Tati Bernardi > A epopeia subjetiva de Betty Milan com Jacques Lacan Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A procura por uma analista já é uma demanda de análise, que só inicia com o consentimento do candidato à análise a entrar no processo pela via da transferência. Lacan, efetuou uma releitura da obra de Freud. Reorganizou, avançou e unificou os conceitos e a experiência, sendo que cada psicanalista possui seu estilo.
Tati Bernardi, os psicólogos utilizam das mais variadas terapias, já os psicanalistas analisam seus pacientes. Dependendo do que ocorre durante uma sessão, efetuar um corte, dar o trabalho por encerrado, trata-se de uma técnica. Os efeitos de uma análise ocorrem no dia a dia, na vida do paciente. Diferente da medicina, a psicanálise não almeja a cura, mas um outro posicionamento do sujeito diante da vida. A procura por uma analista já é uma demanda de análise, que só inicia com o consentimento d
Amei a resenha! Quanto a diferença entre analisando e paciente é muito necessária explicar, mas essa diferença mexe com o ego do analisando narcisista, porque engrandece.
Infelizmente Tati, o lacanismo, tanto quanto outros ismos psicanalÃticos, só empobrece o autor, o analista e o paciente. Lacan trouxe coisas inovadoras, mas sua própria atitude e de seus seguidores ativaram um fanatismo auto-centrado e depauperante. Pena mesmo.
Realmente esse termo 'paciente' não me parece apropriado para se referir à pessoa que procura o serviço do psicanalista. 'Analisando' e 'cliente' são termos menos conformistas; 'paciente' é alguém esperando numa posição passiva. Ainda, o termo 'cura' não acho que se aplique à psicanálise, que se refere a um percurso conjunto, a uma libertação de padrões mentais, a uma descoberta de si, isso para não falar do desmoronamento psÃquico inicial, logo de entrada.
Epopeia?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tati Bernardi > A epopeia subjetiva de Betty Milan com Jacques Lacan Voltar
Comente este texto