Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUCIANA LAUSER TIMM

    Muito bom! Fantástico.

    Responda
  2. José Cardoso

    A descriminalização da maconha ajudaria a diminuir a escola do crime, que é a cadeia. Mas não adianta se iludir, não há bala de prata. As populações das comunidades tem direito à lei e ordem, o que exige um policiamento forte no enfrentamento dos grupos armados.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Dona Djamila, nada, absolutamente nada, indique resposta positiva a essa questão. A Bozofrenia saiu do armário e, como aumento quantitativo e piora qualitativa das posições de direita/ultraliberais, tende a tornar a vida de quem é mais frágil, pior. Sejam pretos, mulheres ou gays, ou qualquer combinação/variação disso. Tirar o bode da sala é o primeiro passo; restarão os cacos, o estrume e a fedentina. A gente pode ficar mais atento, mas o entorno será pior.

    Responda
  4. Claudio Belodi

    Talvez voltarão aqueles que compram o silêncio com o Bolsa Família. Bolsa Trabalho, nem pensar!

    Responda
  5. José Oliveira

    Depois que Bolsonaro cair, primeiro, se for pelo voto ou não, resta saber se a população negra estará envolvida de corpo e alma nesse processo; E que ferramentas utilizarão? Pois segundo A. Lorde, ...as ferramentas do senhor nunca derrubarão a casa grande. Segundo? que lifestyle essa população negra irá conquistar para ela e os seus?

    Responda
  6. sergio barbosa

    A população negra vai continuar a ser massacrada talvez com menor intensidade quando Bolsonaro cair. Mudar a política de combate às drogas, mudar a mentalidade das polícias e dos juízes, e penalizar o racismo com severidade podem ajudar a diminuir o massacre.

    Responda
  7. João Carlos saraiva torres

    Tem negro que , mesmo ante as atitudes tomadas por Ministros e o proprio Presidente, claramente contrarios aos seus interesses de defesa de sua cultura, e seus idolos, ainda os apoiam. E agora.Pode?

    Responda
    1. Claudio Belodi

      Esses não são negros, são pretos, porque negro não é cor.

  8. Luís Bustamante

    Sim, mas primeiro é preciso fazer Bolsonaro cair. Essa é a tarefa mais urgente e necessária, sem a qual não há como pensar num depois

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    Sou negro e com pesar digo que vi negros - assim como pessoas LGBT e até mesmo muçulmanos - votarem em Bolsonaro: um presidente racista, misógino, extremista, islamofóbico e LGBTfóbico! Que as minorias não votem mais no opressor! Uma vergonha pardos e pretos votando em um homem que diz que "quilombolas não valem mais X arrobas!".

    Responda
  10. José Antônio

    ´´Quando os governos-camisas-amarelas (federal, estadual e municipal) caírem, população negra deixará de ser massacrada?`` SIM!

    Responda
  11. Negão Bereguedê

    Massa negona! - A favela tá ligada da colé. A maioria dessa pivetada de condomínio mira os seus no parquinho. Não miram a fome e a violência que sentimos mas, seus brinquedos sem vida e sua felicidade fabricada. O problema deles é a noite pois, sondado pela insight da ignorância, ofuscam as estrelas com o devagar dos seus gritos e demônios confusos.

    Responda
  12. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Quanta maldade, quanta mentira, quanta treva num texto só. É a essência dessa treva que transformou o Bozo num Messias. O homem que ficou quase trinta anos nos becos escuros da política tornou-se luz de milhões de brasileiros sob o manto negro da hipocrisia midiática. Para brilhar num Maracanã de trevas, basta acender um fósforo. O texto acima é um tipo de Maracanã em que basta somente a leitura do título para revelar a grandeza das trevas. Assim fica fácil ser um Messias.

    Responda
  13. Rodrigo Ribeiro

    Não. Continuaremos sendo massacrados pelos aplicativos. Entendeu?!

    Responda
  14. Cloves Oliveira

    Provavelmente não porque a vitimização cria dependência. Vivemos numa sociedade de vitimização, onde as pessoas se sentem mais confortáveis assumindo o papel de vítima do que assumir a responsabilidade pelo próprio destino. A vitimização é um processo dinâmico onde a vítima participa de própria vitimização. Todos nascemos vencedores e com auto determinação, mas alguns se deixam hipnotizar pela sociedade, sucumbindo à mediocridade e á auto vitimização.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      De todas as suas "gotas de sabedoria", talvez esta tenha sido a mais indecente. De um reacionarismo que fede aos anos trinta. Parabéns!

    2. Hernandez Piras Batista

      Ah, sim. Segundo o sábio, "a vítima participa da própria vitimização". Não esqueçamos disso! Talvez, a única verdadeira vítima neste episódio tenha sido a bala...

    3. Hernandez Piras Batista

      De fato, a jovem Kathlen foi eficazmente "vitimizada". Sua "dependência" será eterna.