Ilustrada > Censura na Palmares mostra o que ocorre ao se dar poder aos burros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Amarildo Caetano

    De ignorantes eles não têm nada,são perversos mesmo.

    Responda
  2. Ormuz Rivaldo

    Farenheit 451. As únicas luzes que iluminam este infinito estoque de sequazes obscurantistas são as do 'fogo' da ignorância. É esse tipo de gente que 'administra' o Brasil

    Responda
  3. Ayer Campos

    De que lado Camargo estaria nos conflitos de 'Mississipi em Chamas"?

    Responda
  4. Sergio Luiz Simonato

    Lembrei da histórica queima de bibliotecas na história. A frase "se está no Alcorão não é necessário, se não está tem que ser destruido" O bom dessa história é que quase ninguém mais lembra do fato é muito menos do sheik que disse isso, mas os livros renasceram.

    Responda
  5. Gerardo Xavier Santiago

    Não se pode traçar um sinal de igual entre a luta do oprimido contra seus opressores e a atuação destes para manter os primeiros sob seu jugo. É o que o articulista faz ao comparar o que o c.apitão do m.ato Sergio Camargo e sua censura fã.scista na biblioteca da Fundação Palmares aos que promovem o "cancelamento" de figuras racistas e abomináveis. Esse tipo de "isenção" é em boa parte responsável por termos hoje no Brasil um governo cri.minoso e g.enocida, que precisa ser derrubado urgente.

    Responda
    1. Gerardo Xavier Santiago

      E que vc certamente votou no genocida em outubro de 2018.

    2. Paulo César de Oliveira

      Já deu para perceber que você também eh a favor de expurgar bibliotecas.

  6. adenor Dias

    A culpa de tudo isso são das religiões que deseja um povo inculto, com crença apenas no que diz os pastores e na leitura do livro da mentira, a bíblia... A ingenuidade é a fonte de renda dos expertos! Não será fácil mudar cultura enraizada há dois mil anos...Até pouco tempo, ou talvez ainda se fazem em alguma lugar, dizer para as crianças que os bebês era entregue pela cegonhas...Será que um estudante de medicina reprodutiva só poderá pronunciar os nomes dos órgão genitais após 18 anos?

    Responda
  7. CESAR PAES

    Você ai, que está achando que essa volta à censura está certa: Não valoriza sua individualidade, sua capacidade de optar para o quer e o que não quer ler, não consegue raciocinar por si mesmo, por medo de deixar-se levar pelo pensamento expresso pelo autor, porque suas convicções são frágeis? Se você precisa de alguém que diga o que é bom e o que não é, está na hora de rever a si mesmo e reencontrar com sua própria personalidade.

    Responda
  8. ANDRE FONSECA

    Parabéns pela reflexão, professor Wilson. As nulidades triunfam no regime bolsonazifacista.

    Responda
  9. Adalto Fonseca Júnior

    É a "Cegueira" de Saramago se tornando real. A cegueira real é a crença cega numa ideologia sustentada por pessoas de conhecimento muito restrito e que acreditam em mentiras para que seus delírios lhes pareçam reais. A cegueira é construída pela ignorância e pelos preconceitos criados e afirmados pela ideologia conservadora e negacionista. São monstros criados pela ignorância no poder. Tempos tenebrosos.

    Responda
  10. Neli de Faria

    E essa gente que apoia bolsonaro nem sabe que ele não é de Direita! Quem votou para Lula e elogiou Hugo Chaves não se pode reputar de Direita. No mais,o Deus da Política abandonou o Brasil em 2018. Vamos rezar para que ele nos proteja em 2022. Amém? Amém!

    Responda
  11. Chagas Oliveira

    Excelente artigo! Tristes tempos!

    Responda
  12. rubens goncalves

    so 3 palavras para definir o presidente da fundação palmares. " capitao do mato."

    Responda
  13. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Essa não é uma perseguição identitária qualquer, ou um anti intelectualismo como instrumento de poder. è uma ofensa planejada e programada nos cursos de Guerra Cultural com dois objetivos: deseducar como política e causar constrangimento como cortina de fumaça, chama-se doutrina do Choque: Ascensão do Capitalismo do Desastre, descrito pela jornalista Naomi Klein como politica deliberada para conseguir aplicar politicas ultraliberais.

    Responda
  14. Adriano Ferreira

    "Aqueles que queimam livros, que banem e matam poetas, sabem exatamente o que fazem. Seu poder é incalculável." (George Steiner).

    Responda
  15. Rafael De Tilio

    Essas propostas são tão absurdas. Querem acabar com o esquerdismo e seus autores. Pergunta qual era a orientação politica do (Raymond) Aron que ele quer tirar da lista de livros.

    Responda
  16. Matheus GP

    Como ninguém ainda fez, serei o primeiro. "Onde se queimam livros ainda se queimarão pessoas."

    Responda
    1. adenor Dias

      Com certeza! Só não queima pessoas na fogueira como antigamente, por que buscar a lenha dar trabalho!

  17. José Freitas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.