Ruy Castro > Bolsonaro prepara o golpe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Que o presidente genocida prepara o golpe é o óbvio! se vai ser apoiado é a questão, com brutamontes e milicianos ao seu redor não terá sustentação. Mas, promoverá uma guerra civil? A Alemanha também começou assim...
É uma contradição, condenar as urnas eletrônicas que o elegeram. Então a eleição dele também foi fraudada? Não passa de uma ameaça, um aviso de que não largará o osso se perder. TÃpico de autocratas. O Trump queria fazer isso, mas o Comandante do Exército virou-lhe as costas. Aqui, tenho receio de que a comprovada submissão dos comandantes conduza a uma ditadura sanguinária. Acho difÃcil, militares com tantos privilégios salariais, se juntarem contra o chefe que luta por eles, não pelo Brasil.
A mim parece que o golpe esta muito proximo de se concretizar. A duvida que fica e: quando novamente o povo retomar a democracia, o Genohcida, canalhha, quadrolhheiro e desorienthado sera extinguido do mundo ou vao perdoa-lo como fizeram com os canalhhas de 1964?
A paródia mal construÃda do cabo germânico, tentou se defender de eventuais omissões na condução da pandemia. Mas a grande verdade, que cada vez se mostra mais óbvia, que se houve alguma omissão, não foi intencional, porque o roteiro oficial foi boicote explÃcito e sabotagem deliberada.
Era tão óbvio a intenção dele até antes de 2018. Não faltou pessoas na mÃdia tentando alertar o óbvio ao povo. E agora vivemos na iminência de vivermos na República das Bananas governada pela famÃlia bozo. Não seremos mais brasileiros, mas sim bananinhas !
Se der o golpe não vai sustentar. Uns 70% sabe de seus incompetência e como é mau. O que pode acontecer é ele mergulhar o Brasil num banho de sangue até com exército estrangeiro entrando no paÃs.
Sim, concordo, só não vê quem não quer! Aqueles que não concordam com ele o tratam com condescendência e desprezo, como se se tratasse apenas de fanfarronices. Não é. Se houvesse alguma coragem polÃtica nesse paÃs, além da Covid, Bolsonaro deveria ser convocado pelo TSE a explicar-se apresentando provas de que o processo eleitoral brasileiro é fraudulento como já afirmou várias vezes. Preparando o golpe minuciosamente enquanto assistimos impotentes diante da inércia geral que impôs ao paÃs.
Muito bom texto Rui, como sempre o faz. Acontece que antes de vermos o óbvio temos que tirar esse Genocida imediatamente.
Um dia quando os historiadores se debruçarem para estudar a reação dos brasileiros frente aos absurdos deste governo não conseguirão entender . Porque deixamos isto acontecer??????
Na verdade, o povo é idi ot a, como são estes comentaristas de pasquim . Povo não pode votar; povo tem que ser conduzido! É óbvio! Gritem e xingem à vontade, ; não lerei as respostas mesmo. Boa noite à todos!
Solemente ignorado. Rararara
Ele é o próprio golpe. Não se pode dizer que ele é burro, isto ele não é. Mas usa a inteligência para o mal, sua gestão é errática e rasteira.
Abaixo os camisas-amarela! Principalmente o camisa-amarela-mor. Culpa do Patão amarelo e de seus patinhos amarelos.
E esse trato da mÃdia com esse coisa-ruim só por umas porcarias de reformas na economia! Se venderam por nada...
Como antes, na história, ninguém achou que chegaria a algum lugar! Foram dando corda, achando que ele poderia ser controlado, manobrado.... Depois de 13 anos e uma guerra mundial conseguiram tira-lo onde o haviam colocado por medo do, como sempre, comunismo! Aqui no Brasil se fez o mesmo! Dúvido que algum paÃs venha a entrar em guerra pra nos salvar! O golpe de 2016 foi um dos muitos sinais de que estamos sozinhos contra Bolsonaro... E vocês da mÃdia, estão trancados aqui com a gente!
Se nos Estados Unidos ,considerado a democracia mais sólida do mundo, quando a derrota de Trump se tornou inevitável, houve invasão do Capitólio, imagine aqui no Brasil . O presidente já decretou de há muito, que a urna eletrônica não é digna de confiança ,daà que, em caso de derrota iminente ,só restará o golpe . Os preparativos já começaram .
Agradeço o comentário do Hernandez corrigindo o meu equÃvoco entre teatrólogo e dramaturgia.
Em todo o golpe, os primeiros a serem silenciados de fato, são os que o apoiam, sejam militares, os endinheirados oportunistas e o clero em geral, depois vem o resto a carne fresca.
Quem fez 64 não faz 69 .
Pior, he, he...!
No Brasil, como em todos os paÃses latino-americanos, as Forças Armadas só existem para conspirar e realizar golpes polÃticos. Pela defesa da pátria contra cobiça de paÃses estrangeiros, eles nada fazem. Pelo contrário: estendem tapete vermelho pra que as potências capitalistas surrupiem o paÃs. Bando de Covardes!!!
O exército brasileiro tem que acabar.
Ora pois!!! Quantos jornalistas apoiaram e participaram ativamente para o golpe de 2016? Depois contra Haddad que, qualquer ser com um mÃnimo de inteligência saberia que seria melhor para o paÃs do que um esgoto ambulante. Sinceramente, o óbvio era que esse ser aà entraria para não sair. Espero que de alguma forma Bolsonaro interfira na vida de todos vocês que o elegeram.
Ele "interferirá" na vida de todos nós. Mas não importa: se gente como você puder morrer gritando que o culpado é o outro, já está bom, não é mesmo?
A impressão q tenho q o golpe já foi dado, falta o motivo q serão as eleições.
Um único reparo: Ruy fala em "PMs dos estados e o baixo oficialato do Exército, que ele corrompeu com cargos, benesses e ideologia". Ora, esse pessoal é corrompido desde sempre. São a própria corrupção.
Ruy, infelizmente, você está certo. Estamos f..........
Só é golpe quando o presidente faz o que o povo nao quer! Neste caso,, o povo brasileiro pede ao presidente ja faz tempo, é pra colocar na cadeia os traidores da patria que estao sentados na cadeira do STF, e do congresso nacional!
Gabriel Santos, você vai entrar para a História. É o primeiro robô que aprendeu a mugir.
Gabriel Santos, o Programa do Ratinho já começou. Vai pra lá!!
Golpe é Golpe. Não deturpe a lÃngua com uma lógica torta.
O rebanho, uma minoria que muge por aÃ, não conta sequer como seres humanos. Muito menos como povo.
Sergio, você não leu o livro O Anjo Pornográfico. Então leia. É justamente neste livro que consta o que mencionei nos meus 3 comentários. A sua incapacidade crÃtica de associar ao que escrevi ao comentário do Ruy Castro, é fruto da falta de leitura e do conhecimento histórico do perÃodo em que Nelson Rodrigues viveu. Ele foi um grande teatrólogo, escreveu peças que transformaram o teatro brasileiro. Li e assisti no teatro todas as sua peças. Isso não o isenta de sua apologia a ditadura.
Teatrólogo é quem estuda o teatro. Quem escreve teatro é dramaturgo. Nelson Rodrigues foi um grande dramaturgo, o Prof. Sábato Magaldi é um grande teatrólogo.
Reinaldo, se tudo de que você acusa o Nelson já está no livro e mesmo assim você ainda acha o Nelson um gênio do teatro, qual é o problema do Ruy citar uma frase dele?
Golpe que golpe. Do supremo que opina e desautoriza sobre tudo? Da midia, principalmente do JN um panfleto das meias verdades? Do Renam e seu circo de horrores? Da esquerda que torce contra? Golpe, que Golpe?
''...Do supremo que vota por 6 x 5 contra - depois de um famoso twitter de um general - o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". ''..Da midia, principalmente do JN num panfleto das falsas verdades no debate entre Collor e Lula? ''Do Renam Camisa Amarela e seu circo...? Da esquerda que torce contra golpes... De 1964, de 2016, de 2018...
Golpe de uma quadrilha Miliciana apoiada basicamente por criminosos milicianos do Rio de Janeiro que se projeta sobre a baixa oficialidade das polÃcias estaduais e do mundo de recrutas e cadetes das Forças Armas. Este Golpe.
Não há mais golpe agudo, com quartelada, tanques nas ruas. Não. Os golpes de Estado agora são crônicos e paulatinos, são sedimentado dia a dia com declarações do tipo "Cabo e soldado para fechar STF". É na normalização do absurdo que o golpe se materializa. O nosso já foi. Resta é reverter, não evitar.
Gabriel, você é um. f a s c i s t i n h a ingênuo ou mentiroso. Se houver ditadura, não será para limpar nada, mas apenas para concentrar a corrupção e os privilégios nas mãos "certas". Nenhuma ditadura na história não fez mais do que produzir corrupção.
Voce ainda nao viu nada!Esta achando que elegemos uma dupla de militares pra continuar na mesma???O STF esta tendo tempo de fazer a limpeza necessaria, nao fez e nao faz porque tem rabo preso!Entao voce pode aguardar que vai acontecer a limpeza, pela força.E nao sera golpe, porque é o que o povo quer!Foi por isso que elegemos um homem de fora do sistema!O choro é livre!
Era óbvio que a condenação de Lula, sem provas, visava afastá-lo da disputa eleitoral e que essa medida excepcional era um perigo para as instituições e para o estado de direito. À época o articulista comemorou a condenação sem provas dizendo que corrupto não passa recibo. Deu no que deu...
Em 2018, comentei por aqui, havia dois tipos de candidatura: as "civilistas" e a "militar-miliciana" constituÃda por filhotes da ditadura, defensores da tortura, discÃpulos da linha-dura, do golpe dentro do golpe de SÃlvio Frota. Uma dupla, general e capitão, ambos punidos, respectivamente, em 2016 e 1986. Aquele com perda do Comando do Sul por "boquirroto"; este por "mau militar" segundo o general Geisel. O golpe foi dado em 2018. Os pretorianos eleitos já tutelam as instituições e os poderes!
Certo, prezado Ruy. São visÃveis os sinais de desatino e a conexão de Bolsonaro com as anarquias caóticas e violentas. Os apoios que chegam com as categorias de base da militarização institucional e o silêncio absurdo que vem do Congresso. A insubordinação no caso de derrota eleitoral. Uso e abuso de manipulação da informação. 'Avisos' que sugerem desobediência ao STF. A conclusão é uma só: gestação de um golpe. .../Claudia F.
A esquerda só entende golpe e ditadura. Bobagem. O que os bolsonaristas querem é igreja evangélica e milÃcia. Como conseguir? A partir da desestruturação institucional. Veja o Rio. Disfuncional para quem é de fora, mas uma realidade possÃvel para quem está dentro... Bolsonaro só entende o mundo assim.
Já estamos no olho do furacão. O golpe já foi dado. O ditador só está saneando o que sobrou. Faz força para matar o máximo possÃvel de brasileiros sabotando a saúde e inflaciona o paÃs para quebrar a economia. Usa o aparelho de Estado para que dividindo a oposição do seu governo pode acabar com a democracia. Foi o que aprendeu na AMAN durante 7 anos em que esteve lá.
Se esse golpe precisar da LogÃstica de quem acompanha ele sem máscara, e seus soldadinhos de chumbo, sei lá.
Desculpem, mas estou indignado com o artigo do Ruy Castro. Ele escreveu uma biografia sobre o Nelson Rodrigues, sabe do envolvimento dele com a ditadura, sabe da deformação de caráter do Nelson Rodrigues, que não reconheceu em vida a paternidade de duas filhas. Sabe como ele atacava o bispo de Olinda, Dom Helder Câmara, mas mesmo assim cita Nelson Rodrigues para falar sobre o óbvio do golpe de Bolsonaro, quando o Nelson não viu o óbvio da tortura que seu filho estava sendo submetido. Absurdo!!
Reinaldo da Silva, antes de continuar dizendo bobagens sobre Nelson Rodrigues, leia-um livro chamado “O anjo pornográfico --- A vida de Nelson Rodrigues”, escrito por... olha que coincidência: Ruy Castro!
Ruy Castro, sempre gostei dos seus textos. Sou sua admiradora. Tenhamos fé que a inteligência do povo brasileiro será soberana nas urnas. Nem a compra de votos com os favores em forma de isenção de impostos aqui ou emprego ali vão determinar a vitória de Jair em 2022. Tenhamos fé. O bem será vitorioso!
... quando da tortura em seu filho, Nelson Rodrigues escreveu uma carta ao general ditador Medici indagando sobre a tortura no Brasil. Nelson Rodrigues não viu o óbvio, acreditava que no regime militar não havia tortura. Nelson Rodrigues ainda encanta conservadores/reacionários como o Pondé, suas frases viraram cliches. Foi um defensor da carteirinha da ditadura. Ruy Castro esqueceu que escreveu um excelente livro sobre o Nelson Rodrigues. É um absurdo do Ruy querer lembrá-lo neste caso.
Ruy Castro, pare de fake News. O governo vai dar golpe no governo? Que falta de assunto. A Folha precisa rever seus comentaristas, porque o nÃvel tá abaixo do aceitável. Eu nunca vi um nÃvel tão baixo.
volte duas casas, até 1937
É uma contradição do Ruy citar O Nelson Rodrigues para mencionar a obviedade de um golpe de Bolsonaro. Por que? Nelson Rodrigues foi um defensor do golpe militar de 64, usava seu espaço no jornais da época para atacar impiedosamente seus adversários. Era próximo ao general Medici, ditador entre 70 a 75, quando as perseguições polÃticas, torturas e crimes eram banalizados. Nelson só mudou de atitude quando soube que seu filho Nelsinho estava no DOI-CODI sendo torturado. Continuo em outro espaço.
Muitos aqui ainda não tem ideia do que é um regime ditatorial. Os crÃticos com algum poder de reação já estão sendo devidamente listados. Alguns poucos seguidores, talvez, tenham carteirinhas, a saber a estabilidade delas. Muitos anônimos, inclusive os Bolsonaristas, podem vir a sentir o que é a ditadura, se estabelecida, mais adiante. A turminha amiga que comentam abaixo, ao menos parte significativa dela, que se cuide.
"Comenta abaixo" pode estar ajudando construir um futuro ruim para todos, para eles, amigos e familiares.
O Bolsonaro destruiu e desmoralizou as Forças Armadas completamente ao pedir e conseguir que o general Pazuelo não fosse punido por infringir seu regulamento interno. Bolsonaro vem espalhando a anarquia e destruindo as instituições republicanas, e pasmem, utilizando instrumentos da própria democracia para isto. É isto que o nosso querido articulista não consegue perceber e daqui a pouco vai dar uma de Dom Quixote.
O que é óbvio, mas poucos enxergam é o papel dos militares que desde 2013 estão trabalhando nas sombras. Hoje, muitos em cargos executivos deixam o genocida tumultuar com o seu teatrinho cotidiano, se fingem de democratas. Já faturam alto.
O golpe já foi dado. Logo após a vitória de Dilma quando o PSDB implodiu a governabilidade com pautas bomba. Bolsonaro tem o apoio do Exército e da elite empresarial. Um Estado Neopentescostal/militar/agro-rentista a caminho
Uma tentativa de golpe seria terrÃvel para o paÃs, pois não estamos mais em 64 e a internet existe. Vão bloquear a imprensa, as redes sociais, wtsapp... tudo? Obviamente que não. Há uma grande estrutura econômica que não permitiria esse desmanche. O fato, pois é: o Brasil precisa urgentemente se livrar de Bolsonaro e suas ideias retrógradas que não levarão a nada, estamos perdendo tempo! #Ciro2022
Eu recebi uma mensagem de uma amigo muito interessante. Quem escreveu foi "Keanu Reeves"" Nós vivemos numa geração de pessoas emocionalmente fracas, tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade"
Ao se aliar e se deixar capitanear pelos esquerdistas impedernidos juramentados, o Rui deixa de ser um bom escritor e passa a ser outro que entrou na onda do ódio ao Bolsonaro. Se transformou em mais um "jornalista" de pauta única. Uma pena.
Pior que o grito dos maus é o silêncio dos bons. Castro nao foge à necessária resistência diante da crescente barbárie.
Não entendi, o Ruy não tem razão e o idiota que está na presidência tem?!
Ser contra o inepto é dever de cidadania, compromisso com o próprio bom senso, necessidade de não silenciar sobre uma realidade distópica, um governante que promove milhares de mortes de caso pensado e sempre dobra a aposta. Deixou de ser questão de direita e esquerda há muito tempo
Estou começando a ficar com medo. Só não tem medo quem não viveu 64.
Nacib, eu não vivi 64, mas compartilho do mesmo medo. Acho que estamos brincando com fogo.
Nunca li tanta asneira. Como é que este jornal, o maior do Brasil, contrata alguém para escrever essas bobagem? Lógico que isso depõe contra este diário. Se o 'jornalista' não tem tem assunto para a sua coluna, sugiro fazer um curso de culinária e escrever sobre comida.
É justamente isso que os autoritários querem: que ao invés de publicar *bobagens* contra o ditador de turno, os jornais publiquem receitas culinárias. Seu comentário diz muito sobre você.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Os militares voltaram muito rápido ao poder após 88. Desde o império, a República sempre teve a participação de militares, direta ou indiretamente. Por enquanto, nós estamos na ditadura indireta, 2022 tá chegando a direta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Bolsonaro prepara o golpe Voltar
Comente este texto