Ilustrada > A realidade paralela se instalou no Brasil com Bolsonaro, diz Muniz Sodré Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resposta a Renato Botelho: tentei 3 vezes responder a você, não usei nenhuma palavra de baixo calão e a Folha barra meu comentário. Desculpe-me a falta de explicação.
Lula 22!
É a nova polÃtica. Aquela em que continua a distribuição de dinheiro do povo para parlamentares, indicação de investigados para cargos importantes, manutenção de ministros denunciados e desconstrução das Instituições e do Brasil. Sem contar a polÃtica genocida na pandemia. Tudo isso com a conivência do Procurador geral da República e Presidente da Câmara dos Deputados. únicos que poderiam e podem iniciar procedimentos para deter o maior inimigo do Brasil de todos os tempos Jair Bolsonaro.
Este é um livro destinado a convertidos, à bolha canhota. Mas, o que esperar de um autor que é professor de universidade pública, que baseia seu livro em Gramsci, usa termos batidos como fascismo e tem publicidade na Foice?
Com certeza livros não são destinados a bovinos.
Quanto preconceito e im.be.cilida.de concentrados em tão poucas linhas! Parabéns pelo seu poder de concisão, Lulu!
Esses pseudo intelectual ficam ruminando sandices e não vêem a realidade que o povo vive em seu dia a dia. Bolsonaro 2022. Vai que sua Bozao.
Tenho dúvidas em relação ao enquadramento do autor como pseudo intelectual. Sua afirmação é vaga e inconsistente por não detalhar os motivos que o levaram a assim considerá-la. Em relação a bolsonaro posso afirmar, é um im, bessil(?) completo, citarei apenas uma de suas afirmações como prova, lendo outras que não citarei é fácil provar está afirmação. Citação: " acabe com a poluição, cocô dia sim dia não".
Como se sai dessa realidade paralela? Já cansei. Bolsonaro é mais chato que Hitler.
Também não aguento mais ouvir falar do excrementissimo. Desde que ele foi colocado no poder pela burguesia brasileira, não temos uma única notÃcia boa. É só morte, corrupção, queimadas, doença, inflação ...
Sodré, em lugar de demonstrar a existência de um deliberado projeto de poder de natureza miliciana-castrense, que nada tem a ver com "realidade paralela", mas com a refundação mesma do Estado como uma República das MilÃcias (digitais e paramilitares), só faz tangenciar a questão central: o golpe pretoriano dentro do golpe parlamentar. O aparelhamento das Forças Armadas, a cooptação dos 14 generais 4 estrelas e a influência estadual nas polÃcias civis e militares garantem sua agenda autoritária.
A realidade é que os militares deixaram claro que acreditam no golpismo e já ameaçaram o STF. Bolsonaro se beneficia com o o apoio ideológico que dá aos militares e tem usado um tom de ameaça contra os governantes dos Estados da Federação afirmando que o exército é dele. Este cenário é uma aberração inaceitável.
1. O capital financeiro hegemônico dispensa as mediações da democracia e joga suas fichas no fascismo. Por enquanto fazem um ensaio histriônico com o Bozo mas logo virá coisa pior se a sociedade civil não for pra cima do capital financeiro. 2. As mediações estão sendo revistas com as novas mÃdias mas isso não é determinante, fica no campo das condicionantes. 3. Como todo especialista o genial Sodré acaba por ampliar a importância dos fatores que conhece mais a fundo.
Estamos enfrentando uma criatura polÃtica cujo nome ainda não sabemos se seria ou não nocivo pronunciar pois pode atrair mau agouro. Enfim. Bolsonaro. Quem poderia prever a materialização de uma entidade polÃtica maligna no Brasil que cristaliza crenças conservadoras, elitistas, despreza o conhecimento cientÃfico e é aparelhada de forma ambÃgua por uma adesão do militarismo e aos Policiais Militares no nÃvel dos Estados da Federação.
Essa realidade paralela aqui instalada já é tratada pelo espiritismo há bastante tempo. É uma sÃndrome própria de pessoas para quem a realidade dos fatos não tem a menor significância. São pessoas que colocam como verdade na sua consciência aquilo que sua vontade lhes sugere. Tais criaturas no mundo espiritual se transformam em ovóides para conviver com o seu passado até se convencerem que os fatos são nossa maior fonte de conhecimento e enquanto os negamos não podemos evoluir.
Prefiro a versão de Sartre: Angustiado pelas indagações da vida, sem resposta, o homem procura socorro na religião, na filosofia e na ciência. Quando sua sede não é saciada gira entre o anarquismo e o desespero. Incapaz de encontrar uma resposta racional entrega-se ao abandono de si mesmo ou à revolta sem conteúdo, o caminhar sem direção à guerra ao inimigo desconhecido.
Angela Boldrini, grato pela reportagem: concisa e bem redigida. A informação correta foi dada, e em bom português!
Que texto mal escrito! Será que esses caras nunca leram Machado, Pessoa, Bosi...
Você prestaria um grande serviço detalhando porque o texto está mal escrito. Seu comentário sem isto se torna vago e vazio.
- Acho que é você quem não leu Machado de Assis.
Eu, hein...
Vou comprar. Valeu!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > A realidade paralela se instalou no Brasil com Bolsonaro, diz Muniz Sodré Voltar
Comente este texto