Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    Eu não acho que são uma boa medida não. Primeiro: muita gente que ocupa as vagas para cotas não são necessariamente "pobres", está cheio de gente que veio de colégio e instituto federal, ETECs, etc. Se fosse uma medida temporária, mas cadê o investimento no ensino básico para que no futuro cotas não sejam mais necessárias? Nada até agora.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Era o que se dizia lá no começo, que seria algo temporário. Passados vinte anos, as cotas raciais que eram uma medida paliativa viraram ''solução'' permanente, e ai de quem ousar discuti-las ou criticá-las, é imediatamente chamado de racista.

  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Cotas deveriam ser só por pobreza , sem especificar raça . Brancos pobres não tem menos direitos do que negros pobres ou outras raças.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O critério pobreza não se verifica apenas na escola que o estudante estudou: outros critérios devem se fazer presentes. Há gente rica que estudou em escolas públicas!

  3. Carlos Sandroni

    Excelente. Mas o parágrafo sobre o artigo "College Admission etc..." não ficou claro. Como assim, a nota de corte de cotistas seria, segundo este artigo, superior à de não-cotistas? A argumentação a favor das cotas se apoia, entre muitas outras coisas, na afirmação de que a nota de corte para entrada nos diferentes cursos é a mesma para cotistas e não-cotistas.

    Responda
  4. Roger Z Moire

    A maioria da população brasileira é miscigenada. Cotas basesdas na cor da pele , e não na origem, punem nossos ancestrais, inclusive os meus, que deram uma sonora "banana" para o racismo e formaram famílias multi étnicas.

    Responda
  5. Daisy Santos

    As cotas são uma reparação (conferência de Durban). Seus resultados positivos são inegáveis. Agora é preciso se debruçar sobre as questões do seu entorno. Políticas fortes para melhoria do ensino básico, estímulo à produção científica, trabalho para os jovens recém saídos da Universidade.

    Responda
  6. Pedro Navarrete

    Bravo! É pouco mas já vale muito! Parabéns pela coluna Michael!

    Responda
  7. Washington de Lima

    A cada eleição ouvimos as promessas de investimentos no ensino básico, que com certeza é a melhor opção para se chegar em condições de igualdade ao ensino superior, mas os eleitos, chegando ao poder mudam os discursos, afinal investir em cotas engana-se mais rápido e gasta-se menos.

    Responda
  8. Leandro Eustáquio da Silva

    Cota não é esmola ( e concordo !)....mas do jeito que é feito, fica parecendo.

    Responda
  9. Barbara Maidel

    Enquanto não focarem na pobreza, precisarão de cotas. Disseram que a medida seria temporária e que enquanto ela acontecesse "se batalharia pela melhoria do ensino público de maneira conjunta". Não aconteceu em nenhum governo. Cota é atalho pra não ter que resolver o problema maior: a pobreza e o ensino básico público que é vergonhoso.

    Responda
  10. Anderson José Albano

    Sou contra COTAS, pois queremos por inteiro, educação gratuita para todos, em todos os níveis...Chega de medidas liberais, chega de fingimento!!!!

    Responda
  11. José Cardoso

    O percentual de alunos matriculados no ensinos médio aumentou bastante, (61% para 69% de 2012 a 2018 e provavelmente estava abaixo de 50% em 2000). Além disso, o número de vagas em universidades também aumentou muito nos últimos 20 anos. Será que mesmo sem o sistema de cotas o número de alunos pobres e/ou afrodescendentes nas universidades não aumentaria do mesmo jeito? Afinal não há tantos brancos ricos assim para ocupar as cadeiras.

    Responda
    1. José Arlindo

      Na verdade as vagas continuam sendo muito poucas, e sim, há brancos ricos o suficiente para abocanhar todas essas vagas. A verdade é que a mentira tem que acabar. Vaga na universidade pública tem que ser para todos, então tem que haver universidade o suficiente para tal. Estávamos no caminho, mas na última década regressamos muitas casas, o que faz ainda das cotas uma política insubstituível...por enquanto

  12. ROBERTO GENERALI BURGESS

    "As ações afirmativas representam uma dentre várias políticas necessárias para atacar a desigualdade de oportunidades." Ok. Quais são as outras? Nenhuma adicional foi mencionada no artigo. Aliás, nunca vi ninguém dar outra ideia que não sejam as cotas.

    Responda
  13. Iago M Zulu

    Sou contra as cotas raciais pois elas privilegiam o negro rico em detrimento dos pobres amarelos, vermelhos , brancos e negros.

    Responda
    1. José Arlindo

      Cotas são para renda baixa. Dentro da renda baixa há categorias para cor de pele. Uma coisa não exclui a outra

  14. Elvio Manoel de S Pinto

    É isso. Aperfeiçoar e ampliar. O Brasil precisa diminuir esse fosso social é bom pra todos.

    Responda
  15. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Cota é uma pax romana com o mau serviço público. Politicamente, muito oportuno. Mas o PISA mostra bem que o escola pública provém em termos de qualidade. Enquanto isso China e Coréia do Sul deixam o Brasil no chinelo…

    Responda