Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabio Gonçalves de Oliveira

    Desde 2015 vivo em Mississauga, Ontario - Canada. Vim para o Canada por meio do estudo. Juntei uma grana por 3 anos, o suficiente para bancar o primeiro semestre da faculdade de gastronomia que fiz na George Brown College. Foi a melhor coisa que fiz, eu podia trabalhar logo no primeiro semestre, o visto me permitia trabalhar 20 horas por semana... isto ajudou bastante. O curso durou um ano e meio e tive mais um ano e meio de visto de trabalho. Hoje sou residente permanente.

    Responda
  2. cesar gomes

    Sai do Brasil a 24 anos atrás ,olho para trás e continua tudo igual ,inflação ,pobreza ,corrupção ,falta de educação e saúde etc etc ,foi a melhor difícil decisão da minha vida ,mas faria tudo de novo ,vc não muda de pais ,muda de planeta ,moro em NY ,e consegui voltar para minha aérea que tinha no Brasil ,comissário de bordo ,no Brasil voei por 16 anos como um escravo ,e aqui já se vão 22 de uma respeitosa ,pois sei os meus direitos e os mesmos são respeitados ,boa sorte a todos

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    Triste, muito triste . Por aqui, vão ficando os pais , idosos, aposentados, vendo os filhos partirem para destinos dos quais, até a alguns anos, nunca ouviram falar . Alguém já ouviu falar de Bremerhaven ? de Espoo ? de Tallin ?

    Responda
  4. Marcelo Costa Batista

    Desejo Boa sorte e sucesso a todos os jovens que estão deixando o país, se eu pudesse Faria o mesmo. Eu era um jovem estudante de ensino médio técnico durante o governo tucano do FHC, e presenciei aquilo que eu chamo de período das trevas (desemprego e desesperança, ausência de perspectiva para jovens) há estudos que chamam minha geração de geração perdida m devido aquele período tucano no governo federal a vocês jovens de hoje desejo melhor sorte nem que seja em outro país.

    Responda
  5. Marcelo Costa Batista

    O Brasil foi cooptado por agentes políticos e econômicos, ( Mercado financeiro e Elite Rentista) com seus capitães do Mato ( Economistas pró-Reformas sobre pobres) defensores do Estado mínimo para a base da pirâmide e Estado máximo para o topo. Nesse cenário não há investimento em educação e pesquisa, muito menos em oportunidades para os jovens pois está montado o status quo, para a mesma elite que chama isso de mérito, enquanto que os excluídos das oportunidades são chamados derrotados.

    Responda
  6. Marcelo Costa Batista

    O Brasil foi cooptado por agentes políticos e econômicos, ( Mercado financeiro e Elite Rentista) com seus capitães do Mato ( Economistas pró-Resformas sobre pobres) defensores do Estado mínimo para a base da pirâmide e Estadonaximo para o topo. Nesse cenário não há investimento em educação e pesquisa, muito menos em oportunidades para os jovens pois está montado o status quo, para a mesma elite que chama isso de mérito, enquanto que os excluídos das oportunidades são chamados derrotados.

    Responda
  7. Marcelo Costa Batista

    O Brasil foi cooptado por agentes políticos e econômicos, ( Mercado financeiro e Elite Rentista) com seus capitães do Mato ( Economistas pró-escolas sobre pobres) defensores do Estado mínimo para a base da pirâmide e Estadonaximo para o topo. Nesse cenário não há investimento em educação e pesquisa, muito menos em oportunidades para os jovens pois está montado o status quo, para a mesma elite que chama isso de mérito, enquanto que os excluídos das oportunidades são chamados derrotados.

    Responda
  8. Salvino Kopelingh

    Saí do Brasil nos anos 80, não consegui pagar a minha Universidade, fui para a Itália com minha cidadania já certa e passaporte, isso me ajudou muito. Após 10 anos acabei indo para a Alemanha, onde estou até hoje. Meu conselho: busquem mesmo um outro país, acredito que depois que todos os sonhos forem conquistados, farão como eu, voltarão para o Brasil, mas com os seus sonhos já realizados. Boa sorte a todos!!!

    Responda
  9. José Valter Cipolla Aristides

    Façam isso mesmo. Todos os seres humanos saem de onde estão porque vislumbram uma vida melhor em outro lugar. É da natureza humana ser nômade. Uma sugestão: é melhor se arrepender de ter feito, do que de não ter feito.

    Responda