Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elisabeth Schmidt

    Meu deu uma tristeza ler esta coluna magnífica. De mãos atadas.

    Responda
  2. Lucas Sampaio

    Essa coluna é sensacional.

    Responda
  3. Eduardo Ribeiro

    Perfeito! Parabéns!

    Responda
  4. celio caus junior

    As instituições esto funcionando.... para manter tudo do jeito que está.

    Responda
  5. Flávio Rodrigues Fonseca

    Depois do "robozinho"da Folha dizer que meu último texto enviado precisava de moderação, fica evidente a feroz censura da Folha a publicação de certos assinantes. Vergonhoso.

    Responda
  6. Flávio Rodrigues Fonseca

    Nada a acrescentar a não ser. PARABÉNS CONRADO!

    Responda
  7. Helio Cardoso

    Permissividade do sistema. Será assim enquanto os "de notáveis saber jurídico" forem escolhidos e nomeados por aquele que um dia poderá vir a, por eles, ser julgado. Sem falar na explícita promiscuidade entre o executivo e a pgr, que nos faz passar vergonha.

    Responda
  8. Antonio Carlos Souza

    Nunca pensei que chegaríamos a esse ponto! O Brasil desce ladeira abaixo

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Os sinais emanados na campanha à reeleição de Dilma, foram emitidos.

  9. fauzi salmem

    Mandou bem! Acho que os políticos, que realmente defendem a democracia, deveriam lutar para que os Ministros do STF fossem eleitos pelos operadores do mundo jurídico. Ninguém melhor do que advogados, juízes, promotores etc, para avaliar a capacidade e senso de justiça dos que se candidatarem. Nada de Presidente indicar, senão esse "diálogo institucional" continuará. Teriam de ser eleitos, aprovados pelo Senado e o Presidente apenas empossaria o vencedor. Mudar a Constituição é preciso!!!

    Responda
  10. Alberto A Neto

    Ainda não vimos nada digno de estranhamento! O STF sempre foi um "puxadinho" da Casa Grande, com uma ou outra exceção; talvez Vitor Nunes Leal e Adauto Lúcio Cardoso. Desde que funcionava em uma sala do Senado no Brasil Império, o Supremo é "Ad hoc". Conrado deve preparar o estômago, fígado e narinas para o que vem por aí na esteira do terrorismo evangélico, a reboque do substituto de Marcus Aurelius. O obsequioso e servil advogado da União apoiado pelo falangismo pentecostalista está a postos!

    Responda
  11. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Como diz o Pazuerro para o Bozo: é simples assim! Um manda e outro obedece. Essa frase virou paradigma em todas as esferas dessa república das bananas.

    Responda
  12. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Como diz o Pazuerro para o Bozo: é simples assim! Um manda e outro obedece. Essa frase virou paradigma em todas as esferas dessa república das bananas.

    Responda
  13. Antonio Catigero Oliveira

    Velha ladainha: tudo de brincadeirinha. Nessa terra de espalhafatos, quando o Poder Executivo implementa políticas públicas visando fortalecer as instituições, seu fortalecimento causa tudo isso aí... Só o PT não sabia. Indicou o dito-cujo, que ganhou asas de galinha pensando ser asas de condor... Quando se aliou à Lava Jato, seus voôs foram rasos, mas pensou que estava sobrevoando picos perto do céu. Agora, está percebendo que nem saiu do galinheiro no quintal golpista da extrema direita.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      De posse das asas, chocava os ovos no ninho do Marreco.

  14. Alberto A Neto

    Desde o momento em que o ministro do STF indicado por Lula presidiu a mais alta corte, a suprema magistratura abriu a porteira ao Forte Apache com rapapés e salamaleques aos pretorianos. Não se deu conta de que "milico não perde viagem" e os pretorianos sabem muito bem que "por onde passa o boi, também passa o boiadeiro". Os milicos nem precisaram estacionar um jipe mais dois marrecos fardados. O STF genuflexo já rezou o terçado.

    Responda
  15. Gilmar Maghenzani

    Bem que o Lula falou, são covardes

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se vc não gosta dele não adianta vc vai sempre critica-lo, mas vamos lá, eu não acho que ele se borrava não pq ele é inteligente político queria todos do seu lado e está certo ou não?, e vamos ver se vc está informado porque vc acha que foi mal sucedida a operação no Haiti?

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Se teve um presidente que sempre e borrou e puxou o saco de milicos é bom lembrar do Lula. Acha normal milico em todas as áreas do governo e é sempre bom recordar a vergonhosa e mal sucedida intervenção no Haiti.

  16. romulo paiva

    Enquanto tivermos um STF com mandato eterno, intocáveis, impedidos de serem investigados, salários estratosféricos, teremos muitas decisões absurdas. O ideal é como alguns países, mandato com tempo fixo, 5 anis, 7 anos , etc

    Responda
  17. João Teixeira Junior

    Parece que o STF não vai acordar nunca. Desde antes da eleição, já se emplacava o discurso que "um cabo e um soldado seria suficiente para fechar a mais alta corte do país." Muita coisa piorou desde então. A movimentação pelo golpe contra as instituições é inequívoca. Nada vem de contundente vem sendo feito para impedir o golpe que se aproxima. Os ministros ainda vão ser acordados com um fuzil apontado para o nariz. Será tarde demais.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Com exceção de 1 ou 2, serão acordados para tomar o café - satisfeitos - com os fuzis.

  18. Jose Carlos

    Esse sistema de indicações de ministros do stf e pgr pelo presidente, plágio do sistema americano, precisa mudar na primeira oportunidade. É triste ver gente no naipe de barroso, carmem, kassio, tofoli, fux, e outros na maior corte de justiça brasileira.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      A culpa é de quem vota em senadores ridículos.

  19. newton penna

    Depois que o Barroso não viu nada demais nas armações do Moro, quem ainda o pode levar a sério? Ele só viu "pecadilhos" na atuação de um juiz suspeito e incompetente para julgar.

    Responda
  20. GIVALDO LIMA

    Lamentavelmente sua análise esta perfeita e irretocável, triste realidade que estamos vivendo em nosso país!

    Responda
  21. SERGIO ELIAS DIAS

    O último parágrafo deste artigo é espetacular. Merece ser recortado, colado num quadro e pendurado em todas as repartições, públicas e privadas.

    Responda
  22. Joao Antonio

    "Muitos ministros do STF rejeitaram o princípio [da Ética] e se presumiram insuspeitos nas situações mais escandalosas de conflito de interesse. Maximizaram poder individual de chicana e naturalizaram tribunal anômalo..." Dr. Mendes, quando leio isto recordo que não gostava da Dilma e agora sinto saudades, o que fazer para fazer algo e não sentir sentir saudades desse STF?

    Responda
  23. Hernandez Piras Batista

    A questão levantada pelo colunista é pertinente: agora, basta ao órgão público alegar falta de verbas para que se possa deixar de cumprir ordem judicial? E os povos indígenas continuarão a ter suas terras invadidas impunemente? Há juizes ainda em Berlim?

    Responda
  24. Jurema Nordeste

    Não estou entendendo, folha. Meus comentários não aparecem desde o último artigo da Cristina Serra... e agora neste também.. . Não tinha em nenhum deles nada desrespeitoso..

    Responda
  25. Marcelo Brandão

    Infelizmente, artigo irretocável, excelente, triste realidade deste país.

    Responda
  26. Jurema Nordeste

    "Autodegradação voluntaria''. É assombroso mesmo. Que Tupã tenha dó de nosostros.

    Responda
  27. jose raimundo machado moreira moreira

    Muito bom seu comentário,parabens CONRADO MENDES

    Responda
  28. ADRIANA QUEIROZ

    Na cabecinha!

    Responda
  29. Luiz Candido Borges

    Direto no alvo e em grande estilo, como sempre, mas ouso fazer um reparo: as FFAA, foram, de fato, as instituições mais agraciadas pelo orçamento - excetuando o legislativo e judiciário, que são hors-concours, é claro - mas toda essa dinheirama é para o bolso dos nossos bravos militares, os reformados e seus incontáveis pensionistas. Não sobra nada para investir, principalmente em algo que nos afastaria da barbárie.

    Responda
  30. José Augusto Bernabé

    Hubner, não sei sua idade, mas, você ainda vai aprender que as "Leis" por aqui sempre foram feitas para os Pobres, nunca para os Poderosos.

    Responda
  31. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Os interesses das elites se sobrepõem aos do cidadão; veja, por exemplo o adiamento da pauta da correção do FGTS realizada pela mesma pessoa que esqueceu, já por mais de dez anos, o processo do RJ.

    Responda
  32. Nilton Silva

    Perfeita análise.

    Responda
  33. Hernandez Piras Batista

    Sempre admirei o jurista Barroso. Como ministro do STF, elené uma decepção. Mas, a verdade é wue o nível do comportamento institucional da Corte é baixíssimo. Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Fic, Toffoli, nenhum deles atua à altura do seu posto. É o STF perfeito para Bolsonaro.

    Responda
  34. MANUEL SALLOVITZ

    Quando ministro se nega a entregar celular, muda número e não é preso por obstrução de justiça, perde-se um pouco a respeitabilidade. O mesmo acontecerá como o Congresso se Daniel Silveira não for cassado STF e Congresso pagarão caro por tentar contemporizar com um govêrno que só tem um objetivo:permanecer no poder no voto ou no golpe

    Responda
  35. MARCOS BENASSI

    Oh São Hübner, protegei-nos da bazófia, da bobagem e da mentira, amém. Last but not least, da covardia. Amém bis. Esses parvos têm medo de quê? De dar uma ordem de prisão e serem desobedecidos frontalmente? Como assim, 4 planos toscos? Cana no segundo, pô; não é uma ordem da mais alta magistratura? Isso não é "bosque democrático ", é um "bbbooquete democrático", daqueles bem pornográficos, onde a vítima sai lambuzada. E sorri, para delírio dos hhonanistas...

    Responda
  36. Samuel Machado

    Certeiro, como sempre! Quando Jânio se aposentar continuarei tendo um bom motivo para permanecer assinando esta Folha: Conrado!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Infelizmente, caro Samuel, ocorre que o seu Janio é jornalista profissional, ao contrário do nosso querido Conrado. Daqui a pouco, ele fica de figo danificado, e vai viver uma vida boa sem ter a atribulação de escrever na folha. Espero que interferem um resolva, e a gente possa contar com ele por muitos anos. Mas Herda acontece, agarre-se também aos outros competentes articulistas desta folha, só por via das dúvidas...

  37. Jorge Sá de Miranda Netto

    O STF estas prestes a melhorar sensivelmente com a nomeação, endossada pelo ínclito Senado. de um ministro TERRIVELMENTE evangélico, valha nos Deus!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Acuda, Jesus da Goiabeira!