Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. W Oliveira

    A polarização entre Lula e Bolsonaro indica apenas uma miopia ou catarata (espero que temporária) nas pessoas entrevistadas nessas últimas pesquisas.

    Responda
  2. Carolina mousquer lima

    Mandetta e Doria foram "distraídos". Tá bem. Que nem os "distraídos" de hoje que discutem eleições em 2022 como se o golpe bolsonarista já não estivesse todo armado - literal e metaforicamente. Acordem!

    Responda
  3. W Oliveira

    Qualquer pessoa que tenha demonstrado um mínimo de coerência e competência em cargos executivos será bem visto como terceira via pelo eleitorado que quer distância dos que já sentaram nessa cadeira e foram obrigados à vender a alma para as oligarquias mais atrasadas do país apenas para manter o poder. Prefiro fazer a fila andar elegendo novos ocupantes para o cargo do que insistir em nomes que deram errado no passado ou que estão dando errado no presente.

    Responda
  4. RODRIGO DORNELLES

    Doria e Mandetta: distraídos? Para não ser deselegante com Dedé e com eles dois, os chamaria de oportunistas. Dedé, volta e meia, aparece com adjetivos, digamos, criativos.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Demétrio está bem equivocado. Da mesma forma que em 2018 não viu a brecha aberta à extrema-direita e admitiu que o "mau militar completamente fora do normal", nas palavras de Ernesto Geisel, simplesmente "desidrataria". A extrema-direita ganhou musculatura. Emplacou dois filhotes da ditadura linha-dura no Alvorada e Jaburu. Há uma ampla avenida alternativa à terceira via, que chegará ao segundo-turno em 2022. A tendência é Jair, a tragédia, e Lula, a farsa, definharem lentamente doravante.

    Responda
    1. José Luiz Amarante

      É o que desejo uma opção que também não seja Mentirodoria nem Desmandeta.

    2. José Luiz Amarante

      É o que desejo uma opção que também não seja Mentirodoria nem Desmandeta.

  6. RENATO VENANCIO

    Não adianta, cara, enquanto houver miséria haverá gente votando em quem propõe acabar com a miséria.

    Responda
  7. Nivaldo da Costa Pereira

    Lula é o Centro. Nunca foi esquerda. Basta um exame e uma leitura atenta e desinflamada de seus dois governos.

    Responda
  8. Nivaldo da Costa Pereira

    Lula é o Centro. Nunca foi esquerda. Basta um exame e uma leitura atenta e desinflamada de seus dois governos.

    Responda
  9. Hernandez Piras Batista

    "O 'centro' tem poucas ideias e nomes em excesso." Perfeito! E, pelo visto, não há a menor perspectiva de melhora neste ponto. Quanto ao Ciro, que costuma apresentar excelentes programas de governo, espero que ele volte logo a propagar menos ofensas e mais ideias. O Brasil precisa!

    Responda
  10. eli moura

    terceira via é aquela usada pelo supositório, esquerdistas do passado diante do fracasso dentro do seu grupo se convertem a direita, acham absurdo e custosa medidas sociais, procuram locar filtros em suas analises quando não se tornam assediadores de mulheres com 1/3 da idade. Deve ser o narrador preferido de outro porr louca o tal ciro.

    Responda
  11. Eric Braun

    Como sempre, impecavel nas analises

    Responda
  12. Galdino Formiga

    Os dois candidatos para o segundo turno estão previstos. Candidato de terceira via é simples especulação.

    Responda
  13. Murilo Alves

    Cara, esses imbecis acharam que Lula seria apagado da política, por uma trama rasteira, que contou com a conivência e a cumplicidade de todos eles. Agora, viram onde eles meteram o país. Rodrigo Maia, Aécio, ACM Neto, Mandeta, Huck, Bolsodoria, S. Moro... Esses caras são líderes? O único que salva é o Ciro, mas fez e continua fazendo a aposta errada: achar que falar mal do Lula vai lhe dar votos. Bolsonaro, já está preocupado com a Corte de Aia. Daí seu desespero pela reeleição.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      negacionista existem em todos os cantos, tal qual os Coisos. nunca observam as enormidades que seus líderes e mitos cometem. houve a prisão sucessiva de toda a cúpula do PT. 03 presidentes, 2 tesoureiros e 01 secretário do PT. 01 Líder do Governo no Senado (delcídio) 01 líder do governo na camara (paloci) confessos. Diretores das mais altas estatais ligadas ao PT ou partidos da base aliada... E Lula não sabia de nada? escolheu Dilma para sucede-lo - era ministra das minas e energia (petrolão)

  14. RICARDO ARANTES MARTINS

    Meu Professor e Mestre Demétrio está totalmente equivocada (o que é raro). é muito cedo dizer que há polarização ocorrerá em 2022. Alguém em 2018 acreditaria que o Coiso chegaria a um segundo turno com um petista? Ainda, muitos pensam comigo e sei que tem completa ojeriza ao Coiso/Petismo. Se aparecer algúem que faça os milhões de iludidos irem votar? e não ficar entre o horroroso e o medonho. Tem tempo e fé no Brasil

    Responda
  15. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    Definitivamente não foi o melhor de Demétrio Magnoli. As pessoas esquecem que Bolsonaro foi a terceira via em 2017 e sob amplas gargalhadas. Ninguém o levava a sério. É sempre bom lembrar que dez antes do primeiro turno as pesquisas o apontavam perdendo para todos no segundo turno. Mas ele quase levou no primeiro turno, não foi? Mais uma coisa, seu apoio firme de 30% do eleitorado não é um teto, é um piso.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Nem de longe ele esteve perto de levar no primeiro turno.

  16. Ronald Fedalto

    Demétrio, tente outra vez. Simplificou demais. Cenário bem mais amplo e possibilidades abertas

    Responda
  17. José Cardoso

    Haverá um monte de candidatos como sempre. PSDB, PT, PDT, PSB, PSD, DEM, PMDB, Novo, Psol, além do próprio presidente, seja lá em que partido esteja. O mais provável parece ser algo parecido com a eleição para prefeito de Rio em 2020, onde o Crivella teve base suficiente para ir ao segundo turno, onde foi massacrado pelo Eduardo "Maricá" Paes. Em 2022 será o Luiz "Atibaia" Inácio.

    Responda
  18. Luciano Napoleão de Souza

    Magnoli, espero que vc viva para assistir a vitória de Jair Messias Bolsonaro em 2022!!

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Se depender do próprio interessado, é pouco provável que alguém sobreviva.

  19. claudio bruel

    Terceira via. Vejamos os possíveis candidatos para 2022: Huck, animador de auditório e oportunista vendedor de camisetas 'temáticas'. José Serra, é um moribundo. Aécio Neves, cheira pó no prato fundo. Alckmin, inexpressivo total, conhecido na cidade de SP e alguns lugares do interior do estado, acha que o Brasil termina nas fronteiras do estado. Quem sabe não lançam uma dessas artistas brasileiras que cantam com o 'derrière' e estão na moda. Tiririca não vai aceitar, não adianta pedirem para ele

    Responda
  20. claudio bruel

    Terceira via. Vejamos os possíveis candidatos para 2022: Huck, animador de auditório e oportunista vendedor de camisetas 'temáticas'. José Serra, é um moribundo. Aécio Neves, cheira pó no prato fundo. Alckmin, inexpressivo total, conhecido na cidade de SP e alguns lugares do interior do estado, acha que o Brasil termina nas fronteiras do estado. Quem sabe não lançam uma dessas artistas brasileiras que cantam com o 'derrière' e estão na moda. Tiririca não vai aceitar, não adianta pedirem para ele

    Responda
  21. Luciano Napoleão de Souza

    Eu vivi para ver a hipocrisia de Magnoli em torcer por Lula!! Este crápula que, agora se vê, é capaz de vender a mãe por um espaço na imprensa!

    Responda
  22. Eduardo Ribeiro

    Esqueceu de incluir a fuga de Ciro à Paris às véspera do sufrágio final

    Responda
  23. Hercilio Silva

    Bolsonaro vai ao segundo turno. Tá fora da realidade quem acha que não vai, e tentando agradar seu eleitor queima pontos com os eleitores que realmente querem vê-lo fora, tipo Ciro. Todos os da terceira via, exceto Ciro se elegeram de carona no presidente ou foram seus ministros. Não cola como oposição. A disputa será entre manter a democracia ou permitir avançar o projeto autoritário em franco andamento. A história não perdoa. E cobra caro. E não é só de oposicionista não.

    Responda
  24. Paulo Raimundo

    Não adianta avisar, eles insistem.

    Responda
  25. Flávio Lofêgo Encarnação

    A polarização é entre liberdade e opressão, entre democracia e ditadura, ou entre os que defendem uma mesma lei para todos e os que apoiam golpes. O que estão chamando de 3a via é um novo nome para fazer as mesmas coisas que temos que extirpar.

    Responda
  26. Vicente de Paula Venancio

    Me parece obvio que depois do desastre absoluto do governo Bolsonaro, QUALQUER UM que ganhar será melhor do que temos agora. Doria, Alckimin, Mandeta, Meireles, Ciro, Amoedo, Huck, Lula, Hadad enfim qualquer um que chegue a presidencia, nao sendo Bolsonaro, será bem vindo. Bolsonaro simplesmente arrasou com tudo que foi criado nos ultimos 30 anos de governos anteriores. Afundou o PIB, levou milhoes para a pobreza absoluta, culpado na morte de centenas de milhares e matou nossa imagem fa fora.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Resumindo: deixou o país como terra arrasada..

  27. João A Silva

    A terceira via se mostrou inviável, tanto que o STF restabeleceu os direitos políticos do Lula por ser a única alternativa para a sua própria sobrevivência. Bolsonaro tem contra si a queda das bandeiras que iludiram os "ingênuos": na segurança trocou o poder do tráfico pelo das milícias; na economia mostrou o real interesse dos "liberais"; na política mostrou tudo de "novo" que pretendia. Sobraram os "ideológicos" que justificam uma guerra fria inexistente para exercer seus próprios interesses.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      O PSDB é um partido nacional e merece ter um candidato à presidência. Acho justo. O MDB, outro partido de porte nacional vem optando por não ter candidato. Poderia ter na minha opinião. Agora, dizer que o PSDB representa candidatura de centro é forçar a barra. Há muito o PSDB abandonou a social democracia e se tornou a representação neoliberal no país. O mesmo ocorreu com o MDB.

  28. Hugo carvalho de Oliveira

    Não há terceira via porque os ditos "liberais brasileiros" não passam de defensores da agenda de Guedes, apenas com alguma polidez no trato. Não possuem nenhum projeto para a grande parte da população que não seja austericídio e abandono de políticas públicas para atender "demandas" fiscais do mercado financeiro, além de um falso discurso que mais "free market" vai eliminar desigualdade, miséria, ataques ao meio ambiente e aos direitos humanos, tarefa cujo papel do Estado é insubstituível !

    Responda
  29. jose vanzo

    Indica também a existência de uma Educação Pùblica precária e superficial que em nada ajuda a romper com o ciclo da pobreza material e intelectual.Estes dois populistas mentem e zombam de tudo e as pessoas ,em sua maioria não sequer perceber isto, que é básico em qualquer pensamento crítico , por mais elementar que seja.Sem Educação de qualidade e universal,o Brasil continuará se afundando na violência ,na corrupção e na pobreza.

    Responda
  30. Julhiano Cesar Avelar

    Para responder os assinantes que me impugnaram, vou considerar que quem mata as pessoas é o atual presidente, e Não o vírus.... Brasil já vacinou 85.000.000 pessoas!!

    Responda
    1. Flávio Lofêgo Encarnação

      Vacinou tarde e favoreceu a vacina mais cara. Genocídio. Cúmplice de genocídio por omissão é o Deputado Lira

  31. JONES DARI GOETTERT

    Só Magnoli aprendeu com o passado... Que ótimo!

    Responda
  32. Julhiano Cesar Avelar

    Demétrio profetiza suas próprias convicções... Seja quem for para o segundo turno, e não há como prever isso em 2021, NÃO devemos votar em corrupto contumaz e já conhecido!

    Responda
    1. Gabriel Fonseca

      Era uma vez duas vaquinhas. A vaquinha preta perguntou para a vaquinha malhada se ela ia votar no leiteiro ou no açougueiro. A vaquinha malhada respondeu que ia votar no açougueiro, porque o leiteiro tinha roubado o leite delas.

    2. Fabiano Andrade Lima

      Ah, Julhiano... Votar genocida pode, né? Isso sim é normal!

    3. Carlos Carlos

      Em nenhum dos dois. Mas se tiver que escolher entre corruptos, um deles nao eh genocida. Ai ficou facil escolher, mesmo que por exclusao.

  33. Ana Ferraz

    Chamar Lula de extremista e populista democrático e Dória e Mandetta de centro, apenas na cabeça de direitista sem rumo como Magnoli! O tal "centro" se entregou com gosto para bolsonaro em 2018! Será impossível dissociá-los do desastre!

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Magnoli não esconde seu viés neoliberal e sua visão de que o Brasil é o quintal dos Estados Unidos. Dito isto espero que a direita neoliberal democrática apresente candidato. Não para evitar os polos que não existem, é uma fake news, mas para que os brasileiros possam escolher propostas diferentes no campo democrático.

  34. Valdeci Gomes

    A terceira via é um Bolsonaro de sapatenis

    Responda
  35. Alberto Melis Bianconi

    Muito cacique para pouco índio é um problema que se repete para todo lado, em um país onde regras frouxas são sempre favorecidas. A estrutura partidária deveria ser a responsável por filtrar os candidatos: antes de se lançar a presidência seria necessário alcançar a liderança do partido. De que adianta uma prévia do PSDB se o vencedor terá então de vencer a multidão de líderes do tal centro? Huck não é mais candidato? Ou prefere surgir na reta final como salvador da pátria?

    Responda
  36. Roberto Gomes

    E viva a América Latrina!

    Responda
  37. Marcelo Costa Batista

    Não adianta falar na balela da terceira via, na prática o que se quer é um candidato dos banqueiros e da Faria Lima competitivo, pois os tucanos já eram. Representantes dos que se beneficiam dos bilhoes em renuncia fiscal do estado brasileiro,como em São Paulo mais de 200 bilhoes de renuncia em favor dessa gente, feito pelo PSDB de Dória, e sobra imposto e reformas em cima de pobres trabalhadores sem falar no arroxo salarial, tara dos tucanos contra quem ganha de 1 a 5 salarios minimos, covardes

    Responda
  38. Cristiano Jesus

    EUA e URSS lutaram do mesmo lado contra um inimigo comum. Portugal operou uma recuperação milagrosa nas últimas décadas com a geringonça, um governo formado por membros da esquerda e da direita. Como o povo não tem discernimento, resta aos políticos a decisão de tirar o Brasil do buraco. Se quisesse mesmo salvar o país e escrever seu nome na história como um Mandela da América do Sul, Lula aceitaria ser vice do Ciro. Fora isso, serão no mínimo mais 4 anos a tatear no escuro.

    Responda
  39. Jane Medeiros

    Demétrio está certo e espero que Lula leve esta!

    Responda
    1. Rafael Mendes

      Ele escreveu esse texto chorando