Demétrio Magnoli > A China que Lula não vê Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Majore Moraes

    Pelo que me parece, o projeto de tornar o Estado brasileiro um Igreja-Estado, com uma única visão de mundo e castradora/punidora do que lhe é diferente, é o governo Bolsonaro, que está aparelhando o Estado inteiro a operar segundo os preceitos bíblicos de uma religião específica. Ou seja, exatamente igual ao PC Chinês, só que vinculado a uma ideologia diferente. Seu texto e sua análise me parecem negligentes sobre esta visão estrutural e me surpreende.

    Responda
    1. W Magrao

      Acorda, o estado ja he assim a seculos, uma classe de membros do digamos, politburo, hehe, ja domina todos os recursos e se mantem no pider , somos um pais totalitario, por uma classe pendurada no estado extremamente corporativista, vejam judiciario e receita federal....

  2. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Falam demais e esquece o capitalismo escravocrata que até hoje domina o Brasil com fome e desemprego.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Pelo contrário, o Brasil é extremamente estatista. Mais liberalismo, por favor!!!

  3. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    A ditadura chinesa é o sonho de consumo da esquerda latino-americana que nunca escondeu sua afeição por regimes totalitários.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Exato, Francy. A esquerda latino-americana é profundamente autoritária, iliberal e antiocidental.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E também da ultradireita que a inveja profundamente. Como ensinou Hannah Arendt totalitários se amam profundamente, independente de seus matizes.

  4. ricardo arantes martins

    Podemos pegar algo útil da China, alguma parte positivia. Podemos pegar também do Japão, coreia do sul ou qualquer outro país. O que temos de ter em mente é que a China é uma ditatura. Na história da humanidade encontramos inclusão e bem estar social apenas em "democracias parlamentares consolidadas há muitas décadas". Quase todas as ditaduras destroem suas nações. Alguma fazem crescer. Nenhum cresceu tanto e tão rápido com a nazista. Elas não servem de exemplo para nosso caminho.

    Responda
  5. Mauro Santana

    Como gostam de falar em Lula, meu zeussss! Aproveitam qualquer oportunidade para atacá-lo, pisando na velha narrativa construida pelo Império para os colonizados repetirem. Representação popular não se garante só com vários partidos e uma República representativa burguesa. Será que é ignorância ou má fé desconsiderar toda a dinâmica de conselhos consultivos em todas as províncias chinesas? Lá os moradores das provincias votam em seus representantes e podem substitui-lo tbm pelo voto.

    Responda
    1. Mauro Santana

      Para onde irão os pobres periféricos racializados das democracias liberais? Em que país poderão se proteger da violencia da policia do Estado terrorista?

    2. André Silva de Oliveira

      Por que as vítimas de perseguições de guerras, fome e ditaduras querem migrar para as democracias burguesas ocidentais? Explique.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não nos esqueçamos dos tanques de guerra passando por cima de gente desaramda na Praça da Paz Celestial em 1989, imitando o czar russo em 1905.

    4. Albert Niches

      Ops: inteligentes.

    5. Albert Niches

      Vocês são os inteligendes, exclusivos portadores da verdade, não é? É tão óbivo que o chefe de vocês é a versão bozo da esquerda. Além disso, o sonho da seita sempre foi tornar-se "partido" único.

    6. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

      Correção: foi Lula quem falou num ato falho de admiração explícita por ditaduras de partido único.

  6. Carlos Lopes

    O senhor Demetrio tem uma visão rasa e muito ideológica. Ele não consegue ver com clareza o mundo. Quem nós éramos? Quem nos tornamos com o caminho correto que adotamos recentemente? Quem somos agora com o descaminho danoso que adotamos? Quem era a China no início do século 20? Quem se tornou com as mudanças recentes? Como será a China num futuro breve? Quem tiver tempo de vida suficiente……. Vera.

    Responda
  7. Jose Ribeiro

    Bela matéria.

    Responda
  8. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Excelente artigo!!

    Responda
  9. Nelson de Paula

    Importante seria conhecer melhor a China, ver como são as prisões, a polícia, auscultar o que existe de clandestino. Quanto à eficiência, a China é um país que investe pra valer em conhecimento e educação, não teria crescido sem isso. É só o Brasil que vive tentando crescer sem realmente investir em educação, vai fazer duzentos anos em agora em 2022.

    Responda
  10. Marina Duarte

    Isso foi opio chinês

    Responda
  11. Joao Nash

    Mais um criticando as credenciais democráticas de Lula... Flavia Lima está de olho.

    Responda
    1. Albert Niches

      És um piadista, falar em sapo estadista. Rimou!

  12. Enir Antonio Carradore

    O texto é carregado daquilo que critica. Pretende ser a resposta única, como um partido único, para o argumento de Lula sobre a eficiência chinesa ser resultado da existência de partido forte. O autor concorda com isso mas não aprova a força do partido decorrer da inexistência de outros. A análise feita pelo ex-presidente não é resultado da ignorância ou admiração: diz respeito à China e não a um modelo político para o planeta. Textos generalizantes apenas valem dentro da cabeça de seus autores

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Lula elogiou um regime totalitário. Demétrio dançou em cima das declarações. A verdade dói, não é?

    2. Albert Niches

      E vocês só enxergam miragens, menos o óbvio. Ou fazem de conta...

  13. MARCOS BENASSI

    Seu Demétrio, vamos lá: como exercício especulativo e intelectual, esse artigo e seus questionamentos finais, dão pé. Como análise factual, considerado o histórico de Lula no poder, é uma bobagem, né? Porque tirante a própria estupidez interna do pt, não se teve notícia de autoritarismo nos governos petistas. Querendo-se discutir seriamente a mania petista de conduzir o partido com base em meia dúzia de vacas sagradas, ok, sustenta-se; entretanto, pra achar "tendências maoístas", só com psicose.

    Responda
    1. Albert Niches

      Caro Marcos, o texto é excelente, assim como tua colocação, muito lúcida, com relação ao pt. Parabéns. Contudo, o líder da seita e seus seguidores mais próximos, sabem que o projeto/desejo totalizante, cairia em suas cabeças. Melhor assegurar a "boquinha", verbas, poder e que tais, como os fatos atestam.

  14. marilza abrahão

    O país precisa de partidos fortes, isto é, com programa e visão de mundo do coerentes com as necessidades da sociedade. Isso todos defendemos, Lula sabe disso, nós também sabemos ao observar os partidos existentes. Demétrio fala de partido único, distorcendo as palavras do líder petista. Artigo com tema equivocado, caro sociólogo!

    Responda
    1. Albert Niches

      Já são $fortes$, a julgar pelo fundo partidário. Precisamos de menos partidos, menos politiqueiros profissionais, e políticos de verdade, não o arremedo de Bananalândia.

  15. Lucas Marques Gonçalves

    kkkkk puts, parece que quem escreveu isso foi o Ciro Gomes

    Responda
    1. Albert Niches

      Não admitem nada fora da bolha-seita, não é?

    2. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, como blague, foi muito bom. Mas um texto Cirano, Lucas, seria substancialmente mais hidrófobo.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.