Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Goulart

    Muito, muito bom. Obrigado.

    Responda
  2. João Alberto Moreeuw

    Se DEUS tivesse sido conservador, não teríamos o novo testamento. Ame o próximo.

    Responda
  3. Adailton Alves Barbosa

    - Gostei.

    Responda
  4. sergio marcone da silva santos

    Como sempre, impecável

    Responda
  5. Reinaldo da Silva

    Estamos diante de um artigo sobre a metafísica romântica dos "ismos". O saber acadêmico deveria descer ao contexto histórico das práticas sociais de cada país. São nesses contextos que os conceitos são testados. Indago: qual o modelo de família que existia na época em que Oakeshott escreveu? O liberalismo "ismos" descritos por ele são possíveis no Brasil ou em outros países, onde existe profundas desigualdades sociais em todos os níveis?

    Responda
  6. Kleber Veloso

    Vou colocar num quadro.

    Responda
  7. José Oliveira

    A História dos Estados Unidos e outros países europeus passou por muitas coisas, com ou sem liberalismo ou conservadorismo, mas uma coisa é certa, nem todo mundo lá nasceu branco, rico e protestante. Principalmente rico e o liberalismo permitiu que alguns ou muitos, ficassem ricos, conservadores ou não, brancos ou não. Mas os homens fazem sua história de acordo com as circunstâncias e a vontade de fazê-la. Ou não? Com ou sem um Guia ou Salvador da Pátria, ou não?

    Responda
  8. Willian Ortega

    Bom se for liberal não pode ser conservador, logo espero ser liberal, claro!

    Responda
  9. José Cardoso

    “...preferir o familiar ao estranho, preferir o que já foi tentado a experimentar,..." parece o perfil do Velho do Restelo de Camões. Quando li os Lusíadas fiquei admirado do espaço que o poeta dá a esse personagem. Sugere que ele tinha seu lado conservador, que desconfiava de toda aquela glória de ambições imperiais.

    Responda
  10. SAMUEL PACHECO

    Achei que o futuro do conservadorismo fosse o mesmo de sempre, manter os privilégios de uma classe dominante arcaica contra a de outra classe dominante um pouco menos arcaica.

    Responda
  11. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    E a esquerda Brasileira deixará de ficar olhando somente para o passado?por questão psiquiátricas que ainda serão pesquisadas vivem com a cabeça nos anos 60 e são incapazes de olhar para frente e perceber que o mundo mudou. Tanto é verdade que alguém escreverá sobre minha suposta visão ideológica e não sobre as minhas palavras escrita acima.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Desculpa Otilio, mas os rea cio ná rios, apegados à ideia ultrapassada de família e apegados aos próprios pri vi le gios por co var dia são de extrema direita.

    2. SAMUEL PACHECO

      Como diria um certo político desprezado internacionamente: "E o PT?" kkkkkkkk

  12. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Não há nenhum motivo para que não continue assim." exceto que muita gente tem ganhado dinheiro fazendo com que ele deixe de ser assim, e esta gente não esta disposta a perder esta boquinha

    Responda
  13. Gustavo Carvalho

    No fundo, a mentalidade conservadora é a de manter um status quo hierarquizado, ou seja: manter por cima quem está por cima, e por baixo quem está por baixo. Basta ver que no início dos anos 80 os países ricos tinham índices muito baixos de desigualdade e, por consequência, tinham sociedades muito estáveis. No discurso, caberia aos conservadores manter aquela situação, mas o grande aumento nas últimas décadas foi pressionado por eles. A consequência tem sido o caos, que eles deveriam repudiar.

    Responda
    1. Gustavo Carvalho

      Aumento de desigualdade nas últimas décadas, para deixar claro.

  14. ALUIZIO A DE BARROS

    Uma coluna que nos convida a pensar com nossos próprios botões. Vamos aceitar o convite? Ou não?

    Responda
  15. Andréia Chaieb

    Penso o conservadorismo como a preservação, manutenção e respeito daquilo que é vital para a sociedade: democracia, leis, vida e Meio Ambiente (pq os conservadores não falam nisso?). No momento, a maioria dos ditos conservadores no Brasil, são rea cio ná rios, des tru ti vos, hi pó cri tas e re cal ca dos.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Mari, ao menos no Brasil, os auto-intitulados conservadores desejam conservar o que nunca existiu. Todo o belo papo do Coutinho mais parece um tratado sobre as composições de manteiga de iaque e chá tibetano: podem até ser interessantes de ler, mas não têm nada a ver conosco.

    2. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Exato. Os nossos "conservadores" querem conservar uma sociedade que já não existe mais!

  16. Hercilio Silva

    Bom, o conservadorismo vai virar uma ideia tão amaldiçoada quanto o nazi fascismo se continuar a permitir ser confundido com isso que está aí. Não está longe o dia da ruptura popular com isso. E se a bandeira do conservadorismo estiver identificada com o neofascismo, terá muita dificuldade em se reerguer por muito tempo.

    Responda
  17. osmar Carneiro

    Se o conservadorismo fosse a salvação da lavoura ainda estaríamos sem a roda.

    Responda
  18. eli moura

    para conservador não existe futuro, não existe o progresso no sentido de mudar. Conservadorismo significa manter as regras que dá vantagens para alguns. Liberalismo modulado para alguns, levantam a bíblia exigindo a moralidade religiosa, mas na festa só para alguns, às portas fechadas, ninguém é de ninguém. Não existe nada mais sem sentido do que misturar conservadorismo com liberalismo.

    Responda