Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO GENERALI BURGESS

    A professora bell hooks deve saber que, nos EUA (país dela), mais ou menos 75% das crianças negras crescem sem um pai em casa.... Deve ser culpa desses brancos maldosos. É uma espécie de Russeau: o homem negro é bom e puro até que o branco o corrompe. rs

    Responda
  2. Vitor Santos

    Vale a reflexão. Excelente texto!

    Responda
  3. joão moreira

    Sobre o artigo: falta pouco para que um homem branco seja acusado de racista por levar comida para a sua familia e por poder cuidar dela com um mínimo de dignidade. Sobre a FSP: necesario qualificar melhor seus articulistas temáticos.

    Responda
  4. CATIA DE SOUSA

    Belissimo texto, tanto no que concerne à retórica (veementemente poética) quanto no que expressa em sensibilidade e autoridade cidadã. Faltou, entretanto, um maior rigor conceitual. A responsabilidade não é um conceito exclusivo de hooks, há toda uma linha da filosofia desde Sartre, passando por Levinas e Derrida, e chegando a Serres e Mbembe que investe e reveste o "responsável"de uma envergadura ética e existencial. Faltou uma leitura menos restrita do conceito.

    Responda
  5. Geraldo Junior

    Que texto maluco sem pé nem cabeça, isso não vai acabar bem, em breve a FOLHA vai propor a castração dos homens brancos ou o simples assassinato deles!

    Responda
  6. Joema Felipe Lima

    Como sempre, os agentes da destruição são iguais ao Bolsonaro. Pregam destruição através de ideologia identitária, usando jargões tóxicos de engana besta, como masculinidade toxica, so para se fazerem de coitados e vítimas, para se eximirem da auto-responsabilidade, para causarem tribalismo, controle, poder e genocidio. Vc não difere em nada do Bolsonaro. Só não consegue parar de deglutir esse conteúdo autoritario americano. Uma lástima.

    Responda
    1. CATIA DE SOUSA

      Joema, você não entendeu o texto. Releia e verá que NADA há de bolsonarismo ou tribalismo ali.