Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    Desde o início da pandemia, ocorreram muitas desinformações e especulações de especialistas e jornalistas. Os estudos restrospectivos são necessários.

    Responda
  2. Eduardo Freitas

    Acredito que a situação seja ainda pior, pois, existem os pacientes sequelados por covid 19 internados no serviço público, ocupando leitos por longos períodos, onde se transformaram em pacientes moradores e que demandam gastos e cuidados enormes. Enquanto isso, temos um presidente fazendo motociatas país afora.

    Responda
  3. José Cardoso

    "...aumento de 20% na incidência de doenças cardíacas isquêmicas 60 anos depois..." sério isso? Haja precisão estatística para verificar uma correlação de efeito tão retardado e com tão pouca diferença como essa.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Além do que o Luiz comentou, José, os cabras tem bons dados históricos dos indivíduos, e duma massa enorme deles. Aqui, nem de perto nem de longe, quanto mais, nem menos. Reciprocamente. ;-)

    2. Luiz Alberto Brettas

      Sim, com estatística bem feita (infelizmente, isso, ainda é pobre no Brasil), podem-se avaliar esses efeitos depois de décadas. Aliás, quando ocorrem pandemias ou catástrofes, os cientistas mapeiam os que passaram por ela para estudar os eventuais efeitos futuros.

  4. Ana Ferraz

    E no Brasil enriqueceu a poucos, que continuam a exigir Estado mínimo e cortes em saúde e educação quando o país mais precisa desses investimentos!

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Jove, Jove, minha impressão é de que ele "bebe" sempre, mas que hoje, exagerou.

    2. Jove Bernardes

      Herculano, Herculano. Vê-se claramente que entre os primeiros comentários que o senhor postou há cerca de 6 h e o que o senhor postou aqui há cerca de 2 h o senhor andou bebendo. Até o teclado denuncia seu estado, olha aí.

    3. Herculano JR 70

      Desregulamente a medicina e ser tera ummedico em cada esquina como ha advogados, engenheiros cuja regulamentacao, embora haja, emenos pernosticaa q a da medicina qce altamente excluidora. Um cirsp deengemharia custa 1,5 mil. De medicina 15 mil,mes

  5. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Quando se fala da atual pandemia parece muito estranho ninguém do Governo nem os que lidam com Ciências no Brasil terem buscado a história das pandemias, notada a da GRIPE ESPANHOLA(1918-1920), pois isso contribuiria muito para o encaminhamento de soluções para minorar os efeitos da peste. Ora, desde aquela época já se estudava vacinas na Universidade americana JONHNS HOPKINS para os vírus BACILLUS INFLUENZAE, um dos precursores do CORONAVÍRUS. A Medicina também tem História.

    Responda
  6. Herculano JR 70

    Esse Sar-Cov 2 é exatamente igual aos demais anteriores. So exigia recursos medicos q devido ao estado regulamentar e impedir a oferta ñ estavam e ñ estão disponíveis. Ai o governo se meteu e qdo acontece degenera como degenerou a saude, a escola, e tudo q ele põe o An+us, ele ñ tem mãos. Como coadjuvante na desgraça uma mídia desesperada. Medidas de contenção prolongaram e pioraram a doença com variantes.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Adoro suas referências à mídia desesperada. Mas achei apelativo, até para o senhor, esse negócio aí de o Estado degenerar tudo em que põe o ân+us. Que isso, seu?, perdeu a mão de vez!

  7. adenor Dias

    Talvez eu não tenha a sorte de ver esta pandemia acabar, mas em mim ela já causou um enorme efeito deletério! Já não confio na direita nem na esquerda política, tenho perdido a fé em Deus e, a esperança no futuro da humanidade! No homem eu já não confiava, pois as vezes não confio nem em mim...

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Adenor, milhares de história civilizatória vencedora aponta q o futuro será glorioso. Claro, se chegara la com percalços, como sempre foi. E vc esta mais perto da verdade ñ acredita no poder dos homens, de direita ou esquerda, nem de Deus, invenções q perdem razão de ser. Fe nos homens, foram eles q nos trouxeram ate aqui e eles , nós, nos levarão ao futuro glorioso: ñ trabalhar como obrigação, sem fome, sem guerras, todas necessidades atendidas para todos. E sera um aprendizado também.

  8. FLAVIO CALICHMAN

    E sociopatas fazem de tudo e mais pouco para prolongar a pandemia entre nós e permitir o surgimento de novas cepas e variantes.

    Responda
  9. MARCOS BENASSI

    Múltipla, e bota múltipla nisso, sô. A parte que presta em mim, caro Hélio, descende da poesia do Boca Livre, maravilhosa banda carioca dos anos 80-90 (creio que o primeiro disco, 79). Acabou dia desses: Maurício Maestro bozofrenizou-se, ficou insuportável, a banda cabou. A criançada vai ter pobrema de miocárdio empobrecido no futuro, isquemia é pouco. Seus amores serão menos delicados, os sons dos tiros mais altos que as canções do Boca.A Bozofrenia matou um bem incorpóreo, a delicadeza poética

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Uma banda de Blues, aqui, de Pelotas (RS), também, desfez-se pela estupidez bolsonarista de um deles... Infelizmente, o comportamento desses é tão grotesco que não dá para suportar mesmo... E, sim, com estatística bem feita (infelizmente, isso, ainda é pobre no Brasil), podem-se avaliar esses efeitos dentro de décadas. Aliás, quando ocorrem pandemias ou catástrofes, os cientistas mapeiam os que passaram por ela para estudar os eventuais efeitos futuros.

  10. jair benedito gonçalves do nascimento

    Uma dessas tragédias atende por Jair.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      A homonímia é soda, hein, Jair? Graças ao Jesus da Goiabeira por você ser bendito, e não messiânico!