Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberta Grabert

    Tema para um curso....

    Responda
  2. Carolina Figueiredo

    Enquanto existir o político, falhamos, e a esperança de perfeição permanece morta. É desse lugar que vos falo. Pondé - Política no cotidiano - A ironia como método de sobrevivência. Nada como encarar a política como necessidade e não uma paixão. Se é que consigamos dominar nosso instinto.

    Responda
  3. Jean Sohn

    Outro dia ví um casal vindo pela calçada duma praia linda mas discutindo com caras feias gesticulando. Num determinado ponto derepente pararam e tiraram um selfie com direiro a biquinho da menina e jóia do rapaz com caras coladas um do outro. Em seguida continuaram andando com mesmas caras feias. Uma vida editada e outra vida real patética. Provavelmente no Face ou Insta estaria a foto: "Uma tarde linda no Florianopólis". Eu confesso que fiquei triste pela cena que tive que assistir.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Vc está é inventando sofrimento desnecessário para si.

  4. Luis Henrique Mano

    Muito bom! Acertou em cheio! O narcisismo agora faz parte da moral pública. E o marketing é quem controla, desde do executivo ao idiota comum que procura vender a própria imagem nos seus perfis posando de bem intencionado com suas causas, bandeiras e selfs, preenchendo o ego apenas com comentários positivos. Quem não percebe é porque ou é ingênuo, ou vive disso ou simplesmente é mal carácter mesmo.

    Responda
  5. Felipe Lessa

    Pondé e seu fetiche por Nelson Rodrigues "mostrando" seu preconceito velado. Isto é, um texto em linguagem "cult", com termos em grego, referências de filósofos respeitados tentando validar o pensamento reacionário para irritar e por consequência ter o ibope desejado. Pseudo-conservador: sabemos que de nada quer conservar, só quer poder dizer aquilo que deseja sem medo de ser julgado. Em suma, é uma espécie de bolsominion domesticado, mas que visa causar estresse e adoecer os leitores.

    Responda
    1. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

      Pondé tem o que a indigente inteligência de esquerda perdeu há muito tempo: coragem moral e sólida erudição.

  6. DOUGLAS BIANCONI

    Como que a folha permite um colunista tão ruim quanto esse? Desde quando que o ato de tirar foto é narcísico? E outra, as pessoas não pode reclamar de o Brasil ser o país com o maior número de mortos? É a ditadura do Pondé? As pessoas estão em luto, respeite!

    Responda
    1. lucas emmanuel

      Perceba a nuance entre tirar foto e fazer selfie.

  7. Adailton Alves Barbosa

    - Bravo professor Pondé.

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    Selfie é vinculado ao instinto da natureza humana por atenção, Eva provavelmente teria postado a primeira mordida na maçã tivesse um iPhone. Muito baixo associar Auschwitz e 500 mil mortos com o tema das Selfies. O holocausto é a base utilizada como referendo para qualquer tema, em que o autor seja um vazio de conteúdo. Pondé, em sua busca por atenção, se sairia melhor postando uma selfie.

    Responda
  9. Rodrigo Cesar

    Pondé, se dependesse de sua produção intelectual, seria um legítimo zé ninguém, provavelmente professor de alguma universidade sem expressão. Suas constantes críticas ao ethos das redes sociais é cômica -- são elas a única fonte da sua fama, com textinhos feitos pra gerar "engajamento". O mundo anglófono tem uma expressão certeira: "attention wh.ore".

    Responda
  10. MILTON DOLL

    Indiferença... ou "simplesmente o silêncio", me remete a uma frase atribuída ao Duque de Windsor na qual declarou que a elegância seria "passar desapercebido". Ninguém admite passar desapercebido nestes tempos narcisistas. Protagonismo fajuto ( o selfie ) é obrigatório.

    Responda
  11. Carolina Figueiredo

    Alguns comentaristas são tão cringe! Reclamar que Pondé critica todo idiota criticando o Pondé das formas mais tolas é pura cringice! Haja espelho e vergonha alheia!

    Responda
  12. MARCELO DAWALIBI

    A verdade é que nós, seres humanos, só lamentamos com sinceridade um tragédia se é quando ela chega às nossas casas. Essa é a regra. Há, é claro, exceções, gente que arrisca seu patrimônio, sua carreira e até sua vida para salvar completos estranhos. Esses, contudo, não tiram selfies com cara de conteúdo.

    Responda
    1. MARCELO DAWALIBI

      Acima, leia-se “(…)só lamentamos com sinceridade UMA tragédia se E quando ela chega às nossas casas.” O segundo erro (é no lugar de e) vai para a conta do incorretor ortográfico.

  13. vicente oliveira

    Penso quem seriam os idiotas das sélfies?O primeiro sujeito que me vem a cabeça e o Pondé.

    Responda
  14. vicente oliveira

    Penso quem seriam os idiotas das sélfies?O primeiro sujeito que me vem a cabeça e o Pondé.

    Responda
  15. adenor Dias

    O jornalismo é um dos órgãos que se esbaldam sobre a miséria alheia! Do viveria o jornalismo no país das maravilhas?

    Responda
  16. João Braga

    O cartaz se 500 mil mortos na mesa de Renan Calheiros soa falso, demagogo, e oportunista. Afee...

    Responda
  17. Jean Sohn

    Ponde é incorrigível. Sempre ofendendo as pessoas... principalmente idiotas...

    Responda
  18. Erica Fernanda

    É preciso estômago forte e senso crítico por esses tempos. Pondé mais uma vez quebrando o time dos contentes, mostrando o lado cru da natureza e vergonha humana. Obrigada, Professor. Abraços.

    Responda
  19. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    Cala a boca, cabeção...

    Responda
  20. Emerson César de Campos

    Já causaste fastio por demais não achas Pondé? Em 23 de maio dizias que toda catástrofe como a provocada pandemia covid19 se transforma em monotonia. Agora vens com eufemismos mostrar alguma compaixão pelos mais de 500 mil mortos. E ainda críticas os adeptos de selfies. Não fosse a rede e o exibicionismo serias um ilustre desconhecido. Haja desfaçatez! Para te admirar somente as madalenas arrependidas do bolsonarismo, do qual és um dos responsáveis pela continuidade.

    Responda
  21. Raimundo Carvalho

    Selfies em campos de concentração que viraram locais de visitação são bastante comuns há muito tempo, tanto que um artista recolheu , nas redes sociais, muitas destas selfies e as modificou digitalmente, trocando o fundo delas por imagens de amontoados de cadáveres de vítimas reais dos nazistas.

    Responda
  22. Dori D Correa

    Cuma?? Num intindi nada, o tio do zap tá maluquinho

    Responda
  23. Hercilio Silva

    Ponde não anda bem. Tá afetado pelo isolamento. Temos um candidato a Hitler no poder. E ele tá preocupado com seus críticos. Fosse um minion em Auschwitz teria selfie sim. Defendendo o morticínio. Não é quem tá criticando o problema.

    Responda
  24. Carolina Figueiredo

    Só não sei se a Cuca ,virou jacaré ou crocodilo antes ou depois da vacina, da pandemia ou do Bolsonaro.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Acredito que nem ela tem lágrimas de crocodilo a esse ponto.

  25. Lorenzo Frigerio

    O bolsonarismo representa não só o pior da brasilidade, mas essencialmente a lata de li_xo da vulgaridade digital. O casamento no inferno que produziu um Anticristo.

    Responda
  26. JOSE LIMA

    Correto seria virar a cara ? Fazer de conta que não houve culpa ou dolo? Ou entendi mal professor??

    Responda
  27. José Rafael Novaes D'AMICO

    Se D'US tem coragem , de pedir a um pobre hominideo que mate seu filho em nome da FÉ , o que faria o homem sabendo do D'US , QUE É. ?

    Responda
  28. José Antonio Coelho da Silva

    Pondé faz refletir. Não há idiotice na reflexão.

    Responda
  29. julio alves

    Caramba! O que deu nesse poço de mediocridade filosófica que a Folha insiste em dar espaço? Deve ter se drogado ou algo assim, pois é o primeiro artigo que leio dele que fala coisa com coisa....

    Responda
  30. Antonio Alencar

    Li e fiquei sem palavras. Será que todos nós não temos uma porção, ou totalidade, dessa idiotia da self ?

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      É possível.

  31. Gustavo Almeida Costa

    Clap! Clap! Clap! É isso mesmo, tudo é uma oportunidade para fazer-se notado. O ser humano precisa aprender qual é a melhor oportunidade pra fazer-se ficar quieto.

    Responda
  32. Jesser Pacheco

    Selfie em velório, em cemitério, à beira da cama de um doente... Que mundo tenebroso...

    Responda