Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Carvalho

    Prezada Vera, não me considero omisso, mas não descobri a fórmula para que ocorra o que milhões de brasileiros desejam para que essa crise possa ser resolvida. Se tiver mais soluções e menos cobranças, somos gratos.

    Responda
  2. José Cardoso

    E a insistência em recomendar terapias alternativas? É possível que um médico que administre cloroquina perceba que vários pacientes melhorem, mas não se controla nesses casos o efeito placebo, ou simplesmente a reação natural do organismo. Nessa lógica terapias pseudo científicas como homeopatia, águas termais e psicanálise também deveriam receber apoio oficial.

    Responda
  3. Richard Lins

    Nossa atuação na pandemia, a começar nas instituições constitucionais até nós povo, será mais um pecado a carregarmos. Não haverá narrativas ou desculpas, como não há para a ditudura, o racismo, a destruição do meio ambiente ou o genocídio indígena.

    Responda
  4. Paloma Fonseca

    Me lembrei da Hannah Arendt em suas reflexões sobre educação: para ela, o mundo está rente à destruição, e a educação é um dos elementos para conservá-lo a cada nova geração. Desse ponto de vista, o governo atual prescinde dos elementos que poderiam conservar a vida e joga contra ela (má gestão da crise sanitária, liberação indiscriminada de armas e munições etc.). Por que você considerada que provavelmente a CPI dará em pizza, Vera? (Hoje, achei seu texto deprimido).

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Educação é fundamental, mas não dá pra ter essa ilusão. Os nazistas tiveram sua educação, e os nossos de hoje estão batalhando pra ter a sua.

  5. Alberto A Neto

    A cidade de Londres, na Inglaterra, foi palco de atos contra o governo de Jair Bolsonaro ao longo de todo o sábado (19.jun.2021). Durante o dia, um protesto percorreu as ruas da capital. À noite, manifestantes projetaram um pedido de prisão do presidente na Torre de Londres. Ativistas brasileiros se juntaram ao grupo britânico Projections on Walls para exibir imagens do chefe do Executivo federal acompanhadas dos dizeres “Jail Bolsonaro” e “The Hague Bolsonaro”. Não é 'tragédia'. É catástrofe!

    Responda
  6. Jose Walter Da Mota Matos

    Hoje a maior responsabilidade pela tragédia que se desenvolve na saúde pública se deve ao Congresso Nacional que não avança nos processos de impeachment contra o presidente da república. Fatos jurídicos e políticos que sustentem essa decisão há por demais.

    Responda
  7. Adriana Santos

    ‘O paradoxo do prazer na violência e na destruição, o engajamento na política da morte de alguns para o gozo de outros’ já se encontra também em Sade. Talvez se possa falar também de sadismo e perversão para tentar dar conta desse real monstruoso.

    Responda
  8. Luiz Alberto Brettas

    Uma correção (ou atualização), Vera: Pelas pesquisas, recém feitas, não 90.000, mas, pelo menos, 400.000 pessoas teriam sido salvas (75% das mortes), caso as medidas de prevenção tivessem sido tomadas pelo Governo Federal... Nem dá para comentar sobre isso...!

    Responda
  9. Lourival Costa

    Muito bem dito. É uma perversidade eleita e anunciada, com a complacência das FFAA. Um desastre!

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      E dos generais velhacos do STM que, na ativa, declaram seu amor pelo genocida. Medalha, medalha, medalha...