Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. osvaldo tavares

    Lamentável que um escritor e tido como professor da Lingua Portuguesa venha em solidariedade a um colega colunista, meio autoridade na Folha, venha usar um termo horrível deste, DESPIORA. Pergunto: quando o mundo começou a desabar economicamente pela pandemia o colunista usou o termo DESMELHORA????? É o melhor o jornalitsa ir para a página de esportes e comentar futebol. E deixa para outro a "Última flor do Lácio, inculta e bela......"

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Hostes bolsonaristas e hordas da esquerda crucificando o despiora, usado normalmente pelo VTF. Um horror ridículo. Estouro da manada sem explicação lógica. Politizar o 'despiora', só serve para sustentar a radicalidade dos supostos guardiões da perfeição e zumbis do fim do mundo. .../Claudia F.

    Responda
  3. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Pois eu acho que não há como despiorar Bolsonaro! Só jogando fora, mesmo!

    Responda
  4. Nilton Silva

    Muito boa a coluna.

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Eu quero ver, mesmo, caro Sérgio, quando é que o Brasil desmerdear-se-á. Quando é que se Desbozificará, para o bem da língua e do Fígaro dos nativos. Há de hajar um Desbozogafizador para limpar o ninho de Bozogafos, com 4 Bozogafinhos. Ocorre que, no Bozonaristão, no dia sim, há barbaridades; no dia não, ocorrem singularidades - mas somente as malignas. Falando no Priberam, até desinstalei um Aurélio que havia comprado tempos atrás, os caras são muito bons. E o Aurélio não despiorou... ;-)

    Responda
  6. Marcelo Luiz de Lima

    Creio que se a palavra 'despiorar' não estivesse no título do artigo não causaria essa celeuma toda. Como toda criança sabe,bolsonaristas raíz não lêem mais que um parágrafo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Huahuahuahua..!!! Pior que é! Huahuahuahua! Ótima explicação..!

  7. Marcelo Couto

    Estou desassisando a FSP.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Desassisa, Marcelo, desassisa...

  8. Sylvia Alves Corrêa

    Essa discussão sobre o termo "despiorar", em um momento em que minhas preocupações cotidianas se voltam para os desatinos do presidente durante a pandemia, me parece prosaica. O antônimo de melhorar é piorar, sendo que ambas palavras comportam gradações: melhorar ( de pouco a muito) ou piorar ( de pouco a muito). O desmelhorar e o despiorar me parecem neologismos nada eufônicos. A economia piorar menos do que se esperava já é uma boa notícia.

    Responda
  9. Carlos Gueller

    Excelente!

    Responda
  10. Luciano Napoleão de Souza

    O que não dá sinais de despiora é o jornalismo militante do Brasil!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Já o (e)leitorado, desmelhora a olhos vistos!

  11. José Tadeu Barros

    Clap, clap, clap!!!

    Responda
  12. José Cardoso

    Por que não recuperar, ou recuperar parcialmente? O verbo já pressupõe uma piora anterior.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Recuperar se assemelha a melhorar, e ambas não têm o mesmo impacto e ''camadas'' que a palavra escolhida pelo Vinicius Torres Freire. Fico com despiorar.

  13. Maria Lopes

    Coluna esplêndida (sou fã). Lembro de descomer, que li em um texto do Ariano Suassuno um éon atrás. Outro dia ouvi un-eat em uma série americana (Monk, divertida, recomendo).

    Responda
    1. Atila Duarte de Sousa

      No Auto Da Compadecida João Grilo ou Chicó tinha um gato que descomia dinheiro e o vendeu ao dono da padaria.. viva Ariano Suassuna e o nosso Português sempre em evolução, diferentemente deste pesadelo chamado Bolsonaro. Um abraço! Se cuide!

    2. MARCOS BENASSI

      Descomer tá na moda, cara Maria, particularmente entre os bulímicos. Já ouviu o semi-neologismo "miar"? Nesse contexto da bulimia, não é o ruído que fazem os gatinhos, é "descomer" mesmo!