínica ou insensível.É a alma do mercado.

    Responda
  16. osvaldo missiato

    Como disse o comentarista Fernandes, e o povo? Brasil é altamente concentrador de renda.Porisso, Parabéns Ministro Guedes, tem que aumentar ajuda aos mais necessitados.Tira de quem tem e dá para quem ajuda enriquecer os mais ricos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se bebeu, o paulinho malvadeza distribuir ao pobres?, não acredito que vc falou isso ó pode ironia

  17. laudgilson fernandes

    A visão elitista colonialista dá nisso. Brasil mais rico e o povo passando fome, desempregado, sem direitos trabalhistas, serviços públicos sucateados. De que adianta exaurir nossa terra, se nada dela serve ao seu povo? Trocamos a inchada e cavadeira pelo maquinário, mas continuamos como a 500 anos, um país extrativista e desumano.

    Responda
  18. SIDNEY DIAS

    Cabeça de planilha.

    Responda
  19. Patricia Cypriano

    Faltou mencionar, por exemplo, o "pequeno" detalhe do desemprego galopante... Que brasileiro está mais rico? O que já era rico! Aliás, comparar o Brasil à Suíça é o cúmulo da fuga à realidade... E concluir que estamos com sorte é subestimar demais a inteligência do leitor. Dá vontade de vomitar.

    Responda
  20. Adão Ferreira Salles

    Humm... convém ressalvar com ênfase a necessária dessazonalização!

    Responda
  21. Aderval Rossetto

    País mais rico, com populações mais pobres. Afinal, a análise da mensuração comparativa é em dólar, e reflete a média na totalização. Ou seja, só quem exporta faturou mais, e não quer dizer que lucrou mais, visto os aumentos de custos dos insumos e bens serem maiores. Apenas a mão de obra caiu nos anos recentes, de US$ 300 para menos de US$ 200.

    Responda