Antonio Prata > A grande mentira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Antonio, no lugar do Steven Pinker, voce não quis citar o economista frances, Thomas Piketty?
Parece que nem o psicólogo nem o economista tem lugar no texto.
Caro Antônio. Reconheço, como fã que sou, que você, ao que tudo indica, é um homem cioso de sua palavra. Faz um tempo já que uma de suas crônicas anunciou o padrão mensal "3 a 1": 3 crônicas tema livre para um texto "fora Bozo". Recordo-me, ainda, que esse havia sido um alerta do seu sábio pai. Sei que nosso mundo cão reclama cada vez mais o tipo de engajamento que as colunas "tipo 2" veiculam e incentivam. Mas, assim, nos privamos do Rubem Braga que habita em você (olha aà o meu zap!). #ficaadi
Só um reparo: o projeto do Biden de investimento social foi para o espaço. Dos 2,3 trilhões de dólares de gasto público por ele proposto, a elite americana (que é quem manda nos EUA realmente, o resto é balela) tratou de cortar a metade, e evidentemente os recursos financeiros vão para a infraestrutura (beneficiando a criação de empregos, mas principalmente os conglomerados industriais e da construção civil) - e zero dólar para o social. Liberalismo é isso aÃ. E o Biden nem chiou...
O texto do Prata me deixou a impressão de que ele crê que alguma coisa está fora da ordem mundial, pra lembrar o Caetano. Talvez ele tenha razão: o mundo anda sinistro. Por lado, porém, parece que nada mudou. Um dia eu estava lá no Coliseu e vi uma espécie de banheira onde se jogavam os corpos daqueles que morriam nos combates. Fiquei uns 10 min olhando praquilo hipnotizado pela barbárie. Hoje ligo a TV e vejo aquele mar de sangue nos octógonos do MMA: em 2 mil anos nada mudou!
A grande mentira é o discurso dessa coluna, que está na origem dos motins de 2013. A plebe achou que era sério e foi à s ruas quebrar tudo, exigindo o "padrão Fifa", que esse tipo de discurso afirmava que era seu "direito". O que aumenta o padrão de vida é estudo e trabalho como fazem os chineses em seu paÃs desde a década de 80. E como os chineses expatriados já faziam pelo mundo bem antes disso.
Vinicius, "o discurso reinante seja o de que se ele se esforçar bastante, prosperará". Isso não quer dizer que terá uma bela casa num bairro rico, e se não tiver então o sistema falhou. Sinceramente, é muito pueril.
Mas José, em nenhum momento da coluna o Antônio Prata disse que as pessoas não devem trabalhar ou estudar. O que o autor propõe, a meu, ver, é que esse esforço individual seja acompanhando de uma melhor distribuição das riquezas e dos serviços públicos. E a "plebe" não vai às ruas pedir para não trabalhar e estudar; pelo contrário, pedem justamente mais oportunidades do tipo. Por fim, os EUA e a Europa pós-Segunda Guerra me parecem exemplos melhores do que a China.
Caramba, Antonio! E como a gente leva o domingo depois desse texto? Soco no estomago. Genial, pra variar.
BelÃssimo texto, hein
Valeu, Prata!
Observo um erro original no texto. Não é a democracia que vende e não entrega, é o capitalismo. A crise é econômica quando se refere aos 99% e 1%, e assim conclui-se que Marx estava certo há 200 anos atrás pois economistas que conhece a sua obra têm até hoje dificuldades para contesta-la. O futuro será um sistema econômico em que todos entendam a necessidade de igualdade, justiça e legalidade. Sem revoluções ou lutas. Assim disse Marx.
Parabéns pelo ótimo artigo!
É o que tenho dito. O neoliberalismo de paróquias rurais da austria de um século atrás e do ator de Hollywood, entrega estagnação secular e concentração de renda, piorando a vida e erodindo a confiança do povo em polÃticos e polÃtica. O povo fica iludido a acreditar em populistas corruptos como trump e bozó. Biden finalmente entendeu e parece romper com essa espiral destrutiva. Chega de ouvir neoliberais como tantos desse jornal. Rua para esses caras.
- Bravo Prata.
Edmund Burke: Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados….Existe muita gente com poder que poderia mudar essa situação, mas o que vale hoje em dia é alimentar seu ego e acumular cada vez mais…
Excelente abordagem!! É esse tipo de análise que está faltando na Folha e demais mÃdias tradicionais. Não adianta ficar repetindo os mantras contra as barbaridades da extrema direita sem entender os caminhos que nos arrastaram a este dificÃlimo momento.
Este artigo aqui jamais sairia num edital da Folha ou em editais de outros representantes dessa nossa grande mÃdia direitista.
O homem roubado nunca se engana.
Sem sarcasmo, muito preciso ,que incomoda. Show
Eu venho mesmo me perguntando o que a (nossa) democracia pode fazer por nós. Não creio que chegue ao mundo dos moto boys. Fica fácil para os populistas.
É tanta bobagem e raciocÃnio raso parece redação de secundarista! Não metas a comentar o que não entende só com sua ideologia esquerdista debaixo do braço. Com sua bagagem intelectual, seu lugar é nos quebra-quebras da avenida paulista! Foi ontem?
Será só o "presidente"? Vi um comentarista da Globo News chamar o presidente de “NaÂpoleão de hospÃcio”. A expressão é usada para se referir a pessoas que são instigadas a supercompensar uma incapacidade percebida, em outros aspectos de suas vidas.
Napoleão, como sempre, com argumentos rasos, ofensivos, remando contra a maré, rumo ao olho do furacão. Apenas o seu comentário foi crÃtico. Isso não lhe diz algo?
É isso ai.
Que texto! Obrigada, Antônio Prata, por colocar em palavras tão claras um diagnóstico da nossa crise. Muitos não querem admitir que a desigualdade é geradora de caos.
A carapuça serviu pra nós, os 99%. Parabéns pelo tapa dado… Acordemos ou, A corda
Parabéns pelo texto brilhante.
Perfeito! Obrigada!
É preciso muito mais que discurso de ódio e/ou populista, como fazer despertar a verdade junto a massa ? Nem, nem. Projeto progressista robusto, apartado da oligarquia polÃtica e do rentismo a qualquer preço dos 10% mais ricos, só temos uma via e não é a terceira. PND do Ciro.
Clap, clap, clap!
Inspirado e inspirador, Antonio. Os comentários anteriores o comprovam.
Cirúrgico!
While they're standing in the welfare lines. Crying at the doorsteps of those armies of salvation. Wasting time in the unemployment lines. Sittin' around waiting for a promotion. Don't you know, Talking bout a revolution? It sounds like a whisper. (T. Champan)
Nélia, o bovino eh um analfa musical. O analfomegabetismo. Somatopsicopneumático. O analfomegabetismo. Somatopsicopneumático. Que também significa. Que eu não sei de nada sobre a morte. Que também significa. Tanto faz no sul como no norte. Justamente. Que também significa. Deus é quem decide minha sorte. O analfomegabetismo. Justamente. Somatopsicopneumático (Caetano).
A pessoa não entendeu que é uma letra de música da Tracy Chapman….
A coluna é em português: quer aparecer, pendura uma melancia no pescoço, em frente o Shopping Morumbi!
Pratonista, Pratarubro, carÃssimo Pratônito: pratemo-nos uns aos outros antes que eles nos empratem. As massas que precisavam ouvir-te, Pratalúcido, não poderão fazê-lo; as mossas que gostaria de infligir na ordem unida e constituÃda, se ocorrerem, serão insuficientes; as moças que poderiam disseminar tuas luminosas palavras, tão tentando comer Bozofrênico no Higienópolis. Tá Soda. Entretanto, não desanimeis: Praticaremos!
“Alguens” tem que pagar a conta da desigualdade e nao é só o governo. Se esta balança não diminuir o péndulo a boiada vai estourar ou o autoritarismo sem limites se instalar.
Antonio Prata, você tem dito coisas muito importantes e absolutamente verdadeiras! Parabéns!
Então é melhor começar a cobrar o Imposto sobre grandes fortunas, que existe desde 05/10/1988 mas ainda não levantou do berço esplêndido nos últimos 33 anos. Já teria arrecadado mais de UM TRILHÃO de reais; o suficiente para eliminar o subterrâneo dos miseráveis no território nacional. O Fundo de Combate a Pobreza prevê como fonte orçamentária o tributo previsto no artigo 153, inciso VII, da Constituição do Doutor Ulysses.
O triste, no Brasil , é que todo dinheiro arrecadado só chega 1/10 na mão de quem precisa. Há tanta coisa a se fazer.
Resumindo a coluna de hj: discurso bonito não enche barriga, por outro lado discurso de ódio tb não, mas demonstra o desconforto, descontentamento e dá vazão à raiva, aà que mora o perigo....
O brasileiro já viveu de barriga bem mais cheia que sob bolsonaro, né não? Quem não tem memória seletiva sabe muito bem disso! Bom fim de domingo a todos.
Amilcar Cabral, lÃder da Independência de Guiné Portuguesa e Cabo Verde, já esclareceu faz meio século: "A revolução começa na barriga"
O veneno ativo que degenerou nossa democracia está todo concentrado na nossa Constituição. São eles: 1. Foro privilegiado; 2. Nomeação de magistrados pelo presidente; 3. Reeleição presidencial; 4. Facilidade dos congressistas de legislar em benefÃcio próprio; 5. Escolha do PGR pelo presidente; 6. Direito a verbas para congressistas; 7. Concentração de poder nos presidentes da câmara e do senado. Com apenas a correção desses disparates muita melhora terÃamos na nossa democracia.
Muito elucidativo. Para o proletariado atual, não precisa nem de socialismo, um capitalismo escandinavo já ajudaria. Nossa carga tributária já é quase escandinava, falta só o bem estar social. Os 99% precisamos ser ouvidos sobre o destino do nosso orçamento público.
Perfeito texto. As pessoas não se preocupam em defender ideias vagas da democracia. Querem saber se o arroz e feijão com a essência de carne estarão na mesa na refeição seguinte. Democracia que produz tanta desigualdade é um valor vazio.
Bom artigo, Antônio. A pedra no sapato do capitalismo moderno é a concentração de renda, que pode ser facilmente resolvida com reformas inteligentes. A questão é saber tomar a sopa quente, comendo pela beirada. Como vc disse, se elas não forem feitas, o bicho vai pegarZ
Facilmente resolvida? Admiro seu otimismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > A grande mentira Voltar
Comente este texto