Hélio Schwartsman > Todos contra os fatos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bom artigo. Lembra-nos de q o mundo é cheio de bobagens e maluquices, mas eles acabam ficando pelo caminho, com alguns estragos sociais, claro. O que não dá é deixar q fiquem sem discussão. Ciência não é tudo, mas o engano é menos ainda.
Nós não obtemos um sistema cientÃfico apenas acrescentando fatos. A meteorologia tem um enorme volume de fatos mas não é um sistema cientÃfico desenvolvido. Nós precisamos de uma hipótese diretriz que introduza ordem na multiplicidade de fatos não conectados. São necessárias mais de 900 variáveis para se ter uma previsão de no máximo 3 dias. E o bater de asas de uma borboleta pode alterar tudo; segundo a hipótese de alguém inoportuno.
Os empiristas acham que a ciência cresce pelo uso de instrumentos de observação e experimentos. A observação não iluminada por idéias antecipatórias e hipóteses é estéril. O que nós esperamos encontrar não há nenhum fato definido pelo qual procurar. A sabedoria não vem para aqueles que olham a natureza sem uma hipótese na cabeça. A ciência não tem método; mas sim tem uma atitude cientÃfica. A razão cientÃfica é necessária para determinar os fatos; não o método.
Isso é o empirismo popular que acha que o termo método cientÃfico começa com uma tabula rasa e impressões sensoriais puras. Um experimento começa com uma hipótese a ser testada. Na piada o sujeito não é um cientista, antes de tudo é um sádico, pois remove as patas sem propósito. Ninguém começa coletando fatos. Mas que fatos? Obviamente aqueles que têm relação com a hipótese que estamos testando. O sádico não estava testando nenhuma hipótese. Feyerabend diz que é a tenacidade, não o método.
Lembrei de uma velha anedota que mostra os riscos do empirismo sem método. Após remover uma a uma as 8 patas de uma aranha, o "cientista" percebe que somente após a última remoção é que o aracnÃdeo não mais reagia a estÃmulos sonoros. Conclusão: as aranhas ouvem pelas patas!
Folha, vcs tem nesse colunista, sem sombra de dúvidas, um dos grandes suportes culturais de nossos dias . Brilhante! Único!
Na verdade não há nada errado na ideia de que o sol gire em torno da terra. A escolha do referencial é livre. Não é conveniente em astronomia porque a matemática fica bem mais complicada. Mas no dia a dia chega a ser pedante corrigir alguém que fala no por do sol dizendo que a terra é que está girando e por isso parece que o sol está se pondo.
Mano... vcs são muito doidos....
Há 3.500 anos quando Josué pediu a Deus que parasse o Sol e a Lua, Deus entendeu o que ele queria e o "Sol e a Lua" parou. Claro que Deus parou a Terra, mas não precisava explicar a Josué, afinal Deus escreve certo por linhas tortas, essa foi uma dessas linhas tortas que Ele costuma escrever.
- Maravilhoso.
Excelente artigo. Merece uma continuação/complementação.
dois bons livros sobre a democracia: o contrato social, de rousseau, e a democracia, de hans kelsen.
República de Platão
O articulista sonha alto querendo articulação de polÃticos em evidência. PolÃticos em evidência até tem, mas são da pior espécie.
O articulista sonha alto querendo articulação de polÃticos em evidência. PolÃticos em evidência até tem, mas é da pior espécie.
Como muito bem comentado no artigo, esses números indicam que a liderança dos EUA têm sido sempre levada por uma elite intelectual dirigente altamente sofisticada, em um mar de ignorantes (no Brasil temos este e nos falta aquela). No entanto, esse mar de ignorantes - estimulada pela voz dada pela internet e por sucessivas campanhas de desinformação - já não reconhece mais a autoridade dessas elites. O paralelo com a má distribuição de riqueza é óbvio, e o remédio é o mesmo.
Pra nós, brasileiros deserdados da sorte, a primeira e urgente solução é: Fora bolsonaro e seu bando de ignorantes que o rodeiam e nos infelicitam.
Essa linha de desqualificar as idéias socialistas é furada. O que o tal de liberalismo e individualismo nos favoreceu? Os ricos mais ricos e os pobres piorando. Você é comprado, é subserviente. Ganhas o suficiente? Um salário de "general" aliciado pelo tenente que virou o desgovernante do Brasil.
Caro Hélio, tem algo errado nesse livro: a troco de quê as ditas big techs deveriam, autonomamente, perceber e agir de modo cidadão? Por acaso a indústria de tabaco já não nos deu o exemplo-mor do bom funcionamento da mentira institucionalizada? Agem pelo lucro e acabou. Crer em fenômenos paranormais? Quando é que a ciência explica tudo de modo razoável? Tá cheio de buracos... Demônios? Olha o Bozo aÃ, de evidência. Sei não, mano Schwartzman, vamo cancelá esse livro! ;-)
Boa Marcão! Nada como um comentário espirituoso neste final de tarde melancólico com a exclusão do nosso basquete da OlimpÃada. Boa semana entrante procê.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Todos contra os fatos Voltar
Comente este texto