Ilustríssima > Novela sobre o fim da ditadura, 'Roda de Fogo' parece o Brasil de hoje às avessas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nós cometÃamos o grande erro, que a Nova República patrocinou, de não punir as pessoas que esse grupo representa. A Constituinte acabou confirmando a impunidade, para garantir que nenhum deles iria a julgamento, como em paÃses vizinhos. A ditadura havia patrocinado a Frente Liberal como medida protetiva, que viraria o Centrão, posicionado contra as intenções progressistas. As polÃticas do esquecimento nos trouxeram ao reavivamento desse trauma coletivo de agora. Nossos inimigos estão no poder.
Me lembro vagamente dessa novela e de seus personagens (na época, eu tinha 12 anos). Lembro-me sobretudo da música de abertura cantada por Marina Lima (Marina, à época): a letra tem relação com o enredo da novela, trata da ruÃna de valores e crenças e o surgimento de um mundo novo.
Excelente artigo. Ressalto que a novela, como também aconteceu na época do golpe de 2016, é mais uma ação da Rede Globo para controlar a narrativa da história. Post-se como testemunha ocular para uma transição pacÃfica à democracia, após uma ditadura que ela apoiou desde seu inÃcio. O importante é estar no controle.
O Brasil anda em cÃrculo e gosta de eleger falastroes, caudilhos e performáticos. Seu histórico golpista, puxou e puxa o paÃs pra trás, associado a uma econômica fraca de renda medÃocre.
DO ovo da serpente chocado por 27 anos nasceu o Bolsonaro, escolhido por ser justamente a aberração que os militares e os que dispensam as instituições democráticas sonharam e desejaram. Com ele, a ditadura está de volta e a democracia indo embora.
Elenco da pesada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Novela sobre o fim da ditadura, 'Roda de Fogo' parece o Brasil de hoje às avessas Voltar
Comente este texto