Hélio Schwartsman > O castigo veio a cavalo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De acordo, querido Hélio. Mas os exemplos que você cita - Israel e EUA - precisam ser mitigados, são paÃses com democracias estáveis. Na América Latina, a forte tradição iliberal nos dá menos garantias de que não haverá virada de mesa. Os comentários de alguns leitores sinalizam que abaixo da Linha do Equador as coisas não são tão fáceis assim.
Esse colunista não é aquele q deseja a morte pros outros?
Não, é o que mora no paÃs onde morream 500 mil pessoas por negligência do governo federal, na campanha do presidente ele queria matar a petralhada e dizia sempre que deveria ter morrido 30 mil na ditadura. É esse aÃ.
Sinceramente? Ainda existe Mobral? Se existe, vou me matricular. Não entendi nada do artigo. Não fosse a peste, talvez Trump houvesse ganho, mesmo fazendo o que os confederados não conseguiram, desunir a União.. Putin cada dia mais forte. Orbán vai bem obrigado. Netanyahu ao que parece foi trocado por um ainda pior, pois segundo a Lei de Murphy, nada é tão ruim, que não possa piorar. Se Hitler não tivesse ido com tanta sede ao pote, tava lá até hoje. Bozo boia, ao ritmo de duas boxalidades.dia
Não foi um artigo tão difÃcil. As lideranças autoritárias e autocráticas mobilizam as massas empobrecidas com causas identitárias. Mas seu objetivo é poder e permanecer no poder. De acordo com o autor no século XXI é possÃvel remover esse “ditadores” com eleições e alianças majoritárias.
Não Hélio, você não entendeu nada. Não há Uma lei de Murphy, mas inúmeras. Essa é apenas uma delas, a mais básica. Você pensou que eu falava do velho Adolf, óbvio que não. Falo do seu bisneto e herdeiro Siegfried Hitler, da descendência que teria tido com a Eva Braun mediante inseminação artificial conduzida pelo Dr. Joseph Mengele. Entendeu agora?
Ei madonay, menos mal que não é bussolini, mas a lei de Murphy não é esta e hitler teria hoje 132 anos. Seria bom se matricular, mas o mobral fechou (tinha muito aluno analfabeto) agora é o EJA, coordenado pelo MEC!
Fazer do neoliberalismo religião, causou a radicalização, há outros modelos de capitalismo, e que imprensa demoniza. Não há só o neoliberalismo vale, ele fez foi tornar o mercado financeiro mais importante que o nÃvel de vida da maioria. E isso gerou reação, e no Brasil é o neoliberalismo extremado que se benefÃciou, quem representa uma visão de mundo pré século XX consegue se vender como antisistema. Alguém já disse que há uma revolução capitaneada pela extrema direita.
Talvez a crise de 2008 tenha sido o ponto de inflexão. A imagem que ficou é de um mercado (principalmente o setor financeiro) que embolsa os lucros e socializa os prejuÃzos. Daà para a crença que uma mão forte é necessária para operar o sistema "no manual" foi um pulo. O Trump, sendo do partido republicano, mas brandindo suas ameaças de tarifas aleatórias é um exemplo disso.
A análise do que acontece ou aconteceu com lÃderes populistas em outros paÃses serve para entender a história de cada nação, mas não se presta à simples transposição para a nossa realidade. A história do surgimento de lÃderes populistas na recente história brasileira tem componentes próprios, não comparáveis aos de outros paÃses. A polarização que aqui se formou teve um começo, um meio e, pelo jeito, o cavalo está reticente em trazer o castigo final para o populista no desgoverno do paÃs.
Desculpe me Senhor Erculano, mas nem todo capitalista produz! Os rentistas exploram os produtores, empregam poucos e fica com a maior parte dos lucros! Sem contar com os marajás que trabalham para o estado...
Quem é que está radicalização à equerda hein? Neoliberais e fascistas se casam tão bem como no chile de pinochet.Os liberais do centro como sempre fazem aqela oposição de deixa o populacho quieto se não abala as bolsas
1Democracia é limite de poder ñ é exercer poder em três. Nunca foi e será governo para o povo mas e democradura. A polarização acontece porque as esquerdas deixaram de se empenhar por luta armada, a la Cuba, e preferem as urnas a la Dinamarca, ainda que haja retrocessos como a Venezuela. Com o estado se metendo em tudo os poderes cresceram, sejam de direita ou esquerda, e comprometeram a democracia. O autoritarismo acontece porque a democradura impede o desenvolvimento.
E com este estilo refinado, clássico, será mesmo um sucesso, Jove. Sobretudo se, sobrecarregado pelo fardo deste trabalho hercúleo, ele nos privar de suas "luzes".
É imperioso que o senhor lance uma Teoria Geral do Estado para expor em detalhes toda a magnitude de seu pensamento. Que portento!
2A segunda via q levara o mundo a frente negando o estado assim fortalecendi a democracia é a emancipação capitalista exercida pela liberdade. So o capitalismo faz inclusão social pelo emprego, renda, treinamento e trabalho. So ele cria renda distribuÃda em salarios e lucros; so ele produz riqueza que faz justiça social. Os poderes, sejam de esquerda ou direita, são predadores sociais.
É, caro Hélio, em parte é mesmo o ferramental tecnológico a escada para a descida ao inferno. Circundando-o e se aproveitando dele, há todo um aparato midiático profissional, que, bobeou, é cooptado - ou já pertence à grana alta que manda e desmanda. Quanto ao arranjo polÃtico necessário à extração do Bozo, sei não: cairá por desarranjo mental, talvez intestinal; a diarréia que flui por sua boca ainda há de cobrar seu preço sanitário à BozomÃglia. Perderá o trono por desarranjo variado.
Oxalá, Inshalah! Tomara! Deus te ouça!
CENSURADO
viva ISRAEL
Sim! E viva a Palestina tb!
viva a liberdade de nos médicos prescrever
Além da prescrição aqui preconizada por Benassi, cai bem lembrar e reforçar a responsabilidade civil e penal do médico (Luana Araújo) - já que o domÃnio das evidências cientÃficas e a ética não são sindicáveis publicamente.
Haloperidol 1500mg, pela manhã e pela noite. Tomar com suquinho Tang comprado na prateleira de mantimentos das lojas Havan.
seu artigo contra CFM E ridiculo
censurado/
ja começou a censura
viva o ex premie ,pode esperar ele voltara/HELIO recalcadO queria ser medico e so fala conta A CLASSE HA ANOS viva o CFM /pois nunca colocou sua raiva na OAB
Inocente é quem acredita que polÃtico tem ideologia. PolÃtico (de direita, de esquerda, de paÃs rico, de paÃs pobre e etc) quer saber de poder e o que fazer para se manter no poder. O que importa é gastar o dinheiro que não é dele. Polarizado ou não, não faz diferença. Alguns são inteligentes e percebem que se a renda aumenta, entra mais dinheiro de impostos e, se a população morre, diminui o dinheiro dos outros para gastar.
A polÃtica é lugar de muita ambição, por ser a única coisa que enriquece sem precisar produzir nada! Por isso é um lugar que quem está fora quer entrar e quem tá dentro não quer sair... Inocentemente, um dia eu pensei que ser polÃtico era uma missão!
Os polÃticos brotam das sociedades onde atuam. Refletem, de uma forma ou de outra, os sentimentos que estee povo tem.
Adenor, muitos passaram por isso. Ja idolatrei poder e ate ja exigi nota fiscal, qdo lembro sinto muita vergonha pelo constrangimento q causei. Mas, se a gente nega o poder e a politica tem q colocar algo no lugar. Eu encontrei a liberdade capitalista que de fato produz. Para ser capitalista se tem q ter aprovação popular que acontece qdo compram o seu produto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O castigo veio a cavalo Voltar
Comente este texto