Opinião > Evangelização de povos indígenas isolados: até quando? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Deus me perdoe mas tem dinheiro envolvido e não deve ser pouco. Os irmãos Villas Boas evangelização ou buscavam aprender com os primeiros habitantes dessa nação? Tudo o que o atual mandatário do DF sanciona, infelizmente, deve ser revisto com muita atenção.
Algo me chama atenção, se entendi direito o artigo. Uma vez que os povos indÃgenas isolados optaram consciente e deliberadamente por manter sua cultura e estilo de vida e viver em isolamento, como essas missões religiosas "entraram" nesses territórios, em primeiro lugar? O correto, em respeito à vontade dos povos isolados e à saúde deles (dado que são socioepidemiologicamente mais vulneráveis) não era as missões religiosas nem terem começado por lá?
O direito de escolha é dos povos indÃgenas, governo, missões religiosas, antropólogos, matérias jornalÃsticas todos são portadores de verdades parciais de viés ideológico.
Evangelização sempre! É antidemocrático impedir as missões evangelÃsticas indÃgenas. Evangelizar é diferente de impor cultura. Os guerreiros (as) evangelistas dão suas vidas em prol da pregação das boas-novas, e isso, não pode ser impedido. Missões até os confins da terra hoje e sempre
Evangelizar? Querem levar até a ignorância, isso sim. As religiões indÃgenas são muito mais espiritualmente evoluÃdas (respeitam a natureza). Já fui em culto evangélico: uma baixaria, gritaria, baixo nÃvel intelectual. Assisti a cerimônia da Assembleia de Deus com Malafaia e Bolsonaro discursando, um horror! Já não basta perpetuar a ignorância, roubar dinheiro de pobre, apoiar um genocida e maltratar os LGBTs, vocês querem destruir os indÃgenas também?!
Antidemocrático é entrar na casa dos outros sem ser convidado. Além do que é uma tremenda falta de educação. Os grupos indÃgenas devem ter soberania sobre seu modo de viver. Obviamente religiosos possuem a pretensão de achar que sabem o que é bom para os outros. Mas levam destruição e nada mais.
"... e isto não pode ser impedido." Não pode por quê? Não pode com base em que direito? O celestial? Como é isso de o evangelizador ter o "direito" de me dizer "a boa nova"? Boa nova para quem, cara-pálida? O evangelizador julga-se portador do que é bom, correto, justo, honesto, em detrimento do que eu acho e penso por quê? Respeito e humildade até os confins da Terra, hoje e sempre, Pedro. Respeito e humildade.
Que a Palavra do Grande Mestre se espalhe. As boas novas seja ouvidas... longe desses pseudo cristãos que dão apoio ao Coisismo.
Os povos indÃgenas devem ter o direito de manter sua Cultura. Devem também ter o direito de ter acesso a educação (com intervenção estatal) e de optarem por qualquer religiosidade (Sem Intervenção estatal). Devem ter direito para que, se quizerem, possam desenvolver atividades agrÃcolas e de extração de minério. A escolha deve ser deles e não de antropólogos ou sociólogos que acham bonitinho mantê-los na idade da pedra.
Como eu tenho nojo de Bolsonarista!
A idéia de compatibilizar a atividade missionária com os princÃpios das comunidades indÃgenas isoladas, tal como afirmado no penúltimo parágrafo texto, salvo entendimento em contrário, contradiz com a mensagem que os autores quiseram passar.
Quando incultos nada tem a fazer se metem na vida alheia. O questionamento a tal lei não foge ao mesmo dilema da politização desses povos? Se de um lado não deve haver intromissão na cultura, mas a cultura pode se intrometer naquilo que julgam danoso. Tudo muito simples de resolver: é só a cultura de lá não aceitar a cultura de cá.
Caro Felipe - nojento é sua vida. Se o espaço é aberto, falo o que quero não aquilo que Você deseja ouvir.
Comentário nojento. Escuta aqui: você acha que povos isolados, que sequer possuem defesa imunológica contra doenças que nós aqui já estamos acostumados, tem alguma forma de se defender contra a ganância e malÃcia de garimpeiros, latifundiários, Bolsonaristas e missionários fundamentalistas? Chega!
Prezada, prezados: essa mania da igreja de se meter a "civilizar" com base na fé, já deu o que tinha que dar. Primeiro, a Santa Madre; agora, as Neopentecostais. Isso é o fim da pppiiicada, é muita arrogância querer levar a "verdadeira fé" aos incréus, "salvar-lhes" a alma. Isso quando não se metem com os ainda não contatados, o pior caso possÃvel. Ãndio não tem que conviver com labrador, garimpeiro e religioso em seu território. Esta é mais uma bozolinagem tóxica à espera da queda d'El Rey...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Evangelização de povos indígenas isolados: até quando? Voltar
Comente este texto