Ilustríssima > General sem alma, Pazuello gerou crise que poderia ter dado a Bolsonaro 'seu Exército' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivando Bornhausen

    Bolsonaro deve estar dioturnamente em contato com Víctor Urban para que seu golpe não fracasse, como fracassou o de Donald Trump. No Brasil, com apoio de Edir Macedo, Silas Malafaia, congresso inerte e corrupto dominando o gado e Paulo Guedes controlando a ração deste mesmo gado, a desgraça está armada.

    Responda
  2. ANTONIO CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

    O General Pazuello, a exemplo de Bolsonaro, pode ser denunciado junto ao Tribunal de Haia, uma vez que as instituições brasileiras não teem a grandeza para denunciá-lo. Um partido político tem autoridade para isso, como é o caso do PDT, que denunciou Bolsonaro ao referido tribunal internacional. O que falta, então?

    Responda
  3. Luiz Marques

    Bolsonaro prevê reservar R$ 5,8 bilhões a mais no Orçamento de 2021 para despesas com militares do que com a Educação (Revista Exame, 17/08/2020). A Costa Rica é o exemplo a seguir: cuida de suas florestas, tem um IDH bem maior que o Brasil e se livrou da chaga das FFAA, o grande obstáculo para a maioridade política do povo brasileiro.

    Responda
  4. Bianca Moreira

    Que este texto chegue a Pazuello e a vergonha que lhe cubra a face. Ser chamado de "General sem alma" por não seguir os princípios nobres de sua formação militar, em algum lugar no seu Ser, deve doer.

    Responda
    1. Jesse G

      Pazzuelo está com o burro na sombra. Não está nem aí para princípios nobres de sua condição de militar. Aliás, não há que exigir quaisquer princípios de membros de uma corporação de ociosos e oportunistas.

  5. marcos teixeira de souza

    Um General de Exército confessar que tomou vacina escondido? Que FFAA são essas?

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Chegamos ao ponto em que a ganância por cargos passou a ser ganância por uma casquinha na grana da vacina. Quanto mais tempo as forças armadas levarem pra se afastar disso, mais sua imagem será comprometida

    Responda
  7. Maria José de Carvalho

    Ministro genocida e um dos responsáveis por mais de meio milhão de mortos. Breve, breve vai responder pelos crimes!

    Responda
  8. Jose Carlos

    Com vcs os intelectuais da complexa teoria da ordem unida. Falta educação e cultura. Sobra pedancia e arrogância. Estão felizes com gordos contra cheques e pensões. Que se dane, vendemo nos baratos para o bozó! Ridículos tiranos que só nos fazem mal.

    Responda
  9. Luciano Napoleão de Souza

    Cadê meu comentário, Foice?

    Responda
  10. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Estou de acordo. A não punição daqueles militares que na ditadura promoveram bárbaries, torturas e ainda que mesmo aós a lei da anistia contunuaram a praticar atos de terrorismo criou um mostro da impunidade legalizada. Pior, enquanto outros países buscaram formas de acertar contas com passado histórico pela Lei, aqui nada se fez e até se questionaou registrar na história. Mas Bolsonaro nunca foi tutelado pelos militares, antes é uma estrategia, como policial bom, policial mau.

    Responda
  11. claudio bruel

    Pazuello, general sem alma, sem tutano e sem espinha dorsal. Quase um água viva da vida.

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      e com veneno mais mortal. MAM

  12. mario josé corrêa de paula

    A passagens de generais pelo governo tem colocado uma questão na vida política do Brasil: Para que servem nossas forças armadas? Não temos conflitos com os vizinhos. Pertencemos à OEA, o que garante socorro em caso de conflito com países fora da vizinhança. A capacidade dos generais tem se mostrado muito, muito abaixo do esperado, indicando total falta de preparo. Então, para que as FFAA? Espero que o Exército sério mostre sua cara com competência e defesa da Constituição para calar essa pergunt

    Responda
  13. Rafael José Santos

    Professor, grato pelo artigo, uma síntese das relações entre o EB e a política pós-30 para refletir sobre o fenômeno Bolsonaro. É raro um intelectual com conhecimento das FFAA para cumprir esta missão.

    Responda
  14. niemeyer franco

    Pra que FFAA no Brasil? O que os militares têm feito, de concreto, para o engrandecimento do país, a não ser politicalhas descaradas dia após dia, ano após ano, décadas após décadas, simplesmente para terem seus caprichos satisfeitos?

    Responda
    1. Gustavo Tognoli

      Eu admiro as FFAA como instituição pela sua história. As recentes missões de paz no exterior e as ajudas em catástrofes como as de Brumadinho e Mariana trazem honra à corporação. Acho que esta vergonhosa incursão na política é coisa de alguns poucos e fracassando deve mandar esta minoria de volta para o porão dos quartéis. Amém

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Esta tua pergunta precisa ser ao menos feita.

  15. Neli de Faria

    A Ditadura Militar acabou com o Brasil. A Ditadura Militar acabou: com a Educação e Segurança Pública ( Leis 5692/ 71 e 5941/73), com as Ferrovias, não fez saneamento básico, com as lideranças políticas e deixou de brinde a Hiperinflação! Agora deixará a Cidade dos Mortos:mais de   520mil brasileiros mortos! Pela incompetência dos militares capitaneado pelo capitão cloroquina. E menoscabou a vida dos brasileiros. Incompetentes. Pela diminuição do Exército, muitos generais.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Quem acabou com o Brasil foi o PT, senhora!! Acorda.

    2. Claudio Moreira Roberto

      E o PT Â… deixou o q ??

  16. jose vanzo

    O bolsonar impôs à sociedade civil o que não pediu às FFAA.A imunização de rebanho.Se ela tivesse sido adotada para combater o milenar vírus da varíola, estaria até hoje matando gente no mundo.Ao sabotar a imunização pela prevenção , levou à morte 520 mil brasileiros .O pazuelo foi o general desta tragédia anunciada.Em tempos de menor radicalização,este genocídio(houve intenção do governo)entrará para a história do Brasil.´

    Responda
  17. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Não se concretizou e não irá se concretizar nunca por uma simples razão: Absoluta falta de competência política, estratégica e de inteligência dos "militares" envolvidos na aventura bozoniana. Ele, principalmente, não reúne nenhuma qualidade para liderar ninguém. Desagregador e jogando a população uns contra os outros seu destino já está traçado: Prisão. Isto sim é que deverá se concretizar logo e para isto torço para que tente um tal golpe logo. Vai nos poupar tempo e dinheiro.

    Responda
  18. Luciano Napoleão de Souza

    Não adianta postar estas matérias absurdas, Foice! Vcs estão à beira da loucura! O problema é que vcs falam para convertidos e teleguiados!! Há muito vcs perderam penetração de massa!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Tanto perderam que o senhor está aqui a teclar. Relembro que a maçã era para a Branca de Neve.

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Hahahahah, engraçadíssimo!

  19. Eduardo Henrique de Oliveira

    Se um general ajuda a matar os próprios Brasileiros não deveria ir à corte marcial? Com isso não deveria ser condenado à morte, como traidor do seu povo ? Isso deve valer para todos os militares da ativa que contribuírem com genocídios. O tribunal de Nuremberg é um exemplo.

    Responda
    1. marcos teixeira de souza

      Luciano, numa tragédia com 520 mil mortos com certeza há fantasmas.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Calma, teleguiados!! Não se deixem levar pelos devaneios da imprensa subversiva nacional! A Foice está fazendo vcs acreditarem em fantasmas! Acordem.

    3. Eduardo Henrique de Oliveira

      O código penal militar de 1969 prevê fuzilamento no caso de genocídio e até de roubo ou extorsão em tempos de guerra. O que é o combate ( a palavra diz tudo) à Covid 19 senão uma guerra ? Espero viver para ver esse grande dia do julgamento de todos os covardes que se aliaram ao capetão.

  20. Vicente de Paula Venancio

    A unica pergunta que gostaria que fosse respondida e se haverá puniçao pela desastrosa gestao da pandemia tendo a frente o Pazuello. 270 mil pessoas morreram durante a gestao do general. me pergunto quem dos leitores nao teve pelo menos um conhecido que acabou morrendo pela doença.

    Responda
  21. I J Souza

    O que fica bem claro na relação do Bozo com militares é que existe muita corrupção.

    Responda
  22. Jo Almeida

    Se eu entendo de política e acredito que sim entendo um pouco, ninguém no mundo político e nas forças armadas , querem o afastamento do pr varrido e abjeto, pois cada dia que o pr varrido fica, mais o Lula ganha , acredito que sim é isso. Ele fica e em 2023 assume o próximo presidente, seja lá quem for. Porém o varrido e abjeto não será reeleito, isso é fato. Maktub

    Responda
  23. rubens goncalves

    branca leone. desde o golpe militar em 1889 que derrubou a monarquia a qual havia feito a abolicao da escravatura os militares brasileiras nunca deixaram o poder no brasil. eu agora so quero ver ate onde a alta comando das forças armadas sdaram suporte ao bolsonaro como presidente. ele é uma insano. e vai jogar as forças armadas contra o povo e contra ela mesma.

    Responda
  24. Antenor Silva Neto

    Ricardo Barbosa tua opinião para mim vale tanto quanto uma moeda de um centavo, vai avante batendo teu pão com mort adela.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Antenor. Um homem de opinião.

    2. Antenor Silva Neto

      Mesma coisa penso da tua José ninga

    3. José Freitas

      Tão irrelevante que se prestou a comentar.

    4. Alaor Magno

      Que meda!

  25. JOSE LIMA

    Alguém aqui leu as credenciais do articulista antes de criticar. ?? Texto mímimi? Essa é a história. Quem não aprende se condena a repeti-la.

    Responda
  26. NACIB HETTI

    É impressionante a ingenuidade dos militares de hoje, se comparados aos profissionais que assumiram o país após 64. A perda da confiança na tropa é evidente e resta pouco tempo para se recuperar. Falta coragem aos nossos cientistas políticos para a narrativa.

    Responda
    1. Eduardo Freitas

      Ingenuidade? Os caras estão recebendo r$ 60 mil por mês ou mais para apoiar o genocida. Nessa história não tem bobinho.

  27. Marcos Ferreira

    Em maioria , militares participantes desse governo , são honestos, decentes e, com elevado caráter; não podemos e não devemos, generalizar, por alguns desempenhos que , a grande maioria seja causadora de mal ou complicações ao pais e seu povo .

    Responda
    1. Maria Lopes

      Até prova em contrário - e todas as provas são contra eles até o momento - nenhum é digno de confiança. Os únicos que tiveram algumas vergonha foram os que não se curvaram. Mas estão todos manchados, sujos mesmo, por terem apoiado e conspirado ia eleger esse mentecapto psicopata genocida. O tal Heleno e o tal Braga na frente do bloco dos que venderam o povo brasileiro a seus projetos medíocres de poder.

    2. Alaor Magno

      As únicas coisas que os milicos parasitas fazem é lustrar a fivela do cinto com Kaol, cortar as unhas das mãos, fazer a barba, cortar o cabelo, passar a farda e lustrar o coturno e esperar chegar no dia 30 de cada mês correr para o Banco do Brasil para sacar o super soldo que o bozo não para de aumentar e financiar casas próprias com juros zero.

  28. Antenor Silva Neto

    Texto mimimi para vermelhinhos de hi phone

    Responda
    1. Alaor Magno

      Noto que o seu parco entendimento dos assuntos relacionados a má gestão do bozo e aos comentários contra sua pessoa por defender o genocida corrupto deve-se ao fato de o senhor ler as matérias e os comentários com um ângulo de visão de 7 graus e não conseguir ler em 180 graus e de uma vez, lendo silabicamente e pensando da mesma forma para formar frases em seu entendimento. Procure fazer uma leitura com um ângulo de visão um pouco maior e mais dinâmica e poderá usufruir de um melhor entendimento

  29. Helano Timbó

    Ótimo artigo. Deplorável o que se passa com as Forças, mormente exército. O preço vai ser impagável.

    Responda
  30. sérgio dourado

    Uns institucionalizaram a corrupção e outros corromperam a institucionalidade: essa última é mais perigosa que a primeira. E outra: nos extremos os opostos se atraem, mesmo: ambos eram contra a Democracia e queriam um regime pra chamarem de seus: inclusive com ataques terr/ori/stas de lado a lado. Alguém saberia dizer se o oficial morto no Riocentro recebe homenagem? O q sinto é q nunca estivemos tão baixos em questão de institucionalidade.

    Responda
  31. Eduardo Henrique de Oliveira

    O puro e simples objetivo do falso messias é se vingar das forças armadas que o "afastaram". O faro das pessoas do mal - aliadas do cão - é muito apurado. Eles sentem o fedor que exala de seres como eles, pútridos e fétidos. Quase sempre acertam nas suas escolhas dos piores possíveis para as missões de desgraça. O objetivo deles é a mort e e a destruição de todos. Inclusive deles próprios. Se consideram mártires.

    Responda
  32. BRUNO RESCK

    Acho incoerência acreditar que existe ou existiu uma crise entre governo e forças armadas. Não houve e não há.

    Responda
    1. MARCIA TAMANDARE UCHOA

      Tenho a mesma visão que a sua, essas "crises" não passam de jogo de cena e Bolsonaro cumpre bem seu papel. É incrível que analistas caiam nesse engodo sem fazer as perguntas mais óbvias sobre absurdas presenças dentro do palácio do planalto, milhares de militares ocupando cargos altos e etc. Se a sociedade civil não pressionar, os milicos não vão parar, inclusive podem até estar desenhando um plano de continuidade pós impeachment.

    2. Davi Pessoa Ferraz

      Muito engraçado....

    3. Alaor Magno

      A relação do governo e forças armadas é a prostituição a que os milicos estão acostumados. Financiando a mercearia dos fardados com bacalhau, picanha, Whiskey, cervejas, Borgonhas, doces e especialidades e mais aposentadorias gordas e soldos polpudos, o bozo garante o golpe de estado que os fardados já se acostumaram a dar.

  33. Luiz Almeida

    Pazuello está mais para Sargento Garcia, o atrapalhado amigo do Zorro.

    Responda
  34. Marcos Alfredo Guzman

    Pazuello o General Pateta, Tabajara. Envergonha todas as FFAA.

    Responda
  35. Fatima Marinho

    Muito bom texto. Para mim fica mais claro a falta de honra dos militares. Todos querem se dar bem na nova mamata. Sempre teve corrupção nas forças armadas, a prova disso é a carne, sal, leite etc superfaturados. Agora investem no ramo da saúde, deixando gente morrer, espalhando sofrimento em nome do botim. Os coronéis corruptos serão punidos?

    Responda
  36. heber machado menezes

    Urge uma PEC proibindo oficiais da ativa de ocuparem cargos civis em qualquer gov. A cooptação do gov. para os e seus projetos políticos é inevitável, além da ciumeira e bajulação. O interessante é q, além da "pazuellada", esse "ressurgimento" dos milicos revelaram, pelo menos a mim, uma grande suspeita: nossos generais continuam com a cabeça quadrada, salvo raras exceções. São péssimos de oratória. Continuam com a mesma impostação como recurso de autoridade. Só dizem platitudes.

    Responda
  37. Hernandez Piras Batista

    Excelente artigo. Uma visão ponderada e acurada dos descaminhos de nossas Forças Armadas e um retrato sem falha do Sr. Pazuello, um general sem alma e sem uma sombra de moralidade.

    Responda
  38. Mateus Leones

    Texto fantástico.

    Responda
  39. Daniel Magalhães Mansueto

    Artigo perfeito! Só corrigiria uma pequena parte. Onde é dito "aluno da AMAN" na realidade pode-se substituir por cadete da AMAN.

    Responda
  40. Marta Vainchenker

    Ótimo artigo. As FFAA têm sido instituições frequentemente predatórias, imo rais, anacrônicas, antidemocráticas, largamente in úteis e dispendiosas. Mantêm seu status tão-somente por ach aque e tru cul ência, sempre dispostas a ameaçar, torturar e ma tar o próprio povo que jurou defender, ou sob ordens do can al ha-em-chefe da vez, ou simplesmente para aniquilar a oposição a suas benesses. Vergonha nacional, têm papel central em converter nossa História numa piada de mau gosto.

    Responda
    1. Denis Sousa

      Marta, o seu comentário é brilhante.

  41. Denis Sousa

    A situação geopolítica do Brasil não requer forças armadas do porte da que temos. É muito dinheiro do contribuinte dispendido e, pode dizer, nenhum retorno plausível. Aliás, nem o próprio militarismo se justifica. As forças armadas brasileiras deveriam ter o seu atual papel reduzido ao máximo e serem transformadas em uma guarda fronteiriça. Com isso já estariam cumprindo plenamente a sua função. Diante das várias intervenções militares não proporcionaram lucros, mas só prejuízos ao Brasil.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Penso o mesmo. Esse enorme contingente é para garantir postos promocoes e mordomias. Não faz o menor sentido na nova configuração mundial e novas tecnologias.

    2. Denis Sousa

      Ricardo, o seu comentário é brilhante.

    3. Alaor Magno

      Em alguns exércitos houve um atualização, seus efetivos foram reduzidos ou eliminados. As guerras napoleônicas ficaram no passado e não fazem sentido na guerra cibernética e tecnológica em que esta inserida na atual geografia as forças armadas e desalmadas brasileiras que hoje estão inseridas. O dinheiro que é gasto com a manutenção de pessoal e equipamentos obsoletos não tem lastro e sugere a corrupção da maneira de como é gasto.

  42. Mauro CG

    O EB apequenou-se. Cargos DAS, holerites e mamatas: é a ordem unida do dia.

    Responda
  43. Carlos Pinheiro

    Nós, civis, ao observarmos apenas a ponta do iceberg não percebemos a movimentação que se processa na parte submersa. O capitão reformado poderá ser surpreendido.

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      Há mais mistérios entre as estrelas e a caserna do que supõe nossa astrologia. Aguardemos, então, os fatos ou a ordem dos dias...

    2. heber machado menezes

      Não faço ideia de que "movimentações" são essas mas adoraria q vc tivesse certo. Contudo, o fato concreto é q o "o tenente expulso da Força por indisciplina e ausência de fé, que se tornou capitão por ato de graça", até o momento parece ter alcançado a subserviência desejada dos Generais.

  44. Hudson Custódio Ferreria

    Compatriotas. La pelo mês de julho de 2018, nós os setentões, discutíamos, sobre a real possibilidade de tudo que está ai, acontecer, e aconteceu. Estamos com um pé na cova e em breves partiremos, mas os jovens que colocaram esse imbecil no poder vai pagar um preço muito alto e a conta vai chegar muito mais rápido do que pensam.

    Responda
  45. Melchisedc Felix

    Bento Carneiro e militares brasileiros: pfft!pfft! pfft!

    Responda
  46. Glauber Carneiro Lorenzini

    Os generais que agem como políticos são o chorume da escória. Já os generais que são condescendentes e se calam frente à desmoralização da Caserna são também responsáveis pela hecatombe moral. Não existe regime autoritário que dure para sempre. Não se apropriarão da História. Daqui a pouco virá a ressaca da "festa". Não reclamem!

    Responda
  47. Vilarino Escobar da Costa

    Texto abrangente e perfeito . Só precisaríamos entender a frase "...se tornou capitão por ato de graça..." Acredito que por trás desta reintegração e reserva com promoção para capitão deve-se procurar uma melhor explicação.

    Responda
  48. Robson Simões

    Perfeito. O texto "dá nome aos bois " fardados , todos . Parabéns.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.