Painel do Leitor > Para você, leitor, a democracia brasileira corre risco? Por quê? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Com Jair Bolsonaro a democracia brasileira corre risco desde que este homem foi eleito presidente da República. Ele nunca escondeu suas simpatias pela ditadura militar e tem como Ãdolo um torturador, Carlos Alberto Brilhante Ustra. Não vai ser fácil tirá-lo do poder, mas acredito que através da união de todos que defendem um sistema democrático esta meta será alcançada, seja através de seu impedimento ou nas eleições de 2022. Bolsonaro nunca mais!
A democracia brasileira passa por um momento difÃcil e chego a pensar na possibilidade de sua ruptura. Grande parte da sociedade enxerga com claridade os fatos, mas o congresso,na sua maioria, continua mirando no seu próprio interesse. Somos hoje uma nação onde 1% da população detém 50% da riqueza nacional. O barco está afundando.
Desde quando um paÃs em que o Estado de Direito é uma farsa pode ser uma democracia? ME POUPE!!
O stf atual é a nossa maior ameaça por tentar, de forma clara, dirigir o paÃs com suas intromissões. Caso as forças armadas retirem o presidente, fechem e o Congresso, terão o apoio da maioria da população. É um risco, mas talvez seja a solução.
A nossa democracia, pode ter seus percalços, mas ,jamais retrocederá .
A fragilidade de nossa democracia dá oportunidade a está proposta da Folha q coloca em dúvida a possibilidade de manter a Constituição. Sim, sem dúvida, estamos por um fio para termos um tirano permanente no poder. O discurso contra as urnas, o aparelhamento do Estado, o discurso q incita armamento e violência, os agrados ao Exército, os agrados à s policÃas, as redes socias forradas de fake news. Um conjunto organizado de golpe moderno.
Sim nossa democracia corre riscos. Basta olhar ao redor e ver as ditaduras squerdistas sanguinárias de Castro, Maduro, Daniel Ortega... É só ler a matéria de hoje aqui na FSP sobre a Nicarágua. O governo petista com as ideias do Foro de SP visam nos transformar no caos da Venezuela, Cuba, Nicarágua...
A ilusão (fake news via celular) mobilizou: bancada da bhala, evangelica, rural; mobilizou os evangelicos a votarem num cristao batizado por pastor preso! aminhou 57,7 MI de votos e ainda tem gente que emite a opinião dizendo que não volta... Gostaria de acreditar, mas num paÃs que vota numa pessoa que diz: "nao merecce nem ser exthuprada"... Somente espero em Deus!
Já mandei! Infelizmente não pude poupar vocês da Folha, sabem que tem culpa nesta situação junto com: oab, rede bobo, fiesp, psdb, stf, camara, senado... (minúsculo proposital!
Vou mandar a minha argumentação de que o Genocida está planejando um golpe ainda hoje
Vou mandar a minh
Qualquer nação com a desigualdade social sustentada pelo governo corre riscos à democracia. Uma população atolada na fome e na miséria espera por um milagre que a salve. Não importa qual seja o santo.
Esse ambiente duvidoso é culpa das forças armadas que não colocam uma pedra sobre esse assunto, age como flanelinha numa rua deserta, vive a chantagear a sociedade, qdo o capetão fala em ruptura é pq vê espaço para tal é pior vem aliciando as PMs de td Brasil com agrados que não se estendem a td sociedade. A trama desse desequilibrado passa pela ilusão que nos quartéis existem pessoas melhores que na sociedade civil, não é verdade, pazuelo que o diga.
Não. O Brasil , hoje, apesar dos pesares, caminha lentamente rumo a uma democracia sólida. Existem ilhas do saber em todos os lugares: norte, nordeste , sudeste, sul, no distrito federal. O que isso significa? Que a tendência é que o conhecimento vá se ampliando por todos os lados. Assim, fica difÃcil haver um retrocesso como de 1964.Para quem conhece as Escolas Militares sabe que os militares formados possuem grande conhecimento de vários aspectos da sociedade, são democratas.
Tem certeza disso? E o pazuzu, e os outros lam.be.dores de botas?
Sem dúvida. Apesar do discurso de que "nossas instituições são fortes", essa força toda tem se dobrado (e não poucas vezes) aos devaneios autoritários do "presidente" e seus fiéis fascistas. Ou tem se mostrado frouxo em esmagar no nascedouro pretensões totalitárias e teocráticas excretadas pelos grupelhos da extrema-direita. Com um fascismo em gestação (fascismo no sentido que lhe dá Leandro Konder), não pode haver a menor demora em cortar a cabeça da vÃbora, ou o preço será altÃssimo.
Sim, nossa democracia não somente corre risco como ela já esta sendo atacada e desmontada lentamente. Acredito que o governo Bolsonaro usa a fala do Ministro Salles como o mantra a ser aplicado, enquanto a porteira estiver aberta vamos passando a boiada. Em resumo, todas as instituições estão sendo "modificadas", sofrendo intervenções. Os lÃderes executores que foram colocados em cargos públicos mantêm um padrão de comportamento de escarnio com o divergente.
Risco da Democracia. "Ninguém contesta o nada", atribuo esta frase ao Frei Beto, mas posso estar enganado. Quando uma questão é referenciada e discutida há qualquer coisa de anormal ou incomum. E "tudo começa e acaba na liderança" (nesta citação estou convicto de o autor ser Johh Maxwell). A Democracia no Brasil está ameaçada e não podemos permitir isto.
Corre risco porque o Coisismo está formando uma classe de militares que estão dispostos a qualquer coisa por um salário extra. Não tenho medo de Jair no poder, pois os militares são inteligentes e sabem quão perniciosa é sua figura para a nação. meu medo é eles estarem gostando deste dinheiro extra. Se quiserem se perpetuar no poder?
Fala-se do partido dos militares...
Um paÃs em que a escravidão continua sendo o elemento central das relações sociais a Democracia é um sonho. Para que haja Democracia é fundamental: educação de qualidade para formação de cidadãos aptos à participação polÃtica; distribuição de renda para assegurar condições materiais de uma existência digna; saúde e segurança da população; meios de comunicação envolvidos na pluralidade e confiabilidade das informações. Portanto, a Democracia brasileira não corre risco porque não existe.
Sim, a nossa democracia está sob ameaça e é bom que assim esteja, senão justificativas p Golpes como o de 2016 continuarão sendo repetidos em nossa ingênua democracia, circunstância de um atraso colonial, o qual nos subjuga até os dias de hoje. A única forma p corrigir esse atraso edêmico é fazer acordar a nossa sociedade para o respeito aos nossos poderes estabelecidos, STF, Câmara e Senado e fazer ver que eles existem e que a nossa segurança está em respeitá-los, ato contrário ao atual existen
Não gosto de Collor, nao votei nem votaria, mas foi inocentado. Dilma obviamente foi inocentada. Gholpi
Golpes como de 2016? então foi Golpe contra Collor e Dilma?
Não! Na minha concepção a democracia sofreu riscos durante as administrações petistas, de Lula e Dilma, com as várias tentativas de controle da impressa e do MP, sem falar no famigerado foro de São Paulo.
Vi hoje papai noel voando numa vassoura! fiquei em duvida? era papai noel ou ... Dilma foi que permitiu a instalação da lava-jato (desinphormado)! Isto é democracia. antidemocrático foi tirar ela do poder com falácias que foram obviamente esclarecidas.
Sim. Um lunatico , bipolar, obsecado pelo Poder. Una safra de militares , de alta patente, no exercito, sem nenhuma formaçao cultural. Salvo alguns na marinha e aeronautica.
A democracia brasileira corre riscos desde que se instalou a nova república. Desde lá não avançamos absolutamente nada em matéria econômica e social, não houve seriedade nos governantes eleitos, dedicados ao poder e não a gestão. Roubalheira e corrupção predominou perante a honestidade e planos de longo prazo.
A democracia brasileira sempre correu risco e está em declÃnio. Nossas forças armadas nunca defenderam de fato a nação, mas seus próprios interesses, principalmente os seus soldos. Junta-se a isso, também, uma cultura popular que admira a elite e quer receber dela algumas migalhas. Assim crescem os populistas a enganar e perpetuar a nossa tragédia nacional.
A mentalidade autoritária, antidemocrática e golpista existe e está evidenciada por atos que pedem a intervenção militar e o fechamento do Congresso e do STF, além de manifestações de autoridades que consistem em óbvia ameaça à democracia. #DitaduraNuncaMais
Esse papo de "democracia em risco" é estratégia eleitoral da esquerda. O fato é que o PT acabou com a Democracia atravéz do mensalão e ninguém fala sobre isso.
Mais um desinphormado! Collor nao ofereceu mensalao: saiu; FHC mensalão de 200,0 mil US$; Lula de R$ 100,0 mil; Dilma sem mensalão tiraram. Agora o mensação é de Bilhoes... Quando for falar coloque todos os pingos nos is.... Politicos. Aff.
Muito simples. O STF agindo como o governante supremo, não eleito pelo povo, soltando bandidoscomoocondenado e prendendo os mocinhos, está indo na contra mão da democracia, além de diariamente estar rasgando a constituição, e não deixando quem foi legitimamente eleito pelo povo governar. A verdadeira podridão antidemocrática.
Exato!
A Democracia no Brasil não corre riscos reais na acepção da palavra. O que existe é uma retórica, uma narrativa que é parte em orquestrada pela oposição e em parte igual às crenças que as pessoas obtiveram em determinada fase da vida: escola, universidade, sindicalismo, influência de outras pessoas. Chegaremos a 22 e terão as eleições, próximos mandatários assumirão e vida seguirá.
A ameaça e pública e notória nas ações inconstitucionais de um STF desqualificado. Mais ainda quando uma imprensa subversiva omite os fatos do paÃs e passa a construir narrativas para prejudicar o governo.
Uma imprensa ideológica que não informa, um judiciário corrupto, Senado e Câmara compostos por marginais de gravata, um ex-presidiário pré-candidato à presidência, um Presidente que não tem papas na lÃngua e que xinga todo mundo...De qual Democracia estamos falando?
Uma das causas é o jornalismo que escolhe lados e não os fatos.
Como a Jovem Pano
A democracia parece estar em risco desde o primeiro dia de governo do atual mandatário da República. Não porque ele em si represente tal risco, mas pelos que ainda não aceitaram que a democracia exige alternância de poder. Não "toleram" alguém de "extrema direita" ou que "só fala bobagem". As eleições periódicas servem a isso... Alternar. Se não está bom, vote diferente na próxima. Não é incendiado o PaÃs ou botando lenha na fogueira que se defende a democracia. A mÃdia tbm é culpada!
Bolsonaro e sua cambada de pilantras militares e aproveitadores do centrão são perigosos e colocam a Democracia Brasileira em risco sim. Só darem olhada no que eles já estão fazendo com privatização da Eletrobrás e com desmantelamento do meio ambiente e descaracterização da lei de improbidade administrativa.
Bolsonaro tem colocado a democracia em risco ostensivamente.
A democracia corre risco quando aquele que tem o dever juramentado de honrar a Constituição , age para desmoralizar as instituições e gerar convulsão popular como está acintecendo aqui no Brasil sob o governo Bolsonaro. Ele almeja um golpe. Ele vislumbra um golpe. Ele dará o golpe .
A Democracia não é compreendida, por grande parte da população como algo bom, importante, que mereça defesa, ou mesmo credibilidade. Desde a redemocratização o povo ficou do lado de fora da democracia. Grande contradição. Então o risco que existe não é a toa.
Não haverá golpe por três razões principais: (1) os golpistas podem babar na gravata à vontade, mas nunca estarão seguros de que a cadeia de comando disseminará de forma controlável a m e r d a jogada no ventilador; (2) os golpistas estão certos de que lhes falece o manejo eficiente e eficaz da capacidade logÃstica necessária; e (3) CF, art 5º XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritÃvel a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
Que o SENHOR ,estja convosco!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Para você, leitor, a democracia brasileira corre risco? Por quê? Voltar
Comente este texto