Opinião > A ONU e o bloqueio a Cuba Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lamentável que um jornal que diz defender a democracia dê espaço para representante da ditadura de partido único de uma famÃlia que governou imperialmente o povo cubano por 60 anos .
Zzzzzzzzz
Elisa S., por quê o comentário seria "anacrônico"? Hoje em dia, Cuba é uma democracia? Não é uma ditadura de partido único? Explique, por favor. Não entendi!
Lamentável é teu comentário anacrônico.
Zzzzzzz
Cuba, eta paisinho danado pra queimar a cabeça do alienado. Voltarei com certeza e ainda vou aproveitar pra tomar a vacina. Qual? Não sei ainda, vou ter que escolher uma das 3 kkkk
Bloqueio demente. Estive em Cuba em março/2020. Não retornei devido à Pandemia. Aguardando. Cuba no está sola! H L V S!
Parece filme de star wars, o imperio falando, temos medo do vÃrus do comunismo, eles vão lavar o cérebro das nossas filinhas nas universidades e contra isso nossas mega armas de destruição masiva não são efetivas. Temos que deixar o povo inteiro com fome, aà sim venceremos e nunca mudará nosso sistema feliz. Muito ético e honroso.. no final das contas a polÃcia das pessoas de bem mundial são os Estados Unidos que são Santos e nunca erraram nem torturaram.
Disclaimer: A Folha considera anti-pedagógico expor aos leitores os métodos cubanos de maquiar os números da Saúde para parecerem excelentes. Para proteger os prezados leitores das influências negativas desse tipo de informação, pensando na saúde ideológica dos leitores, a Folha houve por bem suprimir meus comentários sobre esse assunto.
KKKKK, que fúria, hem, Sr. Matone (que, aliás, quer dizer "doidão" em italiano. O artigo incomodou, mesmo, né? Que bom!
Elisa S., já ouviu falar sobre o princÃpio de reciprocidade? Acho que não! Em outubro de 1973, Cuba ajudou o Egito e a SÃria na Guerra do Yom Kippur contra Israel, enviando tropas e equipamentos para a SÃria. Depois da guerra, as relações entre Cuba e Israel eram inexistentes. Vieram do outro lado do mundo para ajudar os árabes a "jogar os judeus no mar".
Elisa S., vejamos como fica a coisa se usarmos um pouquinho de discernimento: No gueto de Varsóvia, os judeus não podiam sair porque os nazistas não deixavam. Em Cuba, os moradores não podem sair da Ilha- porque o regime opressor não permite. Aliás, não podem nem ir a um municÃpio vizinho seu uma carta de autorização oficial do regime opressor. No gueto de Varsóvia, os moradores eram torturados pelos nazistas. Em Cuba, quem controla as masmorras da ilha-prisão é o regime opressor. Entendeu?
O bloqueio não tem a intenção de destruir o Povo Cubano, mas sim de contribuir para a queda do regime opressor que suprime os direitos básicos do Povo Cubano, com o direito de ir e vir. O bloqueio ao gueto de Varsóvia, bem ao contrário, tinha por objetivo destruir os judeus. Você apóia a opressão do Povo Cubano e as masmorras da ilha-. Por isso você se cala!
Teu povo passou por situação assemelhada, o gueto de Varsóvia, de duração curta. O bloqueio à Cuba é infinito. Como tens coragem de defender o bloqueio d emente à Cuba. Alinhamento imediato a israel e eua?
Trata-se do maior hediondo crime contra a Humanidade desde o Holocausto. Obama tentou e não conseguiu.
A população de Cuba é de 11,33 milhões de pessoas. Você realmente considera que um bloqueio comercial à ilha-prisão, com o objetivo de pressionar pelo fim do regime opressivo é equivalente a matar com câmaras de gás 6 milhões de pessoas, pelo fato de serem judias? Você realmente acredita ter uma boa capacidade de discernimento?
Por coincidência estou recentemente relembrando canções antigas hispano-americanas. Cuba tem além da conhecida Guantanamera, uma que jurava que era mexicana: "Quizas, quizas, quizas". Soube que seu autor Osvaldo Farrés saiu de Cuba em 1962 quando ficou claro que a coisa por lá estava degringolando e não havia mais esperança. Cuba tem tudo para ser um grande paÃs, se houver uma reconciliação com os exilados.
Parabéns à Folha pela coerência! Não apenas defende o Regime cubano, mas adota o mesmo sistema de censura do Granma!
Cuba é pacÃfica agora por força das circunstâncias. Quando apoiada pela União Soviética era bem agressiva "exportando" a revolução apoiada pelos Dirceus e Genoinos. Dizer que Cuba é democrática, sendo paÃs de um partido único, é um escárnio. Não há liberdade de imprensa e de manifestação. É apenas questão de tempo para este regime cair e Cuba se tornar uma democracia de fato.
É, e os EUA que patrocinaram golpes militares por toda AL eram santos, né? Entenda o contexto. A Guerra Fria acabou. Vamos ler?
O negacionismo de fatos sobejamente conhecidos sobre a "democracia cubana" continua, na mÃdia militante, com a corda toda...
Apartheid é quando todos os comentaristas de um fórum de leitores têm a mesma opinião sobre tudo! E quando não têm, vão para regime especial de censura prévia!
Luiz, "Israeli Arabs say no to Palestine By Daniel Pipes - 4/2/2020 - The Jerusalem Post- "Em fevereiro de 2004, um centro de pesquisa árabe descobriu que os entrevistados árabes preferiam por uma proporção de 10 para 1 permanecer cidadãos israelenses. Duas pesquisas em dezembro de 2007 concordaram com uma proporção de 4,5 para 1. Uma pesquisa de junho de 2008 descobriu que os árabes israelenses preferiam Israel a 'qualquer outro paÃs do mundo' por uma proporção de 3,5 para 1.". Apartheid ??
É só reclamar com os deputados árabes do Parlamento que fazem parte da atual coalizão. Assim é o "apartheid" israelense...
A gente vê a democracia "seletiva em israel.
Negacionismo maior é dizer que Israel é uma democracia e não oprime a população árabe. E que o regime israelense não é um apartheid.
A lei cubana limita a liberdade de expressão, associação, reunião, movimento e imprensa. Também têm sido expressas preocupações sobre o funcionamento do devido processo . De acordo com a Human Rights Watch, embora Cuba, oficialmente ateia até 1992, agora "permita maiores oportunidades de expressão religiosa do que nos anos anteriores e tenha permitido a operação de vários grupos humanitários dirigidos por religiosos, o governo ainda mantém um controle rÃgido sobre os religiosos..."
The New York Times - "Surviving Castro's Tortures" - By Ronald Radosh - June 8, 1986
Los Angeles Times - "Torture a Frequent Companion in Cuba Prisons, Ex-Inmates Say" - Por Robert Barr - 24/8/1986
"Não existe violência policial, nem torturas." - "Em 11 de outubro de 1992, agentes da segurança do estado em Bayamo, na provÃncia de Granma, prenderam os irmãos José Antonio e José Manuel RodrÃguez Santana, detendo-os na sede da segurança do estado de Bayamo. As autoridades confinaram os irmãos, que sofrem de asma, por quatro meses em celas fechadas, onde não podiam ver nenhum sinal de noite ou dia e tinham ventilação mÃnima. Embora os familiares tenham tentado levar .." - HumanRightsWatch.org
Eita, seu Pedro, o blá blá blá anti-comunista já deu o que tinha que dar, foi e continua sendo uma fantasia cheia de medo, que só se sustenta com base numa ignorância sem precedentes. Jesus da Goiabeira, iluminai...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A ONU e o bloqueio a Cuba Voltar
Comente este texto