Opinião > Para não esquecer Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    Pouca gente deve ter ouvido falar do Médico Sanitarista, Belisário Penna. Ele foi peça chave, juntamente com o Osvaldo Cruz, no combate à febre amarela no RJ, e outras doenças. Em setembro de 1931 ocupou o cargo de Ministro da Educação e Saúde Pública, mas renunciou por não concordar com a influência política no Ministério. Houvesse mais Belisários Pennas no serviço público, o JMB não teria tido voz ativa no combate à pandemia.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    É o pior governo da história republicana!!!

    Responda
  3. Bruno Elton Carneiro Santiago

    Seu voto pode determinar se uma pessoa vive ou morre. Não se trata de ideologia de direita ou esquerda ou qualquer outra denominação política partidária, mas, acima das diferenças defender à democracia brasileira. Muitos não perceberam isso em 2018 e 100 mil pessoas perderam a vida em 50 dias e 500 mil na pandemia e ainda tem gente pensando em votar em branco, abstenção, nulo e vendendo sonhos de uma Terceira Via ir ao 2 turno com partidos que apoiam Jair Bolsonaro, como o DEM.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Concordo, Orasil! Acho que a FSP foi deliciada ao restringir essa des.graça apenas ao período da redemocratização.

  4. Joao Nash

    A Folha não defende a democracia chamando os eleitores de burros...

    Responda
  5. Marcelo Costa Batista

    Folha, não adianta falar em aumento de gastos com a saúde agora se vocês passaram décadas defendendo o Estado mínimo, a "Privatização de lucros (para a elite financeira) e a Socialização de prejuízos (para o restante da população: perda de aposentadoria, aroxo salarial, Reforma Trabalhista, todo o tipo de precarização, Reformas e ajuste fiscal sobre pobres para manter o lucro dos ricos vocês são uma vergonha.

    Responda
  6. Marcelo Costa Batista

    A Folha, a Rede Globo e grande mídia são cúmplices de toda essa catástrofe, não adianta fazer média com editorial hipócrita, esse jornal defende a política econômica e fiscal do Paulo Guedes (a mesma dos tucanos do PSDB) Austeridade (cortes inclusive na saúde) aroxo salarial ou congelamento de quem ganha de 1 até 5 salários mínimos, demonização do serviço público, defendem " Privatização dos lucros (para poços ricos) e a Socialização dos prejuizos para todos os pobres e trabalhadores, etc..

    Responda
    1. Marcelo Costa Batista

      Sr Ricardo Arantes, o único negacionista que encontrei nos comentários foi você, que nega a cooptação do Estado brasileiro por agentes econômicos e políticos com forte influência na grande mídia ou você vai negar que além da covid19, se morre nesse país por desnutrição, má alimentação e falta de acesso à recursos básicos como hospitais? E isso não é coisa do destino, é pura desigualdade no destino dos recursos públicos sugiro estudar mais fora da sua bolha.

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      Negacionista é sempre negacionista. Não importa se Petista ou Coisista - a culpa é da globo, da folha, do Congresso Golpista, do STF... nunca enxergam a realidade. não querem ver as Enormidades que seus Líderes e mitos cometem. tudo igual.

  7. edgard Reymann

    Eu gostaria de saber se os donos da grande imprensa estão felizes. Porque eu tenho a nítida sensação de que estão. Vocês são muito responsáveis por esta situação, então, gostaria que fizessem reportagem da elite brindando o fracasso do Brasil. Que tal?

    Responda
  8. RICARDO ARANTES MARTINS

    Muito boa a matéria.

    Responda
  9. Davi Gandolphi de Souza

    E o impeachment, Folha? Não basta criticar a letargia do governo como se fosse uma conjuntura política qualquer, esse é o erro da grande mídia. Precisa-se que se posicionem pelo impedimento imediato do presidente e sua responsabilidade penal perante os graves crimes cometidos na presente administração. Até quando vamos morrer e até quando irão esperar para se posicionar pelo impedimento do presidente?

    Responda
  10. HAROLDO RAMOS DE ABREU

    Quando vão fazer autocrítica?

    Responda
  11. giovane ramos

    Faltou autocrítica, FSP!

    Responda
  12. FLAVIO CALICHMAN

    O sociopata não é apenas o pior presidente desde a redemocratização, é sem dúvida o pior presidente de todos os tempos.

    Responda
  13. Eduardo Garcia

    Podia ter multiplicado por oito os gastos em saúde? Há quase 10 anos a Folha repete diariamente a ladainha do equilíbrio fiscal. A Folha apoiou e apoia todas as medidas que tiraram direitos dos trabalhadores.

    Responda
  14. Marion Brepohl

    Editorail quase impecável. Só faltou uma reflexão sobre o papel da maioria dos veículos de imprensa (tendo entre elas essa folha) para a criação do ambiente que possibilitou essa catástrofe. Aliás, qdo se trata de teses libetets ou de demonizar a esquerda, permanecem contribuindo para a situação

    Responda
  15. Marcelo Magalhães

    A Folha apoiou as reformas que tiraram direitos trabalhistas, confiscaram os recursos previdenciários e apoia a destruição do funcionalismo público. Apoia todas as decisões do ministro Paulo Guedes, não faz o menor sentido se eximir da responsabilidade pelo golpe, pela eleição do Bolsonaro e por um número significativo desses 500 mil mortos. É um texto que aponta corretamente os descalabros aos quais chegamos, mas hipócrita e incompleto ao poupar as grandes corporações de suas responsabilidades.

    Responda
  16. Denise Furlan Silva

    O país não precisa de editorial falando o óbvio. Precisa de ações para tirar esses insanos do poder! A grande imprensa também tem culpa por esse número de mortes, aceitaram esse "capitão" por ideologia, mesmo sabendo quem ele é. Verdade seja dita, ele nunca escondeu seus feitos ou ideias. Quem o escolheu o fez conscientemente.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Houve a prisão de toda a cúpula do PT - 3 presidentes, 02 tesoureiros e 01 secretário do PT. 01 líder do governo no senado (Delcidio) 01 líder do governo na Camara (palocci). prisão de diretores das mais altas estatais, acusados de trabalhar para o PT e partidos da base aliada. Não houve demonização - houve extrema corrupção com desvio de dezenas de bilhões só na petrobras. Dai veio a decepção popular e eleição do ódio que são os Coisos. Um erro não justifica outro. Nem absolve.

  17. JOSE DUTRA

    Editorial lúcido e claro. Espero que todos alcancemos algum aprendizado. Para isto, é preciso ter tanto a humildade da reflexão quanto a permeabilidade do perdão. Acima de tudo, é necessário pensar como ser humano e não como mero sectário.

    Responda
  18. Romero Lima

    Pela "prima volta", desta vez ,espremendo o conteúdo " do que a Folha Pensa" não sobra nada.Dilui-se a culpa ou a causa de modo a não restar nada. Parece que foi um complo do destino, da natureza . No início da pandemia ,num raro pronunciamento a nação ( lá de fato é uma nação) , em horário nobre , Angela Merkel disse que seria a situação mais difícil que a Alemanha passaria desde o fim da guerra. Não precisava dizer mais nada.

    Responda
  19. Angelo Batista Goulart

    Um editorial que é uma nota de repúdio ! então vejamos A venezuela mandou oxigênio para os hospitais em Manaus , Cuba já tem toda sua população vacinada e as perdas de vida para a covid-19 são mínimas ! A responsabilidade pela tragédia sanitária brasileira , tragédia essa intencional em que a CPI da covid -19 no Senado já sinaliza que serão punidos ! Claro tem ainda os colaboracionistas para que chega-se ao Governo a extrema-direita e como presidente O Capitão Bolsonaro ! FSP!

    Responda
  20. Vera Queiroz

    A Folha saindo de isentona, como se não tivesse nada a ver com essa hecatombe na figura dessa desgraça que desgoverna o país. Tem! Apoiou, ajudou a demonizar o Lula, ajudou ferozmente no impeachment de Dilma, e ainda faz editorial coradinho face à hecatombe. Quero ver ter coragem e a decência de pedir todo santo dia, em manchete, o impeachment desse monstro. Todo dia! Esse é editorial que pode ajudar o Brasil, o resto é blá blá blá e conivência.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Perfeito!

  21. Vera Queiroz

    A Folha saindo de isentona, como se não tivesse nada a ver com essa hecatombe na figura dessa desgraça que desgoverna o país. Tem! Apoiou, ajudou a demonizar o Lula, ajudou ferozmente no impeachment de Dilma, e ainda faz editorial coradinho face ao genocídio sem precedentes. Onde está sua indignação, donos do poder? Por que esse monstro não cai? Vocês que embalaram o berço, agora se virem pra tirar o Frankenstein que puseram lá. Covardes.

    Responda
  22. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Destaque para a parte final do lúcido editorial, quando enfatiza com todas as luzes da verdade: "Pior presidente da República desde a redemocratização (...)"

    Responda
  23. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Destaque para a parte final do lúcido editorial, quando enfatiza com todas as luzes da verdade: "Pior presidente da República desde a redemocratização (...)"

    Responda
  24. BRUNO JOSE FORTES

    Não devemos esquecer também quem dá sustentação a esse governo genocida.

    Responda
  25. Emerson Luis de Moraes

    (Se) o incomível for para o segundo turno, voto na água de salsicha, mochila de criança, ônibus errado, no capeta em pessoa etc, mas não voto no inominável nunca!

    Responda
  26. Antonio Carlos dos Reis

    A Covid 19 foi como um teste para todos os países do mundo, para os que são verdadeiramente nações. O Brasil foi desclassificado vergonhosamente, nunca fomos uma nação, apenas um punhado de gente que fala mais ou menos a mesmo língua.

    Responda
  27. EDUARDO LUIZ DA SILVA SILVA

    Concordo com a Folha, o Brasil elegeu o pior presidente da república até hoje e o pior, cercado de assessores desqualificados para o cargo, o maior desastre, chama-se General Pazuelo. E aí vem se arrastando as pastas de educação, meio ambiente etc. E o pior pode ainda estar por vir, é este cidadão ser reeleito.

    Responda
  28. Eduardo Potsch Camara Matos

    Telegraphindia (19/06/21) "Um medicamento chamado molnupiravir (EIDD-2801) desenvolvido nos EUA, licenciado para produção para cinco empresas indianas e descrito como o primeiro agente antiviral oral de ação direta contra o novo coronavírus é "altamente eficaz" na redução da carga viral em pacientes com Covid-19, ... e as descobertas demonstram a segurança, tolerabilidade e eficácia antiviral do molnupiravir para reduzir a replicação e acelerar a eliminação do SARS-CoV-2"

    Responda
  29. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vou ler até o fim. Mas começa mal. Não eh questão de adaptação a uma adversidade. Eh uma sociedade embrutecida, esmagada por uma elite financeira atrasada, acostumada com privilégios que se reproduzem há séculos. E a grande imprensa eh um de seus agentes.

    Responda
  30. Paola Primicerio

    Prezados sou italiana, moro na Italia, sou professora da escola publica. Na Italia as aulas ficaram sem alunos atè quando o surto nao foi muito mais blando. A gente trabalhou sò online atè abril deste ano. Os alunos dos liceus, 14- 18 anos, nao voltaram para as salas o ano inteiro em quase todas as regioes. Aquì tambem tivemos muitos obitos, a Italia è um pais velho. Mas nos ultimos dias chegamos no maximo de 30 obitos gracas as vacinas. Paola primicerio

    Responda
    1. Eduardo Couto

      Aqui em São Paulo morrem 700, 800 pessoas por dia por causa da Covid, e o governador e o secretário da educação querem retorno de 100% por cento dos alunos em agosto. Afinal, o secretário da educação, um ferrenho defensor do retorno presencial mesmo nessa grave crise sanitária, afirma que as pessoas pegam o vírus em casa e não na escola. Se fosse tão seguro, não teriam morrido mais de 100 profissionais da educação e milhares de outros infectados desde janeiro desse ano.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Paola, nos aqui estamos sempre algumas décadas atrás da Europa. Lidamos hoje com nosso mussoline. Mas vamos , também, defenestra-lo. Como vocês sabem, o preço eh alto. Se cuidem para não deixar que volte outro dessa laia, aí também.

    3. Paulo Cesar

      A sua Itália é um dos países campeões em percentual de idosos, e mais, de idosos em idade muito avançada, o que torna os números no Brasil ainda mais problemáticos. Isso indica uma circulação descontrolada da virose. Quer dizer, abrir escolas nessas condições é um verdadeiro crime de lesa pátria.

  31. Maria Rosa Jesus

    A impotência nos leva a resignação com uma dor sem descrição, porque é uma mistura de tudo contra aquilo que nos impede de fazer alguma coisa a mais, mas tem aqueles que não estão nem aí com a vida, dois lados, dois partidos, dois ladrões, espero que as urnas mostrem algo, tipo, o Brasileiro acordou.

    Responda
  32. Leonardo Evangelista

    Deixa eu ver se entendi. Como parte do mantra da Grande Mídia, a Folha viveu pregando o "Austericidio Fiscal" e agora vem falar em atenção ao povo? Faltou reconhecer a sua responsabilidade nestas milhares de mortes, Folha. Faltou reconhecer que uma nação civilizada não se faz só com lucros do sistema financeiro às custas do suor do povo.

    Responda
  33. José Oliveira

    Só essa capa e esse Editorial, bastariam para calar a boca dos afetados desafetos desse Jornal quando chamam esse diário de vendido, omisso e outros adjetivos que prefiro omitir. Parabéns mais uma vez. Eu concordo, que a Folha é - um jornal a serviço da Democracia. A serviço do povo brasileiro. Parabéns!!

    Responda
  34. Leonardo Evangelista

    A Folha repete a TV Globo na covardia. Se tivéssemos coordenação política, estímulo pesado às medidas não farmacológicas e a compra antecipada das vacinas, o Brasil teria evitado dezenas de milhares de mortes. Já está comprovado cientificamente. Portanto, qual a dificuldade de dizer objetivamente "a culpa é do BOLSONARO"? Vão esperar mais 100 ou 500 mil mortes para serem objetivos? Chega de COVARDIA.

    Responda
  35. Marcelo Seminaldo

    Faltou uma mea-culpa da Folha dizendo que ajudou o chocar o ovo da serpente. Folha, Veja, Estadão, Rede Globo, atuaram em conjunto para eleger Alckmin em 2018 e erraram feio. Que a lição tenha valido para todos.

    Responda
  36. Paulo Cesar

    O pior é que não estamos nem entre os 60 países com mais idosos acima de 70 anos. Entretanto, a Folha de SP não foi elucidativa ao abordar a reabertura, deixando-se guiar por interesses corporativos. O problema não é ser contra a reabertura, por exemplo, de escolas e comércio. O problema eram nossas condições, nosso lamentável comportamento, inclusive, diga-se de passagem, de médicos que não eram linha de frente, precisando fazer caixa em consultórios.

    Responda
  37. Marcelo Costa Batista

    O problema da Folha quanto a análises da realidade é sempre focar em apenas um ângulo de visão geralmente elitista e que dê alguma vantagem a seus aliados econômicos e políticos. Com certeza o presidente é o maior culpado no meio dessa catástrofe, mas não está sozinho, pois existe a ideia em São Paulo de encher salas de aula com 100% de alunos com o índice de contaminação que estamos qual país do mundo fez isso em mesmo cenário? É com o apoio dessa Folha, escolas estão dando merenda para alunos.

    Responda
    1. Paulo Cesar

      A imprensa brasileira é excessivamente baseada em opinião de entretenimento, padrão Globonews. Isso é trágico.

    2. Paulo Cesar

      Perfeito, é o bolsonarismo sem Bolsonaro da elite econômica brasileira.

  38. Pedro Cardoso da Costa

    E com uma imprensa contorcionista que temos, a cereja já está colocada no bolo. Citou todas as dificuldades de se evitar aglomeração, mas passou ao largo do transporte público ou coletivo. Quero ver quem tem coragem de defender que seja possível manter distanciamento social nesse transporte oferecido. Há mais risco de contágio num churrasco de família uma vez na semana ou todos os dias por 4 horas num ônibus lacrado com mais de centenas de pessoas em cada viagem? "O povo não é bobo..."

    Responda
  39. Ricardo Thomazine

    O que esta Folha fez, pra evitar a eleição do genocida? Mesmo conhecendo o malcaratismo e a incapacidade mental do genocida, esta folha se isentou de uma posição mais firme contra sua eleição, pra defender o "mercadista" Paulo Jegues. Faltou a autocrítica desta Folha.

    Responda
  40. EDSON CARLOS MOROTTI

    Mais de meio milhão de brasileiros mortos com a contribuição da política genocida do mensageiro da morte que ocupa a Presidência da República. Tudo isso com a conivência do Procurador geral da República e Presidente da Câmara dos Deputados. únicos que poderiam e podem iniciar procedimentos para deter o maior inimigo do Brasil de todos os tempos: Jair Bolsonaro. Nunca tivemos um ser humano tão desprezível e traidor da Pátria como esse. Uma vergonha que se renova dia a dia.

    Responda
  41. jose eduardo serrao

    Editorial bem lúcido sobre o diagnóstico e os remédios, mas uma autocrítica iria bem algum momento, pois se há aumento da informalidade isso se deve à reforma trabalhista apoiada por essa empresa.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não se espera de uma empresa jornalística que faça autocrítica. Como diria Gramsci: o jornal cumpre funções de Partido. Quando leio aqui que este jornal é parcial, fico me perguntando onde as pessoas buscam imparcialidade na Imprensa. Nem o pequenino o Imparcial da minha Presidente Prudente.

  42. Sandra Lara

    Sempre acreditei que a grande mídia se constitui no quarto poder. Assumam este papel e façam a sua parte. Precisamos de todos para cobrar esta vergonha e este luto. Sejam mais firmes nas críticas. Ainda sonho com um editorial de primeira página pedindo a renúncia.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      E eu sonho com um editorial de primeira página pedindo a interdição, apoiada pelo diagnóstico de uma junta psiquiátrica.

  43. Herculano JR 70

    O Covid ñ vende mais noticia. O povo ñ sente o q se propaga. Cansou de estar em pânico e ser massa de manobra, por medo de fantasmas que no seu dia a dia ñ percebe e a gravidade pregada. Se esta morrendo é por fala de leitos, ou ñ? Vai continuar a sofrer pelos incidentes históricos q regulamentaram a medicina e a submete a um genocidio, a pagar impostos por escola q quer ensinar o q o povo ñ precisa e ñ quer.

    Responda
  44. Antonio Mahler

    Não chore por mim, Folha. A história só se repete até a ruptura. Se vier, arrastará as indecisões e o jogo de ambiguidades para a ruína.

    Responda
  45. Marco Vicente De Bona

    No momento de maior necessidade, vê se o efeito do descaso com a inteligência e humanidade da sociedade brasileira. Quisera fosse um despertar para a realidade de que a segurança e conforto das elites são uma ilusão, quer ou gozamos todos de um passar melhor, ou todos pagarão.

    Responda
    1. Marco Vicente De Bona

      *país melhor

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.