Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bernardo Brito

    Eu votaria no Ciro. Não adianta pesquisa e jornal escolher candidatos antes de ouvir as propostas

    Responda
  2. Hernandez Piras Batista

    Lembro que, ainda em junho de 2018, o Sr. Hélio Schwartzmann, colunista deste jornal, escrevia que, conforme tudo indicava, a eleição terminaria novamente numa polarização PT-PSDB. O candidato tucano feneceu e Bolsonaro explodiu. Cedo ainda!

    Responda
  3. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    É bom lembrar que em 2017 Bolsonaro era uma outsider, era terceira via e ninguém levava a sério suas possibilidades eleitorais. Tinha apenas 5% das intenções de voto e disso não passava.

    Responda
    1. Nair campos Campos

      É, mas aconteceu a facada mal sucedida ......

  4. Marcelo Costa Batista

    Não adianta falar na balela da terceira via, na prática o que se quer é um candidato dos banqueiros e da da Faria Lima, competitivo pois os tucanos ja eram. Representantes dos que se beneficiam dos bilhoes em renuncia fiscal do estado brasileiro como em São Paulo mais de 200 bilhoes de renuncia em favor dessa gente ,feito pelo PSDB de Dória, e sobra imposto e reformas em cima de pobres trabaladores sem falar no arroxo salarial, tara dos tucanos contra quem ganha de 1 a 5 salarios minimos, covard

    Responda
  5. Rubens marques

    Parece-me um argentário !

    Responda
  6. Alberto A Neto

    Há uma catástrofe sendo contratada, porque se reapresenta o mesmo cenário que criou as condições ideais para a refundação do Estado como uma República das Milícias. Lula e o PT são os principais garantes da segunda temporada da série OS MILICIANOS. Lula e PT já se prestaram, com suas tática eleitoral e estratégia política, à ascensão da extrema-direita aos centros de decisão do país. Agora, ao dobrarem a aposta para 2022 contra o antípoda ideológico, simplesmente repetem o erro crasso de 2018!

    Responda
    1. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Muito sensato e perspicaz o seu comentário. Concordo integralmente: quem gestou os ovos da serpente foi o lulopetismo. Pelo visto, querem mais serpentes.

    2. Marion Brepohl

      Mas é imprecionante essa seita que tem o Lula e o PT como deuses. Poucas vezes vi fanáticos atribuindo tanto poder a uma pessoa.

    3. WILHELM NORDMANN

      A eleição de 2018 não foi livre sendo o favorito excluído forçosamente do pleito. Veremos como será 2022 porque o miliciano fará de tudo para sabotar a votação. Se permanecer minimamente livre será o fim dele. Preferia uma alternativa real ao Lula mas vejo que não terá. Quem não tem cão caça com gato. Para acabar com o minto bastará.

  7. Camila Lustig Conde Garcia

    Como vejo aqui ex eleitores do Bozo arrependidos. Eles assumiram um lado da polarização e eram tão fanaticos como aqueles que hoje eles criticam. Bem feito... votaram errado na última eleição e agora aguentem o cenário político que ajudaram a criar.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Nesse caso é bipolar, sim. Preferências partidárias à parte, quem não votou no Haddad ajudou a eleger o Bolsonaro. Mas hj em dia é muuuuuuuuiiito difícil achar quem tenha votado no genocida. Todo mundo votou em branco. Até o Luciano Huck votou em branco.

    2. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Muito fácil a acusação que profere: segundo essa sua forma de imaginar o mundo (quase plano...), quem não votou no pólo do Haddad (leia-se lulopetismo), errou! Por acaso você acha que o mundo é bipolar, amiga? Ora, por favor!

  8. Igor Cornelsen

    A rejeição tanto de Lula quanto de Bolsonaro é muito alta. Se todos estes partidos estiverem unidos com um candidato de baixa rejeição e que se comunique bem, como o Mandetta, logo derrete os candidatos extremistas. O povo brasileiro cansou dos extremos. Quer um presidente normal.

    Responda
    1. José Antônio

      Lula deixou o Governo com 86% de aprovação! A rejeição a que se atribui a ele deriva-se dos eleitores criados pelas capas da revista Veja (e outras também), manchetes dos principais jornalões impressos e do JN (e outros jornais televisivos também).

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Mandetta é um Bolsonaro que sabe usar os talheres

    3. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Concordo com você Igor. Ainda dá tempo de costurar uma boa canditatura de centro, que agregue as rejeições muito elevadas de todos os que estão por aí, principalmente Bolsonaro e Lula (rejeição ao redor de 50%).

    4. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Concordo com você Igor. Ainda dá tempo de costurar uma boa canditatura de centro, que agregue as rejeições muito elevadas de todos os que estão por aí, principalmente Bolsonaro e Lula (rejeição ao redor de 50%).

  9. José Oliveira

    é duro mais uma vez ter duas vias, uma para trás outra para o cemitério...sendo assim, esse bandido que está ai, é melhor candidato que esses dois, pois matou menos gente que as suas ações.

    Responda
    1. José Antônio

      Lula deixou o Governo com 86% de aprovação! Lembra-se? A rejeição a que se atribui a ele deriva-se dos eleitores criados pelas capas da revista Veja (e outras também), manchetes dos principais jornalões impressos e do JN (e outros jornais televisivos também).

  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Claro que 3ªvia não interessa nem a Bolsonaro e nem a Lula. Para bolsonaristas e lulopetista a polarização, guerra e engajamento fanático faz mais sentido do que inovação, programa para o Brasil, integração com políticos virtuosos para formar e construir um curso de ação política que tire o país dessa lama de décadas. O que esperar de um neofascista incapaz e de um espoliador que simula inocência? .../Claudia F.

    Responda
  11. William Alexandre Costa

    As pesquisas sérias devem trazer logo mais, um cenário sem Huck e sem Moro... Aí sim veremos o real tamanho de Ciro e Dória. Imagino que Ciro estará acima dos 10%! A ver...

    Responda
  12. Alexandre Santos

    A única chance de uma terceira via é o impeachment ou o derretimento do G e n o c i d a. Fora isso, é só fofoca mesmo, pois a a elite econômica (Faria Limers) não abre mão da grana que estão levando com esse desgoverno.

    Responda
  13. Ivan Bastos

    Por que esqueceram o Tasso Jereissati?

    Responda
    1. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Porque ele ainda não confirmou disposição para se pôr como candidato.

  14. sérgio dourado

    Parece que na fala do articulista o centro entrou pra rifar apoio entre os 2 pretendentes à frente. Mas a questão é que o eleitor real quer, sim, alternativa aos projetos de caudilhos que temos por aí. Há, inclusive, uma via de propostas que terão de ser consideradas por quem ainda acha que os dois são tão diferentes, assim. Pra ter um Bolsonaro ou um Lula há de se ter reforma pq ambos querem fazer graça com caixa do governo: aí que a verdadeira conta não fecha é pra o Brasil.

    Responda
  15. Mara C F Silva

    Acho que o Ciro , seria um bom nome, mas tem que parar de criticar o Lula, afinal por baixo há 30% de votos do petista....Isso pode decidir uma eleição. Se ele conseguisse mostrar mais equilíbrio, e não ceder às provocações, seria uma possibilidade para o país. O principal adversário de Ciro...é Ciro.

    Responda
  16. JOSE CAMPOS

    Só foi aparecer uma proposta de aumento salarial e o Brasil foi deixado de lado. Os patriotas só pensam em dinheiro.

    Responda
  17. Jose Carlos

    Depois do golpe parlamentar patrocinada pela elite na democracia, a esquerda manteve seus votos, haddad no segundo turno e lula disparado em pesquisas, mas a extrema direita envergonhada perdeu seus votos para e extrema direita orgulhosa e espalhafatosa. Bem feito. Derrubar bozó é a única opção, mas as zelite num qué. Querem o extremismo do deseducado, incompetente e inoperante do p fezes.

    Responda
  18. Ricardo Candido de Araujo

    Essa tal "terceira via", também conhecida como direita que se vê "limpinha", ainda mantém uma falha básica, esquecer que fora dos gabinetes existe um ente chamado povo, povo este à quem só têm sido oferecidas promessas há décadas. Antes de criticarem a tendência do povo em acreditar em salvadores da pátria, vejam o que precisa de fato ser feito pelo povo, não pelos farialimers.

    Responda
  19. Guilherme Torres Godoy

    Quem acreditou que L. Huck seria candidato, é o mesmo que acreditou no Bolsonaro e suas histórias que só eram mentirinhas. Agora tem essa de terceira via, kkkkkkkkkk, esses da terceira via, são os mesmos que acreditaram no Huck, no Bolsonaro, é a turma do Centrão, quer enrolar o meio campo. Se a ultra direita, não mexer os palitinhos da justiça, o Lula, vai estar na área, ai ele é 99% certo. Faltam 17 meses para a briga começar, quero ver o R. Maia nessa área.

    Responda
  20. Lourenço Faria Costa

    Terceira via, nova política, não sou político (mas faço política e sou candidato), *isentismo* político,...enquanto essas concepções e variações de repúdio à política continuar, continuaremos a parir *novos políticos* da estirpe de Jair Bolsonaro.

    Responda
  21. JEANNE D ARC DE FARIA

    O Brasil não desiste da tese do "Salvador da Pátria". Luciano não conseguiria fazer muitos milagres no meio de um Congresso Nacional recheado de agentes políticos da "Old School" . A sociedade precisa aprender a votar TAMBÉM em vereador, senador, deputado estudual e federal. O brasileiro precisa aprender também a ser correto. Temos um DNA do "jeitinho" isso mata qualquer política, qualquer candidato...

    Responda
  22. Prof Marcelo Araujo

    Entre o medo daquilo que sempre existiu e o suicídio nacional só vejo um grande vazio.

    Responda
    1. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      É preciso ser forte, amigo. Para ser brasileiro e viver algumas décadas, como eu, é preciso não desanimar e acreditar que o gol venha aos 45 minutos do 2° tempo....e vem! Mas é preciso resistir. Não desanime!

  23. newton penna

    O Lula deixou o governo com 3,5 de desempregados, economia bombando, a indústria nacional em crescimento e 85% de popularidade. Por que então essa busca pela terceira via? A 2º, 3º, 4º ...vias, para nos livrarmos desse atual (des)governo, só pode ser o Lula. Se apostarmos em qualquer outro candidato, o Bozo vencerá as eleições de braçada. Ou será, que no fundo, os que buscam uma outra via, ainda preferem o atual governo?

    Responda
    1. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      O Lula deixou escapar a grande chance e preferiu sua mesquinhês jogando o país na pior crise social e econômica da história brasileira. Conseguiu até a proeza de quebrar a Petrobrás, tamanha incompetência, só para sustentar o mensalão e o petrolão criados por ele! O Bolsonaro é o ovo da serpente que Lula criou. É esse cara que você quer de novo como presidente?!

  24. Diego Hernandez

    Que jornalista fraquinho!!! Huck sai da lista de opções, fraquinho está o Dória nas pesquisas, já Ciro, é o 3º colocado nas pesquisas e se consolida como a opção de terceira via!

    Responda
  25. MARCIA HENZ

    Temerário dizer que não há espaço para uma terceira via, me parece mais a expressão de um desejo do autor da coluna do que uma análise. 42% do eleitorado não quer nem Lula nem Bolsonaro, portanto há espaço, sim.

    Responda
  26. Marisa Coan

    Acho impossível ele ter saído de algo em que nunca entrou.

    Responda
  27. Rodrigo à vora

    Ciro Gomes é o caminho para 2022. A única candidatura com proposta e projeto para o país. É honesto, ficha limpa, expediente e preparado.

    Responda
  28. benjamim picado

    Conheçam o MSC, “movimento dos sem centro”, que possui líderes, sedes e programas (inclusive de TV) em abundância, mas nenhum eleitorado.

    Responda
  29. Luís Cláudio Marchesi

    Guardadas as proporções profissionais, Luciano Huck e José Luiz Datena se assemelham. Gostam de fazer incursões na política, mas na hora de assumir posturas, de fato, pulam fora da discussão política. Nisso, Datena é expert. Popularesco em seus programas (da antiga imprensa marrom), mete o pau em todo mundo e só ele é o certo. Huck é outra linha, mas com decisões políticas parecidas. Melhor mesmo os dois fora da campanha. Poderíamos perder mais longos e tenebrosos quatro anos de vida nacional!

    Responda
  30. Juan Valdomero

    A 3a via é uma ilusão. Vejam o que aconteceu na Argentina, no Peru e o que as pesquisas indicam para a Colômbia... Polarização e guinada para centro esquerda. A incompetência da direita é os falsos gurus levaram a esse resultado. A Faria Lima e os políticos deverão fazer a sua escolha considerando esses fatos. Muito provavelmente o miliciano-viralatas será jogado no lixo da historia.

    Responda
  31. Henrique Silva

    Essa tal terceira via é um marketing da velha mídia querendo impor um candidato seu como outrora, más os tempos hoje são outros nesse mundo digital. Fora da polarização hoje posta, entre o "corrupto" e o "maluco", é incontestável que Ciro é o caminho mais viável pra corrigir os rumos do Brasil. Porém, de forma séria e honesta tem apresentado seu projeto de governo que não agrada o "mercado", que sustenta a grande mídia. Para esse mercado Bozo ou Lula são parceiros.

    Responda
  32. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Lula é centro-esquerda. O problema é que a direita não tem centro. Fora o Ciro, todos os outros nomod que estavam sendo cogitados haviam declarado voto no Boso. Fica difícil mudar o discurso encima da hora

    Responda
  33. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Na realidade não vejo o Bolsonaro e o Lula com tanta musculatura. Quando ser conversa com o pessoal sente-se muita indecisão. O que a mídia tenta cravar que não há mais nenhum horizonte. O intuito é apontar defeitos nos

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Talvez seja o viés da sua conversa. Lembre-se que 50% da população vive com um salário ou menos. O Brasil tem muita gente pobre e em dificuldades. Se eu conversar com pessoas do meu meio social vou chegar à conclusão que bozo vencerá com 60% dos votos.

    2. Mario Augusto Cadioli

      Concordo, o que ouço da maioria é aversão aos dois totens, o Lulalá e o Mitolá.

    3. Fabrício Silva

      Pois é, esse plano do Ciro de bater nos dois eu não sei se é o mais correto. Mas não seria o Ciro se não fosse assim. Agora, com certeza, é o melhor nome e com certeza o mais forte dos postulantes à terceira via, e tem projeto, passível de críticas, mas tem. Qual é o projeto do PT? Qual o projeto do Bolsonaro? Nenhum, se não a perpetuação no poder. O Ciro traz alternativas e o caminho para sair da crise e colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento, o que nenhum outro tem.

    4. Gabriel N

      Ciro tá perdido. Não sabe se bate em Lula ou Bolsonaro. Vai acabar apanhando dos dois.

    5. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      postulantes fora da polarização. Penso que daqui em diante Ciro crescerá muito.

  34. jose celso righi righi

    A elite conhecedora de tudo não aprende, já vimos ao longo da história desde D Pedro l, Marechal Deodoro, Gaspar Dutra, Jânio Quadros, Collor, Bolsonaro, acho que não falta exemplos para provar que inventar nomes não dá certo. Presidente é cargo político, portanto, precisa de político experiente, articulador, sem ficar inventando coisas, Como velha politica, nova política, o que existe é a política, o resto é jogar o Brasil às favas mais uma vez.

    Responda
  35. Adriana Rossi Alves

    Ou seja, para o Bruno o quadro é estatico, nenhuma dialética é possivel. Mais estranho é que a avaliação é a mesma de ministros do Bolsonaro tornada pública nos últimos dias.

    Responda
  36. Marcelo Rod

    A realidade da terceira via...Nao existe terceira via possivel. A realidade do isentao e/ou arrependido do bolsojeguismo...Decidem a eleiçao com o candidato dos outros. Ou se anulem, como na vida

    Responda
  37. Paulo Emmerich

    Vejo outro cenário. O eleitor perdeu ao eleger um político fisiológico histórico, assumidamente incapaz e ancorado no Posto metafórico. Tal "solução" se voltou contra a democracia e pior, contra a vida. Agora o mesmo eleitor quer se corrigir elegendo gestor experiente, convicto pela democracia, e, preparado pra defender os interesses nacionais e a vida de seu povo. Hulk ficou fora pelo critério gestor experiente. Quem preenche os quesitos é Ciro Gomes.

    Responda
  38. Daniel Vitorazzi

    Para mim a única alternativa de terceira via é Ciro Gomes. A centro-direita que se associou a Bolsonaro no segundo turno e agora o rejeita tem que ficar quieta e apoiar Ciro. Ciro foi o terceiro mais votado em 2018, tem sim bom espaço para crescimento e desde aquele momento deixou claro que aquela polarização era um problema que atrasaria o país . Quem é pela esquerda, como eu, e tem vergonha na cara para não usar o cinismo como escudo, também tem que ir de Ciro.

    Responda
  39. eli moura

    só pode ser uma piada de mau gosto os centristas, que náo tem a menor idéia do que isto significa, centro social, centro economico, centro policial, suponho que a melhor respostas seria o centro no bolso deles, apostarem uma figura televisa, populista, para conduzir um país que virou uma terra arrasada. Não olham o exemplo atual, quando pensaram que poderiam controlar o espantalho, que ficaria parado, olhem em volta vejam a terra arrasada.

    Responda
  40. Gabriel N

    Infelizmente, não há terceira via, e nem haverá. Dória e Ciro tem seus passados ligados à Bolsonaro e Lula, respectivamente. Ano que vem o jeito vai ser tampar o nariz na hora do voto pra tirar o excrementíssimo do planalto.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Verdade Gabriel. Aí dizer "ladr.ao" ficamos em dúvida sobre qual deles. O desempate acontece se usar o termo Genocida. Daí não resta dividas

    2. Gabriel N

      Batista, sabe o que é mais triste? Não saber se vc se vc está falando de Lula ou Bolsonaro qdo diz "ladrão".

    3. Nestor Bercovich

      Seja quem for o candidato da oposição, com ou sem terceira via, o importante será se livrar do maluco incompetente genocida.

  41. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O nome já diz: a terceira via ficará em terceiro lugar nas eleições. Como tem DNA golpista, quer estar lá pois vislumbra expedientes não republicanos para eliminar os primeiros.

    Responda
  42. jose fernandes de lima junior

    A terceiUa via é Lu la lá

    Responda
  43. Valdeci Gomes

    Parem de utopias e ilusões, A única via é Lula.

    Responda
  44. ROGER HOEFEL

    Porta voz do sistema empresarial globo: doutrinação e alienação

    Responda
  45. Jose Walter Da Mota Matos

    O Brasil emburreceu e a falta de terceira via viável, demonstra esse fato. Isso por si só já expõe a necessidade urgente de uma ampla reforma política que elimine as diversas legendas de aluguel que só servem pra sugar dinheiro público e negociar cargos em troca de apoio político, mais nada. Nessa ciranda, infelizmente o último objetivo será sempre o interesse público, frente às aspirações pessoais dos urubus do erário. Triste e lamentável realidade, a disputa se resume a Lula e Bolsonaro.

    Responda
  46. MARCOS BENASSI

    Seu Bruno, é questão de espaço e, do outro lado, de capacidade representativa do ideário que o ocuparia. Ora, Luciano Huck? Para ser Hulk, tem que passar por Bruce Banner - alguém imagina o apresentador no laboratório de física ou no Congresso Nacional? Falta estofo, evidentemente. Quem é que quer siricuticos? Tanto os irmãos Gomes quanto EngomaDória, são especialistas. De verdade, quem representa uma terceira via, um capitalismo responsável que não largue 70% da população para trás?

    Responda