Demétrio Magnoli > A China que Lula não vê Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Opa, desonestidade intelectual na área - falar em partidos fortes não quer dizer partido único. O colunista sabe disso, mas precisava dessa falsa premissa p destilar a cantilena contra Lula. É obvio q precisamos de partidos fortes, ou o colunista tá gostando dessa pulverização partidária e o inconsequente centrão?
Eu também acho!
Gosto da China, mas, o que ele disse foi um absurdo atroz. Não se pode esquecer a época da Revolução Cultural .A China está se desenvolvendo porque tem um ótimo administrador . Quero conhecer a China! Ah, alguém comemorou a existência do covdi19,em maio/20,quando haviam mais de 17 mil brasileiros mortos. Uma cidade ,maior do que a linda Brazópolis, dizimada. E os trabalhadores dos Granma no Brasil silenciaram, ou melhor, deram um esmoler de linhas.
"A China é capaz de lutar contra o coronavÃrus tão rapidamente porque o governo tem controle e poder de comando", disse Jararaca. - O megacorrupto aspirante ao trono sonha com um governo "bolivariano", no qual a Folha, sob sua direção, seria o Granma, o jornal único. Os moderadores dos comentários dos leitores seriam os agentes oficiais do "marco regulatório da mÃdia", e haveria um enorme campo de concentração para os ouigures tupiniquins, os evangélicos, para doutrinação marxista atéia.
Boa, Matone, valeu, estou a rir, como dizem os portugas, ou rindo como insisto eu no bom gerúndio.
Asco. Insiste neste assunto tentando justificar sua contribuição para entregar o paÃs nas mãos dessa horda genocida, corrupta que deixará sequelas por décadas. É justo a Folha trazer opiniões de todo espectro polÃtico, mas critérios como inteligência e honestidade não se pode prescindir.
"...o candidato presidencial (Jararaca) exprime-se sinceramente, como prisioneiro da própria ignorância. A hipótese alternativa é que, de fato, ele admira - e inveja - um sistema no qual a opinião divergente constitui crime punÃvel com o degredo ou a morte." - Perfeito!
Todos conhecem esse Demétrio. Apoiou o crápula que governa o nosso paÃs. Desconhece a China totalmente. Ignora tudo que é democrático para obter dividendos midiáticos. um fanfarrão
Se ainda há comunismo no mundo, é porque as democracias dão brechas pra ele! Quase todo mundo é democrático, da porta pra fora! O que falar da democracia brasileira, onde o mérito vem por sagacidade, e não por competência? Infelizmente, o povo só respeita os autoritários, os democráticos pisam no pescoço. O dia em que todos os seres humanos respeitar os direitos dos outros como defende o seu, aà sim haverá democracia...
nem na China tem comunista.
Como escreve mal e pensa pior ainda esse tal de Magnoli, o eterno buldogue da mÃdia de direita contra a esquerda, mesmo estando o PT há 5 anos fora do poder. A obsessão destas viúvas da lava-jato (o que inclui este senhor, Sardenberg, a senhorinha Catanhede e o "acadêmico" Merval) é digna de pena. Uma frase ligeira numa longa entrevista, feita com cálculo polÃtico e sem consequências práticas alguma vira um motivo de preocupação alarmante com futuras rupturas democráticas...patético !
Pelo jeito vc é o bulldog do PT, há 5 anos fora do poder, mas que deixou sua marca de arrasa quarteirão no paÃs. Pelo jeito vc ignora que o PT vai voltar de novo com lils e suas maracutaias. Não defendo Bolsonaro, que considero um crápula adementado, mas lils defendeu várias vezes di ta dores num passado não tão distante e vc sabe muito bem disso. Quanto a chamar Cantanhede de senhorinha, é minha impressão ou vc, seguramente um " progressista ", a está chamando de velha?
A China é multipartidaria por lei. Ta escrito na CF. E tem 8 partidos. Se apenas o PCC governa, é uma inegavel demonstraçao de competencia. Chamar o Lula de ignorante é desconhecer a historia dele. Nasceu pra ser ignorante e dar errado. Mas na pratica, virou um lider do mundo. Ignorar isto, ai sim, é ignorancia e negaçao dos fatos
O elogio do Lula ao PC Chinês tem método, foi calculado. O PT quer enfrentar Bolsonaro no segundo turno de 2022 e elogiar a ditadura chinesa dá legitimidade ao discurso fantasioso anticomunista do atual Presidente. Enquanto elogia regimes autoritários, Lula flerta com o campo polÃtico democrático, que não possui um candidato viável (situação que pode mudar se Bolsonaro tornar-se inviável). Lula não é ameaça à democracia (nisso Bolsonaro é imbatÃvel), mas uma raposa velha da polÃtica.
Lula foi muito infeliz ao aplaudir o sistema ditatorial da China e seu PCC. Partido único é dissimulação parca para ditadura. Na história mundial ditaduras, em regra, levam suas nações ao caos. Algumas conseguem crescimento. Nenhuma conseguiu crescimento tão rápido como a nazista, o que só prova que não podemos nos guiar por ditaduras. Temos que pegar a parte útil do Japão, China, EUA. Toda nação que tem inclusão e bem estar social é "Democracia Parlamentarista consolidada há décadas".
Sr. Demétrio Magnoli, depois de ler todo esse teu blá blá blá, o que o Sr. me diria para definir o que a China teria que fazer para chegar no atual estágio econômico? Outra coisa, Lula usou a China porque, para o Brasil, este é o melhor caminho do comércio. Os EUA não compram nossa soja e nem nossa carne, porém os produtores brasileiros, por picuinhas ideológicas, preferem se aliar aos inimigos da China. Se duvidares, faça uma visita aos produtores do Brasil Central e verifique.
Análise genial, Dr. Magnoli! Em especial o último parágrafo criando as duas hipóteses sobre os julgamentos de Lula sobre o PCC!
Professor, não se iguale ao Mainardi: iracundo, enojado, enfadonho. Esquece o Lula e faz o que o senhor sabe fazer: sociologia. Ou não?
No programa Em Pauta da Globo News onde Demetrio é comentarista em alguns dias da semana, na sexta-feira, dia2, ele começou sua ladainha dizendo que o PT levou a Petrobras à falência, e que o prejuÃzo que Lula deu seria muito maior que as corrupções do governo Bolsonaro. Desliguei a TV, não tive estômago para ouvir mais. Aliás, é nÃtida a aversão que os demais comentaristas sentem quando Demetrio abre a boca.
Ele talvez seja o único que consegue raciocinar com o cérebro e não com outros órgãos;
O Demétrio é o único participante do da Globo News que pensa. Os outros são todos "dondocas", Marias-vai-com-as-outras.
DifÃcil ouvir. Triste sina a do Brasil. SaÃmos da extrema corrupção da era petista, com toda sua cúpula presa e dois lÃderes de governo e diretores de várias estatais, para cairmos no completo descaso para com vidas, completa inutilidade administrativa do Coisismo. Temos chance de mudar isso.
Que conversa fiada danada! Mania de viralata de olhar para o quintal no vizinho e esquecer a pior burguesia acumuladora do mundo que é a brasileira.
Antecipação do discurso paranóico de 2022 contra a social-democracia lulista.
E muitos talvez não vejam e seria bom acrescentar que o totalitarismo do "liberal capitalista" é exercido pelas grandes corporações dos paÃses mais ricos que relegam à decadência e estagnação muitos paÃses da periferia. A China hoje coloniza boa parte do mundo, isso é fato, a outra metade já foi colonizada pelo consórcio Est Unidos Europa rica e Japão. Esse discurso de "liberais" ocidentais e autoritários chineses cai bem para o deep state americano, nossos patrões. Aqui é Centrão, colega.
O binômio, nacionalismo chinês e capitalismo de Estado guiado pela globalização, trará instabilidade ao Terceiro Timoneiro que terá pouco uso da utopia da igualdade para se sustentar no poder. O nacionalismo , no passado, foi responsável , em parte , pela primeira e segunda guerra mundial; o capitalismo de Estado, poderá levar o Terceiro Timoneiro a vestir o anel de Giges, de que fala Eduardo Gianetti, e a seguir o curso do totalitarismo de Estado, não importando evidência a favor ou contrária.
Cuidado Demetrio. Você está sendo elogiado por bolsonaristas. É isso é um certificado de “non compliance “ para pensadores livres. Abraço
Cuidado Demétrio! Tem patrulheiro ideológico de olho em você.
Caro Demétrio, desta vez, você errou feio no foco. Qualquer lÃder populista; seja Lula ou Bolsonaro, adoraria ter o poder que Mao e Deng Xiaoping tiveram. A democracia é um valor inalienável para nós, cidadãos. A questão fundamental é: uma ditadura implacável, como a chinesa, que, por meio de uma forma inconcebÃvel até os anos 80, associou uma polÃtica fechada a uma economia capitalista, a qual tirou da miséria 400 milhões de famÃlias, pode, pragmaticamente, ser considerada legitima?
Enfim um artigo lúcido e altivo sobre o totalitarismo chinês nesta Folha. Obrigado, Demétrio.
Os capitalistas democráticos brasileiros, não curti o sistema polÃtico chinês, mas adora os dólares provenientes das exportações pra China. Deveria se recusar a vender produtos para o paÃs asiático!
O assunto é extremamente complexo . O partido-estado do Sr Demétrio, transposto para um regime democrático, se transforma no partido-elite . A pluralidade desejável se reflete nas migalhas para as classes inferiores , com a consolidação do abismo da desigualdade social . O totalitarismo deve ser combatido, mas fica a difÃcil tarefa de construir uma democracia de todos e não de uns poucos !
Analisar a China com base em cem anos do partido comunista e criticar o Lula, não me parece racional e independente , para que possa nos ajudar com crÃticas construtivas. Perdemos oportunidade de estudar o que dá certo e o que dá errado em uma grande sociedade , para reflexão em nosso paÃs. Não podemos perder tempo com elucubração de uma direita fracassada.
Exatamente.
A China é um problema para os intelectuais ocidentais - 'tinha que ter dado errado' e está dando certo. Demétrio acrescenta - "Está dando certo pelos motivos errados" e "quem admira isso está errado". Negação embalada em moralismo e que não apresenta solução, pois não a tem. Fica como velho dizendo: "No meu tempo (e na minha Europa) era melhor..." ;)
É por isto que a nova direita não aguenta mais esses intelectuais. Ela quer fazer alguma coisa e eles só apresentam o que 'não fazer'...
Quando se trata de inovação, o cenário é outro? Quem colocou um jipinho robótico em Marte além dos EUA? Quantos modelos de automóveis a VW fabrica na China? Qual o tamanho da classe média chinesa? Esse partido-estado concentrou poder e capturou a chamada economia de mercado em seu projeto pragmático. O modelo chinês está funcionando para um montão de gente, inclusive para o ocidente. Combatamos o totalitarismo, independentemente de sua eficiência.
Admiração e condescendência pelo regime chinês. Mas o que me chama mais a atenção é como, abruptamente, Lula se tornou um nome forte para 2022, numa espécie de presentismo dos eleitores com vÃnculo emocional a sua figura, como se ele fosse um irmão ou pai, alguém da famÃlia, única opção a nos redimir do governo Bolsonaro, não importando o passado do 'candidato' e do partido (fica-se apenas com o lado bom). E olha que ele nem sequer se declarou candidato... A ver...
Não faço análise de desejos, mas de dados: comparemos a China destruida, desmoralizada pelas consequências da infame guerra do ópio (~1850) e que sofreu perdas humanas terrÃveis (milhões de seres) com a ocupação japonesa na 2a guerra mundial, com o que ela é hoje. Quanto ao Brasil, podemos comparar a base de Alcantara com a estação espacial chinesa atual. Como afirma Alex Hochuli, o Brasil é a terra da "modernidade sem progresso". Os chineses estão fora dessa ...
Perfeito . Contra fatos não existem argumentos !
Caro Demétrio, Lula é simultaneamente prisioneiro da própria ignorância e de uma visão profundamente autoritária e, portanto, iliberal. O Brasil muito mais do que Lula e Bolsonaro.
André, você fala, fala, fala, mas sua fala não se reflete na realidade. Lula autoritário? Quando? Não houve. Lula iliberal? Não houve. Ignorante? Fera, ignorante é quem repete isso. Leitura, muita leitura. Tá faltando...
frase pronta como muitos usam, mas o que gera reflexão é a seguinte pergunta : o que precisamente ser além de Lula e Bolsonaro? Eduardo Leite...? ex bolsonarista oportunista e arrependido
Bem por ai. Para frente que se anda. Viver sem negacionismo. Olhar as atrocidades cometidas pelo Coiso/Petismo.
O Brasil merece muito mais do que Lula e Bolsonaro.
ex libelu, posto de lado pelos colegas, destila seu ódio com cusparadas. A folha é o copo onde ele cospe, só cospe, não se acha nada aproveitável no que escreve. Num esforço de mostrar que diz o que ninguém diz e vê o que ninguém ve, usa e abusa de meia verdades, que não consegue dar sustentação a duas frases seguintes.
E vc? Só chavão. Que ódio ele destilou? Boa análise do Demétrio. Lulistas e Bolsonaristas adoram lacrar sem argumentação.
Analise perfeita...para o ex trotskista da USP
Em pleno 2021, o Demétrio preso a velhos preconceitos parece entorpecido. Não consegue articular frases conexas com a realidade e o momento conteporâneo.
Prezado Val: é lamentavel que V. não consiga entender as sabias manifestações do Demetrio. Contudo, V. parece um pouco entorpecido, mas posso estar enganado. Abraços.
O colunista foi militante da extrema esquerda. Sabe muito bem que apesar dessa fala Lula nunca pertenceu a correntes trotskystas ou stalinistas do PT, as quais nem estão mais nele. Seu discurso sempre foi social democrata, fazer um paÃs de classe média. Muito me estranha que a fixação diante da ameaça da extrema direita esteja no lugar errado. Percebe-se em correntes não trotskystas ilusão com o progresso na China como modelo, o que não é. Mas isso não tem a ver com Lula.
Excelente texto sobre o óbvio!
A “democracia liberal” sob comando do Três americanas que levam 46% da publicidade global ocidental : Google, Facebook, Bytedance (TikTok) e Amazon somaram receita publicitária de US$ 296 bilhões em 2020. 150 famÃlias fazem mais 80% do financiamento das campanhas polÃticas americanas... E a democracia brasileira elegeu Bozo para permitir o saque da nação enquanto a mÃdia fala do apto do Guarujá...
Impressiona no articulista sua fixação em Lula . Até parece que os anos do PT no poder foram de uma ditadura totalitária de esquerda . O governo foi uma social democracia com liberalismo econômico , e foi isso que incomoda o articulista. O articulista queria que Lula implementasse um governo totalitário, mas não foi , teve liberdade democrática e erros . Como erraram PSDB , DEM , PMDB e etc .
Essa fixação em Lula e no PT nem Freud explica. Em cada dez colunas nove falam em Lula e no PT seja qual for a análise.
A democracia socialista chinesa é construÃda de “baixo para cima” com livre manifestação e opinião – diferentemente das democracias ocidentais – não são influenciados pelo poder econômico de alguns bilionários e milionários. Trata-se de uma “democracia não-liberal” sob comando do Partido Comunista da China (PCCh) em conjunto com outras forças vivas da sociedade chinesa, dentre os quais outros oito partidos.
A china é uma ditadura.
Se o Ocidente não é a região da liberdade, por que os refugiados de guerras e ditaduras querem se exilar no Oeste? Demétrio Magnoli tem razão - a destruição criativa, geradora de riqueza, só é possÃvel no Ocidente. Por que será?
Romeu, onde há livre manifestação de opinião naquele paÃs? Você viaja e muito para escrever isso.
Por causa de gente como o sr. Magnoli, estamos na situação atual...os "formadores de opinião", colocaram no poder um absoluto Incapaz e louco . Nenhuma palavra dele sobre o Inominável; mas vem insistir em criticar o Lula . Estás fora de hora, fora do momento sr Demétrio.!
Demétrio criticou Lula, que é tão iliberal quanto Bolsonaro. A verdade dói, não é?
Engana-se quem pensa que vivemos numa democracia, a cada 4 anos nos apresentam um cenário de cartas marcadas, onde o eleito governará para as elites e grupos polÃticos. Uma democracia de fachada é mais destrutiva que o regime comunista chinês, que tem seus problemas, mas colocou a China como grande potência mundial. Lula é um canalha que se aproveita desse exemplo chinês para mais uma vez querer enganar o povo. Antes que eu esqueça, #forabolsonaro, pior presidente que esse paÃs já teve.
Nada disso. A democracia brasileira é classificada como vibrante por várias organizações internacionais como a HRW, por exemplo. Há competição livre e equitativa de partidos pelo poder, o que não ocorre em Cuba, Coreia do Norte, China e Venezuela.
Magnoli é muito inteligente, tanto que já foi de esquerda, hoje precisa manter seu emprego na Globo. Não é Mirian Leitão?
Foi de esquerda, mas evoluiu. Qual é o problema?.
Magnoli, meu mestre. Na matéria não está sendo nem de esquerda nem de direita. Esta dando um parecer imparcial sobre a questão. Não creio que lula seja comunista ou defenda qualquer tipo de ditadura. Lula foi infeliz em sua frase, apenas isso.
"Pior do que mudar de ideia é não ter ideias para mudar" (AparÃcio Torelly, o Barão de Itarare, aliás, um comunista).
Retirando o ódio impregnado do inÃcio ao fim, caracterÃstica de Magnoli, o que o faz pequeno, a reflexão é correta.
Lá vem a vitimização de quem não aceita crÃticas e não tem argumentos.
Onde existe ódio ali? Não consigo encontrar. Apenas um colunista manifestando a opinião dele, por sinal, corretÃssima.
Que falta solidez intelectual aos discursos de Lula isso já sabemos de há muito tempo, mas o processo civilizatório chinês tem lá suas nuances admiráveis. O mundo livre Ocidental, democrático, tecnológico e libertário a que o autor se refere possui débitos impagáveis, principalmente em relação às nações os quais escravizaram. Todos os viventes têm suas mazelas e feridas a serem curadas, a nossa, no momento se chama bolsonarismo e é urgente erradicá-la.
demetrio , o radical de direita.
Really?
Magnoli não deveria perder tempo com uma "metamorfose ambulante".
Marina. Falamos da mesma coisa. Cansei de ver indústrias sendo sucateadas por falta de investir lucros porque estes rendiam mais no overnight. A reserva de mercado da informática que você menciona foi um lesa-pátria que rendeu muito a picaretas. Existem meios de se defender contra concorrência desleal. Protecionismo leva a sucateamento em Pindorama.
Nosso paÃs também precisa a exemplo da China, tirar miseráveis da miséria e pobres da pobreza, e não vejo como vais fazer isso apenas com uma economia pautada na exportação de commodities.
Muitos investiam, e como no setor de informática, outros setores da indústria cresceram e floresceram naquele perÃodo. A China invadiu o mundo com produtos também obsoletos e sem qualidade, lembra dos brinquedos e todo o resto? E nossa indústria não conseguiu acompanhar, afinal temos leis trabalhistas que mais atrapalham, do que ajudam, concorda? O problema que vejo, é a aceitação do paÃs voltar a ser um exportador de commodities como era na década de 50 e 60;
Bom dia Peter. Aproveitei seu post para responder ao comentário que fez para mim, logo abaixo. É verdade que alguns de nossos produtos manufaturados estavam defasados, com certeza,é só lembrar da lei da informática da década de 80 através da SEI, que favorecia o empresário de setor para ele investir em tecnologia, mas ele aproveitava o dinheiro para comprar imóveis ou reformar a casa, eqto importava as máquinas e colocava uma placa nelas com o nome da empresa dele. Mas nem todos faziam isso.
Excelente análise! Liberdade de escolha Zero!
A China, venceu, o colonialismo e ajuda o desenvolvimento multipolar do Mundo.
Marisa. Correto, mas você há de convir de que muitos que fecharam só funcionavam à base de protecionismo indevido. Para o grosso da população os produtos eram caros e obsoletos.
Geraldeli, você é inacreditável. Através do trabalho semi escravo e escravo, a China resolveu algum problema de pobreza lá naquele paÃs. Mas criou milhões de desempregados mundo afora. No Brasil, que conheci porque trabalho com o setor industrial, ajudou a fechar indústrias de autopeças, máquinas e equipamentos, fundições, transformação, incluindo aà plásticos, etc. também ajudou a fechar indústrias do setor textil, vestuário, calçadista, etc, etc. A lista é longa. Tenha juÃzo!
Achei ótima linha, mas me parece, pela frase dele, que o que pretende mesmo é que o PT pare de se esfacelar. #SoEducacaoTrazEvolucao.
A vida do Demétrio deve ser muito estranha. O referencial dele é o Lula pra tudo. Ele tá escrevendo sobre o Partido Comunista Chinês a partir da perspectiva do Lula sobre o PC.
Lula é adulto e, portanto, responsável pelo que fala. Demétrio apenas desvelou o viés autoritário do demiurgo de Garanhuns. Doeu?
Exatamente, Ricardo. parece que faltou a vc, Bruno, ler o texto, sem raivinha.
Ele está falando sobre as infelizes declarações de Lula sobre o PCC. Lula exaltou o partido único, ou seja a Ditadura chinesa.
esse ve o lula ate de frente ao espelho quando se barbeia.
Essa observação do Lula exprime a crença ingênua no Estado daqueles que costumam zombar da crença ingênua no mercado. Quando damos um zoom para ver esse Estado de perto nos deparamos com centenas de deputados e senadores de carne e osso, com milhares de assessores, além de procuradores, juÃzes, policiais, militares, cada qual pegando um pouco da riqueza da nação para si.
É por isto que o Brasil precisa abandonar esse modelo patrimonialista que permitiu a captura do Estado por certas elites polÃticas predatórias. Para mudar essa trajetória, precisamos implementar uma agenda liberal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A China que Lula não vê Voltar
Comente este texto