Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo marques

    Verdade e a história dirá o mal que causou

    Responda
  2. filipe moura lima

    Cristina Serra é imprescindível aqui.

    Responda
  3. ARTHUR GOLGO LUCAS

    A opção deste "governo" é por uma estratégia que eles chamam *erradamente* de "imunidade de rebanho". Se o governo acha que "todo mundo tem que pegar" para que a economia possa voltar à normalidade, é bem óbvio que qualquer medida protetiva atrasa seus planos e precisa ser combatida. Visto por este ângulo, este "governo" é bem previsível.

    Responda
    1. Henrique De Conti

      Dá para fazer uma conta básica: para haver a tal "imunidade de rebanho", se ela existisse, boa parte da população teria que pegar o vírus. Digamos que seja 75%. Seriam cerca de 150 milhões de pessoas. Como a Covid, no Brasil, tem matado cerca de 2% dos contaminados, o plano seria mesmo causar a morte de umas 3 milhões de pessoas. Se fosse 1%, como em países mais civilizados, 1,5 milhão. Esse é o plano mortal! Está claro!

  4. Luiz Eduardo Menezes

    Haja paciência para aguentar os desaforos deste que é o presidente os país e que deveria dar bons exemplos. Mas prefere fazer o contrário, pouco se importando com as 480.000 mortes. Até quando isto vai durar?

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Parece que o seu maior prazer sádico é o de chegar a um milhão,Luiz Eduardo!

  5. Melchisedc Felix

    Achapante!

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Acachapante!

  6. LUIZ Carlos Rodrigues Freitas

    Não temos sossego um dia se quer nesse país, puts. Conviver com um CRIMINOSO COVARDE, PSICOPATA, diariamente nem JC, nem Maomé, nem Buda, nem Davi, nem...... Temos que desmentir esse SENHOR DA MORTE diariamente. É angustiante. O Brasil tá derretendo, as crianças perdem o futuro, os pais esquecem os sonhos.... Ta muito difícil. Abracos solidários. Vai passar. Vai melhorar. Tem que melhorar.

    Responda
  7. Paulo Renato Nunes de Oliveira

    Assustador como Ortopedistas, Ginecologistas, Oftalmologistas, Anestesiologistas e até ex-médicos do tal Movimento pela Vida ousam receitar medicamentos para uma virose que pode ser fatal. E o CFM apoia essa farsa. Alguém em sã consciência ptocura um Anestesiogista quando tem um enfarte?

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Conheço até dermatologista de estética e ortopedista receitando o tal kit-covid e criando a falsa premissa que iria curar e proteger da covid-19. Quanta irresponsabilidade !

  8. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Como Nosferatu, ele navega em uma barca macabra, distribuindo tragédias. País está mergulhado em um filme de terror trash. E o CFM, com sua omissão, dando lustro racional para as medidas absurdas propostas pelo presidente.

    Responda
    1. José Rosa

      CFM q, à época do lançamento do Mais Médicos, era só estridencia todos os dias ou semanas, nos jornais e telejornais, no legislativo e judiciário. Já agora é só omissão, o q indica alinhamento à política q está em prática. Espero q os trabalhos da CPI avancem e também os dirigentes desses órgãos venham a ter de responder, e mesmo penalizados.

    2. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, filminho vagaba da Republic!

  9. Paulo Silva Barbosa

    Impressiona como um presidente sem ser um profissional de saúde, fique dando palpites errados, receitando medicamentos sem ser médico e sem ter conhecimento de farmacologia e ficar divulgando medidas de desobediência as medidas preventivas preconizadas pela Vigilância Sanitária e OMS. Como não temos um Anthony Fauci, que passou um pito em Trump, para parar de propagar medicamento sem eficácia no tratamento da covid-19, vamos ter que assistir estas barbaridades .

    Responda
  10. José Flavio J Enout

    O Debi palaciano busca de toda forma possível o superavit do INSS. Por enquanto são "apenas" 500 mil vítimas, longe, portanto, do objetivo a ser alcançado. Até o final de 2022 teremos muitas surpresas bem desagradáveis.

    Responda
  11. jose vanzo

    Bolsonaro aprendeu a desprezar os civis no seu tempo de militar.Pejorativamente são chamados de paisanos.Para bolsonaro e as FFAA as vidas civis não contam.Servem apenas como bucha de canhão e ou pagadores de tributos para sustentar esta instituição que se julga acima do Estado Politico definido pela Constituição.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Não esquecer que as forças armadas são a categoria que provoca o maior déficit previdenciário do pais, todavia na reforma do sistema não lhes impuseram nem 10% desse rombo e colocaram no lombo dos trabalhadores privados os outros 90%. De quebra receberam aumentos em seus soldos que anulam até os 10%. Não têm motivos para se preocuparem com as 500mil mortes ou mais!

  12. jose vanzo

    Bolsonaro aprendeu a desprezar os civis no seu tempo de militar.Pejorativamente são chamados de paisanos.Para bolsonaro e as FFAA as vidas civis não contam.Servem apenas como bucha de canhão e ou pagadores de tributos para sustentar esta instituição que se julga acima do Estado Politico definido pela Constituição.

    Responda
  13. luiz jose almeida fayad

    No meu tempo de colegio,aprendi que Parasitismo é uma relação entre seres vivos em que um deles se instala em outro com o objetivo de se alimentar as custas dele.Esse tipo de relação ficou bem clara no filme coreano,Parasita.Aprendi também que Simbiose é diferente ,em que um ser vivo ajuda o outro,ambos trabalham juntos e tem vantagens com isso.Parasitismo é a relação de Bolsonaro com a nação e Simbiose o seu relacionamento com o vírus.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, Luiz, excelente! Nem precisamos chegar aos neurotransmissores pra explicar Bozo e Bozolettes: basta a biologia básica!

  14. Sylvia Alves Corrêa

    Artigo didático. A colunista apresenta de forma clara e incontestável a tese de que Bolsonaro é a crise sanitária. Em princípio pode-se argumentar que crises sanitárias acontecem. É o que aconteceu no mundo com esta pandemia que todos governantes tiveram que enfrentar. Porém, quando o presidente alimenta diariamente a propagação da doença com todas as ações descritas no texto, pode-se dizer que ele passou a encarnar a crise sanitária, sendo tão mortal quanto o vírus.

    Responda
  15. Ana Ferraz

    Cristina Serra, o editorial da folha de hoje deu a senha das razões pelas quais este ser continuará a fazer mal a nossas vidas: a tal despiora na economia que beneficiou os de sempre. Não importa para os donos do "dinheiro grosso" que o povo miúdo esteja com fome, desempregado ou morrendo de COVID, ou a Amazônia devastada. Não importa a inflação alta, a alta no preço do gás e da energia. Nada disso afeta a vida de quem realmente manda. O bolsonaro é útil, muito útil!

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Benassi, não pude comentar, por falta de espaço, a utilidade do bolsonaro no constrangimento e repressão aos adversários do projeto de enriquecimento dos mais ricos e no morticinio de negros e pobres.

    2. Ayer Campos

      Fala-se muito em 'foco', 'focar', ante a impressão de uma realidade cambiante, com malefícios difusos. O comentário de Ana Ferraz, como apontado por Benassi, é de uma precisão impecável - expondo as vísceras do poder e seus alicerces nem sempre legíveis. Notável.

    3. MARCOS BENASSI

      Grato, Ana, falou e disse. Eu, pelo prazer de chutar canela, abdiquei de fazê-lo, e não falei da essencial utilidade do Bozo. Obrigado!

  16. João Teixeira de Lima

    Cristina. Cada dia que passa te admiro mais. Esse cara é a besta-fera, colocado no trono pelos bestas-feras, que há anos procuravam nas profundezas o seu mentor da desgraça. Mas Deus é pai, nos amparará e nos livrará dessa peste, já que muitas dessas bestas-feras estão nos altos escalões do poder e nada fazem.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Sei não, João! Respeito muito sua fé e sua crença; mas, quanto a mim, a cada vez que me lembro que JB é o PR, me convenço mais da inexistência Dele. É a tal história: se Ele quisesse a cura, não daria a doença.

  17. José Bernardo

    Cristina, seus artigos são referência de lucidez e coragem nesta espantosa distopia que se abateu sobre o país. Cumprimentos e agradecimentos.

    Responda
  18. Celia Regina Resende

    Nunca, nos piores pesadelos imaginou-se um ser tão vil, inepto e desnecessário… Chega, Bolsonaro! Chega!

    Responda
  19. WILSON FILHO

    És doente menina.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Insisto: com seus quatro estômagos, o gado mastiga, rumina, e produz metano. É só isso que lhes resta.

    2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Compartilho do seu pensamento, Melchisedec. Como disse um outro comentarista, bolsominion é um animal que não deu certo, ficou no meio do caminho.

    3. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Compartilho do seu pensamento, Melchisedec. Como disse um outro comentarista, bolsominion é um animal que não deu certo, ficou no meio do caminho.

    4. WILSON FILHO

      Não pensa que vai sair boa...

    5. Melchisedc Felix

      As vezes penso responder. Mas seria "perca" de tempo: o gado, bovinamente como é próprio, seguirá ruminando!

    6. Marion Brepohl

      Talvez ela seja. Não conhecemos todo o prontuário médico dela. Talvez sofra de renite, sei lá. Pelo menos não é uma doente mental sociopata que foi alçada à cadeira da presidência do Brasil e usando isso para promover genocidio

    7. MARCOS BENASSI

      Fio, quem não o fica com esse estrupício Brasilcida e seus Bozofreninhos no poder?

  20. MARCOS BENASSI

    Cristina querida, Jair jaé pobrema microbiológico, mas também físico: a diarréia que expele continuamente pela boca é ventilotrópica, sempre vaga rumo ao ventilador mais próximo, pra alcançar o máximo de gente e espalhar sua fedentina. Bozinho é crise na parentalidade brazuca: liguei as trompas só pra não arriscar dar à luz estrupícios. É crise na língua, no comércio varejista: a Havan, havou; Madero, nem a pau. Messias Antigozo, Jairzão nosfú de verde e amarelo!

    Responda
  21. sergio boccia

    Totalmente insano. Tem que ser internado imediatamente! !!!

    Responda
    1. niemeyer franco

      "Tem que ser internado...". Parem de passar pano pra Bolsonaro. Bolsonaro tem que ser preso pelas suas atitudes mol.eques.

  22. Luís Cláudio Marchesi

    Bolsonaro: o desnecessário presidente!

    Responda