Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Márcio Queiroz

    Sr. Brocher seu ponto de vista confirma que os ricos como o sr. Têm medo de perder seus grandes privilégios que são a base da pobreza neste país. Em uma análise antropológica do sr. Revela-nos como há humanos que não possuem nada de altruísmo e são totalmente egocêntricas que não merecem viver em sociedade.

    Responda
  2. benjamim picado

    Torcendo para que, agora, com mais tempo, Cândido Bracher consiga entender o que leu nesses grandes autores e o que escreveu nessa pífia comparação. Lula de extrema-esquerda? Politica peruana igual ao Brasil? Estude mais! Quem sabe não conversa mais com sua irmã, a ótima escritora Beatriz Bracher. Saúdo a Folha por dar uma chance a esse espírito estreito de se aproximar do mundo real.

    Responda
  3. Emerson César de Campos

    Tu pensas que enganas quem? Apoiaste esse ignóbil que está na presidência e agora vem posar de centro? Seria minimamente decente ao menos se assumir como direita reacionária e defensora ferrenha do sistema financeiro. Folha tem gente mais preparada pra defender o centro, ops, quer dizer a direita do que esse senhor.

    Responda
  4. paulo brondi

    Cara de pau de banqueiro vir querer dizer que Lula é da extrema esquerda. Bem ele, banqueiro, que tanto lucrou nos governos petistas. FSP e seus "liberais", que não perdem a chance de votar em genocidas.

    Responda
  5. ARI VARGAS LEAL

    A única Terceira Via viável é Ciro Gomes. O resto é entre.guis.mo aos extremos citados.

    Responda
  6. ARI VARGAS LEAL

    A única Terceira Via que se sustenta é Ciro Gomes.

    Responda
  7. ARI VARGAS LEAL

    Porque meus comentários estão sendo sistematicamente bloqueados?

    Responda
  8. ARI VARGAS LEAL

    A única Terceira Via viável desde sempre chama-se CIRO GOMES.

    Responda
  9. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Zweig se suicidou com a esposa acreditando que a expansão do fascimo chegaria ao Brasil, o que ele não poderia prever, era que esse evento teria apoio de parte importante dos seus compatriotas residentes no nosso país, principalmente dos banqueiros, são as ironias da História, o "centro" e a extrema direita são irmãos siameses, difícil separar!

    Responda
  10. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    A coluna pode até ser classificada como fake news.

    Responda
  11. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se o banqueiro teme Lula, é porque Lula é bom para o povo.

    Responda
  12. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Texto desonesto. Lula é centro, um político moderado, capaz de articular alianças tanto à esquerda quanto à direita. Colocá-lo como oposto à Bolsonaro ou é desonestidade ou ignorância

    Responda
  13. Expedito Santana de Souza

    Centro, que centro? São de direita, o que não é problema, pois realmente não são extremista. O comentário comete dois erros: Lula já governou e não foi extremista. Outro, não basta se acertarem em jantar, precisam ir às ruas conversar com o povo até para que estes mostrem suas preferências entre os do tal centro. Pois enquanto o tal centro conversam e comem, Bolsonar e Lula estão nas ruas, conversando com o povo, aquele que decide com o título de eleitor quem será presidente.

    Responda
  14. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Que reportagem ridícula, nada haver essa comparação com o Brasil, Lula nunca foi extremista de esquerda que absurdo.

    Responda
  15. EMERSON DE OLIVEIRA SANTOS

    Há pelo menos dois equívocos nesse texto: primeiro que, difefente do Peru, não há um contexto de dois extremos aqui. Lula não é extremista, isso é uma falsa colocação que vocês querem colar a todo custo. nem de esquerda é, no máximo é um político neoliberal com discursos progressistas. segundo, também diferente do Peru, o centro que você denomina como os demais candidatos, não detém a maioria do apoio não.

    Responda
    1. Orleans Sousa

      Exatamente.

  16. CESARIO DE MELLO FRANCO

    Candido, você fez uma bela carreira no banco, e sugiro que continue como assessor financeiro. O que vc diz em sua primeira coluna é incompatível com a realidade brasileira. O centro no Brasil serve apenas para manter as coisas como estão, os privilégios onde estão, e os pobre miseravelmente pobres. No Brasil de Lula, mesmo com erros e corrupção, houve imenso ganho social. Este papo de centro é velho, todos já conhecem e não promove avanço, só serve para ajudar quem já tem o seu garantido.

    Responda
    1. Flávio Rodrigues Fonseca

      O senhor Bracher deveria aqui dizer também quanto seu bancão cresceu e se transformou no maior do pais nos quatro governos dos extremistas de esquerda do PT. Não acha não?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Perfeito. Ridícula, para não dizer mal intencionada, a coluna do sr. Bracher.

  17. FABIO C BARBOSA

    Artigo claro, e que destaca a importância de perseverarmos na construção de outras alternativas para 2022 e assim podermos trilhar um caminho melhor para o Brasil e todos seus cidadãos. Boa estréia do novo articulista.

    Responda
  18. Hercilio Silva

    Comparativo ridículo. Essa insistência em classificar o mais autêntico partido social democrata na história da América Latina com a extrema direita, entrega que no fim das contas, quem diz isso vai fechar com o fascismo. Neutralidade, é fechar com o fascismo.

    Responda
  19. Bruno Dias

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. I J Souza

    Se Bracher como banqueiro aposentado ou não sempre está na defesa de seus e outros interesses . O PT no governo cometeu erros , como PSDB , PMDB , DEM e etc . O PT fez um governo progressista e social democrata associado a um liberalismo econômico. Agora quem colocou um extremista , genocida e adorador de tortura foram vocês , pra preservarem seus e outros interesses .

    Responda
  21. Ricardo Lobo

    Essa comparação entre esses dois personagens é claramente mal intencionada, não houve extremismo algum nos governos do Lula (citem algum). Falar do centro, centrão, etc., neste caso existe um panorama clássico, de um lado aqueles que já conseguiram seus cargos, do outro, os que tentam ainda barganhas para conseguirem realizar seus projetos pessoais. Todo governo deve ter contexto social. É para isso que o povo elege.

    Responda
  22. wanderley dantas

    Extremismo presume-se lados opostos na sua extremidade. Isso não ocorre no Brasil! Que Bolsonaro é um extremista é fato. Agora o ex presidente ser colocado na outra ponta é um grave equívoco pois nos seus 2 governos não se viu isso, pelo contrário teve víeis centrista.

    Responda
  23. Cloves Oliveira

    Sr. Bracher, dou-lhe as boas vindas, pois o espaço precisa de mais gente com visão periférica, fora do túnel escuro da ideologia patética de esquerda ou de direita. Todavia, creio que já tem ciência que esse espaço nem sempre prima pela presença se seres racionais ou mesmo civilizados, mas é preciso não ceder à selvageria que contamina as redes sociais. Bienvenido y suerte!

    Responda
    1. Flávio Rodrigues Fonseca

      Tivemos Sarney, Itamar, Collor, FHC. O cidadão, se não cansou do tal centro, pode nos dizer quais as melhorias obtidas pelo pais? Use argumentos, não palavrório de efeito. Pode dizer também o grande feito do banqueiro para a Nação e ao povo à frente a maior instituição bancária do país e qual foi o crescimento do seu banco nos quatro governos petista.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sim. Este espaço é mesmo surpreendente. Com muitos seres irracionais e incivilizados. Quem serão eles?

  24. JOAB T P M SIMAO

    É possível fazer muitas críticas ao Lula, algumas seríssimas e contundentes. Mas chamá-lo de extremista beira a desonestidade intelectual. A dificuldade da direita encontrar um candidato viável criou o Bolsomito. Agora caminha para repetir o erro.

    Responda
  25. ricardo fernandes

    bolsonaro não é de extrema direita. é um demente. na hungria existe um governo de extrema direita, em que metade da população foi vacinada e houve lockdown. entre a demencia e qualquer coisa, qualquer coisa é melhor.

    Responda
  26. Dermival Pereira de Macedo

    Banqueiro aposentado veste um pijama e um par de pantufas e é só esperar seu fim. De povão só entende explora-los

    Responda
  27. Felipe José

    Só existe um extremo no Brasil, representado por Jair Bolsonaro. Nunca fui eleitor do Lula, sou um crítico dos governos petistas e, em 2022, não votarei nele (pelo menos no primeiro turno). Todavia o ex-presidente é um político de centro-esquerda, não um extremista. Espero que a tão falada terceira via viabilize-se, mas esse discurso de polarização entre extremos é um desserviço ao país.

    Responda
    1. AGUINALDO ALMEIDA

      Concordo plenamente. Não há polarização no Brasil. Há um lado que prega o armamento da população, desmoraliza as instituições, entre outras barbaridades. Não há o outro extremo. Quem coloca dessa forma é porque não admite o erro que cometeu em 2018 ao apoiar ou se omitir diante da catástrofe previsível.

  28. Samuel Fagundes

    Nunca conseguirei entender o porquê da elite sempre tentar colar à imagem de Lula que ele seja radical de esquerda. Pelo contrário, sempre foi de diálogo, fortaleceu as instituições, sempre respeitou a imprensa e a liberdade de expressão, nunca governou fazendo uso de ameaças ou incitando o povo ao ódio e à discórdia. Por isso foi líder, teve o respeito do povo. Todo grão de areia dos.mares sabe que fizeram de tudo para destruir sua imagem. Nos momentos mais sombrios, manteve-se digno, com h

    Responda
  29. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Não precisa ser especialista para perceber em quem o banqueiro irá votar no segundo turno. Sem surpresas. Nossa carcomida e sempre reacionária elite financeira. Interessante ler para confirmar o que pensam os que nos mantém na ignorância para garantir seus seculares privilégios.

    Responda
  30. Luigi Oliveira

    Sim, há dois extremos igualmente perigosos dos quais os cidadãos de qualquer democracia que tenha o sonho de se tornar decente devem se livrar: Partido Militar, no momento com os milicianos mas já arquitetando engatilhar outros nomes (ainda que como vice, mas fechando acordo com o titular para boa parte dos milicos continuarem ocupando o governo, cumprindo sua mi$$ão...), e partido da especulação financeira, sempre com mais de um nome para ir testando. Esse o colunista estreante conhece bem...

    Responda
  31. Roberto Freire

    Concordo em número, gênero e grau. Imagine o inferno que será o Brasil sob o governo de qualquer um desses polos. Temos que escapar de ambos os polos populistas.

    Responda
    1. aderson vieira leite

      Pelo conteúdo do texto deve ser o Roberto Freire do Cidadania, cujo partido é apenas uma extensão/ apêndice do DEM e PSDB, sem nenhuma expressão política.

  32. thiago mardo

    Comparar bolsonaroo com lula (!?!?) começou mal senhor banqueiro aposentado .

    Responda
  33. José Roberto Franco Reis

    Desejar a presença de um candidato mais de centro direita e liberal civilizado é um direito do Sr. Bracher. O que não pode é, com esse intento, falsificar a realidade com a falácia dos dois extremos. Lula não tem paralelo com Bolsonaro, é um candidato de centro esquerda ponderado e quando governou o país nunca demonstrou pendores autoritários, quiçá totalitários. O banqueiro Bracher sabe bem disso. Ganhou muita grana nessa época e por isso hoje se aposenta com vida tranquila e resolvida.

    Responda
    1. aderson vieira leite

      Totalmente de acordo.

  34. Sergio Velazquez

    Que texto lamentável. Comecei a ler, fiquei animado com a menção a dois grandes escritores e a conclusão é de uma superficialidade estonteante. Dizer que Lula e Bolsonaro são dois extremos é de uma estupidez indesculpável. Mas como o Roberto Bolaño já nos mostrou, gostar de literatura não livra a pessoa de ideias imbecis e nazis.

    Responda
  35. Marcos Lima

    Mais do que ninguém o senhor que foi executivo de banco sabe Bem que o Lula fez uma política mais do que liberal nos seus governos, e agora, aposentado vem entoar esse mantra absurdo dele ser de extrema esquerda. Sugiro que o senhor saia de sua bolha cultural e antes de escrever algo,, veja por si mesmo o mundo e não pela lentes daqueles que lhe induzem a ver. Seria algo que seu tempo, agora livre, lhe permite.

    Responda
  36. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    Lula, o extremista ... que sempre conversou com todos os segmentos da sociedade. Inclusive no mercado. Eu teria, o vacaria, nunca ganhou tanto dinheiro quanto nos governos Lula.

    Responda
  37. Fatima Marinho

    Senhor Bracher, escreva sobre finanças que deve ser sua área de conhecimento.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Carlos Dias, quando um articulista escreve um texto no jornal que eu assino, espero que tenha uma grande capacidade intelectual sobre o tema. O Senhor Bracher não mostrou isso, o texto é pobre, viver exilado eh um drama, mas muitos exilados superam. Falar de exilados no nazismo eh triste porque o senhor Bracher votou na candidata à ditadura Fujimore, então ele é falso até na defesa da democracia. Castillo fará um grande governo no Peru, bom que os peruanos não tem medo de ser feliz.

    2. Albert Niches

      E vocês acham que discutir política, pensar política é tarefa exclusiva da esquerda? Menos pretensão, por favor.

    3. Albert Niches

      E vocês acham que discutir política, pensar política é tarefa exclusiva da esquerda? Menos pretensão, por favor.

  38. Daniel Pestana Mota

    Lula extremista? Só pode ser piada! Aliás, a única coisa que percebo estar extremamente frágil é a opinião do articulista. Só perde, em extremismo, pela propria e inegável mediocridade. Não tem ninguém menos ruim pra escrever, Folha?

    Responda
    1. Carlos Carlos

      Os comentarios confirmam exatamente o que ele escreveu. Consigo imaginar poucas pessoas melhor preparadas para escrever uma coluna aqui e a primeira, alertando para o risco dos extremos que se poe, e saudada dessa forma. Ser alternativa a um miliciano genocida nao apaga mensalao, lava jato ou mesmo o pendor de Luis Inacio (ainda que controlado) para o extremismo. Esqueceram no projeto de controle da midia do Franklin Martins? Serio, nao eh possivel nao merecermos mais que esses dois!