Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Valter Cipolla Aristides

    Se o Brasil continuar se concentrando apenas no agronegócio para gerar receitas, nunca sairemos do atraso econômico, tecnológico e social.

    Responda
  2. Paulo fedrizzi

    O correto é que às instituições de pesquisa,encontrem uma maneira de justificar os investimentos ao contribuinte.Há dados do passado disponíveis para tal.É evidente que nem toda pesquisa rende resultados a sociedade.Mas ao longo de um período tem esta obrigação

    Responda
  3. Cristiano Jesus

    Só não concordo que o entrevistado atrele as condições econômicas às motivação dos pesquisadores. Todos que ingressam nessa carreira sabem que nunca ficarão ricos. O que os afugenta é a falta de reconhecimento do valor da Educação e da Pesquisa, é a visão de que são atividades secundárias, um tipo de bico ou aventura. EUA e Europa vão explodir em desenvolvimento depois do Covid, porque acolheram pessoas que o mundo da barbárie desprezaram. Isso já aconteceu antes, depois da 2a Guerra Mundial.

    Responda
    1. Mario Augusto Cadioli

      De fato, para ficar rico não precisa de diploma universitário, tão pouco títulos de mestre ou doutor.

  4. Roberto Gomes

    O desinvestimento em educação e pesquisa é um grande equívoco. Achar que quem faz pesquisa é de esquerda é mais ainda. Ciência não é partidária, não tem cor, gênero, idade ou qualquer outra característica humana. As artes e a ciência são as duas maiores realizações da humanidade. Se não fosse a ciência, essa pandemia já teria matado muito, mas muito mais gente. E tem gente que insiste em ignorar isso. Isso sim é ignorância.

    Responda