Opinião > Paradoxo centenário Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    As comparações com a antiga URSS esquecem um detalhe. Os chineses expatriados pelo mundo sempre mostraram a característica daquele povo: trabalho duro com integração da família toda no negócio. Começaram a se desentender com a URSS no final da década de 60, e gradualmente a China continental se parece cada vez mais com Taiwan.

    Responda
  2. José Oliveira

    Aqui no Brasil não deu certo, porque misturaram o marxismo com confusionismo e o oportunismo. Com ênfase nessa última.

    Responda
  3. Claudio Belodi

    Repressão é moralidade que permite a prosperidade para chegar a felicidade. Política que se preza é a chinesa - poderíamos imitar. Que tal ler Brasil - Democracia do Amarelo (Amazon).

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      A China não é parlamentarismo. não é democracia. partido único é Ditadura camuflada. muito mal camuflada, por óbvio.

    2. Claudio Belodi

      Uai Sr. Ricardo. A China não é parlamentarista e é a 2a. economia do mundo. Segundo a Fo lha, a miséria por lá foi extinguida.

    3. ricardo arantes martins

      Toda nação que atingiu inclusão e bem estar social é democracia parlamentarista consolidada há décadas. O Brasil tem essa corrupção interminável devido a impunidade de várias ditaduras. nascemos num reino/império, GV, militares. Ditaduras visam a impunidade e ela está arraigada em nosso Estado. Quase todas ditaduras levam a destruição. algumas a crescimento, mas sem liberdade. nenhuma cresceu tão rápido como a nazista. Não podemos pegá-las como exemplos.

  4. ricardo arantes martins

    A China vive um Comunismo de mercado. investiu em infra-estrutura e pegou hong kong e outras colonias, aproveitando-se do aparato comercial e industrial lá existente para voar as alturas. Na história da humanidade, o Poder Central ou trabalha com o Capital ou desmorona. Enquanto a china estiver trabalhando ao lado dos empresários, a ditadura se perpetua.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.