Maria Herminia Tavares > O que virá já se sabe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
D. HermÃnia, é sempre bom ler sua coluna!!!
O antÃdoto foi sugerido numa coluna do Hélio Schwartzman, reduzir o tamanho das forças armadas. O sistema constitucional é na prática uma competição entre as elites pelos votos da plebe. O respeito a essa tradição previne a guerra civil. Uma grande força armada frente a uma população desarmada é um fator de desequilÃbrio como ocorre em Cuba, Venezuela, Irã. Uma facção das elites que coopte as FA degenera o paÃs.
Nos EUA a fidelidade ao estado de direito é eufemismo para fidelidade à s armas. Os EUA são o paÃs das armas nas mãos civis, que as utilizam em centros de compras, cinemas e condomÃnios, e são o paÃs das armas nas mãos militares, dos milhares de militares que, sob o comando republicano ou democrata, de trumpistas ou obamaristas, estão permanentemente matando em outras terras. Matam ou já mataram, inclusive, na Venezuela, em Cuba, no México.
Bola dentro para a colunista que incluiu Obrador entre os populistas iliberais - não é fácil desagradar a patrulha da esquerda, mas ela deve ter avaliado que a situação é gravÃssima, sobretudo na América Latina cuja tradição iliberal é muito forte.
Só mesmo a esquerda latino-americana para considerá-lo um dos seus.
Obrador comportou-se como um negacionista no inÃcio da pandemia, subestimou o número de contagios e mortes e não gastou quase nada para atenuar os efeitos da pandemia. Ataca sistematicamente a imprensa, militarizou a polÃcia nacional e foi subserviente em relação à Trump.
No seu conceito a "extrema direita é populista". Mas pelo que se vê o populismo é a alma (morta) da extrema esquerda. Os extremos, na polÃtica, nunca serviram pra nada, pois ó fazem algazarra.
O populista da vez é o bolsonaro, que é a alma da extrema direita no Brasil. O último populista da esquerda nunca tentou, em seus 8 anos como presidente, fechar o Congresso nem o STF, coisa que o bolsonaro faz todo dia.
Dona HermÃnia, carÃssima, nós temos uma peculiaridade: tanto no México quanto alhures, seus ditadores obram na cabeça do paÃs e o do povo; aqui, a Herda do Bozo é antigravitacional e ventilotrópica. Assim que é KHagada, a Obra do Bozo vai incoercivelmente em direção ao ventilador mais próximo, e se espalha radialmente. Ele nem constrói grande coisa, mas obra diuturnamente; o cheiro de cavalariça está ficando insuportável...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > O que virá já se sabe Voltar
Comente este texto