Ilustrada > A realidade paralela se instalou no Brasil com Bolsonaro, diz Muniz Sodré Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Cunha Jr Cunha

    Resposta a Renato Botelho: tentei 3 vezes responder a você, não usei nenhuma palavra de baixo calão e a Folha barra meu comentário. Desculpe-me a falta de explicação.

    Responda
  2. Pedro Cunha Jr Cunha

    Lula 22!

    Responda
  3. EDSON CARLOS MOROTTI

    É a nova política. Aquela em que continua a distribuição de dinheiro do povo para parlamentares, indicação de investigados para cargos importantes, manutenção de ministros denunciados e desconstrução das Instituições e do Brasil. Sem contar a política genocida na pandemia. Tudo isso com a conivência do Procurador geral da República e Presidente da Câmara dos Deputados. únicos que poderiam e podem iniciar procedimentos para deter o maior inimigo do Brasil de todos os tempos Jair Bolsonaro.

    Responda
  4. Luciano Napoleão de Souza

    Este é um livro destinado a convertidos, à bolha canhota. Mas, o que esperar de um autor que é professor de universidade pública, que baseia seu livro em Gramsci, usa termos batidos como fascismo e tem publicidade na Foice?

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Com certeza livros não são destinados a bovinos.

  5. Luciano Napoleão de Souza

    Este é um livro destinado a convertidos, à bolha canhota. Mas, o que esperar de um autor que é professor de universidade pública, que baseia seu livro em Gramsci, usa termos batidos como fascismo e tem publicidade na Foice?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Quanto preconceito e im.be.cilida.de concentrados em tão poucas linhas! Parabéns pelo seu poder de concisão, Lulu!

  6. Marco Antonio Oliveira

    Esses pseudo intelectual ficam ruminando sandices e não vêem a realidade que o povo vive em seu dia a dia. Bolsonaro 2022. Vai que sua Bozao.

    Responda
    1. Renato Botelho

      Tenho dúvidas em relação ao enquadramento do autor como pseudo intelectual. Sua afirmação é vaga e inconsistente por não detalhar os motivos que o levaram a assim considerá-la. Em relação a bolsonaro posso afirmar, é um im, bessil(?) completo, citarei apenas uma de suas afirmações como prova, lendo outras que não citarei é fácil provar está afirmação. Citação: " acabe com a poluição, cocô dia sim dia não".

  7. mario josé corrêa de paula

    Como se sai dessa realidade paralela? Já cansei. Bolsonaro é mais chato que Hitler.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Também não aguento mais ouvir falar do excrementissimo. Desde que ele foi colocado no poder pela burguesia brasileira, não temos uma única notícia boa. É só morte, corrupção, queimadas, doença, inflação ...

  8. Alberto A Neto

    Sodré, em lugar de demonstrar a existência de um deliberado projeto de poder de natureza miliciana-castrense, que nada tem a ver com "realidade paralela", mas com a refundação mesma do Estado como uma República das Milícias (digitais e paramilitares), só faz tangenciar a questão central: o golpe pretoriano dentro do golpe parlamentar. O aparelhamento das Forças Armadas, a cooptação dos 14 generais 4 estrelas e a influência estadual nas polícias civis e militares garantem sua agenda autoritária.

    Responda
  9. Adalto Fonseca Júnior

    A realidade é que os militares deixaram claro que acreditam no golpismo e já ameaçaram o STF. Bolsonaro se beneficia com o o apoio ideológico que dá aos militares e tem usado um tom de ameaça contra os governantes dos Estados da Federação afirmando que o exército é dele. Este cenário é uma aberração inaceitável.

    Responda
  10. JAQUES BRAND

    1. O capital financeiro hegemônico dispensa as mediações da democracia e joga suas fichas no fascismo. Por enquanto fazem um ensaio histriônico com o Bozo mas logo virá coisa pior se a sociedade civil não for pra cima do capital financeiro. 2. As mediações estão sendo revistas com as novas mídias mas isso não é determinante, fica no campo das condicionantes. 3. Como todo especialista o genial Sodré acaba por ampliar a importância dos fatores que conhece mais a fundo.

    Responda
  11. Adalto Fonseca Júnior

    Estamos enfrentando uma criatura política cujo nome ainda não sabemos se seria ou não nocivo pronunciar pois pode atrair mau agouro. Enfim. Bolsonaro. Quem poderia prever a materialização de uma entidade política maligna no Brasil que cristaliza crenças conservadoras, elitistas, despreza o conhecimento científico e é aparelhada de forma ambígua por uma adesão do militarismo e aos Policiais Militares no nível dos Estados da Federação.

    Responda
  12. Paulo Roberto Fernandes

    Essa realidade paralela aqui instalada já é tratada pelo espiritismo há bastante tempo. É uma síndrome própria de pessoas para quem a realidade dos fatos não tem a menor significância. São pessoas que colocam como verdade na sua consciência aquilo que sua vontade lhes sugere. Tais criaturas no mundo espiritual se transformam em ovóides para conviver com o seu passado até se convencerem que os fatos são nossa maior fonte de conhecimento e enquanto os negamos não podemos evoluir.

    Responda
    1. Renato Botelho

      Prefiro a versão de Sartre: Angustiado pelas indagações da vida, sem resposta, o homem procura socorro na religião, na filosofia e na ciência. Quando sua sede não é saciada gira entre o anarquismo e o desespero. Incapaz de encontrar uma resposta racional entrega-se ao abandono de si mesmo ou à revolta sem conteúdo, o caminhar sem direção à guerra ao inimigo desconhecido.

  13. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

    Angela Boldrini, grato pela reportagem: concisa e bem redigida. A informação correta foi dada, e em bom português!

    Responda
  14. Pedro Cunha Jr Cunha

    Que texto mal escrito! Será que esses caras nunca leram Machado, Pessoa, Bosi...

    Responda
    1. Renato Botelho

      Você prestaria um grande serviço detalhando porque o texto está mal escrito. Seu comentário sem isto se torna vago e vazio.

    2. Adailton Alves Barbosa

      - Acho que é você quem não leu Machado de Assis.

    3. Adailton Alves Barbosa

      - Acho que é você quem não leu Machado de Assis.

    4. SERGIO saraceni

      Eu, hein...

  15. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

    Vou comprar. Valeu!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.