-
SILENE MARIA DE SOUSA
Quando a princesa Isabel, libertou os escravos em maio de 1888 dando-lhes a tão sonhada liberdade, eles simplesmente saíram das fazendas de café e outros trabalhos escravos sem nada, sem a mínima condição de viverem com dignidade, de terem moradia, alimentação e uma vida de respeito e aceitação na sociedade. E até os dias de hoje os negros sofrem por esse descaso, por essa herança da escravidão. É preciso mudar e dar à população negra oportunidades de crescimento e realizações.
-
José Cardoso
Pela notícia, são 3 suicídios numa determinada instituição. É preciso cuidado para não explorar esses dramas pessoais e familiares para agendas políticas.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Acho que negros confrontados ao sentimento de não pertencer, devem ser treinados para não pedir licença como convidados furtivos de uma festa exclusiva. E esse não pedir licença deve decorrer de seu orgulho de cultura. Cultura forjada nos porões dos navios negreiros, na senzala e na chibata. Mas também Cultura na poesia de Cartola. Nélson Sargento. Lupicínio e Caymmi. Na melodia de Pixinguinha. Devem assumir sua herança, sem desafio ou insolência dos feridos, mas com o Poder do seu Orgulho.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.