Opinião > Sensatez eleitoral Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Folha trata com absoluta superficialidade um tema técnico essencial, para a democracia brasileira. Mostra-se imperativo implantar o princÃpio da segregação de funções para dar governança ao sistema eletrônico de votação. Defendemos, não o voto em papel, mas, a geração de um documento eletrônico para cada voto, com a validade legal da ICP-Brasil, independente do TSE, como um voto eletrônico auditável.
"Tudo de que o paÃs não precisa neste momento é desperdiçar tempo e energia discutindo..." questões ultrapassadas. Tempo a ser investido em buscar saÃdas para os mais de 14 milhões de desempregados, para o financiamento eficaz do SUS, para um plano de educação capaz de colocar o paÃs na rota do desenvolvimento cientÃfico e tecnológico, entre outros.
Nada mais óbvio que saber o que a Folha pensa! Pasquim comuno-progressista que fala em pluralidade e entrega apenas dialética marxista; fala em democracia e promove pleito obscurantista. Não sei porque ainda pago essa porcaria.
Oi barretito! Será que tu és um masoquisto?
pleito obscurantista é propagar mentiras e bobagens espalhadas pelo carlos bolsonaro... em vez de pagar a folha, junte dinheiro e pague seu tratamento psiquiatrico.. seu comentario só pode ser obra de alguem assombrafo por delirios e alucinacoes.. Deve andar na rua olhando pros lados, com medo do tal comunismo..
Sensatez, sim os deputados sempre foram eleitos pelas seguras e confiáveis urnas eletrônicas, interferências podem brochar o eleitor. De nada adianta auditar, se perder vai falar que houve fraude e se ganhar também. O pior será quando chegar no ouvido do eleitor que, no dia D e na hora H a urna vira jacaré!
Vejam artigo FSP 09/06/21 da PatrÃcia Campos Mello "Só Brasil, Bangladesh e Butão usam urna eletrônica sem voto impresso". Segue trecho artigo: "Segundo levantamento da Folha, a maioria dos paÃses que usa urnas eletrônicas adota a segunda geração dessas máquinas, que imprimem um comprovante em papel (o tal voto impresso), enquanto o Brasil ainda utiliza as de primeira geração". E aà vão dizer o que agora?
Surdinho, vamos dizer que você não entende nada de urna. Quem entende de urna é o capitan-motoca que utilizou uma 514 mil urnas, fora as valas comuns. E vem mais!
De onde nada se poderia esperar vem algo de luz e bom senso para o processo eleitoral do ano que vem: que enxotara Bozo do Planalto. A polÃtica tem está beleza: nos surpreende. As vezes para o mal; à s vezes para o bem. Desta vez estes partidos fizeram um golaço. Muito bom!!!
Dias Toffoli, como presidente do TSE, vendeu a eleição da prefeitura de Volta Redonda por 3 milhões de reais. Esta na delação de Cabral, em vÃdeo e mensagens. Com que moral querem que o eleitor confie em um sistema eletrônico fechado, sujeito a manipulações?
Não dá pra entender. Por que essa luta toda contra o voto auditável? Falam até em ameaça à Democracia. Tem algo suspeito aÃ. Se têm receio do voto auditável é porque a intenção não é boa. Somente Brasil, Butão e Bangladesh usam urnas eletrônicas sem comprovante impresso.
Vanilzinho, desculpe aà intimidade. O TSE? Ora o TSE. Dias Toffoli vendeu a eleição da prefeitura de Volta Redonda por 3 milhões de reais. Esta na delação de Cabral, em vÃdeo e mensagens. Xande de Moraes já disse que em 2022 nao haverá voto auditavel nem Bolsonaro. Como querem que o eleitor confie em um sistema eletrônico fechado, sujeito a manipulações, Vanilzinho?
Ze... nem tudo está errado!! As vezes, nós acertamos. Desculpa aÃ, mas a urna eletrônica funciona no Brasil. Bozo foi eleito trocentas vezes por este meio. Já temos quem audita o processo eleitoral: o TSE. Pense um pouco e descobrirá em algum momento que temos mais o que fazer. Em time que está ganhando não se mexe!
Voto auditável? Não é mais voto impresso? O voto eletrônico é auditável! Mostre algum indÃcio concreto de fraude.
Em breve vão sugerir apuração manual na loteria da Caixa e a substituição da assinatura pela impressão digital.
E missa em latim kkkk
Voto auditável existe na maioria dos paÃses. Porém, nenhum desses paÃses tem um Jair Bolsonaro como presidente. Esse sim, não merece confiança. Já pensou, auditar votos em áreas dominadas por milÃcias, no RJ? Tá de brincadeira, né?
Lamentável, Folha de S.Paulo. Não sou bolsonarista, sou totalmente contra o governo Bolsonaro. Mas qual o problema do voto impresso auditável? Isso não significa a extinção do voto eletrônico, mas sim apenas a possibilidade se auditar o voto.
O sistema é seguro, sem nenhuma comprovacao de fraude EM NENHUMA OCASIAO. Pare de falar abobr.inha.
Anda sem nada para fazer?
Interessante esses q falam em auditável, mesmo discursinho balela da direita, oras, o voto já é auditável…
Os sacos de votos vão ficar seguramente vigiados pela puliça milicianos prá evitar que possam ser fraudados, até o momento da recontagem, que vai dar em bozada prá dizer que a eleição que o bozo perdeu foi manipulada...
Não é permitido ter dúvida? Concordo sim com o voto auditável. Os que são contra só geram suspeitas. Somos os poucos no mundo que não se atualizaram. Tem coisa errada por aÃ. Minha opinião.
Todo mundo sabe que isso é para tumultuar, desfiar atenção a corrupção desse governo…
Correção: Ex Dep e ex Delegado Protogenes. VÃdeo gravado, Mariana Godoy entrevista ex Del Protogenes Queirós. 2017. Ver no Google ou Youtube
Voto auditável e impresso . O eleitor não sai com cópia do voto.Ele fica impresso, dentro de uma urna inviolável, já existente.O voto eletrônico pode ser confrontado com o impresso.Simples assim.Sem confrontação, o voto eletrônico pode ser manipulado pelos operadores do sistema. O ex Dep. e ex Deleg.PF Praxedis descobriu um manipulador e o entrevistou. Tem vÃdeo gravado sobre isso com a jornalista Mariana. Procure no Google.Mariana entrevista Praxedis.
Deviam anular a eleição do bolsonaro, feita com voto eletrônico, já que ele mesmo afirmou, várias vezes, que ela foi fraudada. Ele ganhar aquela eleição é a maior prova do mundo de que a urna eletrônica é eficaz; naquele momento, fraudar o resultado poderia ser considerado um ato de legÃtima defesa do paÃs.
Nada impede de trocar a urna com os papéis por outra, com votos falsos previamente impressos. Quanto mais difÃcil de falsificar esses papéis, mais caros ficará para produzi-los. Por outro lado, se a única autenticação for um código impresso no papel, esse código gera a mesma desconfiança da versão eletrônica. Se em uma única urna houverem papéis falsos, gera a desconfiança no sistema inteiro.
Sr. Antônio, não é nada simples. Teriam que ser instaladas impressoras em cada urna, e além disso, onde ficariam guardados esses votos? Seriam milhões de papéis! As urnas não são manipuláveis simplemente, porque não dá são ligadas a internet. Teria se que mexer em cada uma para obter resultado que se quisesse. E mesmo assim é difÃcil. Acorda Alice!
Há um comentário de NADSON SOUZA "Só Brasil, Bangladesh e Butão usam urna eletrônica sem comprovante do voto impresso." . Então, não seria o caso de logo após ter a impressão do voto eletrônico ir-se a um cartório para autenticar esta impressão? Faça-me o favor ...
Fernando Minto veja artigo FSP 09/06/21 da PatrÃcia Campos Mello "Só Brasil, Bangladesh e Butão...". Segue trecho artigo: "Segundo levantamento da Folha, a maioria dos paÃses que usa urnas eletrônicas adota a segunda geração dessas máquinas, que imprimem um comprovante em papel (o tal voto impresso), enquanto o Brasil ainda utiliza as de primeira geração". E aà vai dizer o que agora?
O problema não é ser do contra, o problema é a razão para ser contra.
Maior problema é a razão, inegável e inescondÃvel para ser a favor.
Em reportagem neste jornal ficamos sabendo que só o Brasil e mais dois outros párias não possuem o dispositivo de impressão do voto na urna eletrônica. Se a iniciativa trouxer mais transparência ao processo eleitoral, independente de quem a propôs, deve ser sim debatida com seriedade.
Michele, bom dia. Qual a razão de impedir a evolução? Terias alguma?
Se a premissa é falsa, a conclusão é equivocada! Achar não é saber! O que já é transparente não fica “mais” transparente! Cuidado com os sofismas!
Alex, bom dia. Quanta saudade de dezenove anos atrás! Será que vc lembra como eram os celulares na época? Ou a segurança estrutural dos automóveis? Quem sabe a tecnologia aplicada na agricultura que tem sustentado nossas contas externas? Ou os procedimentos médicos e odontológicos relativamente aos de hoje. Já sei: tudo continua igual, não é isso?
A impressão já foi tentada em 2002 milhares de urnas com impressão, causaram lentidão , problemas de impressão e algumas tiveram que ser desligadas e a sessão teve que adotar voto em papel!
Nilton, bom dia. Aleluia, irmão. Tão bom ler algo com racionalidade. É cansativo e improdutivo ler pareceres sem qualquer lógica e desprovidos de argumentação. Melhoraste minha manhã. Obrigado.
O truque eh simples e está escrito. Pelo menos temos um fanático por Bolsonaro por urna eletrônica no Brasil. E todos em WhatsApp (rs). Nas pesquisas eles sabem que o Genocida não vai pra segundo turno. Diante da eminente derrota, com uma urna que imprima o voto, basta votar no Lula e sair grita do que teria votado no Bolsonaro…. Os caras melam a eleição.
O voto auditável, que possa ser conferido, é um absurdo. é clausula pétrea da constituição o voto secreto. qualquer forma de conferência em quem a pessoa votou, servir de ameaça ou suborno (compra) . Desta forma um "Coronel", patrão ou miliciano poderia ameaçar o eleitor. De mais a mais é Clausula pétrea da Constituição e, como tal, não é passÃvel de alteração. Bolsonaro sabe disso. Esta questão serve para tumultuar e para a seus seguidores algo a falar, tirando o foco. Quer ser igual ao Trump.
"Daà o sensato eleitor do Boulos"? Rsrsrsrsrs. Melhor piada do dia. Sem concorrência.
Daà o sensato eleitor do Boulos (não vou nem falar do Bolsonaro), diante de uma eminente derrota, guarda seu papelzinho no bolso. Reclama na tv, anula a grande vitória do Bolsonaro! Taà uma boa ideia!
A auditoria nunca foi para relacionar o voto com o eleitor. No caso do sistema digital, verifica-se, apenas, se os votos contabilizados digitalmente correspondem aos que foram impressos. Trata-se de um procedimento básico e necessário. Sabias que, em grandes empresas, as auditorias nunca são feitas pelas mesmas? Por transparência, contratam-se terceirizadas de modo que não haja quaisquer dúvidas sobre os resultados obtidos. O mesmo deveria valer no pleito: que o TSE não auditasse.
Ricardo, bom dia. Parece que está difÃcil de entender mas vamos lá; a causa é maior. Ninguém, em momento algum sequer mencionou que o voto impresso será identificável. Pelo contrário, simultaneamente ao teclado, seria depositado em urna lacrada e, assim como acontecia com as cédulas, sem qualquer identificação do eleitor. Buscar argumentos estapafúrdios para ir contra o que é uma evolução do sistema não leva a absolutamente nada. Antes de opinar, procure informar-se para ter embasamento.
Fico imaginando aqui como raciocinam os fanáticos que, em sua pobre argumentação, pedem que o Bolsonaro apresente provas de fraude nas urnas. Crimes digitais, muitas vezes, não deixam rastros; todos o sabemos. Depois, a segurança do pleito não resume-se a 2022; há todo um futuro eleitoral. Nessa medÃocre linha de argumentação, só instalarÃamos ABS nos freios depois de acidentes, só evitarÃamos gordura após infartos ou só usarÃamos capacetes após traumatismos cranianos. Vai entender esses tipos!
O raciocÃnio dos "fanáticos com pobre argumentação" é tão simples quanto irretocável: bolsonaro afirmou várias vezes que a eleição foi fraudada (então deviam anular) e que tem as provas disso. Se ele tem provas, pode (agora deve) apresentá-las, sem nenhuma dificuldade. Se não apresenta, é porque não as tem; se não as tem, está mentindo (como sempre), certamente com algum objetivo escuso (como sempre).
Cláudia, bom dia. Ao invés de esbravejar tipo criança birrenta, que tal raciocinar sobre o assunto? Qual seria a razão de outros paÃses bem mais evoluÃdos que o nosso terem adotado o tipo de votação que está sendo proposto agora sendo que, inicialmente, contavam apenas com o voto eletrônico sem o impresso simultâneo? Seremos nós os melhores do mundo em software? Eleição é coisa séria, muito séria. És contra o progresso? Contra a evolução do que temos? Te contentas com pouco se podes evoluir?
Se nao tem provas, como abre a boca pra acusar? Leviandade, irresponsabilidade, golpismo, isso sim!
E quais são os partidos que ficaram de fora? FSP faria um ótimo serviço mostrando como os nobres congressistas se posicionarão na matéria. Não com texto frio, mas com gráficos, arte, etc. Precisa ficar clara para a população quais são os partidos/bancadas que apoiam o genocida. Congresso 2022 vem aÃ.
O intuito do Bolsonaro é tumultuar e desinformar. Que apresente provas de que as urnas não são seguras. Fico pensando quem ainda acredita no minto?
Insensatez eleitoral. Esse pÃfio editorial do pasquim vai de encontro à evolução, à possibilidade de termos um sistema mais seguro. Fraudes digitais, se bem feitas, deixam pouco rastro para serem detectadas. A proposição, muito bem explicada pelo Nadson (abaixo), representa um aperfeiçoamento, a Foice sabe disso e, intencionalmente, aborda o tema de forma distorcida como sempre faz. Fica a pergunta: a quem interessa alimentar a possibilidade de fraude? Qual o porquê dessa insistência?
Sr. Serrote. Por quê essa insistência em defender o projeto negativista do bozonarismo? Até êle, que foi eleito por êsse sistema de votação, não perceber que seria derrotado, ninguem havia reclamado do voto secreto eletrônico. Ninguém vai querer voltar ao "voto de cabrêsto".
FSP a proposta do voto impresso auditavel não é retornar ao voto impresso, é a atualização tecnológica das urnas eletrônicas com o voto eletrônico (como ocorre hoje) agregando a impressão do voto que é depositado em urna lacrada e inviolável. Vários paÃses avançados utilizam esta que é a tecnologia mais moderna. Só Brasil, Bangladesh e Butão usam urna eletrônica sem comprovante do voto impresso.
Para conhecimento dos defensores do voto impresso: os paises que o adotam votam em diferentes cargos ao mesmo tempo: até em juizes, promotores e xerifes. Êsses votos são muito regionalisados. Eu gostaria de votar impresso para poder votar em animais de zoológicos e similares e desabafar xingando os desafetos. Seriam eleitos os legalmente mais votados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Sensatez eleitoral Voltar
Comente este texto