Ruy Castro > Bolsonaro prepara o golpe Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Miro Costa

    Como observador político, Rui Castro é um fracasso. Volte às suas biografias, aos comentários culturais, às memórias.

    Responda
    1. SERGIO saraceni

      Miro Costa, vc como democrata é um fracasso...Não perca o Alexandre Garcia hoje, hein!!

  2. José Cardoso

    A presidência é como aqueles touros mecânicos de parques de diversão. Jânio e Collor caíram antes do tempo regulamentar. Boa parte da imprensa nunca engoliu o Bolsonaro desde antes da eleição, e a CPI de agora tenta repetir a de Collor. O estilo do presidente é partir para o ataque, e se haverá ou não um golpe depende da correlação de forças.

    Responda
  3. Vinicius Barreto Pinho

    A democracia hoje não é destruída em golpes tradicionais, ela é paulatinamente enfraquecida por líderes que, apesar de eleitos em um primeiro momento, passam a abusar dos limites do cargo para enfraquecer as instituições e tornarem-se ditadores. Acabam por dar um "autogolpe", tal como ocorreu na Hungria, Polônia, Turquia e outros países que Bolsonaro tem grande afinidade e hoje segue a cartilha. Não se trata de uma previsão de futuro, mas uma constatação do agora.

    Responda
    1. Vinicius Barreto Pinho

      Miro, faltou espaço ali para citar a fonte. Contudo, você se engana quando fala que ninguém questiona. Hungria e Polônia enfrentam acusações severas dentro e fora da Europa, inclusive com sanções econômicas. E democracia não é apenas a vontade da maioria, isso se chama ditadura da maioria. Democracia é a escolha da maioria a partir do respeito aos direitos fundamentais, inclusive das minorias. Vale lembrar que Rússia, Venezuela e Turquia começaram como hoje começa a Hungria e Polônia.

    2. Marco Aurélio Mello

      Ótima análise.

    3. Miro Costa

      Faltou citar a fonte de sua pesquisa. O profeta do caos Steven Levitsky. E explicar os tais "golpes" na Hungria e Polônia. Pois, goste-se ou não, nestes dois países há governos fortes porque os eleitores assim o decidiram em eleições livres. Ninguém acusa fraude. O caso da Turquia é diferente. De toda maneira, democracia é aquilo que a maioria quer que seja. Ou democracia é governo de minorias?

  4. Alysson Guia

    Talvez seja verdade, mas bolsonaro apenas está tirando proveito de uma situação que é anterior ao seu governo. A deteriorização da democracia no Brasil tem seus fundamentos na máquina pública ineficiente, na justiça morosa e no sistema político que além de não ser representativo da sociedade ainda é uma carga pesada nos ombros dela. A gente corre o sério risco de ver a CF de 88 ir pelo ralo.

    Responda
  5. SERGIO saraceni

    Pela maneira com que os comentaristas bolsonaristas estão reagindo a esta coluna, talvez haja mesmo motivo para nos preocuparmos.

    Responda
    1. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

      Quer dizer que criticar a mitologia desvairada das narrativas da esquerda transforma todo mundo automaticamente em “bolsonaristas”? Não admira que nossa esquerda tenha até hoje inveja dos processos stalinistas.

  6. José Augusto Bernabé

    Bem, Golpe não se antecipa e nem se prevê, é dado de "sopetão", na Política e no Estado é diferente, há uma coisa que se chama "Clamor" e esse clamor contra as impunidades da justiça e liberação sistemática de condenados cria sim esse clamor. As Esquerdas sempre foram responsáveis diretas pelos "Golpes" que se desenrolaram pelo Mundo, principalmente na Eleição desse nosso Presidente atual.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Claro, o supra-sumo da síndrome do 'e o Lula? e o PT" será a bizarrice de atribuir a quem sempre respeitou o regime democrático a culpa pela sua eventual derrocada. O 'clamor' é a desculpa esfarrapada dos golpistas. Foi assim em 64, quando tiraram um presidente que (hoje sabemos) tinha grande popularidade. O inepto é responsável por muita coisa, mas não assume responsabilidade nem por suas próprias declarações. E há os acólitos para dizer bobagens pela internet corroborando a covardia

  7. Luciano Napoleão de Souza

    Se Bolsonaro assim agir não será um golpe, mas um contragolpe!!

    Responda
    1. Ulysses Daniel

      A velha justificativa de 1964.

  8. Ana Ferraz

    Então, Ruy Castro, o problema era a Dilma e o PT e em 2018, a escolha era muuuito difícil! Imagino que estejas feliz com a sua cota de contribuição para essa herda (obrigada Benassi)! E para seu governo, as esquerdas sabiam do projeto golpista desde 2014, quando oficiais lançaram a candidatura do sujeito. Logo, você demorou para ver o óbvio.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Ana, desde quando Ruy Castro apoiou Bolsonaro? Ser crítico do PT não é o mesmo que apoiar Bolsonaro. Castro não criticava o PT com argumentos da extrema-direita. Sua posição é tão autoritária quanto a de um bolsonarista. Para eles também ou se é bolsonarista ou se é comunista, sem meio-termo.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Esqueceu miliciano Ana.. .

    3. Ana Ferraz

      Caro Sergio Saraceni, Dilma e o PT nunca ameaçaram a democracia brasileira. O deputado jair, sim. Defensor contumaz de ditaduras, ditadores e torturadores, misógino, homofóbico e racista, nunca escondeu quem era. A sorte foi lançada e seus eleitores escolheram a própria herda. Agora estamos todos metidos na herda e sujos de sangue.

    4. José Del Ben Gonçalves Rostey

      Veja que quem votou em Bolsonaro em 2018 ainda tenta justificar a escolha de um governo autoritário e com projeto ditatorial com o falso argumento de não ter havido escolha. Vocês escolheram usar um ditador assassino e corrupto como instrumento de combate a corrupção que poderia ser controlada dentro de um governo democrático. Vocês escolheram a ditadura. Assumam isso!

    5. SERGIO saraceni

      Cara Ana Ferraz, é o contrário: se Dilma e o PT não tivessem feito tanta herda (obrigado, Bonassi), o eleitor não teria preferido o Bolsonaro em 2018. Por isso estamos todos pagando.

    6. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

      Ninguém lançou candidatura do Bozo em 2014 e o problema não era somente a Dilma, um bloco de anacolutos, mas também e principalmente a ruína de cinco trilhões de reais que ela produziu.

  9. Paulo Raimundo

    Já era mano.

    Responda
  10. Claudio Belodi

    Proteja sua mãezinha.

    Responda
  11. ANTONIO MARQUES R FILHO

    Não consigo imaginar aqui no Brasil um golpe como o de Mianmar. É possível que ele tente golpe ao estilo do aplicado pelo chavismo na Venezuela.

    Responda
  12. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    . Jornalista sem notícia , enchendo linguiça pra ganhar se cachê. Vergonhoso

    Responda
    1. Escambo Esc

      Seu pai acreditou mesmo que você era filho dele e lhe deu o mesmo nome?

    2. benjamim picado

      Quod erat demonstrandum

    3. Tha Virgens

      Mais um outro aqui acima que só enxerga o óbvio!

  13. Luís Cláudio Marchesi

    Com permissão do autor, agregaria à receita do golpismo, os factóides e mentiras diárias que alimentam seus correligionários doentios. A mais nova palhaçada - irresponsável (até aí nenhuma novidade - é querer baixar um ato pra acabar com uso de máscara a vacinados contra Covid. Os patetas aplaudem. Os patetas apoiam um golpe. Apenas porque são patetas, porém, perigosos!

    Responda
    1. Sylvia Alves Corrêa

      Luís Cláudio, o mais triste foi ouvir o tom doutoral que o presidente usou ao falar que o uso da máscara não é mais necessário por quem já teve ou foi vacinado contra Covid-19. Ele, diariamente, menospreza, contradiz e provoca o Ministro da Saúde, que aceita com a humildade que o amor ao cargo recomenda. Triste espetáculo.

  14. MARCOS BENASSI

    Ô Ruy, acho que cê tá muito otimista, a gente não somos profetas coisa nenhuma. A gente só sentimos a trolha entrando e reagimos com a abertura dos olhos. Seguindo o exemplo da Pitonisa, estão os Bozofrênicos: sentaram no banquinho e tão ali cheirando a fumacinha intoxicante, hhhimbecilizados. Mas a lembrança do Nelson e do Otto foi boa: este último, era o nome alternativo do Bonitinha mas OOOrdinária, não era? Feioso e ordinaríssimo, é o Bozo!

    Responda
  15. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    Golpe? O assunto golpe é a prova viva que jornalistas brilhantes como Ruy Castro também podem se ver sem assunto. Tem dois milhões de armas domésticas registradas no Brasil? Nos EUA tem 360 milhões e ninguém fala em golpe. Não há preparativos para golpe, nunca houve. Mas vivemos a era do predomínio da narrativa sobre os fatos.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Francy, se você fosse minimamente honesto, veria que o desastre da nossa educação foi obra de muitas décadas e de muitos governos, inclusive o regime militar. Atribuí-lo unicamente à esquerda já demonstra seu baixíssimo nível em termos de integridade e de conhecimento.

    2. MARCOS BENASSI

      Normalmente, nem respondo a essas coisas, mas suas hipóteses são tão desconjuntadas, um monte de bobagens distintas dentro do mesmo balaio, que sou forçado a dizer: é por essas e outras que vocês vão ter problemas de coluna (a dorsal, que leva a ter problemas com a coluna jornalística...)

    3. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

      Marcos Benassi, sempre achei estranho que uma esquerda que acredita em lutas de classes, esbulho capitalista, democracia em Cuba, Venezuela e Nicarágua, se veja como a quintessência da inteligência. Logo a esquerda das mesmas pessoas que destruíram a educação pública e nos deram um dos piores ensinos médios do mundo.

    4. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Voce é um daqueles que não vê o Pão de Açúcar...

    5. Tha Virgens

      Reparem aqui acima mais um que só enxerga o óbvio!

    6. Yuri Heider Carvalho Ferreira

      Quer comparar o governo e a democracia dos EUA com o governo e a democracia brasileira?

    7. Renato Botelho

      Trump tentou o golpe e não para de falar nele com a desculpa mentirosa de fraude na eleição. Tem muitos seguidores no partido republicano. Mas lá a polícia e forças armadas segurm a constituição e não atuam politicamente.

    8. Gustavo Tognoli

      Não acredito em golpe se as eleições forem limpas, sem violência e respeitando as regras. Se isso acontece, significa apenas que os presidentes e parlamentares eleitos são os desejos de mudança de uma sociedade,. E sempre haverá quem apoia e quem contesta esse poder atribuído ao eleito, ainda bem!

    9. MARCOS BENASSI

      O predomínio é do quadrupedismo sobre o andar bípede, Francy, com os consequentes reflexos cognitivos, afetivos e éticos. Narrativa versus fatos, é periférico.

  16. Ruy Luís de Araújo Araújo

    O articulista tem razão. Tudo parece muito claro. É o "óbvio ululante". E, em face das pressões do momento ---- turbinadas, inclusive, pela CPI da COVID-19 ----, esse plano golpista não parece muito longe de concretizar-se. Quem viver, verá!...

    Responda
    1. Vinicius Barreto Pinho

      O livro "Como as democracias morrem" diria o contrário. Bolsonaro segue a cartilha do que ocorreu na Hungria, Polônia, Turquia, Rússia e até mesmo a Venezuela. Vai enfraquecendo as instituições até que ninguém tenha força de se opor a ele. As democracias não morrem mais com golpes de Estado, mas com o esvaziamento das instituições por líderes eleitos, que abusam de seus poderes. Ora, hoje Bolsonaro controla o Exército, o Ministério Público, a Polícia Federal e a PRF, a ABIN entre outros...

  17. Marcos Ferreira

    Até onde vai a imaginação, criatividade e, sobretudo tal pretensão aventada por um brilhante escritor !kkkkk

    Responda
    1. Renato Botelho

      Não é necessário imaginação e criatividade para ver o óbvio. Só não vê quem não quer ver.

  18. Ayer Campos

    A obsessão ajuda a exconjurar fantasmas, então vá lá. Não haverá golpe por três razões: (1) os golpistas podem babar na gravata à vontade, mas nunca estarão seguros de que a cadeia de comando disseminará de forma controlável a m e r d a jogada no ventilador; (2) os golpistas estão certos de que lhes falece o manejo eficiente e eficaz da capacidade logística necessária; e (3) CF, art 5º XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, etc.

    Responda
    1. Ayer Campos

      As 'likes' ao comentário do bravo Benassi surpreendem, não pelo acatamento do juízo sempre abalizado do nosso parceiro, mas sim por apontar num sentido que considero implausível. Para esclarecer, o destrambelhamento da bozofrenia não se atreve a sequer a projetar um golpe, que sabem não ter chance (de implementar, não de deflagrar) - e isto fica evidente nos esforços torpes e insanos por manter cativa parte do eleitorado.

    2. José Flavio J Enout

      Diante da estupidez, a lei, ora a lei.

    3. José Flavio J Enout

      Diante da estupidez, a lei, ora a lei.

    4. MARCOS BENASSI

      Que o Jesus da Goiabeira te ouva e guarde, Ayer. Entretanto, as covardias e valentias estão meio pervertidas, ando desconfiado de que o Destino anda um tanto quanto tttaaarado....

  19. Rafael Aires de Oliveira

    Zzzzzzzzzzzzzzzzz.

    Responda
  20. Paulo Azevedo

    Ele vai tentar, mas não creio que as Forças Armadas se deixem arrastar por este louco.

    Responda
  21. Paulo Azevedo

    Que ele vai tentar vai; mas , não creio que vá adiante, teremos muitos problemas, mas não é possível que todo o "oficialato" brasileiro caia nessa arapuca maluca.

    Responda
    1. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

      Vai tentar como? Não há ebulição nas casernas nem apoio internacional para o golpe. Chávez aumentou o quadro do STF venezuelano de nove ministros para 36, recrutando os novos ministros nos pântanos e esgotos dos tribunais venezuelanos. Estatizou imprensa e empresas mediante decretos, criou uma milícia de meio milhão de desocupados recrutados nas ruas e favelas etc.. Nada disso está acontecendo no Brasil, nem vai acontecer.

  22. José Manoel Martins

    A elite brasileira sonha acordada com este momento, o comportamento desse sujeito sintetiza todo desejo dessa classe, querem a concentração de riquesa, tripudiar das classes menos favorecidas, pagando salários vis e impondo condições sociais degradantes, para eles temos que ser tratados como gado a caminho da morte nos matadouros.

    Responda
  23. José Manoel Martins

    A elite brasileira sonha acordada com este momento, o comportamento desse sujero sintetiza todo desejo dessa classe, querem a concertação de riquesa, tripudiar das classes menos favorecidas, pagando salários vis e impondo condições sociais degradantes, para eles temos que ser tratados como gado a caminho da mortes nos matadouros.

    Responda
  24. SERGIO saraceni

    Concordo com o Ruy, em cada palavra, cada frase. Só não vê quem não quer ver. Irá perder a eleição e dará um autogolpe de Estado em seguida, com o apoio de todos os listados por Ruy e por uma fatia da população que tem nele a sua maior referência. Almas gêmeas pelo golpe.

    Responda
  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    Prezado Adélio, recebi sua carta emocionada. Há tinta borrada, não quero invadir teu emocional, mas lágrimas, talvez? Na carta diz que se sente muito sozinho na cela do manicômio onde o encerraram. Muitos dizem que em 210 milhões de brasileiros, o único lúcido era você. Não concordo. Acho que não era ódio. Era amor. Na carta pede que ele vá dividir contigo o cantinho da tua cela. Tamos fazendo o possível. No STF já tem processo de interdição do Lelé. Se sente rejeitado não. Ele te quer também.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Eu sou um dos que dizia, que o único brasileiro de fato são, naquele momento, era o Adélio. Hoje uma grande maioria curou-se, mas as seqüelas da demência ficaram; estão no Planalto para quem quiser ver.

    2. MARCOS BENASSI

      Eita, Ayer, tô preferindo os adelianos, mas a hora passou! Agora é torcer pela Cepa América terminar o serviço que a brazuca começou.

    3. Ayer Campos

      O fino espírito adenassiano em pleno fulgor... Sejamos francos: só mesmo os delírios rodrigueanos e adelianos para deitar alguma luz ao horror que nos passa.

  26. Francisco Gugé

    Quanta bobagem, quanto delírio. Bom ou ruim, Bolsonaro foi eleito pelo povo. Está governando dentro da constituição, e esse tipo besteira vai ajudá-lo a ser reeleito.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Ele rasga a constituição todos os dias! Por muito menos Collor e Dilma sofreram um impeachment! Ele está literalmente armando um golpe e os golpistas, basta observar as benesses dadas para as forças armadas.

    2. SERGIO saraceni

      Francisco Gugé, quanta bobagem, quanto delírio. O seu.

  27. Joao Pinheiro

    O palhaço Bozo quer controlar o circo a partir do picadeiro. Os militares estão confusos. Já não o engoliam antes das eleições, mas o aturavam. O führer Bozo, mesmo sendo um mentecapto, sabe disso. Tratou de montar uma milícia para si, em nível nacional. E de milícia, o louco entende. Que Deus nos proteja.

    Responda
  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Acho q Ruy tem razão. Se vai dar certo o golpe , eh outro problema. Bozo mesmo construiu esse "mito" ao longo da vida, que hoje não tem sentido pra ele sem que ele realize o projeto. Eh tipo, tudo ou nada. Hitler fez a mesma aposta e deu no que deu.

    Responda
  29. Jackson de Moura Ferro Silva

    Ruy , foi assim que aconteceu o golpe de estado de 64 , espalhando-se o boato de que havia uma ameaça à democracia, como vc está fazendo, com a imprensa aderindo o Fake News

    Responda
  30. Jackson de Moura Ferro Silva

    Ruy , teu choro é Livre!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      O Lula também, jaquinho!

  31. Helio Cardoso

    Caro Ruy, está indo longe demais. O Pão de Açúcar está ali, assim como as instituições, a maioria da população e a vontade geral. Não haverá golpe com bic no lugar das baionetas. O único general que ajoelha pro capitan-pequi é o pançoello, os demais (apesar de usarem máscara com escudo do flamengo, argh!) respeitam mas não compactuam, assim como o legislativo e o judiciário. Vai perder pra elas, a eletrônicas, invioláveis e seguras urnas eletrônicas!

    Responda
    1. Vinicius Barreto Pinho

      Que instituições, meu caro? Bolsonaro tem controle do MP, do Exército, da ABIN, acabou com o COAF, ataca diariamente a imprensa, o Judiciário e o Legislativo, possui o controle moral das forças policiais (prova disso é o motim das polícias do Ceará e o recente caso de repressão no Recife). Bolsonaro segue a cartilha do Chavismo de corromper as instituições, no melhor estilo de Como Morrem as Democracias.

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Governo ridículo um só fala asneiras outro da entrevista com máscara de time de futebol, realmente um castigo muito grande pro sofrido povo brasileiro.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.