Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marlon Marcos Vieira Passos

    Seus artigos devem ser guardados como a memória clara lúcida crítica deste tempo. A força que nos vem da imprensa, hoje, grande parte reside em seu talento e Coragem. Infinitamente: obrigado. Saúde, grandiosa.

    Responda
  2. Flávio Rodrigues Fonseca

    Quando a gente pensa que Guedes atingiu seu ponto máximo de preconceito e eugenia e surpreende no seu reacionarismo.

    Responda
  3. WILSON FILHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Celia Regina Resende

      Doente mental é defender o seu presidente e o Posto Ipiranga dos infernos! Não há uma palavra fora do contexto diante da realidade do país!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      É uma jornalista conceituada, com coluna na Folha e livros publicados. Já vc é um bosta fedorenta n'água

    3. RODRIGO SILVA

      ???? Você pode traduzir em português? Se é que sabe ler e escrever.

  4. Wil Prado

    Você observou bem, Amarildo. Bolsonaro, em campanha, prometeu acabar com a pobreza e está cumprindo: já matou 500 mil.

    Responda
  5. Augusto Freitas

    É lamentável que a desigualdade social seja uma chaga tão aparente e desumana deste país tão grande e tão rico a ponto de explicações pontuais não conseguirem explicar . Não é culpa de Guedes nem do presidente Bolsonaro . Vem se agravando desde a redemocratização , com planos econômicos mirabolantes , feitos para beneficiar as classes privilegiadas , leia-se bancos ,empreiteiras e aqueles à bordo do poder executivo. Uma bolsa família aqui , uma ajuda emergencial ali, não resolvem o problema .

    Responda
  6. Marcos Ferreira

    A jornalista deve estar sempre muito infeliz ,indignada ,revoltada e, sobretudo somatizando um veneno interior que , com certeza não lhe fará bem! Grande Cristina , competente, bonita ,porém alinhada à um rebanho diferenciado e truculento. Isso estraga sua pureza .

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      É impressionante como o gado Bozolóide é completamente incapaz de pensar um único argumento. É um vasto deserto de inteligência

    2. RODRIGO SILVA

      Aí...que preguiça como diria Macunaima. Não dá nem pra responder.

    3. Claudio Marajo Robertson

      Comentário machista e ignorante.

  7. Lineu Saboia

    "Guedes e o ódio aos pobres" CS, pode alguém falar tamanha besteira para o povo brasileiro ? Deve viver no mundo paralelo dos esquerdo patas. Acorda ! Guedes foi quem descobriu os invisíveis e os introduziu na vida econômica-social do país repassando o auxílio emergencial. Guedes foi quem mais lutou pelos mais necessitados foram bilhões de investimento em 2020. Bolsonaro, Guedes e sua equipe estão com os pobres e todos os brasileiros, por isto o Presidente será reeleito em 2022!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Lineu não sabe nem de que lado a bunda dele está, né? "Guedes descobriu os invisíveis". Quem criou o auxílio foi o congresso. Guedes era favorável a simplesmente mandar os trabalhadores pra casa sem nada.

    2. Marina Gutierrez

      Lineu: se o Guedes fez tudo isso para os "invisíveis" como o mesmo Guedes disse que a classe media poderia dar os restos de comida de suas refeições para os mesmos pobres que voce diz que ele ajudou. Onde foram parar os bilhoes de investimentos em 2020 se em 2021 se os "invisiveis" ainda precisam ser alimentados com restinhos de comida?

    3. Dorival Macedo

      Quem diz que o Governo é a favor dos pobres, que "está ajudando os pobres", deve viver em outro mundo. O auxílio na pandemia, pelo governo federal, era pra ser de R$ 200,00, e só não ficou nesse valor em razão dos esforços dos parlamentares. E, nessa pandemia, a camada social que mais sofre é a dos pobres, seja por falta de condições dignas de sobrevivência, seja pela não vacinação, a tempo, contra a Covid.

  8. Amarildo Caetano

    Guedes e o Bozo cumprem promessa de campanha . Acabar com a pobreza .Meio milhão já é um grandioso passo.

    Responda
    1. Claudio Marajo Robertson

      Segue o seu ídolo do passado: Deputado Justo Veríssimo que dizia que pobre que se exploda, ia acabar com todos os pobres matando e era pior que Hitler.

  9. Jane Santos

    O desgoverno trabalha duro, em todas as áreas, para acabar com os brasileiros!

    Responda
  10. Benedito Claudio Pacifico

    Não sei se foi Tim Maia que disse " no Brasil a puta goza , cafetão se apaixona e pobre e de direita " , ja vi estudante pobre contra cota em faculdade , desempregado contra bolsa família , lider sindical defendendo este governo. Este mundo enlouqueceu e o Brasil mais ainda de uma hora para outra Policial militar virou heroi. Acho que só veio a tona os elementos que aqui sempre estiveram com todos os preconceitos oriundos a formação do Brasil atual.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Trabalhador a favor da reforma trabalhista...

  11. José Freitas

    Sugestão para assistir, aos bolsonaristas que defendem tamanha aberração, ao Guedes, e àqueles que tiverem curiosidade: um curta antigo chamado "Ilha das Flores". Assistam e veremos o que acontece com restos de comida.

    Responda
  12. João Braga

    Você tem "razão", quem gosta de pobre é o presidiário, quer que todo mundo fique pobre...ja o Guedes tenta elevar a renda média dos brasileiros...

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      É mesmo, a renda média dos banqueiros e dos latifundiários está uma beleza

    2. José Freitas

      De quais brasileiros, simplório? Daqueles do topo ou da base?

  13. Helio Cardoso

    Como diria o Justo Veríssimo: "Eu queria era me arrumá, agora confortável na granja do torto eu quero é que o pobre se exploda."

    Responda
  14. MARCIA TAMANDARE UCHOA

    esse cara é só mais um boçal. só que um boçal com poder é algo perigoso demais.

    Responda
  15. Alberto A Neto

    O posto Ipiranga falou: "dólar mais alto é bom para todo mundo". Afirmou que, com o câmbio mais baixo, “todo mundo” viajava à Disney nos Estados Unidos, até mesmo “empregada doméstica”. Recomendou à população viajar pelo Brasil. Declarou:“O câmbio não está nervoso. Não tem negócio de câmbio a 1,80. Todo mundo na Disney, empregada doméstica na Disney, uma festa danada. Pera aí”. O "mau militar" e seu "frentista" só amam pretorianos: uísques 12 anos, leites-condensados e salmões chilenos!

    Responda
    1. alderijo bonache

      Na veia, caro Alberto A. Neto.

  16. Jackson de Moura Ferro Silva

    Cristina, o povo quer tudo de mão beijada , vão trabalhar e estudar que evoluem na vida …

    Responda
    1. M Rodrigues

      Trabalhar e estudar também é uma receita boa de vida para bolsonaristas que são alérgicos a ambos e gostam de viver todos (do mais humilde apoiador ao "presidente) cometendo pequenos delitos e extorquindo dinheiro do povo brasileiro.

  17. rubens goncalves

    ministro do TCU como dandas as investigações sobre o rombo(roubo) dos fundos de pensao das estatais. ta parado ha mais de 2 anos. so porque tem pessoas importantes (jenio) sendo investigadas?

    Responda
  18. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Causa mortis desses brasileiros vem de séculos e séculos de políticas excludentes de uma sociedade indiferente e egoísta. É histórica. Mas arte da deturpação das palavras vem de uma fonte só: o ódio partidário da radicalidade pretenciosa. O Bolsonaro genocida carrega sua insensibilidade como um troféu político. A extensiva invisibilidade da fome dos pobre é obra de todos nós, brasileiros. Mas é mais fácil ser livre atiradora, não é mesmo? .../Claudia F.

    Responda
  19. luiz carlos gomes da silva silva

    Bolsonaro comendo picanha de 1.500 reais o kg não vai sobrar para os mais podes.

    Responda
  20. RICARDO ARANTES MARTINS

    Diria desdém aos pobres. Guedes não trabalha na hipótese de crescimento para o Brasil. Não há previsão orçamentária para a infra-estrutura. para crescimento do país. A energia é pífia, estradas, trens e portos estão longe do pensamento de Guedes - não há previsões de estimulos a recuperação de todas sorte de empresário. dos micros aos grande no pós pandemia. Não há governo.

    Responda
  21. Francisco Henrique Dias

    Atire a primeira pedra, quem não joga comida no lixo. Atire a primeira pedra quem não tem o olho maior do que a barriga. Ter sobras e mais dobras de comida não é fartura. É desperdício. É imoral. Quem deixa comida no prato desperdiça. Guedes está certo.

    Responda
    1. RODRIGO SILVA

      Olha mané é quem confunde focinho de porco com tomada. Desperdício em casa é errado, mas nada tem a ver com segurança alimentar. Produzimos o dobro do alimento necessário para alimentar a humanidade, e ainda assim há fome. Ou seja, a fome não é um problema técnico, mas social, econômico, político. Mané.

    2. Julio Cesar Hespanhol

      Você já ouviu falar em política social? Distribuição de renda? Vc acha que é com sobras de comida urbana que vamos tirar os brasileiros fome crônica. Acordei! Leia! Pense! Seu infeliz!

    3. José Freitas

      Existe um lugar chamado Ilha das Flores. Deus não existe!

    4. José Freitas

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Apresentar o combate ao desperdício como solução ou mesmo política pública para acabar com a fome é de um simplismo completamente inadequado para um ministro.

    5. Francisco Henrique Dias

      Não desperdice, mané. Não tenha o olho maior do que a barriga. Não ponha no prato mais do que você come, só para depois ir para o lixo, mané.

    6. rubens goncalves

      e ao primeira classe. pobres sao porcos.?

    7. Klaus Koti

      Pelo amor

  22. Francisco Henrique Dias

    Atire a primeira pedra, quem não joga comida no lixo. Atire a primeira pedra quem não tem o olho maior do que a barriga. Guedes está certo.

    Responda
    1. José Freitas

      Existe um lugar chamado Ilha das Flores. Deus não existe!

    2. José Freitas

      Só uma curiosidade: economizar recursos também passa por evitar comer e ostentar picanha de R$1.800,00, paga com recursos alheios? Passa por evitar despesas desnecessárias com passeios de moto e de helicóptero sem motivação aparente? São só perguntinhas.

    3. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Você de novo tergiversa! A carapuça não me serve, porque apenas opiniões educadas e sensatas têm valor para a minha vida. Repito: a questão não é a quantidade de comida no prato alheio; mas a fala de um ministro querendo transformar sobras de comida em política pública.

    4. Francisco Henrique Dias

      José, a carapuça serviu? Deixa de desperdício e de hipocrisia. Economizar recursos, energia e alimentos é socialmente responsável. Incentivar as pessoas a isso é muito bom e funciona! Quedes está certo. Quanto a você, faça o que quiser.

    5. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      E você quer transformar isso em política pública? O quanto as pessoas colocam ou não em seus pratos é problema delas. Cada um com sua consciência! Mas não é disso que estamos falando e vc é incapaz de compreender. Ou tergiversa por má-fé mesmo. E a propósito, não são vcs *conservadores* que defendem falaciosamente as liberdades individuais? Agora querem se meter na liberdade de se montar o próprio prato? Ora, faça me o favor!

  23. Alan Moacir Ferraz

    O Guedes, Bolsonaro que peguem os restos da mesa da classe média e levem pra eles e seus filhos comerem. Não se esqueçam de levarem também os restos da mesa farta e rica dos militares onde deve sobrar muita coisa pois os banquetes que comem só é possível para a classe A. Hipócritas!

    Responda
  24. Claudio Marajo Robertson

    "Pobre gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual. Ninguém gosta de pobreza, é evidente." A frase é do Élio Gaspari, que colocou na boca do Joãozinho Trinta em uma entrevista depois do tri da Beija-Flor. Isso mostra que Guedes sempre esteve contra as classes menos favorecidas que querem pão e circo, dignidade para os pobres é uma luta inglória e nunca foi prioridade no governo do genocida miliciano safado.

    Responda
  25. RAYMOND KAPPAZ

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Freitas

      Existe um lugar chamado Ilha das Flores. Deus não existe! Idiota!

    2. Cristina Dias

      Ymundo incapaz!

    3. rubens goncalves

      chamo ao que tu dissestes de pura eugenia.

    4. Joel Pedt Silvestre

      i d i o t a

    5. Rodrigo Ricoy Dias

      Esse senhorzinho privilegiado desde sempre não me parece um exemplo de 'mais apto' a nada.Suas idéias já fizeram água em outras plagas, mas não aprende com os erros. Fundamentalista, incapaz e preconceituoso. E tem quem o aplauda.

    6. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Brioches velhos para os sem dentes? O prezado é um sádico.

  26. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    Lembro do tempo em que a esquerda dizia essas mesmas coisas e isso era acolhido como crítica consciente e rational. A sociedade de consumo é perdulária, sim, e Guedes falou o que se fala há quarenta anos neste país. Quero de volta aquela esquerda que pensava e analisava, estou cansado dessa imprensa que entende apenas de torcer ignorando os fatos em favor das narrativas.

    Responda
    1. José Freitas

      Existe um lugar chamado Ilha das Flores. Deus não existe!

    2. Helio Marcengo

      Francy, qdo vc tiver um tempinho, diga mais sobre a "esquerda que pensava e analisava". Mas não esqueça de mencionar o que fizeram após " pensar e analisar". Quanto a Guedes, falou o que se fala desde sempre. No meio disso tudo, está o desperdício de alimentos. Que gera diversas teorias solucionador as,sem muita eficácia por questões de logísticas. O ideal é que cada um viva do produto de seu próprio trabalho. Mas as migalhas nunca são criticadas por quem tem fome, mas ,sim, por aqueles que se

    3. Helio Marcengo

      Francy, qdo vc tiver um tempinho, diga mais sobre a "esquerda que pensava e analisava". Mas não esqueça de mencionar o que fizeram após " pensar e analisar". Quanto a Guedes, falou o que se fala desde sempre. No meio disso tudo, está o desperdício de alimentos. Que gera diversas teorias solucionador as,sem muita eficácia por questões de logísticas. O ideal é que cada um viva do produto de seu próprio trabalho. Mas as migalhas nunca são criticadas por quem tem fome, mas ,sim, por aqueles que se

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Não se incomode prezado(a)... O nosso posto Ipiranga se dirigiu a essa esbanjadora e esquerdóide classe média. Nada que nos atinja aqui em cima com nossos camenberts, gorgonzolas, fois-gras e aspargos frescos. Que aliás fariam muito mal aos estômagos sensíveis dos menos afortunados. Né verdade?

  27. Francisco Henrique Dias

    Os que criticam Guedes são os mesmos que colocam muita comida no prato e não comem tudo. Política eugenista? O jornalismo está cada vez mais insensato.

    Responda
    1. José Freitas

      Existe um lugar chamado Ilha das Flores. Deus não existe!

    2. Francisco Henrique Dias

      Felicio, na minha casa não tem restos nem sobra de comida. O senhor mostra que é daqueles que põe muita comida no prato, não come tudo e joga no lixo. Na minha casa, o que se põe no prato se come. Guedes está certo.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O prezado tem razão. Antigamente a gente juntava os restos de comida na "lavagem" para os porcos. Porque não ser menos insensatos e distribuir entre os mortos de fome, né mesmo?

  28. Vilarino Escobar da Costa

    bolsonaro é um sujeito sem empatia , iss é muito comum em ditadores . Guedes tem sua peculiaridade, é sua uma aversão aos pobres , muito característico na classe capitalista ! O Brasil e o Mundo precisam ser pensados de forma diferente . Estamos no século XXI com grandes desafios para a humanidade, e não será com pessoas assim , limitadas , que vamos superá-los . Empatia , criatividade e coragem devem ser somadas a uma governança progressista que foque o global e o local .

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Francis, Guedes odeia os pobres e isso é fato. Outro fato é que a iniciativa ptivada não liga a mínima de construir lucros em cima de pilhas de corpos, como demonstram donos do Madero e empresários apresentadores de televisão

    2. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

      O Guedes quer reformar um Estado parasitário que saqueia as classes pobres deste país. Conclusão do pensamento da nossa esquerda: “Guedes odeia os pobres!”. Não me admira que o Brasil esteja atrás da Etiópia no ranking da Times Higher Education.

  29. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Isso, é necessário empregar as palavras corretas para descrever esse governo, eugenia é uma delas

    Responda
  30. Jenny Gonzales

    No Brasil as pessoas são criadas achando que a vergonhosa desigualdade existente no país é algo normal, daí termos aberrações como o truculento/arrogante/ignorante Guedes. Doria também precisa aprender o que é cidadania, seu dinheiro não compra essa lição.

    Responda
  31. Erica Luciana de Souza Silva

    Guedes afirmou q o auxílio emergencial tirou as pessoas da pobreza.

    Responda
  32. Ruy Luís de Araújo Araújo

    E, apesar dos 500 mil mortos, governo ainda ousa patrocinar/incentivar comemorações em desfiles de motos. E tudo feito naturalmente pisoteando a dor e o luto de tantas famílias brasileiras. Até quando vai isso?...

    Responda
    1. José Freitas

      Já comecei até a rezar...Pai nosso, que está no céu...

    2. Fernando Minto

      Até um spiner acertar o alvo.

  33. Ruy Luís de Araújo Araújo

    E, apesar dos 500 mil mortos, governo ainda ousa patrocinar/incentivar comemorações em desfiles de motos. E tudo feito naturalmente pisoteando a dor e o luto de tantas famílias brasileiras. Até quando vai isso?...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Ousadia para nós. Para eles, normalidade, desprezo aos mortos e enlutados, impermeáveis a qualquer sentimento de remorso.

  34. milton temer

    Valeu, Cristina. Lamentavelmente, essa direita dissimulada em centro, que se manifesta contra retórica e métodos do miliciano-chefe, idolatra os radicalismos neoliberais, anti-sociais e pró-grande capital desse posto ipiranga em ruínas.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      direita neo fascista governada por uma equipe de genocidas, Mílton

  35. José Oliveira

    antes de falar do cocho dos outros, esse Kedis tem de olhar os cochos de desperdícios e opulência dos agregados do governo, com picanha, leite condensado etc. etc. e o pior com o nosso dinheiro. e tudo superfaturado. ministro do desperdício, e cuidado não bela óleo de peroba...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      E não esqueça do furo no teto constitucional. Mourão, a partir desta ruptura, embolsa agora 60mil/mês. Ele e centenas da turma verde-oliva. Braço Forte, Mão Amiga, sqn.

  36. domingos souza

    Síntese do MAU.

    Responda
  37. MARCOS BENASSI

    Xiiiiiii, Cristina, já tem nego passando pano... O Jjjeegues só dá fora; truca a rodo, como no caso do "amigo dos testes"; não atina como conversar com o mundo político que o cerca; faz previsões estapafúrdias sobre os "deliverables" de seu gabinete, tipo "em três meses tá resolvido...", e isso não chega nunca. É o hidiota em carne e osso - mas sem massa encefálica - um rei pelado que não se cansa de dar o B.O. da nudez pública, mas nem liga pra isso. É o grande disparate operacional do Bozovern

    Responda
  38. Renato Leite Alves

    A tese para se chegar na síntese Paulo Guedes vem sendo elaborada desde a escravidão. Perpetua-se o ódio de classe diuturnamente, na mídia, na escola, no judiciário, na rua. O Brasil vive a pior crise de caráter dos homens públicos de todos os tempos. Não há um estadista, nos três poderes, ou um órgão de imprensa com musculatura moral para dizer chega. Recentemente disseram chega para que se abrisse o caminho para o negacionismo, o genocídio e a morte às centenas de milhares.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Não entendo assim, crise de caráter. O caráter era/é assim e foi exposto, desmascarado, sem confete nem serpentina.

  39. Paula CMiranda

    O gabinete do ódio aos pobres é dirigido por Pauli Guedes, criatura pequena e preconceituosa.

    Responda
  40. Cloves Oliveira

    Todos podem ter opinião, mas não os fatos. O PG tratou de um tema importante no Brasil, que é o excesso de perda de alimentos nas várias cadeias logísticas. O fato é que a maior parte dessa perda poderia ser evitada pela mudança de comportamento da população, comportamento esse induzido pela desinformação do culto ao alimento fresco e aversão pelos alimentos processados, considerados nocivos pela media, id est, FSP. A colunista mirou uma Ferrari e dissertou sobre um cortador de grama.

    Responda
    1. RODRIGO SILVA

      Aliás, conheço relativamente bem Berkley e seus pesquisadores e me parece bem estranha essa defesa dos processados. Não faz sentido nem para a Califórnia nem para a UC. Ou, assim como o Guedes, tu é um entulho criado nos velhos tempos e que não evoluiu.

    2. RODRIGO SILVA

      Cloves, sou mais acadêmico do que tu. Com doutorado, pós doutorado e o cadete, e sei bem que as universidades podem produzir boçais diplomados em quantidade impressionante. Teu diploma é uma prova disso, se é que é real. Se tuas ideias fizessem sentido o próprio governo do US não estaria dando um cavalo de pau em sua política de segurança alimentar. Aliás, diploma na Califórnia, no pais que mais tem obesos, hipertensos e diabéticos no mundo. É claro que ninguém morre de fome.

    3. José Freitas

      Existe um lugar chamado Ilha das Flores. Deus não existe!

    4. Cloves Oliveira

      Rodrigo e todos os demais que arrotaram bobagens, na parede do meu escritório tem um diploma da Universidade da California em Tecnologia de Alimentos que diz que eu tenho suficiente informação para falar sobre o assunto. Se não for suficiente adicione aí mais uns trinta anos de trabalho na indústria tanto no Brasil como no exterior. Como diz o ditado, mediocridade é excelência sob os olhos de gente medíocre e segue sendo o maior inimigo da prosperidade.

    5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Tens razão Clovis... o nosso posto Ipiranga se dirigiu a essa esbanjadora classe média. Nada que nos atinja aqui em cima com nossos camenberts, gorgonzolas, fois-gras e aspargos frescos. Que aliás fariam muito mal aos estômagos sensíveis dos menos afortunados. Né verdade?

    6. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      Ante de dissertar suas sandoces diárias, dá uma olhad a no Guia Alimentar Para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da saúde. Leia reveja seu conceito classista e esnobe sobre a alimentação do povo brasileiro e o que seria o correto. s classista

    7. RODRIGO SILVA

      Realmente, tu és um gênio. O mundo todo se insurge contra os ultraprocessados, a favor dos alimentos frescos e com menos aditivos, mas você é que é especialista em nutrição e segurança alimentar. Vá estudar, pode ter sua opinião, só não pode ter seus próprios fatos.

    8. Cloves Oliveira

      Um imigrante Dinamarquês que fez fortuna em MG na área de Laticínios, costumava me dizer que o melhor queijo no Brasil é aquele que as pessoas jogam fora. Isso porque os Europeus preferem os queijos fortes devido a maturação mais prolongada. Um Camembert ou Gorgonzola que não tivessem uma nota de amônia, para ele ainda não estaria no ponto. Já no Brasil esses queijos simplesmente são descartados, transformando-se de alimento valioso em risco ao ambiente por desinformação e provincianismo.