Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    não apenas problemas economicos e sociais. a seleção que jogou o futebol mais vistoso, a de 82, onde todos os jogadores tinham condições de fazer gols, e era um prazer ver a partida, perdeu a copa. e, dali em diante, começou a cantilena de que futebol arte não ganha copa. de 90 para cá, o brasil só jogou feio. ganhou 2 vezes, das 8 copas que disputou. desde 2002 não ganha copa. e mesmo assim persiste-se no futebol feio. essa seleção joga tão bem quanto a de lazaroni, em 90.

    Responda
  2. Marcelo Magalhaes

    Sou Peru desde criancinha.

    Responda
  3. Antonio Pimentel Pereira

    Para comparar eurocopa cm copa america deveria o torneio ser cm a américa central e do norte tbm,pois na eurocopa tem 24 seleções. Num quesito o articulusta tem razão, um dos males do nosso futebol é a fotografia, pois cm no oscar, o filme dos nossos estádios apesar da copa do mundo e olimpiada é ruim, gramados tbm, bola horrivel, calendário louco, árbitros fracos, esse pitana, rum. Reflete sim as condições econômicas, não tem governo que se ressai, até o chile já caiu na média da gestão ruim.

    Responda
  4. Pedro Cardoso da Costa

    Dez vícios matando o futebol brasileiro Outra mania é passar a bola para o colega em impedimento. Outra mania repetitiva, e ocorre várias vezes no mesmo jogo. Essa já foi uma artimanha muito utilizada para favorecer aos times chamados grandes contra os pequenos. Os comentaristas de arbitragem colocavam a cereja no bolo ao atestarem de que não estavam em impedimento, que o dedo “mindinho” do defensor tal dava condições... Falta o quê "A" para não passar a bola ou "B" sair do impedimento?

    Responda
  5. Daverson Furlan

    Prezado Tostão, Apreciaria muito ver em sua coluna análises sobre o impacto da educação no rendimento técnico dos jogadores. Tenho pra mim que muitos desses meninos, de origem pobre e de pouca escolaridade, não entendem o que seu técnico demanda. Entendem as palavras que ouvem? Assimilam cognitivamente? A habilidade, para mim nata, não precisa ser ensinada. Mas como saber se o menino sabe o que é “vertical”? Desconfio que estamos precisando abordar o problema por outro lado no nosso pobre fut.

    Responda
  6. João Felipe Bueno

    Mais uma grande análise do mestre Tostão. Obrigado!

    Responda
  7. josé mário ferraz

    Né isso, não, doutor Tostão. Para entender futebola é preciso saber o que é pão e circo. Para isso, basta ler um dos livros: O Lado Sujo Do Futebol, Um jogo Cada Vez Mais Sujo, Propina E Futebol ou Jogo Sujo. Na sua idade, já devia ter aprendido o mal que o esporte faz alienando os pobres diabos mentais como faz a religião. Você o Juca Kifouri prestam um desserviço à humanidade.

    Responda