Opinião > Perdão, irmãos brasileiros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Matheus Reis

    Seres humanos evoluíram nas savanas da Ãfrica, vegetação aberta. Depois disso, muitas populações e subpopulações passaram a habitar vegetação densa florestal ("selva") enquanto a humanidade se esparramava pelo globo. Tem ser humano em todo tipo de ambiente, florestal ("selva"), savânico, campestre, litorâneo, etc. Meus múltiplos antepassados passaram por isso tudo aí, porém, eu, biólogo, faço de tudo para voltar para a "selva" e outros tipos de vegetação natural. Com orgulho, ainda temos selva!

    Responda
  2. Ayer Campos

    No Brasil, o encanador do Titanic encena os reparos com mentiras e reza forte...

    Responda
  3. osmar Carneiro

    Desculpas aceitas

    Responda
  4. MARCIA Carvalho

    Francamente eu não tenho vergonha de meu sangue que veio meio da selva e meio de outros lugares. Ao contrário tenho orgulho. Eu sou descendente de pelo menos umas 3 etnias diferentes e acho isso lindo. Quem se sente ofendido por ter vindo das selvas ou da Ãfrica ou gostaria de somente ter chegado de barco com os colonizadores é que precisa rever seus conceitos e preconceitos.

    Responda
  5. ADONAY ANTHONY EVANS

    A frase foi tirada do contexto. Ouvindo agora a belíssima música, vemos que em lugar de ofensa, trata-se de uma declaração de amor aos brasileiros. Selva aí, não tem sentido pejorativo, mas celebra e inveja a beleza do nosso samba.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Dou sempre a merecida atenção aos comentários de Adoney, mas confesso que não entendi este; ficou uma suspeita de ironia, que não é comum aos enunciados do comentarista.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      A Folha leu errado. A letra da música nada tem de racista. Ao contrário, é uma festa às diferenças e ao produto que gera suas integrações: alma e samba. Prova disso são os diversos sambas que Nellito Nebbia compôs. Quem deve pedir desculpas é a Folha pela manchete garrafal e enviesada. Pela trajetória é de Esquerda, como Fernandes. A Esquerda pode ter muitos defeitos, mas nunca vi esquerdista xenófobo

  6. Nestor Bercovich

    A frase infeliz do presidente argentino é errada mas acho que não é exatamente racista. É uma piada que todo argentino conhece e que zomba das origens pouco gloriosas da grande massa da população argentina de origem europeia: nossos avós não descendem de culturas e povos indígenas, como incas ou aztecas, mas simplesmente ... de navios! Uma frase então que zomba de nós mesmos: tenta dizer que os argentinos carecem de raízes e de identidade.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Que refinada hermenêutica! Entrei para o fanclube de Bercotich...

    2. MARCIA Carvalho

      Belo comentário. Também concordo.

  7. MARCO ANTONIO LORENZZO BARSOTI

    Tranqüilo! Essa frase foi de um escoteiro perto do que ouvimos todos os dias do nosso presidente !

    Responda
  8. Eduardo Galvao

    Na América Latina, há um campeonado para saber qual presidente é o mais estúpido, até agora o nosso está liderando o rank.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Vc quer dizer na América Latrina, certo?

  9. Bianca Moreira

    Quem tem um Bolsonaro como Presidente não se assusta com este tipo de frase. Aqui é todo dia uma aberração nova.

    Responda
  10. joao lucas heringer coelho

    Ilário, muito bom esse artígo, é de rir alto

    Responda
    1. Marcos Guedes da Silva

      Porquê?

  11. JORGE RANGEL DA ROSA

    Fica suça, Nicolás. Perto do nosso, seu presidente é aprendiz.

    Responda
  12. JORGE RANGEL DA ROSA

    Fica suça, Nicolás. Perto do nosso, seu presidente é aprendiz.

    Responda
  13. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    Piadas estão liberadas mas fora isso eu adoro Buenos Aires e os argentinos adoram vir passear em Santa Catarina. E que siga sendo assim!

    Responda
  14. Marcelo Moraes Victor

    Fique tranquilo! Gostamos muito de vocês argentinos!!! E presidentes ruins ambos conhecemos :)

    Responda
  15. gustavo encina

    Nicolas Eu faço uma interpretaçao totalmente contraria. A frase fala bem do Brasil e dos paises q se identificam com os povos originarios a diferencia de muitos argentinos q sentem q o pais origino-se com os inmigrantes europeos.

    Responda
  16. gustavo encina

    Nicolas Eu faço uma interpretaçao totalmente contraria. A frase fala bem do Brasil e dos paises q se identificam com os povos originarios a diferencia de muitos argentinos q sentem q o pais origino-se com os inmigrantes europeos.

    Responda
  17. Valdo Neto

    Nicolás, que os argentinos não racistas que representam a maioria da população, se sintam perdoados. Sabemos bem o desastre que representa um presidente preconceituoso, melhor que vocês. Apenas não esperávamos isso do presidente Fernández.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Eu espero qualquer coisa do Títere da Cristina. Na verdade até agora ele me surpreendeu positivamente. Saiu do foro de Lima, negou as vacinas do Covaxin e da Pfizer, tentou estatizar uma trading, seguiu na sua gana de destruir a competitividade do complexo agropecuário e concordou em usar uma vacina sem fase três em troca de uma base russa na Argentina. Ainda não conseguiram mas em breve conseguirão enquadrar o judiciário para que Cristina nem ninguém nunca seja presa. Eu espero o pior.

  18. DIEGO FRANCO GON ALVES

    Vamos trocar, mandamos Bolsonaro p/ vcs e fica tudo certo!

    Responda
  19. irzair correa

    Qual é o problema de vir da selva, isso torna as pessoas inferiores? Qual a relevância de vir da Europa, isso torna os invasores melhores? Também sou filósofo, talvez não como esse doutor, mas se desculpar dessa forma é admitir que são melhores porque são europeus . Até quando permanecerão europeus e até quando seremos selvagens. Que comédia? Europeus e selvagens não são antinômicos, há vários europeus selvagens. Só olhar a destruição que causaram por aqui.

    Responda
    1. Marcos Riera

      O comentário do presidente argentino obviamente sugere uma hierarquia entre essas supostas origens. É totalmente descabido pensar que se trata só da constatação de um dado da realidade - a começar pelo fato de que ignora totalmente a enorme miscigenação ocorrida na Argentina (e aquela que ocorreu aqui também porque parece que só a Argentina recebeu imigrantes europeus). É racismo e ponto, não tem como passar pano.

    2. Rodrigo F Cabral

      Problema está em esteriotipar um povo de determinada nação. A relativização da fala do presidente argentino, talvez por ele ser de esquerda, faz com que a visão (mesmo do filósofo mais retido) se turbe. Como seria o comentário se fosse o presidente brasileiro em relação a outros povos, de outros países. Teria essa "análise"?

  20. Neli de Faria

    Eu até perdoo o Fernandez. Sangue europeu ,mas nasceu na Argentina. Talvez seja essa a sua revolta em querer menoscabar os demais. Subserviente com os europeus. Aliás, é prova do que eu sempre teclei aqui e ali: nada tão igual quanto a Esquerda e pseudo Direita no Poder: bolsonaro cá e Fernandez lá. Pseudo Direita, porque bolsonaro nunca foi de Direita. (Amo Buenos Aires!)

    Responda
  21. Rodrigo Ribeiro

    Daqui a pouco, o Bolsonaro responde e fica tudo certo. No mesmo nível.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      O PR do BR se acha superior aos chineses, uma civilização de milênios e que faz os USA ficar com mãos na frente e atrás.

    2. Glaydson Salgado

      Kkkkkkkkkkkk Sem dúvidas, o melhor comentário!

  22. vera lucia

    Nao precisam se desculpar, pois por aqui nosso presidente é muito pior, fala besteiras todo dia. E ter origem indigena ou da selva não é vergonha para ninguem, pois os europeus não sao superiores em nada.

    Responda
  23. Joao Pinheiro

    Fique tranquilo. Também temos um batráquio na presidência.

    Responda
  24. PAULA FARIA

    Vou dizer que está desculpado, antes que o Bozo eleve o sarrafo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.