Opinião > A desigualdade e o IR Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Silva Barbosa

    A classe média pagando um absurdo de impostos, sem o retorno de nenhum benefício, e esta tabela do IR, anos sem algum reajuste, vai mostrando que independe de governo , somos sacrificados e perdendo rendas simplesmente por uma política econômica que só pensa em arrecadar, independente se pesa ou não no orçamento da classe média .

    Responda
  2. José Cardoso

    Mais do que o IR, seria interessante um aumento do imposto sobre serviços (Hotéis, hospitais, restaurantes e colégios por exemplo), com redução geral do IPI. Os serviços são menos usados proporcionalmente pelos pobres enquanto bens industriais são consumidos por todos.

    Responda
  3. Ayer Campos

    Por quê ninguém fala claramente sobre o IR favorecido das 'PJ', que o então ministro Joaquim Levy considerava merecer tratamento prioritário (e o candidato Bolsonaro esgrimiu no ar para calar os entrevistadores do Jornal Nacional)?

    Responda
  4. Werner Mitteregger

    Assunto requentado e tratado de forma simplória. Como o próprio texto indica, o tema é muito mais complexo e a proposta aqui não vai nem arranhar o problema. Em tempo: eu não teria nenhum problema em sofrer carga tributária mais elevada, mas só depois que tiver convicção que os recursos são geridos de forma eficaz e em prol de toda a sociedade.

    Responda
  5. Alan Moacir Ferraz

    Alto custo do governo. Da cúpula do funcionalismo. Encheram o governo de militares que já tem remuneração, acumularam alguns até salários acima do teto. Enquanto isso mais de 14 milhões de desempregados. Muitos com nível superior, até doutorados, muito mais competentes q.os militares nomeados pelo presidente. Aposentadorias privilegiadas, altíssimas verbas de gabinete - cabide de empregos com desvios p rachadinhas. Privilégios e mordomias nos 3 poderes. Poderia enumerar cem ralos. Falta espaço.

    Responda
  6. Lindemberg de Oliveira Albino

    A tributação no Brasil deveria seguir os moldes daquela praticada nos EUA, ou seja, sobre o patrimônio e não sobre o consumo.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    A posição da Folha sempre foi pró desigualdade. Apoiou o golpe contra a Dilma, apoiou o teto de gastos é apoia todas as reforma, elogiando as atitudes liberais do ministro Guedes, que remontam suporte teóricos de meados do século passado. A Folha sempre atendeu aos pleitos de seus anunciantes, que assaltam os dinheiro público de forma descarada, através do patrimonialismo histórico desse país.

    Responda
  8. Herculano JR 70

    O estado é a causa da desigualdade. Porque arrecada 40% do Pib e gasta em privilégios. e aberrações na escola, na saúde regulamentada, financiamentos e mesmo seguridade. So aposentadoria é legitima. Q geram distorção de escolas, empresas, imóveis, etc. So o capitalismo faz inclusão social pelo emprego, renda, treinamento e trabalho, nessa ordem, cria renda distribuída em salários e lucros. cria riqueza q faz justica social. Lucrar e social, imposto e predador social.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.