Opinião > O projeto que autoriza o cultivo de maconha para fins medicinais deve ser aprovado no Congresso? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Talita Trevelino

    Hm...

    Responda
  2. Daniel Cabral

    O texto traz uma boa contextualização do assunto e bons indicativos em favor do uso medicinal da maconha. Mas a questão aqui é o cultivo. E, para o cultivo, o texto não traz um bom argumento. No máximo, levanta o ponto de que o cultivo facilitaria o acesso daqueles que precisam usar a substância para fins medicinais. Mas isso não é suficiente. No Brasil, não basta que PL's sejam bons na teoria. O negócio é se e como o PL vai funcionar na prática. Rigor, fiscalização, acompanhamento ,etc.

    Responda
  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O projeto, se aprovado, trará segurança jurídica e acesso aos tratamentos caríssimos e fora do alcance da maioria dos brasileiros, transformar esse debate em questão de moralidade é no mínimo um equívoco, para não dizer, insanidade!

    Responda
  4. Carlos Alberto Iglesias Salgado

    analogamente, como morfina é muito utilizada, seria o caso de liberar o plantio e processamento da papoula para uso estritamente médico?

    Responda
  5. José Bueno

    Posição objetiva e sensata, do ponto de vista científico e social.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Próximo passo: autorização para plantar e uso recreativo dessa planta bendita. Para curar, distrair, criar e gerar riquezas no solo propício do brasil. .../Claudia F.

    Responda
  7. José Miguel Ortega

    Até o uso recreativo merece atenção, pois o veículo atual gera maresia, diferentemente de pirulito e portanto uma pílula, que não incomodariam as outras pessoas. A legalização certamente envolveria toda a sociedade, e assim não comportaria maresia. Outro grande detalhe do uso recreativo com relação ao veículo é a dosagem, raros usuários sabem dosar o uso e evitar passar do limite. Isso deveria estar no debate: veículo industrializado e com dosagem acurada.

    Responda
  8. MARCOS BENASSI

    Caríssimo Luís, nem vou argumentar em favor de sua proposição, tamanha a obviedade. Quero apenas ressaltar que toda a loucura em torno da cannabis é quase tão bizarra quanto a história da cloroquina: tudo fruto de um blá blá blá esvaziado, sustentado na base do preconceito. O dia que alguém trouxer um b.o. da delegacia dizendo que fulano matou beltrano sob efeito somente de maconha, ou encheu sua esposa de sopapos por causa de um baseadinho, eu abaixo o rabo. E volto a beber desbragadamente.

    Responda
  9. Roger Z Moire

    O defensor deve saber que a FDA, a Anvisa americana , liberou um medicamento a base de canabidiol para o tratamento de um tipo raro de epilepsia, e tem alertado veementemente contra a proliferação desenfreada de "medicamentos " a base de canabidiol sem comprovação científica.

    Responda
    1. Eline barros Murad

      Como ressalta o texto, convém não esquecer que o uso da maconha pode estar associado ao desenvolvimento de problemas psicóticos, ‘especialmente em jovens’.

  10. Roger Z Moire

    Dizer que a liberação da maconha reduzirá a violência no país é de uma estupidez constrangedora. ... como se o tráfico ilegal de drogas não vendesse crack, cocaína, ecstasy ...

    Responda
  11. ricardo arantes martins

    Quando o falso Cristianismo e populismo dos políticos norte americanos criaram a lei seca há um século (proibiram a bebida alcoólica nos EUA) houve rapidíssimo crescimento da desordem e crime organizado nos EUA. De fato, a bebida alcoólica esta entre as drogas mais usadas pelo ser humano e disparado é a que causa mais tragédias, mortes e violencias de toda sorte. Ocorre que a lei não pode ir contra o hábito de grande parcela da população, pois, inexoravelmente, vai criar um mercado paralelo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.