Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    - No momento a falada terceira via não existe. - A lista de pré-candidatos está sendo reduzida. - Os dois candidatos definidos e com possibilidades de vitória deixam o eleitor sem opção para votar.

    Responda
  2. José Flavio J Enout

    Meu comentário sumiu, tomou doril.

    Responda
  3. José Flavio J Enout

    Os brasileiros foram vítimas de mais um de tantos estelionatos eleitorais. No meu governo não haverá CENTRÃO, CORRUPÇÃO, LADRÃO. Pode ser que não haja MAIS, porém, não há MENOS. Somente nos últimos 60 dias vimos cerca de 2 bilhões envolvidos em escândalos, 1.6 milhões na Covaxin e sabe-se lá quantos em contrabando de madeiras na Amazônia. Não sei quem mata mais, se a covid ou corrupção tratado com cloroquina.

    Responda
  4. Marcos Garcia

    A situação é essa mesmo, deprimente. Mas o comentário sobre a "terceira via tolhida" é injusto e reflete o boicote que a "direita" ou "centro-direita" civilizada recebe dos órgãos de imprensa e inclusive dos institutos de pesquisas. O MBL bate diariamente em Bolsonaro de maneira contundente e precisa, da mesma maneira que João Amoêdo, mas ao invés deste, o s institutos preferem colocar o nome de Mandetta nas simulações. A mesma sabotagem que rolou na campanha em 2018.

    Responda
  5. MARIA RITA CAETANO CHANG

    Lastimável! Bolsonaristas e petistas se encontram no Centrão. Pobre país!

    Responda
  6. Ana Ferraz

    O PSDB empresta uma fina camada de civilidade aos donos do dinheiro grosso, mas no fundo, no fundo, esses são irmãos siameses dos bárbaros do agronegócio, das empresas compadres do sistema elétrico, dos exploradores do pré-sal, da destruição de nossas universidades, daqueles para quem, como diria Justo Veríssimo, "Pobre tem que morrer!". Estão satisfeitos com o genocida. A tal direita "civilizada" no Brasil é uma quimera. No embate entre Lula e bolsonaro, ficarão mais uma vez com bolsonaro.

    Responda
  7. Alex Sgobin

    Bom lembrar que, guardadas as devidas proporções, um austríaco medíocre subiu ao poder absoluto justamente por isso na década de 30.

    Responda
  8. orlando gomes de freitas

    Tristes tempos, o Capitão faz o que nenhum outro Presidente fez, a desfaçatez e arrogância são seu cartão de visita, o perigo ronda os defensores da Democracia, entre eles os Senadores que estão tocando a CPI. As "Elites" tem que se posicionar claramente sobre este desgoverno, antes que as desgraças também os alcancem.

    Responda
  9. Alberto A Neto

    Freira tem idade suficiente para saber que o único ator decisivo é o Forte Apache. Enquanto os 14 pretorianos com 4 estrelas no galardão não virarem seus polegares para baixo, o Jair das Milícias permanecerá acima de tudo e de todos. Não se espere absolutamente nada, nem do STF e muito menos do Parlamento. Afinal, ambos sempre se conduziram como "puxadinhos da Casa Grande" e a Casa Grande vai muito bem como sempre. Morrerão mais 500.000, mas não tem importância, porque são pobres e negros!

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    Se Dilma tivesse feito o que os corvos do centrão e adjacências, comandados por Cunha, a história seria outra. Afinal de contas, o capitão vai pedalar, ou não vai?

    Responda
  11. Carlos Simaozinho

    Para esse pessoal do Centrão, que controla o Congresso, quanto mais o Bozo se enfraquece, mais eles se favorecem, passando a boiada favorável a eles. São abutres na carniça. Por isso é que seria bom o povo por a cara nas ruas e mostrar para esses abutres que a gente sabe quem são os responsáveis por Bozo ainda ser o prisidênti, depois de tudo o que ele já fez.

    Responda
  12. Paulo Raimundo

    Não há mais freios constitucionais

    Responda
  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O autor poderia explicar o q é oposição a esquerda ? Será q existe oposição de direita ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Deveria, não é? Ou apoiam o genocídio e todos os demais crimes?

    2. CARLOS EDUARDO GOMES

      A molecada de direita do MBL que em horas passadas ajudou eleger o Bolsonaro agora lhe faz oposição

  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O autor poderia explicar o q é oposição a esquerda ? Será q existe oposição de direita ?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ribeiro

      Claro que existe, o MBL por exemplo faz oposição à extrema direita aloprada, o próprio PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu faz oposição aos extremistas.

  15. Cesar Medeiros

    A própria folha, siamesa das tetas das elites paulistas, aguarda um novo messias, um CPF que atenda pelo nome de terceira via.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Frias. Terceira via. Doria tucano moro ou...

  16. Vera Maria da Costa Dias

    Concordo, infelizmente. Eu gostaria muito de ter um argumento plausível contra as considerações da coluna, mas não há. Posso dizer, pelo menos, que tenho esperança que o monstro fique inelegível por algum dos muitos processos escabrosos em que está metido. Se há a mão invisível do mercado, não haverá a mão invisível da civilização e humanidade?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você foi perfeita, mas não parece que os tais centros direitas tenham essa visão, se fosse para combater a esquerda já estariam nas ruas, com Pato, com Supremo, com tudo! Essas são nossas elites políticas, o Brasil só se move pela esquerda.

  17. Gabriel Fonseca

    Alguém precisa avisar ao PSDB, ao DEM e a qualquer partido que ainda tenha pretensão eleitoral que as pesquisas de intenção de voto não dão margem para a menor possibilidade de 3ª via. Só há espaço para duas vias. A primeira via é Lula. A segunda via depende do que eles vão fazer: se não fizerem nada, será Jair Bolsonaro. Se, por outro lado, eles impicharem o presidente, aí sim poderá ser lançada uma candidatura viável de Dória, Leite, Ciro, Mandetta, etc.

    Responda
  18. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O autor tem razão. Parte da turma que se diz "centro democrático " fala contra Bolsonaro mas no íntimo preferem ele que a Lula. Desta turma se destaca os tucanos e a turma que se diz Renova, representada por Luciano Huck.

    Responda
  19. Juan Valdomero

    Oh, Torres Freire, estás esquecendo um ator decisivo: o povo. Chegastes a ver os índios hoje na TV?

    Responda
  20. Juan Valdomero

    O miliciano-geno.cida, não comprou a Pfizer Biontech em Agosto do ano passado (que teria salvo da mor_te ao menos a 200000 brasileiros) e em 1 dia bateu o martelo (mais de 1 bilhão de reais} numa vacina fa_juta. FORA BOLSONARO

    Responda
  21. Wil Prado

    Nunca antes na História desse país se viu um governo tão acuado e tão propenso à propina quanto esse! Um verdadeiro balcão de negócios. E todos (corruptos e corrompidos) querem arrancar o seu pedaço.

    Responda
  22. Ayer Campos

    As reticências de VTF ganham alento com o resultado da última pesquisa. Cerca de 26% dos consultados ficou na avaliação de JB como 'regular'. Isto quer dizer que por enquanto estão imunes à avalanche de denúncias e publicações de atos infames do governo. É um contingente bastante ponderável no xadrez eleitoral para 2022. Quanto à 'avacalhação' da Lei da Ficha Limpa, há controvérsia(voltarei ao assunto).

    Responda
  23. Jose Carlos

    Ora, a terceira via, que é a extrema direita envergonhada, só tem chance de vencer a eleição presidencial se derrubar o bozó. Com Bozó no cenário, seus 25-30% de intolerantes de toda natureza não vão a lugar nenhum, mesmo se bozó pendurar uma melancia no pescoço admtindo que é corrupto desde 1990. Agora, como escreve mal esse colunista. Poô, peça ajuda de um editor.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      Está mais do que na hora a Faria Lima e empresários inteligentes tirarem esse trast3!!

    2. Jose L F Trindade

      Parece um TCC que na avaliação terá que ser totalmente reescrito. O problema não é o amontoado de frases é a falta de objetivo... é duro ter apostado no golpe e ver que foi iludido. É o retrato da Casa Grande ver seu projeto esfarelar e são 500.000 vítimas, nem sequer citadas nesse TCC inglório. Fora Bolsonaro

  24. Luciano Napoleão de Souza

    O principal ator que está com Bolsonaro, Vinícius, é o povo! A subversão da imprensa nacional não chega até a massa de brasileiros que não se deixa levar por esperneios desmamados!

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Eu sou povo! E a última coisa que faria na vida é ficar ao lado Bozo. Vale por vc, rês querida!

    2. rubens gonçalves

      Povo do cercado de Brasília ou os motociastas de brochados e as pm dos Estados. E algum generais branca Leone.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      25% e caindo

  25. julio c s barbosa

    o quê a história vai falar de maia e lira ? sinto vergonha por eles, mas o nosso congresso será sempre assim.

    Responda
  26. Elisabeth Schmidt

    Estou tão cética quanto o autor deste texto. Como tenho escrito, são muitos textos bem escritos. B. não será defenestrado com textos. Aux armes, citoyens! Formez vos bataillons!

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Nem uma lousiete resolver no Brasil. Serão muitas cabeças a ser decepadas em todos os níveis.

  27. Jose L F Trindade

    Seu artigo está como o quadro político:confuso e um vai-e-vem danado. Escrever nesse momento exige coragem pra sair da mesmice. Claro q isso exige mais do que palavras... coragem rapaz. Fora Bolsonaro.

    Responda
  28. Igor Porto

    Cadeia para estes que vendem a república e a vida dos brasileiros a um maníaco psicótico em troca de favores. O povo não esquecera, Arthur Lira.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Presidente da Câmara socia de Eduardo Cunha. E vou além deputado a peso de ouro. Ao menos o Cunha pegou uma prisão por tudo crime que fez. Já esse aí votou o fim da lei anti corrupção do fim da improbidade administrativa . Ficha corrida em Alagoas na justiça.

    2. Beatriz R Alvares

      Certamente nós vivemos o pior momento da história brasileira após o fim da ditadura militar. Bolsonaro nunca mais!

    3. Elisabeth Schmidt

      com o poncho forrado, garantidos e impunes.

    4. Elisabeth Schmidt

      A realidade se impõe: a República já foi vendida. O CN é um puxadinho da Casa de Vidro entupido de camelôs, loteando pedaços do país: Eletrobrás, Petrobrás, Correios, Amazônia... Os vendilhões fogem para Miami e Portugal, com o poncho forrado, garantidos , comunicados e impunes.