Maria Herminia Tavares > O que virá já se sabe Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedito Silva

    D. Hermínia, é sempre bom ler sua coluna!!!

    Responda
  2. José Cardoso

    O antídoto foi sugerido numa coluna do Hélio Schwartzman, reduzir o tamanho das forças armadas. O sistema constitucional é na prática uma competição entre as elites pelos votos da plebe. O respeito a essa tradição previne a guerra civil. Uma grande força armada frente a uma população desarmada é um fator de desequilíbrio como ocorre em Cuba, Venezuela, Irã. Uma facção das elites que coopte as FA degenera o país.

    Responda
  3. Valmir Gôngora

    Nos EUA a fidelidade ao estado de direito é eufemismo para fidelidade às armas. Os EUA são o país das armas nas mãos civis, que as utilizam em centros de compras, cinemas e condomínios, e são o país das armas nas mãos militares, dos milhares de militares que, sob o comando republicano ou democrata, de trumpistas ou obamaristas, estão permanentemente matando em outras terras. Matam ou já mataram, inclusive, na Venezuela, em Cuba, no México.

    Responda
  4. André Silva de Oliveira

    Bola dentro para a colunista que incluiu Obrador entre os populistas iliberais - não é fácil desagradar a patrulha da esquerda, mas ela deve ter avaliado que a situação é gravíssima, sobretudo na América Latina cuja tradição iliberal é muito forte.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Só mesmo a esquerda latino-americana para considerá-lo um dos seus.

    2. Hernandez Piras Batista

      Obrador comportou-se como um negacionista no início da pandemia, subestimou o número de contagios e mortes e não gastou quase nada para atenuar os efeitos da pandemia. Ataca sistematicamente a imprensa, militarizou a polícia nacional e foi subserviente em relação à Trump.

  5. Claudio Belodi

    No seu conceito a "extrema direita é populista". Mas pelo que se vê o populismo é a alma (morta) da extrema esquerda. Os extremos, na política, nunca serviram pra nada, pois ó fazem algazarra.

    Responda
    1. Ney Fernando

      O populista da vez é o bolsonaro, que é a alma da extrema direita no Brasil. O último populista da esquerda nunca tentou, em seus 8 anos como presidente, fechar o Congresso nem o STF, coisa que o bolsonaro faz todo dia.

  6. MARCOS BENASSI

    Dona Hermínia, caríssima, nós temos uma peculiaridade: tanto no México quanto alhures, seus ditadores obram na cabeça do país e o do povo; aqui, a Herda do Bozo é antigravitacional e ventilotrópica. Assim que é KHagada, a Obra do Bozo vai incoercivelmente em direção ao ventilador mais próximo, e se espalha radialmente. Ele nem constrói grande coisa, mas obra diuturnamente; o cheiro de cavalariça está ficando insuportável...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.