Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOIRAN SOUZA MENDES

    Ler o Coutinho é um bálsamo. A inteligência sempre será à direção, feio ou bonito é sempre relativo.

    Responda
  2. Carlos Eduardo Simões de Almeida

    Que piadista. Aparentemente não leu o artigo e muito menos as pesquisas citadas por Brooks. Não sei como um indivíduo consegue publicar um texto - que mais parece um roteiro de stand-up comedy barato - pífio desses na Folha, ridicularizando um tema importante e ignorando que esse problema existe. Não há absolutamente nada sobre cotas no artigo do NY Times. Vá para o Comedians, combina mais com você.

    Responda
    1. Lucas Alves dos Santos

      Mas pelo jeito você gostaria que essas cotas existissem...

  3. Erica Fernanda

    A beleza é muito mais agradável, sempre.

    Responda
  4. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Nós olhamos a beleza com critérios greco/ocidentais. Um chinês vê diferente de nós, logo, a beleza é cultural, não absoluta e seus padrões mudam também com o tempo.

    Responda
  5. Alexandre Matone

    Um estudo americano publicado no Journal of Public Economics com base na comparação de várias pesquisas concluiu que a atratividade de uma pessoa pode estar relacionada com suas crenças políticas. Os autores, Rolfe Daus Peterson da Susquehanna University e Carl L Palmer da Illinois State University, escreveram: "Controlando o status socioeconômico, descobrimos que indivíduos mais atraentes são mais propensos a relatar níveis mais altos de eficácia política e se identificarem como conservadores".

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Que besteira! É só olhar o staff do Bolsonaro para ver que isto é uma cretinice sem tamanho. Feios e imorais.

  6. José Cardoso

    A beleza é só um exemplo da desigualdade natural, e de porque são utópicas as tentativas ditas progressistas de igualdade social. Mas por outro lado, as desigualdades naturais explicam só uma pequena parte da desigualdade econômica. A criação dos filhos pelas famílias e a transmissão de bens por herança tendem a acumular e ampliar desigualdades de riqueza com o tempo.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    A escala de Quasímodo foi ótima. A artigo do Coutinho está muito bom e poderia até ser usado pela Fuvest junto com o tema para a Redação: "A beleza é a ausência de feiura ou a feiura a ausência de beleza?"

    Responda
  8. adenor Dias

    Por que ninguém questiona o preconceito aos baixinho? Um baixinho com relativa beleza, sofre mais discriminação, do que um feio grandão!

    Responda
  9. ELAINE VALERIA RIZZUTI

    Obrigada, João. Vou usar seu artigo em minha aula sobre ética.

    Responda
  10. Paulo Abreu

    Era só o que faltava: feiofoboia. Imagina a cena: três garotas numa mesa de bar; duas gatas e uma feiosa. Três carinhas chegam, perguntam se podem sentar. Elas consentem. Conversa vai, conversa vem e dois deles se arrumam com as gatonas. O outro não se atreve a encarar a feia. A moça, rejeitada, pega o celular e faz uma ligação. A polícia chega e o rapaz é acusado de feiofobia.

    Responda
  11. Marina Gutierrez

    Preconceito contra os fei0s sempre existiu, principalmente contra as mulheres. Antigamente muitos anúncios de empregos nos jornais tinham o seguinte texto: " Precisa-se de uma recepcionista / balconista/ de boa aparência ( isto é, bonita) boa datilografa, etc. Nunca vi um anúncio assim quando se tratava de homens "precisa-se de um contador/ ferramenteiro/ engenheiro de boa aparência"

    Responda
    1. adenor Dias

      Lembrou bem! A musica do Bos.ta batista, por exemplo! Precisa-se de moça, boa aparência pra secretária. Tem que ser muito bonita, boa aparência e educada.

  12. pedro gerab

    Texto delicioso!

    Responda
  13. Maria Izabel Costa

    Sinceramente? So a escala de Quasimodo é qualquer coisa de hilariante. Porém, não podemos nos esquecer do ditado: "Quem ama o feio, bonito lhe parece". E a questão é bem mais profunda.

    Responda
  14. Marcus H

    “ Mas a beleza será sempre uma evidência e um mistério que se impõe e nos desarma, independentemente das suas causas mais profundas. Até um bebê sabe disso quando contempla um rosto belo e um rosto medonho.” Esse texto me desarmou. Excelente!

    Responda
  15. Maria Lopes

    Muito boa, boas risadas tentando imaginar os critérios de AÍ para os feios. …nenhuma sociedade civilizada sobrevive se deixar o superego sem freio. Tão verdadeiro. Estamos experimentando isso. Anda faltando bastante sublimação por aqui também.

    Responda
  16. Tiago Sozo Marcon

    Grande Coutinho, que BELA crônica! leve, profunda, bem -humorada. E que primor essa frase do Kant sobe a beleza, hein..

    Responda